BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por TJCalado »

Mentalista escreveu:Para upar o tópico, uma pérola da WT Library:

w80 15/8 - Perguntas dos leitores
O que significa Amós 5:5, que diz: “Não busqueis Betel”?
Os israelitas do reino setentrional eram muito zelosos no seu empenho pela adoração falsa. Isto é evidente das palavras dirigidas a eles por meio do profeta Amós: “‘Vinde a Betel e cometei transgressão. Cometei freqüentemente transgressão em Gilgal e trazei vossos sacrifícios de manhã; vossas décimas partes, no terceiro dia. E com o levedado fazei fumegar um sacrifício de agradecimento e proclamai ofertas voluntárias; publicai-o, pois é assim que o amastes, ó filhos de Israel’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.” — Amós 4:4, 5.
Betel era centro de adoração falsa. Foi ali que Jeroboão, primeiro Rei do reino setentrional, erigiu um bezerro de ouro. (1 Reis 12:28-30) Também Gilgal deve ter sido um local da adoração apóstata. Portanto, oferecer Israel sacrifícios em Betel e em Gilgal era realmente uma transgressão contra Jeová.
É digno de nota que os israelitas, na sua adoração idólatra, também adotaram outras práticas contrárias à Lei. A Lei dizia: “Nenhuma oferta de cereais que apresentardes a Jeová deve ser feita levedada.” (Lev. 2:11) No entanto, os israelitas apóstatas ofertavam coisas levedadas como “sacrifício de agradecimento”. De maneira similar, todo o espírito por detrás dos sacrifícios voluntários era que não fossem divulgados. Os israelitas idólatras, porém, davam-lhes publicidade. Amavam a sua adoração falsa, mas Jeová a odiava.
Assim, por continuarem no seu proceder infiel, os israelitas não podiam escapar da execução dos julgamentos de Jeová. Só por abandonarem a adoração falsa e se voltarem arrependidos para Jeová é que podiam esperar conseguir escapar. Este é o motivo de o profeta Amós ter sido inspirado a declarar: “Assim disse Jeová à casa de Israel: ‘Buscai-me e continuai vivendo. E não busqueis Betel e não deveis chegar a Gilgal, e não deveis passar para Berseba [quer dizer, passar para esta cidade-enclave de Simeão]; porque a própria Gilgal irá sem falta para o exílio; e quanto a Betel, tornar-se-á algo mágico [evidentemente uma ruína desolada, que encheria os transeuntes de medo supersticioso]. Buscai a Jeová e continuai vivendo, para que não se torne ativo como o fogo, ó casa de José [o reino de dez tribos, sendo que os descendentes dos filhos de José, Efraim e Manassés, formavam a maior parte dele], e para que não devore realmente e Betel não fique sem alguém para o apagar.’” — Amós 5:4-6; Jos. 19:1, 2.
Não era por fazerem peregrinações a Betel, Gilgal e Berseba, as quais eram todas cidades do reino setentrional de Israel, que os israelitas podiam esperar escapar da calamidade. A busca do favor divino nestes lugares só traria a ira de Deus sobre o povo. Betel, Gilgal e Berseba, junto com seus santuários, ficariam reduzidos a nada. A única esperança de Israel era ‘buscar a Jeová’, voltar a ele de pleno coração.
Do mesmo modo hoje, não importa quão zelosamente as pessoas se empenhem em práticas religiosas, se estas não estiverem em harmonia com a verdade da Palavra de Deus, não serão de proveito nenhum.
Diante do que foi mencionado acima, o termo Betel é, no mínimo, inapropriado para identificar a Casa de Jeová hoje.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Mentalista »

TJCalado escreveu:Diante do que foi mencionado acima, o termo Betel é, no mínimo, inapropriado para identificar a Casa de Jeová hoje.
Com certeza é inapropriado do ponto de vista deles. Achei interessante alguns pontos em especial:
Mentalista escreveu:Betel era centro de adoração falsa.
O que é Betel hoje senão uma espécie de centro para as TJs? Além disso, com tantos ensinos falsos, só podem ter uma adoração falsa.
erigiu um bezerro de ouro
Isso me lembrou do que é comentado aqui sobre o JW ORG e outras formas de "idolatria".
um local da adoração apóstata
A Torre de Vigia é apóstata dos Estudantes da Bíblia e dos Adventistas. E tanto a Torre como os Adventistas são considerados seitas apóstatas.
De maneira similar, todo o espírito por detrás dos sacrifícios voluntários era que não fossem divulgados. Os israelitas idólatras, porém, davam-lhes publicidade. Amavam a sua adoração falsa, mas Jeová a odiava.
A publicidade que fazem em cima do JW ORG? E quanto aos publicadores?
quanto a Betel, tornar-se-á algo mágico [evidentemente uma ruína desolada, que encheria os transeuntes de medo supersticioso]
Hoje é nítido como as TJs encaram Betel como um lugar impressionante. Quando os carros de betelitas estiveram à venda, e ainda estão, muitos quiseram comprá-los por achar que eram "algo de outro mundo". A forma como os membros do CG recebem orientação espiritual de Jeová ainda é uma fonte de mistério para algumas TJs. Fazem várias especulações.
E não busqueis Betel
Não era por fazerem peregrinações a Betel, Gilgal e Berseba, as quais eram todas cidades do reino setentrional de Israel, que os israelitas podiam esperar escapar da calamidade.
não importa quão zelosamente as pessoas se empenhem em práticas religiosas, [...], não serão de proveito nenhum.
Fica a dica!
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

O "up" desse tópico me lembrou da época "maravilhosa" que estive em Betel.
Como descrevi em minha apresentação, foi em 1986, e não auportei nem 1 ano. Pedi para sair...

Eu me lembro de quando cheguei lá. A primeira fase é a do "deslumbramento" (em meu caso, foi bem curtinha). Depois eu passei a "tirar o véu", e enxergar as coisas com os olhos da realidade.

Algo que eu sempre perguntava a mim mesmo era: como é possível que um livro tão antigo (Bíblia) influenciou a construção e operação de complexos como este ????

De onde vieram tantas e tantas regras, sobre todo assunto possivel e imaginável ??
Será que a adoração a Deus exige mesmo essa rotina esmagadora ???
Por que a dita organização de Deus possui uma hierarquia tão forte e definida ???

Eu era um "privilegiado" pois sou da Grande São Paulo, e era relativamente fácil visitar minha família. O problema era na hora de voltar para Betel. Batia um desânimo......

Ainda bem que não fiz como alguns colegas aqui do fórum, que ficaram anos lá. ... vocês são heróis. ...
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Pássaro »

Não me imagino nem visitando betel. Quanto mais morando. Realmente uns heróis!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
uma_aprendiz
Forista
Forista
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Jul 2014 19:46

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por uma_aprendiz »

Adriano Wake Up escreveu:O "up" desse tópico me lembrou da época "maravilhosa" que estive em Betel.
Como descrevi em minha apresentação, foi em 1986, e não auportei nem 1 ano. Pedi para sair...

Eu me lembro de quando cheguei lá. A primeira fase é a do "deslumbramento" (em meu caso, foi bem curtinha). Depois eu passei a "tirar o véu", e enxergar as coisas com os olhos da realidade.

Algo que eu sempre perguntava a mim mesmo era: como é possível que um livro tão antigo (Bíblia) influenciou a construção e operação de complexos como este ????

De onde vieram tantas e tantas regras, sobre todo assunto possivel e imaginável ??
Será que a adoração a Deus exige mesmo essa rotina esmagadora ???
Por que a dita organização de Deus possui uma hierarquia tão forte e definida ???

Eu era um "privilegiado" pois sou da Grande São Paulo, e era relativamente fácil visitar minha família. O problema era na hora de voltar para Betel. Batia um desânimo......

Ainda bem que não fiz como alguns colegas aqui do fórum, que ficaram anos lá. ... vocês são heróis. ...
Sim, de onde vem tantas regras? Chega a ser surreal... isso não tem nada a ver com cristianismo, nem com amor, nem com nada.

É completamente empresarial!

E lembrar que Jesus disse que não era para ser acrescentado nenhum fardo adicional... tb a parte de não ir além das coisas escritas passa longe...
Inativa há 8 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 12 anos.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por gerom »

Bah, tchê! Como este tópico bomba... mais de 150 mil visualizações!
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

gerom escreveu:Bah, tchê! Como este tópico bomba... mais de 150 mil visualizações!
É meu Amigo Gerom, confesso que não tinha idéia de quão longe iria este tópico!

Aliás, recentemente estive com um Betelita o qual me contou algumas novas de Betel.
Não existe mais adoração matinal em família, ou seja, todos no refeitório. Agora é tudo via TV. Aquela história de irmãos morarem juntos em união parece estar gradativamente se tornando mais uma de tantas utopias da Torre. O curioso é que o convívio espiritual foi facilmente descartado diante da necessidade de reduzir CUSTOS!!!

Também cada um limpa a sua sujeira, ou seja, não há mais "arrumadeiras".

Com respeito as "demissões" soube de alguns casos que literalmente me enojaram. Pessoas covardemente dispensadas, embora passando por problemas graves de saúde.

O ponto positivo é que "pessoas DE ALTO ESCALÃO" que antes eu JAMAIS imaginaria que acordariam ou veriam algum traço de "erros" dentro da Organização, estão acordando. Pessoas que já estão considerando a ideia de pularem fora com certo grau de dignidade, antes que sejam os próximos a serem descartados. Pessoas que passaram a ver que o "Amor", de alguma forma deixou de identificar aqueles que deveriam ser os verdadeiros discípulos de Cristo!


Um grande Abraço a todos!!!...

C.C
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Debora »

Cristóvão Colombo escreveu:
O curioso é que o convívio espiritual foi facilmente descartado diante da necessidade de reduzir CUSTOS!!!
Não é somente reduzir custos, é também a absoluta necessidade de acompanhar a tecnologia satânica. É isto ou literalmente fechar as portas e perder em definitivo a "galinha dos ovos de ouro"
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Wiwo »

Alguem sabe dizer como esta a situaçao HOJE nos Beteis? Alguem conhece os numeros "exatos" de QUANTOS Betelitas tiveram que reiniciar suas vidas fora de Betel no Mundo todo?
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Avatar do usuário
uma_aprendiz
Forista
Forista
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Jul 2014 19:46

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por uma_aprendiz »

UP para os novos foristas.
Inativa há 8 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 12 anos.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Criminalista, Google [Bot] e 78 visitantes