Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Alguém já ouviu falar de uma pessoa hemofílica ser Testemunha de Jeová? O que a Torre de Vigia fala sobre o assunto?

Rogério no TJs Livres citou sobre a Hemofilia:
Hemofilia, uma doença congênita hereditária caracterizada por hemorragias de difícil controle, espontâneas ou causadas pelos menores traumatismos, em função de uma insuficiente e muito lenta coagulabilidade do sangue. Manifesta-se normalmente apenas em indivíduos do sexo masculino. Durante as décadas de 1970 e 1980 a falta de outras modalidades de tratamento e a insuficiência de tecnologia para diagnosticar alguns vírus como o da AIDS acarretou em contaminação em grande escala da população hemofilíca que dependiam de constantes transfusões de sangue; Mas este é um cenário que não está totalmente no passado, a maioria absoluta, em torno de 75%, da população mundial de hemofílicos não dispõe dos medicamentos básicos para o tratamento desta patologia, ficando ainda, estes, sujeitos às transfusões de sangue que pode lhes salvar a vida como também pode tirá-la. Hemofílico é o termo que designa o indivíduo que sofre desta doença. Os três tipos mais comuns de hemofilia são:

Hemofilia A
É conhecida também como hemofilia clássica e se caracteriza pela ausência do fator VIII da coagulação ou globulina anti-hemofílica.

Hemofilia B
É também conhecida como doença de Christmas e se caracteriza pela ausência do fator hemofílico B ou fator IX.

Hemofilia C
Este tipo de hemofilia é determinado por gene autosômico dominante não relacionado com o sexo e caracteriza-se pela ausência de um fator denominado PTA.

Aproximadamente um em cada 5 mil homens nasce com hemofilia A. A hemofilia é referida como uma “doença recessiva ligada ao cromossomo X”, o que significa que o gene FVIII* defeituoso está localizado no cromossomo “feminino” ou “X”. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo. Usa-se H para representar o gene para a normalidade, e o h para representar o gene recessivo que determina os casos de hemofilia. Observe os fenótipos e os genótipos possíveis. As filhas de um homem hemofílico sempre serão portadoras de hemofilia (carregam o gene, mas não têm os sintomas da hemofilia). Os filhos de uma mulher portadora de um gene defeituoso terão um risco de 50% de sofrerem de hemofilia.

Cuidados de enfermagem: * Proteger de traumatismos; * Imobilizar as articulações em casos de hemorragias articulares; * Observar e anotar episódios hemorrágicos; * Adotar cuidados especiais na realização de tricotomias, lavagens intestinais, aplicação de calor; * Auxiliar na higiene oral, atentando para não machucar a gengiva e mucosa oral; * Providenciar cartão de identificação do hemofílico, que deverá conter: grupo sangüíneo, fator Rh, pessoa a ser avisada em caso de urgência, nome do médico e endereço do hospital em que faz tratamento.


Bem meus amigos, destaquei o FVIII pois este fator é um dos componentes de sangue que pode ser usado pelos hemofílicos tj (se existirem). No entanto para obter esta fração específica é necessário não menos que 9000Kg de sangue. Uma quantidade considerável...
Para que este fator possa ser extraído e reunido para compor 1g são necessárias não menos que 800000 doadores de sangue.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Alguém sabe de um artigo da Torre sobre esses casos? :?: :?: :?: :?: :?:
abner
Forista
Forista
Mensagens: 268
Registrado em: 24 Nov 2008 03:41

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por abner »

Não tenho aqui o cd-rom mas pelo menos 1 ou 2 experiências da vida que tem na despertaí ou sentinela tem. Uma lembro que tinha um que tinha carro especial.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Só tem esse caso de uma TJ e percebam os detalhes:
*** g92 22/10 p. 15 A fé de Wyndham — como afetou outros ***

Wyndham sofria de varizes esofágicas e de hemofilia parcial. O artigo mencionou que ele sobreviveu a vários incidentes hemorrágicos graves, num dos quais a sua taxa de hemoglobina caiu para menos de 2. Infelizmente, uma nota de rodapé dizia (na edição em inglês): “Quando esta revista ia ser impressa, Wyndham faleceu depois de outro incidente hemorrágico.”
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Alguém mais tem informações sobre esse assunto específico?
Avatar do usuário
Exagerado
Forista
Forista
Mensagens: 105
Registrado em: 19 Dez 2009 00:25

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por Exagerado »

Não saberia responder especificamente sobre artigos da Torre no momento.
Mas lá no meu carro tem um montão de artigos e materiais sobre sangue que os irmãos faziam questão de me atolar.
Vou dar uma pesquisada depois.
O que posso falar de antemão é que é uma doença com variados graus de intensidade (leve/moderado/grave) e isso depende da própria quantidade do fator.
Na maioria dos casos é de intensidade grave com muito comum acometimento articular (sangra dentro da articulação, geralmente no joelho).
Determinados tipos de sangramento podem precisar de transfusão, geralmente os mais intensos, apesar que em caso de AVC (derrame) está indicado quase sempre. Neste caso mesmo em sangramento pequeno.
Indivíduos que dispõem de todos os tratamentos atuais podem ficar em cadeira de roda após determinado período por inutilização articular (anquilose) decorrente dos repetidos sangramentos. Mas não é via de regra. Atualmente os indivíduos acometidos podem até apresentar expectativa de vida normal.
Agora para um TJ ter hemofilia e ficar sem sangue, acho bem complicado.
É gente : leucemias, traumas, anemias graves, hemofilias; to perdendo as contas de quantas doenças graves a não utilização de sangue pode levar a má evolução.
"Alguns homens veêm as coisas como elas são e perguntam: Por que?
Nós sonhamos com as coisas como elas nunca foram e nos perguntamos: Por que não?"
(George Bernard Shaw)
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por Quasextj »

Gostaria de ver um posicionamento mais contundente da Torre sobre esse assunto. Não deixa de ser admirável verificar a extrema habilidade dos homens que fazem parte do Corpo Governante de enrolar as palavras para dar sentido a uma idéia confusa que sempre é aceita sem nenhum questionamento pelas "ovelhas e cabritos".

Destacar a fé de Wyndham não passa de um incentivo a suicidas em potencial. São tantas contradições nessa seita. Vejam como eles consideram a vida como uma coisa que pode ser facilmente descartada e ao mesmo tempo pressionam seus súditos a se manteram incultos para não descobrirem a verdadeira fachada da Torre. Não existe nenhuma lógica em proibir a doação de sangue e ao mesmo tempo aceitar pequenas frações de sangue doados por pessoas mundanas. Qualquer pessoa que pesquise sobre esse assunto chega a essa conclusão. Pena que eles só possam pesquisar literaturas da gráfica da Torre ou outras que eles indicarem lógico.

Tratar a vida com esse descaso só pode partir de pessoas doentes. Ou será que a vida para eles não é sagrada?
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

*** w78 1/12 pp. 30-31 Perguntas dos Leitores ***
São as injeções de soro compatíveis com a crença cristã?
No nosso número de 15 de outubro de 1974 apresentamos, nesta coluna, um estudo detalhado do uso de vacinas (que não contêm sangue) e de soros preparados a base de sangue. Quanto a esses pormenores, queira ver o que foi publicado nas páginas 639, 640, daquele número.
Apresentou que a classe médica abandona cada vez mais o uso de transfusões de sangue total. Em vez disso, o sangue humano está sendo separado em componentes primários que podem ser transfundidos — glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Sobre isso, dissemos: “Cremos que o uso do sangue tal como numa transfusão [para sustentar a vida], ou o uso dum componente do sangue para alcançar um objetivo similar, está evidentemente em conflito com a ordem bíblica de ‘abster-se de sangue’. (Atos 15:20)”
Entretanto, que dizer de se aceitarem injeções de soros para combater doenças, tais como os usados contra difteria, tétano, hepatite por vírus, hidrofobia, hemofilia e incompatibilidade de RH? Isto parece cair numa zona de ‘questões limítrofes’. Alguns cristãos acham que aceitar uma pequena quantidade de derivado de sangue para tal fim não é manifestação de desrespeito pela lei de Deus; sua consciência lhes permite isso. (Veja Lucas 6:1-5.) Outros, porém, sentem-se conscienciosamente obrigados a recusar os soros, por conterem sangue, embora em quantidades minúsculas. Por isso, adotamos a atitude de que esta questão precisa ser resolvida por cada pessoa, por decisão pessoal. Exortamos a cada um a ter uma consciência limpa e a acatar a orientação de Deus, encontrada na Sua Palavra. — Sal. 119:105.

*** w90 1/6 p. 31 Perguntas dos Leitores ***
Em vista da ordem de ‘abster-se de sangue’, alguns cristãos acham que não devem aceitar uma injeção de imunoglobulina (proteína), mesmo em se tratando de apenas uma fração sanguínea. Sua posição é clara e simples — não aceitar nenhum componente do sangue em forma ou quantidade alguma.
Outros acham que um soro (antitoxina), tal como a imunoglobulina, contendo apenas uma pequenina fração do plasma sanguíneo dum doador e usado para reforçar suas próprias defesas contra uma doença, não é o mesmo que uma transfusão de sangue para sustentar a vida. Assim, sua consciência talvez não os impeça de aceitar a imunoglobulina ou frações similares. É possível que concluam que para eles o que determinará a decisão é primariamente se estarão dispostos a aceitar quaisquer riscos para a saúde decorrentes duma injeção feita à base do sangue de outra pessoa.

*** g87 22/6 pp. 21-22 Minha vida com hemofilia ***
Durante muitos anos, passei muito tempo longe de casa, em meu lar — o hospital — recebendo transfusões, para parar episódios hemorrágicos. O progresso na mudança deste processo tem sido lento. Todavia, a comunidade médica aprendeu a separar o sangue em seus diferentes componentes. Assim, agora, em vez de sangue total, podem utilizar apenas um pequeno fator do sangue para tratar a hemofilia. Isto habilita os médicos a reduzir o volume do material transfundido, desta forma não dando à pessoa uma porção de material de que ela realmente não necessita.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Existe hemofílico Testemunha de Jeová?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Pode ver a tabela do km 06 sobre as fracções de sangue, onde estão incluídos os factores coagulantes como uma questão de decisão pessoal.

[img]http://3.bp.blogspot.com/_qy7oSE8UaEc/R ... ões003.jpg[/img]

Não sei colocar aqui a imagem.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 176 visitantes