E o resto é resto!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Estive conversando com a minha mãe (que é TJ master-blaster fiel) sobre o despreparo que os novos candidatos ao batismo têm.

O assunto estava girando em torno daquele estudo absurdo da "Senta Nela" sobre incentivar os jovens ao batismo.

Palavras de minha mãe:
"O batismo é um passo muito importante !!! A pessoal tem que saber muito bem o que está fazendo !! Senão, ela corre o risco de ser desassociada !!!"

Minha resposta:
"Em
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Desculpe a falha......

Minha resposta:
"Em que ponto, no livro de estudo, é explicado ao estudante sobre a desassociação e as suas consequências ???"

Resposta: ..................
Avatar do usuário
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista
Mensagens: 901
Registrado em: 04 Jan 2015 23:52

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por RAPUNZEL ENROLADA »

Sou da época do "bomba azul", depois dele e do Organizados é que fui aprovada para o batismo.
Como a doutrinação se deteriorou!
Antes do meu batismo, já tinha lido vários livros e tinha que consultar todos os textos citados. Ex. Reino de mil anos, paraíso restabelecido baseado nas profecias do profeta Isaías, Esta vida tudo que há? Qual origem do homem - Evolução ou Criação, o antigo fino e azul, Caiu, caiu Babilônica Grande - capa vermelha, etc. Sem falar nos anuários, alguns chamaram minha atenção por exemplo de 1976.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Episcopos escreveu:Concordo com os comentários dos colegas.

Nós que temos contato com as TJ´s a mais tempo percebemos um declínio evidente na instrução passada pela Torre refletindo na qualificação de seus membros.

As publicações antigas apresentavam raciocínios mais sólidos e elaborados ainda que sofismáticos. Faça o teste, pegue uma revista dos anos 70 e compare com uma dos anos 80 e 90. Notará que com o passar do tempo, os argumentos estão mais rasos, embora a qualidade da escrita permaneça relativamente intocada. Compare agora estas com as revistas das duas ultimas décadas e perceberá que houve um declínio geral tanto de argumentos, escrita, linguagem etc...
Isso fica ainda mais evidente se a comparação for com os livros de estudo que foram ficando cada vez piores.

Especialmente desde o lançamento do "Bíblia Ensina", tem-se procurado simplificar a linguagem e com isso limitado ainda mais os horizontes das TJ´s. Hoje em dia há até mesmo a revista com linguagem simplificada - como se a edição normal fosse muito erudita!
Sinto até certo saudosismo de lembrar dos antigos manuais da EMT que incentivavam a ampliar o vocabulário ao invés de limitá-lo a expressões infantis.

Sobre a "bagagem" de muitos dos que deixam a organização, não me é novidade. Quando eu era ainda SM e demonstrava espirito curioso e gostava de escrutinar as coisas, um ancião experiente me disse: "Sabe Epíscopos, tenho preocupação com você. Vários irmãos inteligentes e que gostavam de pesquisar acabaram por deixar a organização. Tenha cuidado!"
KKKK por que sera que abandonaram??
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Peanuts »

NEO MATRIX escreveu:Tem ancião que é designado sem ter a lido a Bíblia toda, sem dirigir estudo Bíblico, sem fazer revisitas!
Tem ancião que sabe tudo de informática mas não consegue dar um conselho Bíblico no bate-pronto!
e o nível vai caindo... caindo... e o povo vai sofrendo... sofrendo... Pura politicagem!
Rsrsrs

Tive que comentar pois lembrei-me facilmente do ancião que me desqualificou. Se acha o tal da tecnologia (por grampear os irmãos?) mas tive que explicar a ele a diferença entre um conselho um princípio e uma lei.

Essas são as pessoas que nos julgam.De :sa8:
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Peanuts »

NEO MATRIX escreveu:Tem ancião que é designado sem ter a lido a Bíblia toda, sem dirigir estudo Bíblico, sem fazer revisitas!
Tem ancião que sabe tudo de informática mas não consegue dar um conselho Bíblico no bate-pronto!
e o nível vai caindo... caindo... e o povo vai sofrendo... sofrendo... Pura politicagem!
Rsrsrs

Tive que comentar pois lembrei-me facilmente do ancião que me desqualificou. Se acha o tal da tecnologia (por grampear os irmãos) mas tive que explicar a ele a diferença entre um conselho um princípio e uma lei.

Essas são as pessoas que nos julgam.De :sa8:
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Peanuts »

NEO MATRIX escreveu:Tem ancião que é designado sem ter a lido a Bíblia toda, sem dirigir estudo Bíblico, sem fazer revisitas!
Tem ancião que sabe tudo de informática mas não consegue dar um conselho Bíblico no bate-pronto!
e o nível vai caindo... caindo... e o povo vai sofrendo... sofrendo... Pura politicagem!
Rsrsrs

Tive que comentar pois lembrei-me facilmente do ancião que me desqualificou. Se acha o tal da tecnologia (por grampear os irmãos) mas tive que explicar a ele a diferença entre um conselho um princípio e uma lei.

Essas são as pessoas que nos julgam.De :sa8:
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por TJCalado »

RAPUNZEL ENROLADA escreveu:Sou da época do "bomba azul", depois dele e do Organizados é que fui aprovada para o batismo.
Como a doutrinação se deteriorou!
Antes do meu batismo, já tinha lido vários livros e tinha que consultar todos os textos citados. Ex. Reino de mil anos, paraíso restabelecido baseado nas profecias do profeta Isaías, Esta vida tudo que há? Qual origem do homem - Evolução ou Criação, o antigo fino e azul, Caiu, caiu Babilônica Grande - capa vermelha, etc. Sem falar nos anuários, alguns chamaram minha atenção por exemplo de 1976.
Confesso que lembro dessa época com um certo saudosismo. Vivia esperando o próximo número da Despertai! para ver as novidades do "Observando o Mundo", que muitas vezes destacava os acontecimentos à luz das profecias. Partindo da crença de que era tudo verdade, até que era bom viver na expectativa de que tudo iria mudar. Mesmo com meus 12/13 anos, eu me interessava pelos acontecimentos relacionados aos conflitos entre EUA e URSS. Não posso negar que esse interesse foi graças ao nível em que as matérias das publicações TJs eram apresentadas na época.
Hoje parece estudos de jardim de infância. Um verdadeiro decoreba.
Do meu ponto de vista, até as ilustrações estimulavam mais a imaginação, porque a beleza delas era formada na nossa mente. Naquela época eu tinha o paraíso como real. Depois tudo ficou colorido demais para parecer verdade.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Professora
Forista
Forista
Mensagens: 151
Registrado em: 29 Abr 2016 16:34

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Professora »

TJCalado escreveu:
RAPUNZEL ENROLADA escreveu:Sou da época do "bomba azul", depois dele e do Organizados é que fui aprovada para o batismo.
Como a doutrinação se deteriorou!
Antes do meu batismo, já tinha lido vários livros e tinha que consultar todos os textos citados. Ex. Reino de mil anos, paraíso restabelecido baseado nas profecias do profeta Isaías, Esta vida tudo que há? Qual origem do homem - Evolução ou Criação, o antigo fino e azul, Caiu, caiu Babilônica Grande - capa vermelha, etc. Sem falar nos anuários, alguns chamaram minha atenção por exemplo de 1976.
Confesso que lembro dessa época com um certo saudosismo. Vivia esperando o próximo número da Despertai! para ver as novidades do "Observando o Mundo", que muitas vezes destacava os acontecimentos à luz das profecias. Partindo da crença de que era tudo verdade, até que era bom viver na expectativa de que tudo iria mudar. Mesmo com meus 12/13 anos, eu me interessava pelos acontecimentos relacionados aos conflitos entre EUA e URSS. Não posso negar que esse interesse foi graças ao nível em que as matérias das publicações TJs eram apresentadas na época.
Hoje parece estudos de jardim de infância. Um verdadeiro decoreba.
Do meu ponto de vista, até as ilustrações estimulavam mais a imaginação, porque a beleza delas era formada na nossa mente. Naquela época eu tinha o paraíso como real. Depois tudo ficou colorido demais para parecer verdade.
Eu tb amava o Observando o mundo e o Pergunta dos Leitores (os antigões).
Estudei o Viver, Unidos e Conhecimento e tb fiz o organizados (arguição) com ele fechado. Eu gostava muito de pesquisar, me aprofundar...
Mas hoje quanto mais vc pesquisa parece que menos vc é encorajado...
Hoje venho acompanhando pelo JW e tudo tá simples demais...
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: E o resto é resto!

Mensagem não lida por Peanuts »

Eu estudei Viver Para Sempre e Organizados. O livro do grupo era o 'Príncipe da Paz' que também era denso.
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tenor, Tulasi e 72 visitantes