Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4503
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por Abenildo »

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) negou o pedido de autorização judicial feito pela Casa de Saúde e Maternidade Joari para realizar uma transfusão de sangue no paciente José Ferreira, de 81 anos, que por ser testemunha de Jeová não quer se submeter ao procedimento, mesmo ciente dos riscos que corre.

De acordo com os autos, o paciente está lúcido e preferiu seguir com sua fé, conforme atesta a certidão apresentada por seu advogado, pois sua religião não permite que seus adeptos recebam sangue de outras pessoas. Entretanto, José Ferreira apresenta quadro clínico debilitado, com insuficiência renal, hemorragia digestiva e graves problemas nas artérias.

Quanto ao papel desempenhado pelo médico que cuida do caso, o juiz André Nicolitt afirmou que “ao proceder à intervenção no intuito de salvar a vida, o médico age em cumprimento ao seu dever ético profissional. Por outro lado, se não age em respeito à liberdade do paciente, sua omissão está respaldada pela Constituição”.

Segundo o magistrado, a liberdade do idoso deve ser respeitada e, por isso, o Estado não deve intervir. Ele entende que diminuir o sofrimento do idoso é manter viva a sua crença no paraíso e afirma que, mesmo não partilhando da crença religiosa do paciente, os princípios de justiça e a ordem constitucional conduziram a decisão, ainda que esbarrando em suas convicções intuitivas, culturais e religiosas.
http://ultimainstancia.uol.com.br/notic ... 4856.shtml

Embora a justiça já tenha intervido em casos onde crianças são vítimas, neste caso, em se tratando de um adulto, a morte seguirá seu curso...
Mais um na conta da Torre.
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por André Felix »

Deve ter pesado o fato dele estar lúcido.
Segundo os códigos de ética médica um adulto lúcido, mentalmente sadio, capaz, tem o direito de recusar tratamentos médicos.
A coisa muda quando o paciente está inconsciente, é doido ou menor de idade.
Mas se a Torre de Vigia "ganha" em conseguir impor sua sandice perde com a publicidade negativa de promover uma doutrina simplesmente assassina. E os seguidores da Torre de Vigia, as testemunhas do corpo governante, ganham ... ganham fama de fanáticos.
Editado pela última vez por André Felix em 21 Jul 2009 14:22, em um total de 1 vez.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por Jerry »

Hoje eu sou da política: quer morrer? Morre! Ainda mais em se tratando de alguém que já viveu tanto.

O que me irrita é quererem sacrificar crianças no altar da Torre.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Jul 2009 15:12

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por livre_e_feliz »

Mais um mártir... A manipulação e sua auto-vitimização são técnicas eficazes de lavagem cerebral.
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
Sebastião Duarte
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Dez 2008 12:19

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por Sebastião Duarte »

Amigos, postem lá seus comentários.

Abraços

Sebastião Duarte
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por Pássaro »

Se ele estivesse inconsciemte, acho que receberia tranquilamente o sangue!
O barco da torre tá afundando?
Ronaldo
Forista
Forista
Mensagens: 309
Registrado em: 21 Nov 2008 15:03

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por Ronaldo »

Neste caso a pessoa já está com a idade avançada, nem com sangue nem sem sangue, nem com transplante, da certo, tudo indica que Jesus o chamou. E Quando Jesus chama meu amigo...não há nada mais a se fazer. Eu ainda tenho dúvidas se o sangue é tão salvador assim, pois eu assisti um documentário denominado: O mundo em 2057 e eles não fazem mais transfusões de sangue humano, mas um sangue artíficial. A medicina com o tempo vai substituir a transfusão de sangue humano pelo sangue artíficial. A maioria destes documentários são feitos em pesquisas que já estão em andamento e alguns casos até já usadas.
Avatar do usuário
Ane Souza
Forista
Forista
Mensagens: 372
Registrado em: 03 Mar 2009 14:54
Localização: Santa Catarina

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por Ane Souza »

Tinha um membro do fórum que era médico e explicou a questão do "sangue artificial" aqui a uns dois meses atras... ele disse que existem situações onde realmente não existem alternativas que não sejam derivadas de sangue, seja humano ou animal...
Quem tiver tempo, e paciência, procure pelo fórum o post :)
Avatar do usuário
zero à esquerda
Forista
Forista
Mensagens: 537
Registrado em: 10 Jul 2009 10:01
Localização: São Paulo, SP

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por zero à esquerda »

Jerry escreveu:Hoje eu sou da política: quer morrer? Morre! Ainda mais em se tratando de alguém que já viveu tanto.
Penso assim também.
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: Justiça nega ordem para transfusão de sangue.

Mensagem não lida por RX »

zero à esquerda escreveu:
Jerry escreveu:Hoje eu sou da política: quer morrer? Morre! Ainda mais em se tratando de alguém que já viveu tanto.
Penso assim também.
Idem.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 232 visitantes