Eutanásia

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
zero à esquerda
Forista
Forista
Mensagens: 537
Registrado em: 10 Jul 2009 10:01
Localização: São Paulo, SP

Eutanásia

Mensagem não lida por zero à esquerda »

Tetraplégico australiano ganha direito de morrer

Um australiano que ficou tetraplégico depois de ser atropelado por um carro ganhou, nesta sexta-feira, o direito de recusar tratamento e morrer em Perth, na Austrália.
A Suprema Corte do Oeste da Austrália decidiu a favor de Christian Rossiter, de 49 anos, que pediu que fosse retirado o tubo que o alimenta, hidrata e o mantém vivo na Casa de Saúde Brightwater.
Em uma declaração lida na corte por sua advogada, Rossiter disse: “Não consigo realizar nenhuma função básica. Não consigo assoar meu nariz. Não consigo secar as lágrimas dos meus olhos”. Ele teria descrito sua situação como um “inferno em vida”.
A casa de saúde consultou a Justiça sobre as consequências de suspender o tratamento, depois do pedido de Rossiter, que mantém suas faculdades mentais.
A advogada do paciente argumentou que não há qualquer lei, ou precedente, que permita à casa de saúde ignorar o pedido de Rossiter.
A decisão do juiz Wayne Martin, de que o paciente tem direito a recusar tratamento médico, isenta a casa de saúde de qualquer responsabilidade.

Na Austrália, ajudar alguém a morrer é crime e pode ser punido com prisão perpétua.

Tratamento

A expectativa é de que Rossiter morra dentro de uma ou duas semanas depois de retirado o tubo. Ele poderá decidir recusar o tratamento quando quiser e também poderá mudar de ideia a qualquer momento.
Segundo a mídia local, Scott Blackwell - presidente de uma ONG sobre tratamentos paliativos no fim da vida na região, (Palliative Care WA) – disse que a decisão foi “sã e razoável”.
Segundo Blackwell teria dito à imprensa, “este tipo de morte não envolve muita dor ou estresse, e o paciente morre lentamente, depois de entrar em coma".
“As pessoas acham que é uma péssima maneira de morrer, mas ela não envolve muito sofrimento, desde que as medidas paliativas apropriadas estejam em vigor para mantê-lo confortável”, disse Blackwell.

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... e_ba.shtml

No livro "Eutanásia: Por que abreviar a vida?", de Leo Pessini, o autor comenta o posicionamento de algumas religiões sobre o assunto.

Sobre as Testemunhas de Jeová descreve:
"Quando a morte é iminente e inevitável, as Escrituras não exigem que os meios extraordinários (e onerosos) sejam utilizados para prolongar o processo do morrer. A eutanásia ativa é considerada um assassinato que viola a santidade da vida"
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
Avatar do usuário
zero à esquerda
Forista
Forista
Mensagens: 537
Registrado em: 10 Jul 2009 10:01
Localização: São Paulo, SP

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por zero à esquerda »

“Não consigo realizar nenhuma função básica. Não consigo assoar meu nariz. Não consigo secar as lágrimas dos meus olhos”. Ele teria descrito sua situação como um “inferno em vida”.
Que triste essa situação... e muitos ainda querem julgar. Não me atrevo porque minha vida é infinitamente menos sofrida do que a dele.
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Realmente, é fácil julgar os outros. Assim como a Zero, não me atrevo a julgá-lo, e acho até muito corajoso da parte dele escolher morrer.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por Poltergeist »

Acho que eu, numa situação bem menos deplorável, teria o mesmo desejo.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Quão Apropriado
Forista
Forista
Mensagens: 97
Registrado em: 04 Ago 2009 06:10

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por Quão Apropriado »

zero escreveu:
“Não consigo realizar nenhuma função básica. Não consigo assoar meu nariz. Não consigo secar as lágrimas dos meus olhos”. Ele teria descrito sua situação como um “inferno em vida”.
Que triste essa situação... e muitos ainda querem julgar. Não me atrevo porque minha vida é infinitamente menos sofrida do que a dele.
nanda escreveu:
Realmente, é fácil julgar os outros. Assim como a Zero, não me atrevo a julgá-lo, e acho até muito corajoso da parte dele escolher morrer.
Quem esta de fora dificilmente pode julgar...Mas acho que faria o mesmo :.(. :( :(
A verdadeira religião é a vida que levamos e não o credo que professamos - Luis Nizer
A maioria das pessoas preocupa-se com passagens da Bíblia que não entende, mas as que me preocupam são as que eu entendo - Mark Twain
Avatar do usuário
Adriano
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 18 Mai 2009 14:56

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por Adriano »

Putz, quando meu salario atrasa, já me acho justificado, imagina vc passar por situações tão extremas assim. A vida tem que ter algum valor, quando ela perde isso, perde-se o sentido dela também.
Tudo é questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo
Avatar do usuário
Alessandra
Forista
Forista
Mensagens: 783
Registrado em: 01 Nov 2008 14:03
Localização: São Paulo, SP

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por Alessandra »

Eu sou da opnião de que há uma enorme diferença entre VIVER e VIVER COM DIGNIDADE. Neste caso há só a decreptude do ser humano no mais alto grau. Não sei na hora, mas hoje, neste momento, se eu estivesse em condições não tão deplorável quanto essa, eu tb pediria pra sair da vida.

Nunca fiquei doente assim, de cama e tals. Mas sei o que é cuidar de um ser amado em condição terminal. Foi uma das piores coisas que eu passei na minha vida. E não desejo isso pra ninguém, muito menos pras minhas filhas e pro meu marido.
Que Deus me livre deste destino...
"Ame a Deus de todo o coração. Ame ao próximo como a si mesmo. Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem." Todo o resto, é conversa fiada.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Este tema realmente é triste e chocante, meu pai morreu de cancer no figado com 85 anos e pedimos para mantê-lo sedado nos ultimos dias e posteriormente minha irmã tentou pedir que desligassem os aparelhos, mas o medico se recusou. Onde tem vida não devemos apaga-la e fiz um juramento neste sentido disse o medico....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Eutanásia

Mensagem não lida por Rogério »

Se a pessoa crê que deve morrer e esta morte causará um bem ou pelo menos, não causará mau a terceiros, que se dê as condições de fazer isso da maneira mais humana possível: sem dor ou sofrimento.

Nada nesta vida deve ser levado as últimas consequências, nem a própria vida!

Gasshô :|
(^_^)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 231 visitantes