Quando permanecer TJ se torna cômodo

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
SraCORLEONE
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 02 Mar 2015 08:31

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por SraCORLEONE »

Debora escreveu:Benji,

Deixei a torre faz 32 anos. Na época minha mãe tinha 66 anos. Como eu disse na apresentação do Marcelo Navarro, PERDI TUDO, inclusive a companhia da minha mãe que morava comigo e simplesmente arrumou as coisas e foi embora. Bom, foram muitas idas e vindas dela para a minha casa. Ora eu era a filha maravilhosa, provedora, ora a dissociada. E foi assim durante anos com toda a família. Na necessidade eu era ótima, na calmaria, uma mundana.
Durante quase trinta anos, não bati de frente. Me fiz de morta. Dava aquele sorriso sem graça quando dizem que eu tinha qualidades superiores a de muitas testemunhas de jeová.
Atualmente minha mãe está com 98 anos e apesar eu ser a filha preferida e minha casa ser o lugar onde ela mais gosta de ficar, ela agora está morando com uma filha que é pioneira regular a mais de 40 anos. As recentes recomendações contra os apóstatas a tiraram de vez de mim. Faz 15 meses que ela foi embora da minha casa e não a vi mais e pelo menos 11 meses que sequer me deixam falar com ela. SOFRI E CHOREI tudo o que eu tinha direito. Hoje, tenho consciência que fiz o meu melhor e é isto que me conforta e me acalma.
Minha mãe Benji, sempre teve o coração muito duro, sempre pareceu ser insensível a dor. Então nos aspecto emocional não houve danos. E, de verdade, para minha mãe eu jamais recomendaria deixar de ser testemunha de jeová porque acaba sendo um conforto...sabemos que é enganoso...mas faz bem para a cabeça dela.
Quanto a sua mãe, recomendo-lhe que já que existe o fator depressivo, leve-a a um profissional o quanto antes. Não deixe que o quadro se agrave.
Com relação a você, creio que não precisa necessariamente ficar na seita para poupa-la. Quando ela estiver estabilizada diga-lhe que dará um tempo mas de-lhe apoio para que ela prossiga lá dentro. Estude, planeje como fará isto. Mas lembre-se: acima de tudo, de-lhe muito amor e atenção.

É isto. Estamos à disposição.

Abraço

Que triste Débora! Ninguém da minha família virou TJ (graças a Deus), mas, essa situação é mesmo muito triste :| meu marido se afastou de vez da organização quando o pai faleceu. Antes, ele tinha medo do pai entrar em depressão profunda e morrer mais cedo, pois, ele era o único filho que ainda permanecia na organização que ele acreditava que era a única verdadeira. A única coisa difícil de ver foi que prestes a morrer, ele se recusou de falar com os dois outros filhos (que são desassociados). Espero de coração que vc consiga falar e ver a tua mãe antes que seja tarde demais. Odeio essa política discriminatória da Torre.
Avatar do usuário
M.Gandhi
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Nov 2014 17:53

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por M.Gandhi »

Minha mãe também tentou me levar ao salão, mas diferente da maioria desde pequeno eu já dizia que não gostava, não queria. Fui umas poucas vezes quando era obrigado e em uma ou duas assembleias (ficavam doidos quando eu dizia que a melhor parte de ir lá era hora do lanche, mas falava na inocência, era pequeno). Nunca tive muita ligação com a torre, mas por ser filho de tj algumas regras chegaram me afetar, como falta de apoio quando quis ir pra faculdade e ainda ouço que nunca vou ser nada por não seguir uma religião.
Depois de um tempo só engolindo sapos eu resolvi entender mais a fundo o que era a torre e fui procurar livros, sites, vídeos. Sempre tive a opinião de que para ser contra alguma coisa tenho que no mínimo conhecer aquilo antes, para não fazer um pré-julgamento equivocado. Foi ai que conheci o fórum, índice tj, livro do Franz e muitos depoimentos de pessoas que, assim como eu, tiveram alguma experiência ruim. Também vi o site oficial e publicações deles para ser imparcial.
Nesse momento ainda não tinha dito nada, mas outra vez começaram a pegar no pé por eu ter feito faculdade e questões de fé. Foi ai que decidi questionar diretamente, comecei a falar tudo. Para minha surpresa a maior parte das respostas foram "nunca ouvi falar disso", "nunca vi falar disso na despertai / sentinela" ou "vou perguntar para alguém de lá sobre isso". Geralmente tenho bastante autocontrole, sou bem calmo, mas na hora falei "ah claro, deixa eu perguntar pro papa se o catolicismo é religião certa, se alguém de dentro da própria igreja falar que é o certo todos tem que aceitar e ponto". Ai me trouxeram uma publicação que no fim tinha uma extensa bibliografia, que mostrava que era uma pesquisa séria. Eu comecei procurar um por um, autores, referências, baixei epub (livro digital) dos livros citados, comecei a rir na hora, tinham dois livros de Ufologia, usaram uma frase totalmente aleatória do livro, um site de artigos científicos onde não constava os artigos citados, um site americano ao estilo da página Fatos Desconhecidos do Facebook. Ai ficou meio sem reação "hã, mas... olhou certo mesmo? hã..." (vou ver se consigo encontrar isso em casa para postar aqui). Foi primeira vez que vi uma esperança de admitirem um erro. Depois aos poucos no decorrer dos dias comecei mostrar outras coisas, processos judiciais, os scans que vocês trouxeram dos guias de regras, documentos postados aqui de reformas milionárias nos EUA, proibição de vacinas e transplante. Ai reação foi "ah, mas tem que ver se é verdade mesmo" ou "pode ser alguém de fora querendo manchar a reputação deles". Até que achei um balanço divulgado no diário oficial da união que mostrava investimento em ações de um grande banco e de uma construtora. Foi só ai que ouvi "AHH, mas se for procurar todas tem erro, só que não se ouve falar tanta coisa de lá", falei que bastante coisa tem, mas não podem pesquisar em sites de fora, é igual se isolar do mundo em uma montanha e falar que não existe guerra na Síria. Ai que ouvi "EU TO A QUASE 50 ANOS LÁ, SE SAIR VOU FAZER O QUE... DEIXA COMO TÁ MESMO". Foi ai que percebi o que Benji falou, muitos já sabem dos problemas, com a facilidade da internet a informação corre rápido, mas imagina só admitir que jogou fora 50 anos da sua vida. Imagina o impacto de começar a pensar em tudo que podia ter feito, oportunidades perdidas. Eu já fico injuriado por ter feito um curso de 4 anos que não era minha primeira opção, quero fazer outro agora, ai começo pensar que lá se vão mais alguns anos até se formar, e 4 anos passa rapidinho.
Ubi Dubium Ibi Libertas
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Debora »

SraCORLEONE escreveu: Que triste Débora! Ninguém da minha família virou TJ (graças a Deus), mas, essa situação é mesmo muito triste :| meu marido se afastou de vez da organização quando o pai faleceu. Antes, ele tinha medo do pai entrar em depressão profunda e morrer mais cedo, pois, ele era o único filho que ainda permanecia na organização que ele acreditava que era a única verdadeira. A única coisa difícil de ver foi que prestes a morrer, ele se recusou de falar com os dois outros filhos (que são desassociados). Espero de coração que vc consiga falar e ver a tua mãe antes que seja tarde demais. Odeio essa política discriminatória da Torre.
Tenho certeza de que seu marido é bem mais feliz longe do que ele cumpria por obrigação. Já os seus cunhados, sentiram na pele, o imenso amor que o povo de jeová cultiva.
Quanto a mim e minha mãe, indiretamente ainda cuido dela e de verdade, quero estar ao lado dela em seus últimos momentos.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Soares »

Sra Corleone escreveu
Que triste Débora! Ninguém da minha família virou TJ (graças a Deus), mas, essa situação é mesmo muito triste :| meu marido se afastou de vez da organização quando o pai faleceu. Antes, ele tinha medo do pai entrar em depressão profunda e morrer mais cedo, pois, ele era o único filho que ainda permanecia na organização que ele acreditava que era a única verdadeira. A única coisa difícil de ver foi que prestes a morrer, ele se recusou de falar com os dois outros filhos (que são desassociados). Espero de coração que vc consiga falar e ver a tua mãe antes que seja tarde demais. Odeio essa política discriminatória da Torre.
Ola Sra Corleone.
esta sumida...uma grande abraco.

Imagem
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Mentalista »

Essa dúvida, curiosamente, acabou se aplicando a mim. Vou contar o contexto...

Eu estou cada vez mais distante daquele universo. Na verdade, embora eu esteja indo às reuniões, não tenho mais contato com ninguém. Até os "privilégios" básicos de um publicador já abandonei. Só que houve uma mudança de situação com um dos meus irmãos. O instrutor dele começou a "relaxar" com o estudo e minha mãe gostaria que eu desse o estudo para ele a partir de então, que não é batizado e tampouco bitolado. Esse tópico me veio logo à mente: "Quando permanecer TJ se torna cômodo". Ou seja, se eu aceitar fazer o estudo, poderei ir mostrando-lhe as contradições da "Organização de Jeová" e evitarei que uma TJ bitolada lhe dê estudo. Por outro lado, pode ser que não dê em nada e eu só perca tempo. Foi por isso que lembrei desse tópico.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Debora »

Estou dando um UP neste tópico para que seja visto especialmente por quem nos visita.

Nosso objetivo é denunciar, expor, desmascarar os falsos ensinos da torre. É mostrar seus envolvimentos escusos, sua culpa pelo derramamento de sangue inocente, suas centenas, quiçá milhares casos de pedofilia devidamente acobertados por quem tinha o dever de zelar, cuidar, proteger.

Continuar ou não prisioneiro do regime perverso e autoritário é sentença individual. Cabe a nós respeitarmos as especificidades de cada um.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Agnardo
Forista
Forista
Mensagens: 597
Registrado em: 06 Out 2015 21:05
Localização: Perdido na torre.

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Agnardo »

é o meu caso. Se tornou comodo permanecer lá dentro. Ainda mais que faço somente o necessário para não pegarem no meu pé.
Agnardo - deboista por convenção.
Avatar do usuário
wmpf
Troll desativado
Mensagens: 116
Registrado em: 13 Out 2014 11:42

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por wmpf »

Na minha opinião, as vezes não é legal ir levando as coisas no comodismo ou no banho maria. Sei que muitas vezes não é facil, até porque todos querem sentir a liberdade, poder fazer o que quiser sem ter receios de ser vigiado, julgado ou massacrado em uma comissão judicativa. Por experiencia propria, sei que não é facil sair dessa organização. Tenho 27 anos, sou casado, tenho 1 filho, sou filho de ancião, já rejeitei 3 vezes a designação de SM e todos na minha família são TJ. Acham que foi fácil dar o primeiro passo para sair? Claro que não foi. A quase 3 anos atras, tomei uma decisão em minha vida. Primeiro mostrei para minha esposa tudo o que eu não concordava em relação aos ensinos da torre, contra argumentei (graças a ajuda desse forum) e conseguir convence-la que essa organização é de homens e não de Deus. Logo em seguida, chamei meu pai para conversar, e com ele os argumentos foram ainda mais pesados. Ele ficou pasmo e acreditem, até gaguejava. Ele simplesmente não conseguiu argumentar nada, ele tambem ficou balançado, senti isso. Disse a ele que ali era apenas o início da decisão que estava tomando em minha vida, nada iria me fazer voltar a tras. Por meio dele mandei um recado ao corpo de ancião dizendo que não queria nenhuma visita, nenhuma telefonema, cartas, email ou qualquer tipo de comunicação com eles ou anuncio envolvendo meu nome dentro do salão, pois assim sendo feito iria representar uma ação tanto contra eles individualmente como representantes da torre, como tambem uma ação contra a propria torre. Sabem o que aconteceu? Simplesmente nunca deram as caras porque morrem de medo de um processo. Ai pergunto, cade o tal do espirito santo que proteje a congregação? No caso de um processo ele tambem não vai proteger os anciãos?

Desculpem ter me delongado muito, mas em resumo, quero dizer que todos precisam sentir esse gosto de liberdade, é muito bom, é indescritivo. Ahhhh e já ia me esquecendo, minha esposa também deixou a organização e hoje somos muito felizes.

Tenho muito a agradecer a esse forum, embora eu não seja muito paticipativo, mais por anos frequentei aqui até criar coragem de agir. Considero aqui a minha casa!
Conhecereis a verdade .........
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Mentalista »

wmpf escreveu:Na minha opinião, as vezes não é legal ir levando as coisas no comodismo ou no banho maria. Sei que muitas vezes não é facil, até porque todos querem sentir a liberdade, poder fazer o que quiser sem ter receios de ser vigiado, julgado ou massacrado em uma comissão judicativa. Por experiencia propria, sei que não é facil sair dessa organização. Tenho 27 anos, sou casado, tenho 1 filho, sou filho de ancião, já rejeitei 3 vezes a designação de SM e todos na minha família são TJ. Acham que foi fácil dar o primeiro passo para sair? Claro que não foi.
Certamente que não é legal. Concordo plenamente. Os primeiros passos são os mais difíceis mas, uma vez que sejam tomados, os outros se tornam mais fáceis ou, no mínimo, mais automáticos. Por exemplo, recentemente abandonei todos os "privilégios" de publicador que tinha. A reputação que tinha era suficiente para quererem me tornar servo ministerial. Abandonar os primeiros foi um pouco difícil. Lidar com alguns anciãos gentis também foi complicado, visto que eu não consigo ser grosso principalmente com quem não é. Enfim, foi uma tarefa difícil. Meu nome ficou no quadro de privilégios por uns 2 meses e eu faltava em várias reuniões ou não levava o paletó, que é obrigatório durante a execução dos "privilégios". Hoje estou quase que invisível. Os anciãos já foram em casa e ouviram o que queriam ouvir. Mas eu não voltei atrás nessa ação, o que seria uma grande perda de tempo e de oportunidade. Agora já faz mais de dois meses que não vou ao campo e não vierem mais encher o saco. Nas reuniões eu tenho ido na maioria, no entanto, alternando entre duas congregações vizinhas para não tentarem me dar "privilégios" em nenhuma.
A quase 3 anos atras, tomei uma decisão em minha vida. Primeiro mostrei para minha esposa tudo o que eu não concordava em relação aos ensinos da torre, contra argumentei (graças a ajuda desse forum) e conseguir convence-la que essa organização é de homens e não de Deus. Logo em seguida, chamei meu pai para conversar, e com ele os argumentos foram ainda mais pesados. Ele ficou pasmo e acreditem, até gaguejava. Ele simplesmente não conseguiu argumentar nada, ele tambem ficou balançado, senti isso. Disse a ele que ali era apenas o início da decisão que estava tomando em minha vida, nada iria me fazer voltar a tras. Por meio dele mandei um recado ao corpo de ancião dizendo que não queria nenhuma visita, nenhuma telefonema, cartas, email ou qualquer tipo de comunicação com eles ou anuncio envolvendo meu nome dentro do salão, pois assim sendo feito iria representar uma ação tanto contra eles individualmente como representantes da torre, como tambem uma ação contra a propria torre. Sabem o que aconteceu? Simplesmente nunca deram as caras porque morrem de medo de um processo. Ai pergunto, cade o tal do espirito santo que proteje a congregação? No caso de um processo ele tambem não vai proteger os anciãos?
É nessa fase que estou para entrar. Mesmo minha única atividade TJ sendo apenas ir nas reuniões, não estou satisfeito com isso.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Quando permanecer TJ se torna cômodo

Mensagem não lida por Debora »

wmpf escreveu:Na minha opinião, as vezes não é legal ir levando as coisas no comodismo ou no banho maria. Sei que muitas vezes não é facil, até porque todos querem sentir a liberdade, poder fazer o que quiser sem ter receios de ser vigiado, julgado ou massacrado em uma comissão judicativa. Por experiencia propria, sei que não é facil sair dessa organização. Tenho 27 anos, sou casado, tenho 1 filho, sou filho de ancião, já rejeitei 3 vezes a designação de SM e todos na minha família são TJ. Acham que foi fácil dar o primeiro passo para sair? Claro que não foi. A quase 3 anos atras, tomei uma decisão em minha vida. Primeiro mostrei para minha esposa tudo o que eu não concordava em relação aos ensinos da torre, contra argumentei (graças a ajuda desse forum) e conseguir convence-la que essa organização é de homens e não de Deus. Logo em seguida, chamei meu pai para conversar, e com ele os argumentos foram ainda mais pesados. Ele ficou pasmo e acreditem, até gaguejava. Ele simplesmente não conseguiu argumentar nada, ele tambem ficou balançado, senti isso. Disse a ele que ali era apenas o início da decisão que estava tomando em minha vida, nada iria me fazer voltar a tras. Por meio dele mandei um recado ao corpo de ancião dizendo que não queria nenhuma visita, nenhuma telefonema, cartas, email ou qualquer tipo de comunicação com eles ou anuncio envolvendo meu nome dentro do salão, pois assim sendo feito iria representar uma ação tanto contra eles individualmente como representantes da torre, como tambem uma ação contra a propria torre. Sabem o que aconteceu? Simplesmente nunca deram as caras porque morrem de medo de um processo. Ai pergunto, cade o tal do espirito santo que proteje a congregação? No caso de um processo ele tambem não vai proteger os anciãos?

Desculpem ter me delongado muito, mas em resumo, quero dizer que todos precisam sentir esse gosto de liberdade, é muito bom, é indescritivo. Ahhhh e já ia me esquecendo, minha esposa também deixou a organização e hoje somos muito felizes.

Tenho muito a agradecer a esse forum, embora eu não seja muito paticipativo, mais por anos frequentei aqui até criar coragem de agir. Considero aqui a minha casa!
Estou replicando seu texto na íntegra porque pode servir de exemplo.

É recompensador ler que nosso Fórum forneceu subsídios suficientes para um debate sério e irrefutável sobre a torre.

Saber que os corajosos anciãos morrem de medo de um processo, é realmente animador e incentivador.

A liberdade é uma das sensações mais maravilhosas que existe mas CADA UM SABE ONDE SEU CALO APERTA. E precisa ter nosso respeito e compreensão.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 85 visitantes