BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Novas Luzes em Betel ...
Lá na década de 80 havia em Betel o chamado "clube da cerveja", ou seja, uma local onde os Betelitas da época podiam comprar a loira sem ter que deixar os muros da Torre. No entanto, devido aos flagrantes excessos na época, o tal clube foi fechado. Cerveja, só se viesse discretamente de fora!
No entanto, nesta semana, um Amigo Betelita me mandou novas Luzes: a cerveja voltou a fazer parte das prateleiras da chamada "lojinha" (pequeno mercado que funciona dentro de Betel);
Parece que o pisca pisca de orientações não está só no âmbito doutrinário. Aliás, o que esperar de um bando de homens que decidem sobre a sua vida e sobre os seus gostos com a mesma confusão mental?!!...

Abraços!!!...

C.C
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Little Rooster »

Cristóvão Colombo escreveu:Novas Luzes em Betel ...
Lá na década de 80 havia em Betel o chamado "clube da cerveja", ou seja, uma local onde os Betelitas da época podiam comprar a loira sem ter que deixar os muros da Torre. No entanto, devido aos flagrantes excessos na época, o tal clube foi fechado. Cerveja, só se viesse discretamente de fora!
No entanto, nesta semana, um Amigo Betelita me mandou novas Luzes: a cerveja voltou a fazer parte das prateleiras da chamada "lojinha" (pequeno mercado que funciona dentro de Betel);
Parece que o pisca pisca de orientações não está só no âmbito doutrinário. Aliás, o que esperar de um bando de homens que decidem sobre a sua vida e sobre os seus gostos com a mesma confusão mental?!!...

Abraços!!!...

C.C
Vem verão!
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Cristovão, até 1990 existia este arranjo e eu tentei entrar mas não estavam aceitando novos sócios e mais tarde o "arranjo foi descontinuado".
A questão como Betel do Brasil trata bebidas alcoólicas teve outra mudança nesta época quando da proibição de qualquer bebida alcoólica em festas dentro de Betel.
Muito me surpreendeu que após esta proibição, ao visitar Betel da Argentina eu descobri que vinho era servido para os betelitas argentinos durante a refeição. Como eu já disse em outros tópicos, na "organização" existem muitas leis locais, seja em congregação, circuito ou mesmo Betel.
Na mesa que eu sentava tínhamos como costume comprar Coca-Cola toda quinta-feira quando era servido sorvete e uma vez por mês uma garrafa de vinho em outro dia da semana. Nunca fomos incomodados. Por quê? Nas nossas conversas informais, nossa conclusão era de que devido a obra de ampliação e a necessidade de mão de obra, o critério para aprovar um novo betelita não era espiritualidade e sim força física o que levou a criar uma segunda família de Betel, a K, KC, ou simplesmente Construção. A KC tinha horários diferentes, refeitório diferente, uma congregação específica (Betel 2). Muitas das coisas que aconteciam de ruim em Betel ficava na conta deles ou dos voluntários temporários. Ouvi muito "quentão" se referir a eles como "Peãozada da KC" e até colocarem a "culpa" no fim do clube da cerveja neles.
Eu fui convocado para trabalhar em Betel na construção mas fui transferido antes, então morei num "quarto" com outras cinco pessoas da construção antes de conseguir vaga no quarto padrão de Betel e realmente, foi minha pior época em Betel em termos de convívio. Vou contar os detalhes mais tarde.

Obrigado CC por este tópico.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Caronte Vitalzole escreveu: Eu fui convocado para trabalhar em Betel na construção mas fui transferido antes, então morei num "quarto" com outras cinco pessoas da construção antes de conseguir vaga no quarto padrão de Betel e realmente, foi minha pior época em Betel em termos de convívio. Vou contar os detalhes mais tarde.

Obrigado CC por este tópico.
Grande Caronte!!!...
Curioso de ouvir os detalhes!!!! ...
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por TJCalado »

Cristóvão Colombo escreveu:
Caronte Vitalzole escreveu: Eu fui convocado para trabalhar em Betel na construção mas fui transferido antes, então morei num "quarto" com outras cinco pessoas da construção antes de conseguir vaga no quarto padrão de Betel e realmente, foi minha pior época em Betel em termos de convívio. Vou contar os detalhes mais tarde.

Obrigado CC por este tópico.
Grande Caronte!!!...
Curioso de ouvir os detalhes!!!! ...
Só você?! :mrgreen: :mrgreen:
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por EstPer »

uma_aprendiz escreveu: ...
Sim, de onde vem tantas regras? Chega a ser surreal... isso não tem nada a ver com cristianismo, nem com amor, nem com nada.

É completamente empresarial!
Cristóvão Colombo escreveu: ...
Não existe mais adoração matinal em família, ou seja, todos no refeitório. Agora é tudo via TV. Aquela história de irmãos morarem juntos em união parece estar gradativamente se tornando mais uma de tantas utopias da Torre. O curioso é que o convívio espiritual foi facilmente descartado diante da necessidade de reduzir CUSTOS!!!

Também cada um limpa a sua sujeira, ou seja, não há mais "arrumadeiras".

Com respeito as "demissões" soube de alguns casos que literalmente me enojaram. Pessoas covardemente dispensadas, embora passando por problemas graves de saúde.

O ponto positivo é que "pessoas DE ALTO ESCALÃO" que antes eu JAMAIS imaginaria que acordariam ou veriam algum traço de "erros" dentro da Organização, estão acordando. Pessoas que já estão considerando a ideia de pularem fora com certo grau de dignidade, antes que sejam os próximos a serem descartados. Pessoas que passaram a ver que o "Amor", de alguma forma deixou de identificar aqueles que deveriam ser os verdadeiros discípulos de Cristo!

C.C
Cristóvão, passei 7 anos servindo na Filial das Testemunhas de Jeová no Brasil (vulgo 'Betel'), e nesses 7 anos trabalhando lá posso afirmar com certeza absoluta o que é a Organização das Testemunhas de Jeová: Simplesmente uma Empresa. Desta forma em todo esse tempo que passei lá vi aspectos elogiáveis e sensatos, como também vi erros gritantes. Não saí de lá por revolta, ou expulso, ou insatisfação. Simplesmente porque eu já tinha achado que minha missão tinha terminado. Tinha feito o bastante, e aprendi muito. Não porque lá seja um exímio professor, mas que a situação em si inusitada já nos ensina muito.

Uma empresa. Filantrópica e religiosa, mas uma empresa como outra qualquer. E rígida em seus princípios e normas, baseadas em um alegado "elevado padrão de moral". E administrada por seres humanos falhos, com defeitos que qualquer outros têm: Egoísmo, Ambição, Egocentrismo, Hipocrisia, Falsidade, Querer impor sua maneira de pensar sobre outros, etc. Nada tão incomum assim, pois os diretores da minha empresa que trabalho são do mesmo jeito. O erro , ao meu ver, é pressupor que a liderança das Testemunhas de Jeová devessem ser perfeitos ou corretos, ou ideais. São simplesmente primatas evoluídos como eu, na diferença de que almejam poder por manipular o modo de vida do máximo número de pessoas que puderem, do jeito que eles acham que é a melhor maneira.

Não teria sido muito diferente de passar um tempo em qualquer outro tipo de internado não-remunerado, quaisquer seja o seu objetivo, religioso ou não.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Realmente, Betel não passa de uma Empresa !!!
Nada mais, nada menos que isso.

O problema é que a liderança "ungida" (Corpo Governante) faz com que milhões de Testemunhas de Jeová ao redor do mundo acreditem que os Beteis são a "casa de Deus".
São o vislumbre do paraíso na Terra, onde os irmãos "moram juntos em união".
Os senhores da liderança obrigam os fiéis a lhes devotarem cega obediência e lealdade, pois são os "ungidos de Jeová".
Isso faz com que o rebanho TJ olhe para a Empresa Watchtower como proveniente da vontade de Deus...

Quem já foi escravo betelita (como eu) sabe muito bem que isso é uma MENTIRA!!!
Betel do Brasil é apenas uma filial da multinacional Watchtower.
Apenas um CNPJ.
Nada além disso !!!!!!

Lá não existe NADA de santo, NADA especial, NENHUM amor fraternal, e NENHUMA bênção de Deus.
Avatar do usuário
Barboza
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 224
Registrado em: 07 Nov 2015 06:38

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Barboza »

Esse tópico é um dos clássicos do fórum d:7
Cristóvão Colombo escreveu:Da esquerda para a direita de cima para baixo, segue meu parecer:
1º Machado Filho: Sem palavras. Homem do povo. Se dava com todo mundo!
2º (me fugiu o nome) - Já foi SC por anos e trabalhava no Escritório de serviço: pessoa boníssima, fácil de lidar, se adequava muito bem no perfil Betel;
3ºRietz: É o Americano do grupo. Gostava muito dele. Embora já tenha certa idade é muito inteligente, não é de admirar que seja o "olheiro" de Brooklym;
4º (fugiu o nome também): Era um solteirão que já estava muito tempo em Betel. Era responsável pelo "Betel da Lapa". Pessoa simples boa de lidar;
5º Silvério Silva: Recentemente desiganado - foi a maior surpresa que tive na comissão, não pela pessoa, mas por ser de certa forma "novo de idade" (uns 44 anos). Jogavamos futebol nas madrugadas da manhã de terça e sexta (das 06: ás 7:00 da manhã). Mas era um cara excelente de lidar, simples e amigo de todos;
6º Amaro Santos: era um dos mais antigos. Desprovido de qualquer senso de luxo. Era visto no seu fusquinha 69, gostava de capinar seu pedaço de terra na "horta pessoal". Talvez a idade lhe fez ficar um pouco antipático para alguns. Homem de poucas palavras. Terminava o almoço ele pulava da mesa e ia para seu apartamento;
7º Massassue Kikuta: Conheci muito pessoalmente. Pessoa excelente! - Embora pareça sério muito brincalhão;
8º Geraldo Meilsmith - Era responsável pela "contabilidade" de Betel. Pessoa agradável e simples, embora, pelo que parece, vinha de família abastada.
9º Gilson - Recentemente desiganado serviu por muitos anos como SC. Pessoa simples e fácil de lidar!

De todos estes os que tinham melhores horátórias eram os mais novos. Interessante lembrar que Betel tem um certo tipo de "perfil" para os SC: geralmente homens que são bem quistos pela grande maioria, pessoas simples, com esposas "sujeitas" (digo, aquelas que não fazem questão de estarem em evidência) e, homens acima de tudo "100% organização", ou seja, incapazes de questionar 1% do que for dito!

Grande abraço!

C.C
Alguém conheceu estes membros da comissão:

Paulo Rodrigues (acertei o nome?)
Antônio Carvalho
Vanderlei Ricio

Em caso positivo, que se pode comentar sobre suas personalidades, conhecimento, oratória etc?
"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado"
Ruy Barbosa
Avatar do usuário
Barboza
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 224
Registrado em: 07 Nov 2015 06:38

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Barboza »

kzal escreveu: Quanto à oratória, na minha opinião os melhores "oradores" de Betel não estão entre estes 9.
Os membros da Comissão de Filial que já ouvi discursar não eram oradores excepcionais (Eduardo Martinez, por exemplo: Orador absolutamente sem entusiasmo nem modulação - fala no mesmo tom, altura e velocidade do início ao fim, morno).

Quem são, então, os melhores oradores de Betel?
"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado"
Ruy Barbosa
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

C.C[/quote]

Alguém conheceu estes membros da comissão:

Paulo Rodrigues (acertei o nome?)
Antônio Carvalho
Vanderlei Ricio

Em caso positivo, que se pode comentar sobre suas personalidades, conhecimento, oratória etc?[/quote]

Prezado Barbosa:
Conheci sim, em Especial o Paulo e o Vanderlei.
O Paulo é um orador mediano, discursos bem elaborados mas sem muito entusiasmo. O Vanderlei a oratória era bem básica.
No entanto gostaria de destacar um detalhe já citado neste tópico: os, digamos, homens de confiança, especialmente os que chegam a comissão, são aqueles que tem o "perfil" da Torre. Oratória é o que menos se espera, antes são aqueles aparentemente bonzinhos, despretensiosos mas 100% comprometidos com a causa, tipo, entregariam até a mãe pela Organização e seriam incapazes de sequer pensar em questionar algo, por pior que parecesse ser. Por outro lado, digo, e, com conhecimento de causa, geralmente tais são pessoas que camufladamente fazem de tudo para chegarem ao topo, claro, embora queira mostrar no dia a dia nos tratos que serem leais e abnegados são características inatas, sem o "mínimo interesse". Detalhe: com absoluta certeza você não encontrará "hoje" um membro do corpo governante que servisse na reciclagem ou sentando tijolo na obra. Não, geralmente são irmãos que chegam a chefias em departamentos, pessoas formadoras de opinião, e, acima de tudo, 100% manipuláveis.
Agora claro, sabendo que ser um encarregado é um dos quesitos para algum dia talvez ser lembrado, eles fazem de tudo para subir. Um dos citados acima fez o dever de casa direitinho. Alguns anos atrás foi enviado com a Esposa para Angola como Missionário. Visto o fato da esposa estar sempre doente foram enviados de volta ao Brasil direto para Betel. Lembro que não vieram com um relatório muito favorável. Estavam com a corda no pescoço (prontos para serem mandados de pioneiro) quando o plano B funcionou. Eram da mesma congregação de um dos membros da Comissão de Filial e "muito grudados "nele. Bingo: o passaporte para a permanência!!! - Em poucos anos este irmão se tornou encarregado de departamento. Pouco depois, para subir mas um pouquinho, precisava tirar alguém do seu caminho. Não foi difícil: fez um dos irmãos envolvidos abrir o seu coração e "falar tudo o que achava sobre o irmão em questão". Por sua vez, foi até o irmão e causou uma discórdia tamanha, Resultado: o citado encarregado perdeu o cargo e, quem ficou no lugar dele?! ... Bingo novamente: o nosso querido irmão fura olho, traíra, seja lá o no que se enquadra, o qual, pouco mais tarde, se tornou um dos mais Novos Membros do Corpo Governante!!! ... Por sua qualificações Espirituais à vista de Cristo?! ... Não, por fazer média, puxar saco e manipular ocasiões e Pessoas! ... a propósito, a esposa continua sempre indo para o quarto, no entanto, também é o Perfil de Esposa, Submissa, não questiona nada, tem um ar angelical, etc.

É meu Amigo Barbosa, a tal Espiritualidade, não tem nada a ver com os quesitos!!!...

Abraços!!!...

C.C
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Agatarod, Marston e 76 visitantes