Como refutar as frações de sangue?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Como refutar as frações de sangue?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Agora sim:

Transfusões de Sangue – Porque as Testemunhas de Jeová estão erradas em rejeitá-las
https://www.desperta.net/reflexotildees ... ejeita-las
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Como refutar as frações de sangue?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Eu estava refletindo sobre isso e acho que talvez usar a seguinte linha de raciocínio possa ajudar (estou aberto para quem quiser me ajudar a refiná-lo ou até se contrapor a ele):

No capítulo 30 do livro de Êxodo Jeová da instruções a Moisés sobre como deveriam ser a composição e único uso legítimo tanto da mistura do óleo de unção (22-33) quanto da fórmula do incenso sagrado (34-38).


O óleo de unção era composto de: (v.23,24)

500 unidades de mirra solidificada; a metade dessa quantidade
250 unidades, de canela aromática;
250 unidades de cálamo aromático;
500 unidades de cássia

O incenso sagrado era composto de: (v.34,35)

gotas de estoraque
ônica
gálbano perfumado
olíbano puro
(levava sala também)

O único uso tanto do óleo quanto do incenso era para fins religiosos. (v. 25-30, 36)

Não se podia fazer com a composição dessas coisas absolutamente nada além do que Jeová havia prescrito, quem utiliza-se a composição dessas coisas para produzir algo semelhante era punido com a morte. (32,33,37,38)

Agora vejamos: O sangue é sagrado, assim como o óleo de unção e o incenso eram (o ponto aqui não é qual desses itens é mais sagrado) o único uso deles era para fins ritualísticos, com direito a pena capital no caso de uso inapropriado (lembre-se eram itens "sagrados", separados para Deus).

Se Deus fazia tanta questão assim de não utilizarem as composições do óleo de unção e do incenso para outros fins senão rituais pois eram sagrados, o que faz uma testemunha de Jeová pensar que "tá tudo bem" fazer uso de "frações" de algo que ele também diz ser sagrado (bem mais sagrado até), no caso o sangue?

Caso existisse um método na época de retirarem algum componente tanto do óleo de unção quanto do incenso,
não seria uma transgressão contra Deus? seria uma questão de "decisão pessoal?" Senão seria assim então pq o fazem na questão do sangue e suas frações?
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Como refutar as frações de sangue?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

É só dizer que a quantidade de informações que a bíblia traz acerca de transfusões de sangue, componentes principais e frações é exatamente a mesma..."NENHUMA!"Então qual é o sentido e por que insistir em querer "Ditar" o que é correto aos olhos de Deus (frações) e o que é pecado (transfusões de sangue, componentes principais)?
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Como refutar as frações de sangue?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Também se pode usar a ilustração do fruto proibido no Jardim do Éden.

Imaginemos que Adão e Eva fizessem a seguinte lógica:
"Deus disse-nos que não poderíamos comer do fruto da árvore do conhecimento. Mas certamente se nós pegarmos no fruto e o fraccionarmos certamente que Deus não se importará."

Sabemos bem que Deus condenaria à mesma essa acção!


Segundo a ilustração acima, se o sangue é realmente sagrado (que não o é), então a partir do momento em que ele é fraccionado nos componentes principais e secundários, ele deixa de ser sagrado e proibido, pois não é mais sangue. Esta lógica só é aplicada aos componentes secundários pela Torre de Vigia e não aos componentes primários. Com que lógica e base bíblica? Nenhuma!

Na realidade, a organização sabe bem que não é o sangue que é sagrado mas a VIDA que ele representa. Por isso é que um israelita poderia vender um animal não sangrado a um gentio, assim como poderia comer um animal não sangrado encontrado morto. Tanto num caso, como no outro, a pessoa que se alimentava do animal não tinha tirado a VIDA e por isso não tinha a obrigação de cumprir com o ritual de sangramento como símbolo de devolução dessa vida a Deus.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Como refutar as frações de sangue?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

AntonioMadaleno escreveu:Também se pode usar a ilustração do fruto proibido no Jardim do Éden.

Imaginemos que Adão e Eva fizessem a seguinte lógica:
"Deus disse-nos que não poderíamos comer do fruto da árvore do conhecimento. Mas certamente se nós pegarmos no fruto e o fraccionarmos certamente que Deus não se importará."

Sabemos bem que Deus condenaria à mesma essa acção!


Segundo a ilustração acima, se o sangue é realmente sagrado (que não o é), então a partir do momento em que ele é fraccionado nos componentes principais e secundários, ele deixa de ser sagrado e proibido, pois não é mais sangue. Esta lógica só é aplicada aos componentes secundários pela Torre de Vigia e não aos componentes primários. Com que lógica e base bíblica? Nenhuma!

Na realidade, a organização sabe bem que não é o sangue que é sagrado mas a VIDA que ele representa. Por isso é que um israelita poderia vender um animal não sangrado a um gentio, assim como poderia comer um animal não sangrado encontrado morto. Tanto num caso, como no outro, a pessoa que se alimentava do animal não tinha tirado a VIDA e por isso não tinha a obrigação de cumprir com o ritual de sangramento como símbolo de devolução dessa vida a Deus.
Eu utilizei essa ilustração do fruto quando fui a uma comissão (não judicativa, segundo oq disseram) por ter entregado minha carta de dissociação, eu joguei todas as minhas indagações no colo deles, inclusive a Questão do sangue. Não quero puxar sardinha RS mas foi simplesmente fantástico usar essa ilustração, é aí que você percebe que os anciãos coitados... são como papagaios de pirata, apenas sabem repetir o que há nas literaturas da torre. Sobre ilustração que fiz do óleo de unção e do incenso eu toquei na sacralidade do sangue justamente porque as TJ pensam nele assim, o que acontece é que pra uma TJ a partir do momento em que um hemoderivado é extraído do sangue total eles dizem que aquilo ali não é mais sangue, logo podem usá-lo, mas isso só mostra o grau de entendimento raso que eles têm sobre o que é o sangue....o sangue como conhecemos é o "conjunto" de hemocomponentes e hemoderivados, uma "fração" de glóbulos vermelhos obviamente não é "sangue", da mesma maneira que uma "corda de violão" "solta" (tô aprendendo a tocar inclusive rs) não é o "violão" em si, mas uma parte que compõe o que comumente chamamos de violão. Quando elas dizem que não a nada de errado em utilizar frações de sangue, elas estão simplesmente exercitando o autoengano, pois pra onde é que uma fração de glóbulos vermelhos por exemplo, vai parar no organismo da TJ que o aceita? Ele vira a saliva? Urina? Fezes?! Não....ele vai encontrar a sua "turma" dentro do sistema ciculatório dela, ou seja, fará novos amiguinhos também chamados glóbulos vermelhos do receptor da fração....
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: Como refutar as frações de sangue?

Mensagem não lida por Saulo »

Meus pais estavam falando pra mim sobre as frações. Que assim como a água é formado por H2O, o oxigênio é uma fração da água que não pode ser água.

Até tem uma certa lógica dizer que hidrogênio e oxigênio em separado não são água. Isso, aliás, é um fato.
Oxigênio e hidrogênio são encontrados em outros locais da natureza.
Que tal perguntar agora - onde mais na natureza se encontra o plasma, as hemácias, leucócitos e plaquetas que formam o sangue? Os elementos do sangue podem ser fracionados e separados, mas são elementos do sangue, diferente de oxigênio e hidrogênio que são elementos da natureza.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 224 visitantes