Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Lendo a carta abaixo, uma parte me deixou intrigado, fala sobre o auxilio da COLIH e o que pode ser feito em uma situação em que se precise de ajuda financeira para um tratamento sem sangue, mas se bem entendi, não é todo publicador que mereça ajuda da congregação. Estou certo ou entendi errado?
_______________________________________________________
Clique para ampliar
Clique para ampliar
HI:HLA 28 de fevereiro de 2001 N.° 6

A TODOS OS CORPOS DE ANCIÃOS

Prezados Irmãos:

Junto com esta carta, enviamos-lhes a lista atualizada de membros da Comissão de Ligação com Hospitais (COLIH) a qual deverão recorrer se um publicador de sua congregação se
confrontar com a questão do sangue. (At 15:28, 29) Queiram observar que essa lista não deve ser colocada no quadro de anúncios da congregação, nem de outra maneira tomada de conhecimento geral da congregação. Trata-se de uma lista confidencial a ser utilizada pelos anciãos. Queiram também eliminar de seus arquivos a lista anterior.

Os anciãos estão em condições de ajudar os irmãos a procurar antever e evitar situações que poderiam gerar problemas. Por exemplo, uma anemia não tratada ou uma cirurgia que é adiada desnecessariamente pode gerar complicações na questão do sangue. É evidente que não é possível ter saúde perfeita no tempo atual, por isso não nos empenhamos em promover dietas ou regimes preventivos. Contudo, prevenir ou “esconder-se' de problemas é um princípio bíblico.(Pr 22:3) Além disso, não deixem para acionar a COLIH no “último minuto”. Entrem em contato com ela logo que notarem indícios de que haverá problemas com a questão do sangue.

Uma questão sobre tratamento de saúde tem surgido com certa freqüência: às vezes, um publicador precisa de tratamento médico ou cirúrgico e, para fazê-lo sem transfusão de sangue, a única forma, após se esgotarem todas as outras opções possíveis, é pagar pelo tratamento. (At 15:28, 29) O que poderão fazer se o publicador não tem suficientes recursos financeiros para pagar pelo tratamento médico e procura a ajuda do corpo de anciãos?

O corpo de anciãos mostrará profundo interesse no bem-estar do publicador enfermo. Naturalmente, as decisões sobre assuntos relacionados com saúde e tratamento médico são de responsabilidade primária da pessoa e da família. (Gál 615; lTi 5 24, 8, 16) Assim, antes de envolver a congregação, o corpo de anciãos verificará primeiro até que ponto a família do paciente pode ajudar. Talvez o esforço conjunto da família pode ser o suficiente. No entanto, há casos, embora raros, em que os anciãos concluirão que será necessário ajudar materialmente o publicador enfermo que goza de boa reputação na congregação. (lTi 5:9, 10; lJo 3: 17) Nesses casos, sigam as instruções contidas no parágrafo três da carta HI:HLA 10/9/92 N.° 28 (referências orientadoras), dirigida a todos os corpos de anciãos.

Enviamos-lhes nosso mais caloroso amor cristão e votos de prosperidade espiritual.

Seus irmãos,
Assoc. das Testemunhas Cristãs de Jeová
Anexos
3249.pdf
Documento original
(142.06 KiB) Baixado 399 vezes
Editado pela última vez por Poltergeist em 15 Jan 2011 18:54, em um total de 3 vezes.
Razão: Correção do texto
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por Pássaro »

Será que o tj tem que ser considerado "exemplar"? Mais uma vez viva o interesse da empresa! E o bando de imbecis que acreditam na seita que se ferrem!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por Jerry »

Será que isso vale para socorro em caso de tragédias naturais, como a que acontece no RJ? A Torre, além de ajudar apenas os seus, ainda escolhe dentre eles quem é exemplar o suficiente para ser ajudado?
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

Jerry escreveu:Será que isso vale para socorro em caso de tragédias naturais, como a que acontece no RJ? A Torre, além de ajudar apenas os seus, ainda escolhe dentre eles quem é exemplar o suficiente para ser ajudado?
isso quer dizer economia hipócrita :2
Spoiler!
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por gerom »

Pois é, lendo se percebe...

Somente alguns qualquer (publicador) pode receber ajuda, não são pra todos os qualquer... :1 :1 :1
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Ajuda financeira?
De jeito nenhum! nunca vi a Torre ajudar ninguém financeiramente, quando muito ela convoca as congregações a porem a mão no bolso.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por André Felix »

Trecho da Carta ...
No entanto, há casos, embora raros, em que os anciãos concluirão que será necessário ajudar materialmente o publicador enfermo que goza de boa reputação na congregação.
Sendo o Brasil um país pobre, com um sistema público de saúde caótico, sem recursos e tendo em vista que o perfil geral das testemunhas de Jeová brasileiras reflete essa pobreza, os casos em que publicadores precisam de ajuda não são de modo algum "raros", como sugere a carta.

E se alguém contribuir financeiramente para tratamentos caros dos "exemplares", aprovados pelos anciãos e depois, caso necessite, não for considerado digno de receber o mesmo tipo de ajuda? Todos são qualificados para contribuir financeiramente mas nem todos são dignos de receber ajuda?

Na verdade a Torre de Vigia faz tudo para não sair perdendo financeiramente. Fica de olho até no dinheiro que os seus seguidores em suas congregações possam estar usando para atos de beneficência.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por diego andrade »

Por aqui teve um ´irmão´que precisou fazer um tratamento na capital e ficou por lá, hospedado às custas de uma congregação. Passou alguns apertos, mas no final deu tudo certo.
Fico me perguntando o que aconteceria caso o ´irmão´fosse um inativo, ou de conduta duvidosa...
Avatar do usuário
Franciska
Forista
Forista
Mensagens: 104
Registrado em: 16 Mai 2010 12:07

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por Franciska »

O que eu entendo é o seguinte: se o publicador for exemplar e nem ele nem sua familia têm possibilidades financeiras para pagar os tratamentos médicos necessários, então aí a congregação poderá ajudar (claro que se ele tiver posses materiais isso não será necessário nem seria correcto, no meu ponto de vista, esperar isso). AGORA, se o desgraçado for pobre e "pouco forte na verdade" aí o caso muda de figura...E como diz o Andre Felix, todos podem contribuir mas só alguns são dignos de receber!! E isso pode conduzir a situações muito injustas no futuro para quem contribui. Vê-se assim reforçada a ideia de que a Torre de solidária não tem nada, ou, pelo menos, destila parcialidade ao mais alto nível nas (poucas) ajudas que dá. Aqui em POrtugal há um ditado que diz "Faz o bem e não olhes a quem"...pois é!!
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Carta - Qualquer publicador pode receber ajuda material?

Mensagem não lida por Underline »

Vejam que religião paradoxal...
Eles admitem que existem publicadores que colocam em risco a sua vida para obedecer uma regra, mas não são exemplares.
O que se passa na cabeça de um TJ assim, fraco na fé, que não dá muitas horas no serviço, que não frequenta regularmente as reuniões (pois estes são os indícios considerados), mas prefere morrer para não receber uma tranfusão?
É para se pensar.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 189 visitantes