Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
lynch
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2424
Registrado em: 13 Dez 2018 22:30
Localização: Lucinda Falls

Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por lynch »

Em 2 Samuel 23:14-17 diz:
14 Davi estava então no seu refúgio,+ e havia em Belém um posto avançado dos filisteus. 15 Davi expressou este desejo: “Quem me dera beber da água da cisterna que fica perto do portão de Belém!” 16 Então os três guerreiros valentes invadiram o acampamento dos filisteus, tiraram água da cisterna que fica perto do portão de Belém e a trouxeram a Davi. Mas ele não quis bebê-la e a derramou para Jeová.+ 17 Ele disse: “Eu jamais faria isso, ó Jeová! Como eu poderia beber o sangue+ dos homens que arriscaram sua vida?”* Assim, ele não quis bebê-la. Essas são as façanhas dos três guerreiros valentes de Davi
Essa comparação da água com o sangue que Davi fez, mostra que Jeová não importa com o sangue literal e sim como o respeito pela vida! Jeová condena o desperdício imprudente da vida.

Além disso, vimos que Davi não praticava a lei mosaica do sangue ao matar o urso que queria matar as ovelha(1 Sa 17:34-36)

Fonte: https://www.jwfacts.com/watchtower/davi ... usions.php


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Davi; Sangue
Ver índice geral
Avatar do usuário
CABOCARVALHO
Forista
Forista
Mensagens: 1454
Registrado em: 28 Nov 2018 15:02

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

bem interessante esse ponto de vista!

blue, ja foi muito debatido a questão do sangue, mas já reparou que a ORG não quer retroceder na questão das transfusões? fico me perguntando, o que o CG ganha com uma lei tão absurda? afinal, ela mesmo já voltou diversas vezes atrás nesse ensino. hj podem receber frações do sangues, mas não é sangue do mesmo jeito???
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
estivenleti
Forista
Forista
Mensagens: 1539
Registrado em: 28 Ago 2018 19:27

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por estivenleti »

CABOCARVALHO escreveu:mas já reparou que a ORG não quer retroceder na questão das transfusões? fico me perguntando, o que o CG ganha com uma lei tão absurda? afinal, ela mesmo já voltou diversas vezes atrás nesse ensino. hj podem receber frações do sangues, mas não é sangue do mesmo jeito???
Acho que essa doutrina maluca já virou uma verdadeira avalanche na administração dos velhos do CG. O negócio tomou uma proporção tão absurda que romper com essa doutrina agora seria um verdadeiro escândalo (ainda mais hoje em dia, onde a mídia está cada vez mais de olho nos escândalos da seita).

Como irão explicar e defender as inúmeras mortes e brigas com a justiça, publicações e materiais publicados em defesa dessa doutrina?
Creio que daqui pra frente, esse CG não tenha mais coragem pra realizar mudanças doutrinais significativas (questão do sangue, 1914, dessassociação, etc). Apenas haverão manutenções e correções pequenas na, que passam quase que desapercebidas pelas TJs.

Mas se de fato ocorresse essa mudança, eu seria capaz de recobrar a confiança de que pelo menos 1 desses membros do CG tenha o mínimo de sinceridade e decência em suas motivações.
"A verdade está inseparavelmente ligada à liberdade." - Raymond Franz
Avatar do usuário
CABOCARVALHO
Forista
Forista
Mensagens: 1454
Registrado em: 28 Nov 2018 15:02

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

[quote="estivenleti"

Acho que essa doutrina maluca já virou uma verdadeira avalanche na administração dos velhos do CG. O negócio tomou uma proporção tão absurda que romper com essa doutrina agora seria um verdadeiro escândalo (ainda mais hoje em dia, onde a mídia está cada vez mais de olho nos escândalos da seita).

Como irão explicar e defender as inúmeras mortes e brigas com a justiça, publicações e materiais publicados em defesa dessa doutrina?
Creio que daqui pra frente, esse CG não tenha mais coragem pra realizar mudanças doutrinais significativas (questão do sangue, 1914, dessassociação, etc). Apenas haverão manutenções e correções pequenas na, que passam quase que desapercebidas pelas TJs.

Mas se de fato ocorresse essa mudança, eu seria capaz de recobrar a confiança de que pelo menos 1 desses membros do CG tenha o mínimo de sinceridade e decência em suas motivações.[/quote]

bem colocado estive! d:4

nenhuma mudança que envolva efetivamente uma tj será feita, somente no que se refere a Dona Torre e seus procedimentos internos (pedofilia, por exemplo).

caso houvesse tal mudança, provavelmente haveria muita dissidência! d:9 d:9
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por feliciapink »

Me fez lembrar agora um comentário de um forista, a um tempo atrás, que mencionou com uma parente tj, que ele não usaria as frações de sangue, caso necessitasse. Essa parente o criticou duramente, por que se o CG liberou, tem que se usar sim. Mas ele disse que na sua consciência ( ele fez pra testar ela) ele não usaria. Ela o acusou de rebeldia contra os conselhos do CG.
Pra vcs terem idéia de como as tjs não usam seu tal "livre arbitrio" e nem sua consciência. Elas fazem por medo mesmo. Medo da ira de Jeová, que o cg diz que ele sentirá e medo de serem desassociados ou com a instrução nova, dissociados, caso aceitem.

Se amanhã, esses líderes mudassem essa ordem, todas as tjs que viessem a precisar de sangue, tomariam de boa, ainda se justificando que são ordens e novas luzes vindas de Jeová através desses homens. Que seria tolice e rebeldia, desobedece-las. Antes nem frações e medicamentos que usassem algum componente sanguíneo, se podia usar. Era pecado gravissimo. Depois resolveram afrouxar e liberar esses termos. Todas tjs concordaram e hoje usam. Mas talvez algumas não. E essas são duramente criticadas e vistas como tendo espírito de rebeldia.
As vacinas tbm eram proibidas. Na época era gravíssimo pecado tbm. CG liberou, todo mundo correu pra tomar. Transplantes idem.
Amanhã se liberarem o aniversário, vai ser festa toda semana nas congregações, com direito a selfies, bolinhos e salgadinhos e tudo o mais. É capaz até de inventarem uma canção no Broascating específica pra esse tipo de evento.
Se assunto sangue, fosse questão de consciência, não se precisaria de colih e anciãos cercando o paciente tj, fazendo uma pressão dos diabos, pra ele não fraquejar na decisão.
Complicado.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Tem um forista aqui que coloca vídeos no youtube e ele tem um muito interessante sobre o Sangue, a lei não ordenava matar todo mundo que comia sangue, havia alguns casos em que bastava se purificar e vida que segue:

Levítico 17:15
E todo o homem entre os naturais, ou entre os estrangeiros, que comer corpo morto ou dilacerado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.


Gostaria de lembrar também que a Torre liberou as frações porque foi humilhada por pesquisas médicas que comprovaram que a mãe, durante a gravidez passa por meio do cordão umbilical frações do sangue para o bebê - moral da história: Se Deus ao criar o corpo humano projetou essa transferência de frações como meros humanos (cg) poderiam proibir isso?
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
defesadaverdade
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Mar 2019 17:22

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por defesadaverdade »

Tem uma rede social chamada Caminho para o Novo Mundo. Com várias seções de vídeos ensinando sobre a questão do Sangue. Me ajudou bastante no entendimento. E ainda está me ajudando, até pq ainda estudo bastante sobre o assunto. Inclusive tempos atrás, teve em um estado aqui no Brasil uma semana de audiências sobre o assunto. E muitos eu ouvir dizendo que foi uma vitória pra Jeová!
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por olhoSingelo »

.

Levítico 17:15
E todo o homem entre os naturais, ou entre os estrangeiros, que comer corpo morto ou dilacerado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.

.
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por olhoSingelo »

.
Na verdade Jeová já teve várias vitórias nos dias atuais e a principal delas foi ter construído uma cidade com trabalho escravo em Warwick para os membros do corpo governante poderem ter um pouco mais de conforto pois os coitadinhos estavam muito mal instalados no Brooklin !

Também tem abençoado o corpo governante a conseguir verbas para pagar as indenizações nos casos pedofilia .

E conseguiu uma vitória na pregação das boas novas...reajustou vários betelitas que trabalhavam recebendo uma mesada mensal para trabalharem de graça para o corpo governante como pioneiros regulares.

E tem mais: Jeová ajudou médicos mundanos a descobrirem que a mãe passa frações de sangue para o bebê no seu útero para que o corpo governante evitasse sofrimento e morte de tjs por liberarem as frações sanguíneas.
.
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Como este relato do Rei Davi refuta a questão do sangue

Mensagem não lida por feliciapink »

lynch escreveu: 15 Mar 2019 08:26 Em 2 Samuel 23:14-17 diz:
14 Davi estava então no seu refúgio,+ e havia em Belém um posto avançado dos filisteus. 15 Davi expressou este desejo: “Quem me dera beber da água da cisterna que fica perto do portão de Belém!” 16 Então os três guerreiros valentes invadiram o acampamento dos filisteus, tiraram água da cisterna que fica perto do portão de Belém e a trouxeram a Davi. Mas ele não quis bebê-la e a derramou para Jeová.+ 17 Ele disse: “Eu jamais faria isso, ó Jeová! Como eu poderia beber o sangue+ dos homens que arriscaram sua vida?”* Assim, ele não quis bebê-la. Essas são as façanhas dos três guerreiros valentes de Davi
Essa comparação da água com o sangue que Davi fez, mostra que Jeová não importa com o sangue literal e sim como o respeito pela vida! Jeová condena o desperdício imprudente da vida.

Além disso, vimos que Davi não praticava a lei mosaica do sangue ao matar o urso que queria matar as ovelha(1 Sa 17:34-36)

Fonte: https://www.jwfacts.com/watchtower/davi ... usions.php
O que aliás, continuaria sendo bem incoerente, da parte dele, de não desperdiçar de forma imprudente vidas, visto que esse deus matou até mesmo inocentes, crianças, bebês e até animais que tbm não tinham nada com os rolos.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 207 visitantes