Você sabe o que é TUTANO?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Você sabe o que é TUTANO?

Se você já chupou o miolo de um osso de frango, você até mesmo já comeu TUTANO.

Porém, a maioria aqui deve se lembrar da citação bíblica abaixo:
Isaías 25:6 escreveu:E Jeová dos exércitos há de fazer para todos os povos, neste monte, um banquete de pratos bem azeitados, um banquete de [vinhos guardados com a] borra, de pratos bem azeitados, cheios de tutano, de [vinhos guardados com a] borra, filtrados.
O tal do tutano citado pela bíblia nada mais é que "o tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos".

Mas a função do tutano não para por aí. Vamos ver o que a própria Torre de Vigia nos diz sobre o tutano, no Estudo Perspicaz das Escrituras?
it-3 Tutano (medula) p. 749 escreveu:(...)A medula vermelha desempenha importante papel na formação do sangue. Produz os glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigênio, os importantes agentes de coagulação, chamados plaquetas, e grande porcentagem de glóbulos brancos, que servem primariamente para o combate a infecções. Como órgão formador de sangue, a medula exerce efeito direto sobre a saúde e o vigor da pessoa. Assim, Jó (21:24) alude apropriadamente a uma pessoa bem-nutrida e saudável, com a figura de linguagem de alguém cujo tutano, ou medula óssea, é “mantido úmido”.

O tutano animal pelo visto era usado pelos israelitas como alimento. (Veja Miq 3:2, 3.) Ele tem altíssimo valor nutritivo, visto que é rico em proteínas, gorduras e ferro. Portanto, o banquete preparado por Jeová para todos os povos inclui, de forma apropriada, simbólicos “pratos bem azeitados, cheios de tutano”. — Is 25:6.

Em Hebreus 4:12, a “palavra de Deus” é comparada a uma arma mais afiada do que qualquer espada de dois gumes e que pode perscrutar os pensamentos e as motivações da pessoa, penetrando, por assim dizer, até à medula, a parte mais interna dos ossos.
Saiba mais na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_%C3%B3ssea

Será necessário dizer algo mais sobre a proibição — evidentemente contraditória — que a própria bíblia faz com respeito a alimentar-se de sangue?

Não pode comer sangue mas pode comer a fábrica dele? Obviamente que os escritores da bíblia desconheciam a nobre função do miolo apetitoso dos ossos... e facilmente podemos chegar a cogitar que o autor do livro sagrado do cristianismo talvez não seja o criador do corpo humano.

E o que dizer das Testemunhas de Jeová em proibirem transfusões, mas não vetarem o consumo de tutano?

Para uso da moderação ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Sangue;
Ver índice geral
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Ezequiel 24:3-5 escreveu:“‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Põe a panela de boca larga; põe-na e despeja nela água. 4 Ajunta pedaços nela, todo pedaço bom, coxa e espádua; enche-a mesmo com os ossos mais seletos. 5 Tomem-se as ovelhas mais seletas, e empilha também a lenha num círculo debaixo dela. Fervam-se seus pedaços, cozinha também os seus ossos dentro dela.”’”
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Apesar disso, o próprio transplante de medula óssea é deixado pela Torre como "questão de consciência":
w84 15/11 pp. 31-32 escreveu:Perguntas dos Leitores

▪ Poderia o cristão consentir num transplante de medula óssea, uma vez que o sangue é produzido na medula?
Os médicos realizam a maior parte dos transplantes de medula óssea por extrair parte da medula dum doador (amiúde um parente próximo) e depois injetá-la ou transfundi-la no doente. Fazem isso na esperança de que o enxerto de medula chegue às cavidades medulares e depois desempenhe normalmente sua função. Em geral, este procedimento só é considerado em casos críticos (tais como de anemia aplástica ou leucemia aguda), pois há reconhecidos riscos em se preparar uma pessoa para um enxerto de medula e em tratá-la depois.

Conforme a própria pergunta observa, os glóbulos vermelhos do sangue são produzidos na medula de certos ossos tais como as costelas, o esterno e o osso pélvico. Portanto, é compreensível por que, à luz da proibição bíblica do sangue, surge a pergunta quanto a se o cristão pode ou não consentir num enxerto de medula óssea humana.

A Bíblia diz claramente que os servos de Deus devem ‘abster-se de sangue’. (Atos 15:28, 29; Deuteronômio 12:15, 16) Mas, uma vez que os glóbulos vermelhos se originam da medula óssea, classificam as Escrituras a medula de sangue? Não. De fato, menciona-se o tutano (medula) animal como qualquer outro tipo de carne que podia ser comida. Isaías 25:6 diz que Deus preparará para seu povo um banquete que inclui “pratos bem azeitados, cheios de tutano”. Os procedimentos normais de abate e sangramento nunca retiram todas as células sangüíneas da medula. Contudo, uma vez sangrada a carcaça, então qualquer parte do seu tecido pode ser usada para alimentação, inclusive a medula.

Naturalmente, a medula usada nos transplantes humanos de medula procede de doadores vivos, e a medula retirada pode conter algum sangue. Portanto, o cristão teria de resolver por si mesmo se — para ele — o enxerto de medula óssea constituiria simples carne ou tecido não sangrado. Além disso, visto que o enxerto de medula é uma forma de transplante, deve-se considerar os aspectos bíblicos do transplante de órgãos humanos. Consulte “Perguntas dos Leitores” da nossa edição de 1.° de setembro de 1980. Por fim, ao escrever no livro Princípios de Harrison de Medicina Interna (Atualização I, 1981, página 138, em inglês), o dr. D. E. Thomas observa que “praticamente todos os recebedores de transplante de medula precisarão de transfusões de plaquetas”, e muitos recebem “papa de hemácias”. Portanto, o cristão deve considerar com que questões adicionais se confrontará caso se submeta a um transplante de medula. — Provérbios 22:3.

Embora seja necessário nesta questão uma decisão pessoal, os comentários da Bíblia a respeito do sangue e da medula (tutano) devem ajudar a pessoa a tomar a decisão.
w72 15/7 pp. 447-448 escreveu:Perguntas dos Leitores

Visto que a lei de Deus proíbe comer sangue, existe alguma objeção ao uso de vitaminas que contém tutano vermelho de ossos, fígado desidratado e outros derivados orgânicos similares? — E.U.A.

A lei de Deus quanto ao sangue, conforme dada a Noé e sua família, exigia que o animal fosse devidamente sangrado antes de ser usado como alimento. (Gên. 9:3, 4) Este requisito aplica-se também aos cristãos, conforme mostra Atos 21:25.
Aos judeus sob o pacto da Lei deram-se outros pormenores, a saber: “Quando a tua alma almejar podes abater animais, e tens de comer carne . . . Somente não deveis comer o sangue. Deves derramá-lo na terra como água.” Também: “Não deveis comer nenhuma gordura nem sangue algum.” (Deu. 12:15, 16; Lev. 3:17) Não se fez a Noé nenhuma restrição quanto a comer gordura, e no primeiro século E. C., quando o corpo governante cristão repetiu a proibição de se comer sangue, não se incluiu a restrição quanto à gordura. De modo que esta se aplicava apenas a Israel. No entanto, a proibição de comer sangue aplica-se aos cristãos, e os pormenores da Lei ajudam-nos a avaliar a sua aplicação.
Naturalmente, mesmo a sangria correta não remove completamente todo vestígio de sangue dos músculos e dos órgãos dos animais. Mas, enquanto o animal for devidamente sangrado, pode-se usar qualquer parte dele como alimento ou de outro modo.
Embora o tutano vermelho dos ossos desempenhe um papel vital na formação do sangue, isto não torna o tutano impróprio como alimento. É digno de nota que o profeta Isaías menciona “pratos bem azeitados, cheios de tutano” relacionados com um “banquete” provido pelo próprio Jeová para seu povo. — Isa. 25:8.
Isto torna claro que não há objeção ao uso de produtos animais, desde que se tenha obedecido à lei de Deus quanto ao sangue. Se alguém tiver dúvidas quanto a se certas vitaminas e outros produtos foram produzidos de animais corretamente sangrados, seria conveniente que investigasse a questão pessoalmente por escrever ao fabricante dos produtos em questão.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Isso mostra o quanto até mesmo a proibição do sangue na bíblia é sem sentido.
Avatar do usuário
Poseidon
Forista
Forista
Mensagens: 2113
Registrado em: 07 Jan 2010 15:43

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por Poseidon »

Daqui a pouco a torre libera o chouriço.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

tutano é a medula óssea responsável pela fabricação do sangue no corpo....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por Jerry »

Fenomenal, Polter! Se comer tutano é questão de consciência, recusar ou não transfusões de sangue também deveria ser. Brilhante exposição. E o que é melhor: usando somente a Bíblia e literatura da Torre. Além, claro, de sua argúcia, o quer foi fundamental. Às vezes para se somar 2 + 2 temos de usar de sutilezas...

d:7
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por André Felix »

E comer tutano é muito bom.
Dá até vergonha, mas do frango mesmo eu como a carne, o tutano e o osso! Só não como as penas, porque elas têm um cheiro estranho. Teve uma época que eu saia para beber umas cervejas com um povo lá da firma que eram danados para inventar de querer pedir porção de frango frito, que eles chamam de "à passarinho". Na primeira vez eu até pensei: "Tomara que não seja as carnes dos passarinhos da praça da República." No meu pratinho não sobrava nada. Os deles ficavam cheios de ossos. Que desperdício .... MAs como diria uma tia minha: "Meu fííííí, deixe de sê selvajo véi! Deixe osossu prus cachorin!"

Mas esse negócio de TJ comer tutano e até profecia bíblica falar disso é uma contradição. E aqueles pedações de carne vermelha, de gado, cheios de sangue. Quando é de churrasco mal passado a gente vê o sangão até escorrendo. Hummmm ... que delícia! Mas TJ come. Tá vendo? Eles errados.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
DW
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 816
Registrado em: 01 Jul 2010 17:18
Localização: Avalon, nas férias, em Shangrillá

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por DW »

Disso eu sabia! mas tinha duvidas depois que eu saí da torre, daí já não falava com ninguém mesmo, então não teve nem como perguntar se era errado ou não.
Mas bem pensado.
Quando o homem entende Deus, quer dizer que ele está mais longe Dele, pois está definindo Deus aos seus próprios olhos. Mas quando não conseguimos entende-lo quer dizer que estamos mais próximos Dele, pois vemos Ele como espírito.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Você sabe o que é TUTANO?

Mensagem não lida por Jerry »

Isso pra não falar do fígado...
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 181 visitantes