"Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

"Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha

Mensagem não lida por Poltergeist »

"Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha
Dayanne Sousa

"Nós não fizemos nada de errado". É com poucas palavras que se defende Hélio Vitório dos Santos, pai de uma garota morta aos 13 anos, depois que ele e a esposa se recusaram a aceitar que ela passasse por uma transfusão de sangue. Atualmente na religião Testemunhas de Jeová, ele diz que na época, em 1993, apenas a esposa Ildelir Bonfim de Souza seguia a fé, mas não se arrepende. "Nós não aceitamos a transfusão e não vamos aceitar nunca", admite. Por questões de fé, os Testemunhas de Jeová não admitem a transfusão de sangue.

Nesta quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu que o casal irá responder por homicídio diante de um júri popular. Também é acusado no mesmo caso o médico José Augusto Faleiros Diniz, que é suspeito de ter interferido contra a transfusão por ser da mesma fé dos pais da garota e amigo da família. Hélio dos Santos nega conhecer o médico.

A menina Juliana Bonfim da Silva foi atendida num hospital de São Vicente, no litoral de São Paulo, onde deveria receber tratamento para anemia falciforme, uma doença rara do sangue que deforma hemoglobinas. Hélio reclama de não ter sido informado com detalhes sobre a situação da filha e de que não foi avisado que corria o risco de responder por sua decisão à Justiça. Ele responsabiliza o hospital pela morte da menina e diz que ela recebeu "remédio errado", embora não saiba dar detalhes.

Na questão de fé, ele não muda de opinião. Conta que a própria Juliana não tinha o desejo de fazer a transfusão. "A Bíblia nos ensina. Jeová não aceita. Deus não aceita. É uma coisa sagrada para nós", diz com pesar. Sobre ser réu no caso da morte da própria filha, ele fala em dor, mas arremata: "Fazer o quê? A gente tem que seguir a vida".

Leia a entrevista na íntegra.

Terra Magazine - O senhor está sabendo do julgamento de hoje sobre a morte da Juliana?
Hélio dos Santos - Não, não estou sabendo, não.

Decidiram por levar os pais ao júri popular. O senhor fica surpreso?
Fico porque ninguém falou nada, o advogado não falou nada com a gente.

O senhor e sua esposa eram Testemunhas de Jeová ou só ela?
Ela era, eu não era.

As Testemunhas de Jeová tem a crença que não aceita transfusão de sangue. O senhor e a sua esposa não aceitaram que a Juliana passasse por transfusão?
Nós não aceitamos e não vamos aceitar nunca. A gente tem até trauma de passar naquele hospital. A gente passa na frente e sente mal. Mas temos que levar a vida e não podemos parar, né?

E como foi? A Juliana estava doente e os médicos disseram que ela precisava da transfusão?
Foi mais ou menos assim, né? Porque, sabe... Ninguém soube explicar para nós direito. O que aconteceu é que foi registrado na delegacia lá que nós é que não quisemos fazer a transfusão de sangue. Inclusive nós ficamos sabendo que foi remédio errado que foi dado para ela.

Foi dado remédio errado?
É, pelo menos foi o que nós ficamos sabendo. Não temos certeza então não podemos falar. Nós não somos médicos, né?

Tem um médico que está no processo, Dr. José Augusto Faleiros Diniz. Ele era amigo de vocês? Era Testemunha de Jeová?
Não, eu não tenho lembrança.

Vocês foram informados do que poderia acontecer? Que se impedissem a transfusão poderiam ter problemas na Justiça?
Não, ninguém falou nada. A única coisa que conversaram na época... Foi que eu falei pra eles: "se tiver a transfusão de sangue, ela vai melhorar, ela vai ficar boa?". Eles falaram "ah, nós não podemos prometer nada pra você". Daí eu falei que isso eu não aceito. Aí eu falei que não aceitava.

E o que o senhor está esperando agora. Vai ter júri popular, várias pessoas julgando. O que o senhor acha que vai acontecer?
Olha, nós temos a convicção de que nós não fizemos nada de errado. Se fizeram algo de errado foram eles lá no hospital.

Dá para imaginar que tenha sido uma dor muito grande perder a sua filha, mas como é agora o senhor se tornar réu no caso?
A dor vai ficar com a gente, né? Mas fazer o quê? A gente tem que seguir a vida. Não tem o que falar.

A Juliana tinha 13 anos na época?
Isso, novinha. Mas ela mesma tinha convicção de que ela também não queria fazer a transfusão.

Eu gostaria que o senhor me explicasse um pouco melhor, por que é que não pode fazer transfusão?
A própria Bíblia nos ensina. Jeová não aceita. Deus não aceita. É uma coisa sagrada para nós. O sangue é da pessoa, não pode receber por meio de outras pessoas.

Se o senhor pudesse voltar atrás, mudaria de ideia? Aceitaria a transfusão?
Não, não.

FONTE: http://terramagazine.terra.com.br/inter ... pende.html
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Ricardo Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 771
Registrado em: 20 Ago 2010 21:17

Re: "Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha

Mensagem não lida por Ricardo Oliveira »

Os pais sabiam das consequências que teriam bem como previram, aceitaram e ainda assumiram o risco da morte da filha. Portanto, cadeia neles! Só aplicando pena para eles a fim de parar com esse negócio de não aceitar sangue. Quem sabe se essa jovem estivesse viva, hoje ela poderia fazer parte do fórum! Afinal, ela cresceria e poderia decidir por si só se continuaria na seita, contudo essa oportunidade não lhe foi dada. Os pais, porém, continuam vivos e podem se defender, já a jovem... até a vida das pessoas a torre de vigia consegue roubar... Avante autoridades! Vamos condenar esses pais para que outros pensem duas vezes antes de matar seus filhos!
"A dúvida é a escola da verdade" (Francis Bacon)
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: "Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha

Mensagem não lida por Jerry »

Na Bulgária Jeová aceita.

Podíamos até começar uma campanha:

TJ, faça sua cirurgia na Bulgária!

:?
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: "Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha

Mensagem não lida por Poltergeist »

Jerry escreveu:Na Bulgária Jeová aceita.

Podíamos até começar uma campanha:

TJ, faça sua cirurgia na Bulgária!

:?
Aliás seria um ótimo comentário pra fazermos nos sites de notícias. Isso iria aguçar a curiosidade de alguma tjotinhas e elas acabariam encontrando os fatos.

"Na Bulgária pode? Que história é essa? No CD-ROM não fala nada, deixa eu ver no Google..."
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Tio do Ed
Forista
Forista
Mensagens: 614
Registrado em: 31 Jul 2010 22:40
Localização: São Paulo - SP

Re: "Jeová não aceita", diz pai que recusou transfusão da filha

Mensagem não lida por Tio do Ed »

Ricardo Oliveira escreveu:Os pais sabiam das consequências que teriam bem como previram, aceitaram e ainda assumiram o risco da morte da filha. Portanto, cadeia neles! Só aplicando pena para eles a fim de parar com esse negócio de não aceitar sangue. Quem sabe se essa jovem estivesse viva, hoje ela poderia fazer parte do fórum! Afinal, ela cresceria e poderia decidir por si só se continuaria na seita, contudo essa oportunidade não lhe foi dada. Os pais, porém, continuam vivos e podem se defender, já a jovem... até a vida das pessoas a torre de vigia consegue roubar... Avante autoridades! Vamos condenar esses pais para que outros pensem duas vezes antes de matar seus filhos!

Concordo plenamente cadeia neles na cupula da torre aqui e nos EUA
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes