BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Isabelle
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 616
Registrado em: 07 Out 2011 16:02

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Isabelle »

Entro e saio quando quero. Se alguém desejar algo. ;)
[vimeo]Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que voce não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Clarice Lispector[/vimeo]
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Jorge »

Elaine escreveu:Entro e saio quando quero. Se alguém desejar algo. ;)
ôpa! encontamos uma espiã! :lol:
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Sentinela na Torre
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 12 Jun 2011 14:48

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Sentinela na Torre »

Cristóvão Colombo escreveu: (...) "normas e procedimentos das filiais" (...)
Ta ai uns dos documentos que eu gostaria de ler.
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Olha MENTE ABERTA, que estas gráficas geram "muito dinheiro" não existe dúvida alguma! - Uma vez conversando com um ex amigo que tinha conhecimento de causa, embora ele não tenha aberto o valor mas me disse que as revistas custam muito menos do que a gente imagina. Baseado em algumas "ventilações" da época eu avalio algo em torno de no máximo 5 centavos/cada.
Agora com respeito a minha visão "hoje", pra mim é apenas mais uma religião que se auto intitula a detentora da Salvação! - As pessoas que estão lá dentro não diferem em nada de tantas outras que de outras formas se esforçam para agradar a Deus! - Na verdade a tentativa de ser tão justa e acatadora de cada nuance da palavra de Deus fizeram as TJ caírem no erro de com o tempo se acharem os representantes únicos de Deus, patamar este que lhes criou a ilusão de que poderiam entender e prever o que mais ninguém poderia! - Tal crença começou a gerar uma religião como ela é hoje, onde constantemente vários remendos precisam ser feitos para manter a "original vestimenta incorruptível" com "aspecto" de nova! - Além de aproveitar-se da forte tendência humana de querer estar sempre do lado certo, seja no esporte, política ou religião, esta religião ainda investe numa massiva catequização da mente, onde, mesmo tendo a visão e a vontade de ver as coisas como realmente são, o fim geralmente é a estagnização e a credulidade de que tratam-se apenas de imperfeições! Infelizmente, tudo isso acabou por permitir que a idéia inicial saísse do seu objetivo.

Embora, conforme já citei em outros tópicos, acrdito verazmente que o assunto já está sendo visto de outra forma por muitos que estão lá dentro!

Abraço!
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Bem Elaine, quando puder, entra numa das Bibliotecas, tem uma no bloco 17 e outra no bloco 01. Dá uma olhada geral e pelo menos anota o título dos livros relacionados a "organização", "regras" e "procedimentos" de Filial. Daí poderíamos passar para o pessoal pelo menos uma idéia dos temas!
Creio que como visutante você não possa ter acesso, agora se conseguir uma "hospedagem" de final de semana a Biblioteca é aberta para hóspedes!

Abraço!
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Uma coisa do Betel eu sei: As hierarquias estão muito bem definidas e a relação daqueles que têm responsabilidade com os que estão abaixo é similar à de um chefe/patrão com seu empregado. Estou certo que no Brasil se passa o mesmo, certo Cristovão?
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Com certeza TJ Curioso, aliás, este é um aspecto bem interessante, ou seja: Tudo em Betel funciona debaixo de regras, nunca se mistura "religião ou sentimentos Cristãos" com trabalho. Um exemplo vívido são as contribuições: acha que alguma congregação é isenta de contribuir por estar numa região menos favorecida?

Abraços!
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por jBrother »

Colombo. Quando estive em Betel pela pimeira vez a impressão que tive foi a de estar numa empresa multinacional, na época eu fiz a visita por um arranjo da Congregação. Na época eu era Analista de Sistemas e implantava sistema em fábricas multinacionais e organização deles me lembrou alguma das empresas que trabalhava. Embora as pessoas comentassem sobre o nível de limpeza e organização, confesso que não fiquei tão surpreso pois eu já tinha visto algo parecido em outras empresas. Porem na época eu tinha o pensamento que trabalhar entre irmãos deveria ser algo bom, pois não teria a coisa da competição que existe nas empresas seculares, pessoas querendo passar por cima das outras, uns querendo derrubar o outro. Leso engano ! Algum tempo depois tive a oportunidade de trabalhar em Betel, naquele arranjo de expansão onde as Congregações mandavam voluntários que trabalhavam lá por um dia inteiro, tipo ia de manhã e voltava a tarde, outros ficavam por um período como temporário. Então, neste arranjo, trabalhando com os irmãos voluntários e com membros da família de Betel foi que conheci a coisa mais de perto e ví que lá tem cobra engolindo cobra também. Então aquela visão que eu tinha se desfez. Também tive a oportunidde de trabalhar com betelitas em outras situações e esta experiencia me fez perceber que lá não difere muito de uma empresa qualquer, com a diferença de que lá as pessoas ficam presas e não tem as mesmas liberdades pois o fator religião esta envolvido. Uma coisa é certa, ser betelita traz um certo destaque e muitos que conheci que nutriam o desejo de servir em betel, na verdade buscavam mais este destaque do que outra coisa. Com poucas excessões, a maioria dos irmãos que conheci de betel possuim uma certa arrogancia, como se fossem alguma coisa a mais que os outros !

Porém de uma forma bem resumida, eu via a coisa de Betel da seguinte forma: No meu caso ir para Betel era retrocesso, pois eu já tinha uma profissão e uma formação. Então largar tudo e ir servir em Betel para mim seria abandonar tudo e envolveria muita abnegação principalmente profissional e financeira. Porém, sei de muitas pessoas que a coisa de ir para Betel é um progresso. Conheci irmãos em cidades pequenas que não tinham a menor expectativa profissional ou financeira, viviam em situações muito limitadas e que foram para Betel. No caso destas pessoas era como estar no paraiso, pois tinham e podiam usufruir de uma comodidade e luxo que dificilmente conseguiriam numa vida secular. Alguns jovens até viam Betel como uma espécie de SENAI, tipo ir para lá e sair de lá com uma profissão. Ou seja, ruim para alguns e interessantes para outros !
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

JBrother, é exatamente assim!
Infelizmente eu uso a mesma "ilustração da corrida Cristã", tão usada pelas TJ, para explicar o que acontece, não só em Betel, mas na organização de forma geral: ..."Todos correm para o mesmo objetivo, porém, diferente do bom samaritano, quando alguém escorrega ou cai, ao invés de ajuda, o máximo que consegue receber é uma olhadinha para trás e um sorriso sarcástico do corredor que segue, como que dizendo: um a menos para concorrer comigo! ...
Era justamente este espírito que eu sentia em muitos ao saberem que alguém foi desassociado ou que deveria deixar Betel!

Abraços!
Isabelle
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 616
Registrado em: 07 Out 2011 16:02

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Isabelle »

Cristóvão Colombo escreveu:Bem Elaine, quando puder, entra numa das Bibliotecas, tem uma no bloco 17 e outra no bloco 01. Dá uma olhada geral e pelo menos anota o título dos livros relacionados a "organização", "regras" e "procedimentos" de Filial. Daí poderíamos passar para o pessoal pelo menos uma idéia dos temas!
Creio que como visutante você não possa ter acesso, agora se conseguir uma "hospedagem" de final de semana a Biblioteca é aberta para hóspedes!

Abraço!

Pedidos só via MP. Senão não dá né!
[vimeo]Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que voce não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Clarice Lispector[/vimeo]
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 387 visitantes