Outro paradoxo do sangue...

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por gerom »

Outro paradoxo do sangue. Existe um tópico que eu criei a algum tempo atrás (http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... &sk=t&sd=a)... volto com outra análise a respeito do assunto.

Seguindo um regra matemática: as partes (parcelas ou fatores) juntas formam o todo (o resultado, o produto), mas os fatores separados não formaram o todo se não forem juntados, não se teria o produto.

Portanto...

Certa vez, a uns 4 anos atrás, um ungido comentou numa reunião de serviço no SR que tratava sobre os compenentes permitidos, pela Torre, do sangue. Para exemplificar sua aplicação em relação ao uso dos componentes permitidos pela Torre sobre o sangue ele citou: um bolo, e uma regra imposta, dada por alguém, sobre NÃO COMER DE FORMA ALGUMA o bolo.

Ainda continuando o exemplo citado pelo ungido, o bolo é composto de vários componentes: farinha, açucar, ovos, fermento, leite, essência etc. Se comessemos apenas o açucar, não estaríamos comendo o bolo! Assim como tb. outros componentes.

Então, BOLO = é a massa formada pelos componentes e assado no forno. Dessa forma, se separarmos os componentes não temos o bolo, não é mais bolo. E assim, podemos comer partes separadas.

Bem, seguindo esse raciocínio, poderíamos comer quaisquer componentes do bolo, de forma separada, pois não estaríamos contrariando a uma ordem dada, ou infirngindo a regra recebida, de "NÃO COMER O BOLO" porque não estaríamos comendo o "produto" proibido, ou seja o bolo.

Vamos agora aplicar a situação do sangue...

Sangue = produto que Jeová encara como importante. Representa a vida da pessoa... segundo a bíblia.
Sangue = formado por diversos componentes (os primários são: plasma, leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e Plaquetas). Todos juntos formam o sangue.

Alguns componentes, diz a Torre, podem ser separados e serem aplicados ao corpo da pessoa sem infrigir a "ordem dada por Deus".

Agora analise...

Se separamos algum componente do sangue, qualquer parte que seja, o que sobra qual nome receberia? Sangue? O que sobrou do produto não é mais SANGUE. É qualquer coisa, MENOS SANGUE, o que sobrou! E portanto, por dedução, podemos usar qualquer coisa do que sobrou pois não é mais sangue! Não trata-se mais do produto sangue que é precioso para Deus, que representa a vida! Conforme indica a Torre.

Assim, podemos então racionar sobre a proibição do uso do sangue. Por que é permitido algumas partes ou componentes dele? Porque aquela parte não é mais sangue e sim apenas um componentes separado. Desta forma, os TJs podem usa-lo pois não estarim infrigindo uma regra da bíblia, segundo a Torre.

Deixando os paradoxos de lado... em nenhuma parte da bílbia existe a condenação sobre o uso do sangue de forma medicinal. A proibição ali contida se refere única e exclusivamente sobre COMER sangue de animais, e respeito sobre o sangue humano, que representa a vida humana dada por Deus, que derramado ao solo será cobrado por quem tirou uma aquela vida.

Acredito que muitos analisam este assunto desta forma!
Apenas deixando claro: eu disse sobre os componentes permitidos pela Torre. Talvez alguém questione que a Torre deixa a critério da consciência várias questões sobre o uso do sangue. Porém, se vc. ferir aquilo que a Torre coloca como condenável, objetável, e mesmo que vc. diga que sua decisão foi baseada pela sua consciência, a pessoa será repreendida, desassociada (ou automaticamente dissociada) por ferir algo que a Torre condena. Então, necessariamente não é um problema de consciência e sim de REGRA, NORMA estatutária criada ou interpretada pela Torre de Vigia.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Ramiro Freitas
Forista
Forista
Mensagens: 215
Registrado em: 11 Jun 2010 13:36

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por Ramiro Freitas »

Conclusão intrigante.
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por Underline »

Além do que já foi comentado acima, há outros dois problemas:
1. O sangue existe antes dos seus ingredientes. No caso do bolo, os ingredientes existem antes dele. Não é necessário, por exemplo, desmanchar um bolo para retirar as gemas dos ovos nele contidas. Uma colher de açúcar nunca fez parte de um bolo, mas um componente sanguineo já foi sangue um dia.
2. Digamos que o "bolo" fosse um item sagrado para Deus e intocável. Se a única maneira de conseguir os seus ingredientes fosse retirá-los de um bolo pronto, seria correto consumir esses ingredientes depois que alguém cometesse a heresia de decompor um bolo?
Editado pela última vez por Underline em 13 Jun 2011 11:04, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por Quasextj »

Mais uma comparaçõe sem nexo utilizada pelas TJs. Comparar o bolo com sangue é uma piada. Se não bastasse a necessidade de uma doação de sangue, que as Tjs são proibidas de fazer, o sangue doado é decomposto ao contrário do bolo que é criado pela junção de vários ingredientes sem a necessidade de qualquer humano fazer uma doação de partes de seu corpo. Isso só na cabeça de Tjs mesmo!
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
ODECY
Forista
Forista
Mensagens: 316
Registrado em: 19 Jan 2011 21:13
Localização: Araucária-PR

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por ODECY »

Underline escreveu:Além do que já foi comentado acima, há outros dois problemas:
1. O sangue existe antes dos seus ingredientes. No caso do bolo, os ingredientes existem antes dele. Não é necessário, por exemplo, desmanchar um bolo para retirar as gemas dos ovos nele contidas. Uma colher de açúcar nunca fez parte de um bolo, mas um componente sanguineo já foi sangue um dia.
2. Digamos que o "bolo" fosse um item sagrado para Deus e intocável. Se a única maneira de conseguir os seus ingredientes fosse retirá-los de um bolo pronto, seria correto consumir esses ingredientes depois que alguém cometesse a heresia de decompor um bolo?
d:7 Exatamente,Underline! A hemoglobina, dada como exemplo no outro post pelo Ademar46, só é encontrada no sangue, daí o nome. Se a questão é o "respeito" ao sangue do outro, o fato de se decompor o mesmo para usar apenas parte desses componentes, não há coerência, pois, de qualquer forma, retirou-se o sangue de alguém! Ou será que já conseguiram produzir esses componentes de forma sintética?
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por Parksouth »

Outro aspecto, além do fato de ser preciso doar o bolo do próprio corpo, para que os ingredientes sejam extraídos dele. E doar o bolo, conforme o entendimento da Torre, é pecado, pois o bolo teria que ser colocado no chão e coberto de terra.

Além disso, há o fato de que a Torre só autoriza o consumo de algumas partes do bolo, outras não. Ora, por que somente o consumo de alguns ingredientes extraídos do bolo seriam permitidos? Não são todos extraídos igualmente do bolo?

Ainda, outro fato interessante é que para tomar certos ingredientes do bolo em quantidade útil, não se requer a doação de 1 bolo, mas de 25 a 60 bolos de pessoas diferentes. Todos esses bolos sagrados seriam fragmentados para se retirar deles uma quantidade mínima de certos ingredientes.

▬ Dessa forma, será que o bolo sagrado está realmente sendo respeitado pelas Testemunhas?

Porém, o raciocínio torreano todo está errado, pois desde o início a questão do bolo era referente ao bolo de ANIMAIS que foram MORTOS, o bolo do animal deveria ser colocado no chão em respeito por sua vida que fora tirada.

Nunca Deus proibiu que se tentasse salvar VIDAS HUMANAS com o bolo humano trocado entre vivos.
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por Jorge »

Esse raciocínio do ungido em comparar bolo com sangue e totalmente equivocado. Porque? Pelo simples fato de que o bolo precisa ser feito, não não conseguimos separar o açucar o sal e também a farinha depois de o bolo estar pronto. Já o sangue ele tá pronto, não precisa ser feito. portanto tirar componentes do sangue é sim tirar o próprio sangue, isso é fato!
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
pbs
Troll desativado
Mensagens: 792
Registrado em: 13 Mai 2011 17:56
Localização: Tangamandapio, Michoacán - México

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por pbs »

Já pensei muito nisso, mas ainda não tive coragem de debater sobre o assunto com o SC (apesar de meu pai ser Ancião ele é bem burrinho, com todo o respeito, por isso é ancião, daí não falo com ele sobre esses assuntos.)

O paradoxo continua, pois as partes aceitáveis (as frações das frações principais do sangue) são partes principais das partes não aceitáveis (entendeu?! Não?!)

POr exemplo, temos o Plasma (que não pode ser usado por ser uma parte principal do sangue. Mas quando dividimos o plasma em frações menores, por exemplo os Plasmatinhos (nome ficticio), este nós podemos usar, mas isto foge a lógica das Testemunhas de Jeová. Pela lógica TJteana, não se pode usar o Sangue Total e seus componentes principais, mas os componentes principais dos componentes principais do sangue nós podemos utilizar (difícil não...)

O mais supreendente ainda se dá quando analisamos os Glóbulos Brancos é o que Jeová fez. O sangue do bebê não se mistura com a mãe, mesmo que o sangue seja do mesmo tipo (A+, A-, AB+, AB-, O+, O-) eles não se misturam, as Testemunhas de Jeová podem (eu nunca ouví isso, mas podem) relacionar esse fato a proíbição divina da utilização do sangue e blah, blah, blah...

Bom, agira continuemos com o bebê, quando o moleque nasce ele é bem indefeso, quase uma orquidea (não curto muito flores, mas é que hoje nasceu uma orquidea aqui em casa e a minha mãe não está deixando ninguém tocar na bichinha que só tem um dia de vida). Pensando na vunerabilidade dao pirralho Jeová amorosamente proveu uma solução natural - a transferência de Glóbulos Brancos através do leite materno. Isto significa que quando o pitorrucho está mamando parte dos globulos brancos da mãe é transferido para o bebê ( os globulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo), ou seja, uma transfusão de glóbulos brancos é feita - legal né, Deus se preocupando tanto conosco que faz-nos ficar mais protegidos.

Agora note a questão: Os glóbulos brancos fazem parte do seleto grupo de substâncias das quais não podemos introduzir no nosso corpo. Ora, se Jehovah faz com que os pitocuchos introduzam em seu corpo Glóbulos Brancos porque os 'manos' do CG não deixam?!

NOTE: Eu não seí como os moleques fazem para utilizar os Globulos Brancos em sua defesa, afinal, ao meu ver, uma vez no trato intestinal os globulos devem ser destruidos. Mas o importânte é: Eles, naturalmente comem/ingerem/se deliciam/enchem o bucho com Glóbulos Brancos.
"Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco."( ROUSSEAU, Jean Jacques)
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Outro paradoxo do sangue...

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

pbs escreveu:O mais supreendente ainda se dá quando analisamos os Glóbulos Brancos é o que Jeová fez. O sangue do bebê não se mistura com a mãe, mesmo que o sangue seja do mesmo tipo (A+, A-, AB+, AB-, O+, O-) eles não se misturam, as Testemunhas de Jeová podem (eu nunca ouví isso, mas podem) relacionar esse fato a proíbição divina da utilização do sangue e blah, blah, blah...
Mesmo neste caso, a ciência já provou que existe passagem de fracções sanguíneas da mãe para o feto. Antes acreditava-se que apenas nas chamadas fracções secundárias isso acontecia, mas ao que parece o leque de fracções é bem mais alargado.
pbs escreveu:Bom, agira continuemos com o bebê, quando o moleque nasce ele é bem indefeso, quase uma orquidea (não curto muito flores, mas é que hoje nasceu uma orquidea aqui em casa e a minha mãe não está deixando ninguém tocar na bichinha que só tem um dia de vida). Pensando na vunerabilidade dao pirralho Jeová amorosamente proveu uma solução natural - a transferência de Glóbulos Brancos através do leite materno. Isto significa que quando o pitorrucho está mamando parte dos globulos brancos da mãe é transferido para o bebê ( os globulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo), ou seja, uma transfusão de glóbulos brancos é feita - legal né, Deus se preocupando tanto conosco que faz-nos ficar mais protegidos.
O que é mais importante, é que apesar de a Organização considerar os glóbulos brancos como fracções principais do sangue, estes existem em menos quantidade no sangue que a ALBUMINA, que é permitida pela Sociedade. A maior concentração de glóbulos brancos encontram-se nos orgãos do nosso corpo. Por isso, quando alguém faz um transplante de rim ou fígado, faz na realidade em anexo um transplante de glóbulos brancos.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 190 visitantes