Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por André Felix »

Edmilson escreveu:André,

Existem algumas situações em que o consenso de toda a medicina é que a pessoa deva receber sangue....
Pior que a Torre de Vigia apresenta tudo de uma forma bem amena. Os riscos são minimizados, as alternativas parecem bem mais numerosas e eficazes do que são e até os médicos são demonizados. Minha irmã TeJota não pode nem ouvir falar em transfusões de sangue. Ele acha que os médicos ministram as transfusões por serem mais fáceis e lucrativas, o procedimento seria mais lucrativo do que outros disponíveis e movimentaria um tipo de "crime organizado" envolvendo bancos de sangue que receberiam doações e que depois venderiam o sangue doado para hospitais particulares.Meu irmão cortou profundamente uma veio do pescoço com um estilete e, segundo o médico legista, mesmo que isso tivesse ocorrido dentro de um hospital seria díficil socorrê-lo. Pessoas que entraram no local disseram ter visto sangue até no teto. É claro que numa situação de emergência não dá tempo para estimilar o organismo a produzir sangue.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Edmilson »

Não existe isto de sangue sintético, pelo menos não na prática médica brasileira, talvez em algum laboratório sendo testado mas isto com certeza não está disponivel. Trabalho na Escola Paulista de Medicina e as alternativas disponiveis são eritropoetina, que estimula a medula a produzir hemáceas e este processo demora alguns dias a semanas e em casos agudos se usa soluções cristalóides e colóides para expandir o plasma e manter a pressão. E existem as técnicas cirurgicas, disponiveis em poucos hospitais, para minimizar a perda de sangue, mas é só. Agora imagine se vc tem um trauma de bacia em que alguem pode perder até 5 litros de sangue e pense se da pra usar apenas soro??? E em casos de leucemia e anemia aplastica em que a medula não funciona e consequentemente não adianta dar ertropoetina?? Em casos simples até que dá pra não usar sangue, as em casos agudos geralmente não dá.
E não existe nenhum comercio. A doação de sangue pode ser de graça, mas depois o sangue é processado, armazenado, preparados os concentrados de hemácias, separados os fatores de coagulação, precisam ser feitos vários exames, tipagem sanguinea e sorologia e existem os funcionarios do banco de sangue, que não trabalham de graça, então o banco necessita cobrar o valor da bolsa que inclui todo este trabalho. E todas as alternativas a transfusão são mais caras e estas sim geram bem mais lucro que uma transfusão. É só analisar quanto a Roche e outros laboratorios farmaceuticos faturam com a eritropoetina.

Abs
Avatar do usuário
teis
Forista
Forista
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Dez 2008 11:03

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por teis »

As testemunhas sempre batem na mesma tecla dizendo que se abstendo deuma trasfusão de sangue, elas não contraem nenhum tipo de doença, como se fosse um fato toda transfusão contrair doenças.

Eu não tenho informações estatísticas sobre probabilidades de se contrair uma doença em uma transfusão de sangue, mas acredito que essa probabilidade deva ser bem pequena tipo: à cada 300 transfusões uma adquira alguma doença.
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Edmilson »

O risco de alguem contrair o HIV em uma transfusão seria de 1 em 420000; principalmente devido a janela imunológica.

Abs
Avatar do usuário
Bombeiro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 20 Mar 2009 21:20
Localização: Santa Catarina

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Bombeiro »

O que eu sempre vi e li e que isso é uma questao de consciencia.
Eu ja falei para minha mae e minhas irmas, no dia que eu morrer, se tiverem condiçoes levem tudo, pois vou morrer, vai se acabar tudo mesmo e nao vou deixar nada para as minhocas, pelo menos morrrei sabendo que alguem pode viver com os meus orgãos....
Servir a uma causa é uma honra - Bombeiros Voluntarios de Santa Catarina
Avatar do usuário
Marcia
Forista
Forista
Mensagens: 427
Registrado em: 17 Dez 2008 13:42

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Marcia »

Bombeiro escreveu:O que eu sempre vi e li e que isso é uma questao de consciencia.
Eu ja falei para minha mae e minhas irmas, no dia que eu morrer, se tiverem condiçoes levem tudo, pois vou morrer, vai se acabar tudo mesmo e nao vou deixar nada para as minhocas, pelo menos morrrei sabendo que alguem pode viver com os meus orgãos....
Penso da mesma forma. Se você mesmo morto pode ajudar, porque não fazer?
Avatar do usuário
Bombeiro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 20 Mar 2009 21:20
Localização: Santa Catarina

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Bombeiro »

Eu lembro do que eu li num livro do escritor Robin Cook sob o titulo " Coma"... foi um livro que me fez pensar no seguinte:
O autor diz" Todos os anos milhares de orgãos em condiçoes de doação se perdem ou acabam indo sendo enterrados, por que pelo preconceito das pessoas...e em parte as religioes tem culpa nisso"
Nao é a transcriçaõ literal da frase, mas fez-me pensar muito sobre a decisão de ser doador de orgãos...
Como eu disse, se vou morrer e nao vou levar nada em absoluto mesmo, se alguem viver com o que eu puder doar, morrerei feliz em saber que ajudei alguem...
Servir a uma causa é uma honra - Bombeiros Voluntarios de Santa Catarina
Avatar do usuário
Thiago
Administrador
Administrador
Mensagens: 2305
Registrado em: 30 Out 2008 02:31

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Thiago »

Percival escreveu:Pessoal,
Abaixo o scaner da revista Sentinela de 01/06/1968, que deixa explicito a condenação ao transplante ...
Leiam o artigo inteiro ... é um absurdo comparar um transplante de orgão com rituais chineses, é um absurdo comparar o transplante ao canibalismo ...
Desculpe-me o tamanho das imagens, mas é que sou novo aqui ... ainda estou apredendo ...

1a. página
Imagem

2a. página
Imagem

3a. página (final)
Imagem

Valeu Percival!
Canal do youtubeConfira Aqui
Imagem
Avatar do usuário
Ana Paula
Forista
Forista
Mensagens: 700
Registrado em: 27 Abr 2009 16:54
Localização: São Paulo

Re: Transplantes de órgãos e as transfusões de sangue

Mensagem não lida por Ana Paula »

????
Juro que não entendo a Torre!
é uma pior que a outra

"Os grandes desapontamentos criam grandes críticos. Alguns profissionalizam-se, outros não"
Elanklever
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 212 visitantes