Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2392
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por Saran »

A Torre de Vigia gosta de apresentar vez ou outra informações sobre substancias que são alternativas a transfusões de sangue. No Caducocinios diz que "Com freqüência, uma simples solução salina, a solução de Ringer e o dextrano podem ser usados como expansores do volume do plasma, e estes estão disponíveis em quase todos os hospitais modernos."

Pergunto:
1 - Quão acessivéis são estas alternativas?
2 - Elas funcionam?
3 - São baratas como a Torre fala?
SE FOR CHORAR MANDA ÁUDIO

OCUPAR e RECONSTRUIR o fórum... E dar um pé na bunda dos chatos!
Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Frações de sangue são boas alternativas...
Mas espera ai. As tais frações não são de sangue. hehe.
Sangue não pode mas seus derivados podem?
Regra estúpida.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por Galileu »

Cargas pesadas nas costas das ovelhas !

Pra mim não há diferença entre Corpo Governante e Sinédrio .

Ambos conduziram muitos prematuramente á cova
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por lobo guará »

Oi Saran,

A Anvisa tem um material sobre a solução de Ringer:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/3 ... 16c07e16d9. Nesse material é identificado o uso e algumas situações em que não deve ser usado. Pelo que vi, o aumento do volume do sangue é um efeito colateral do uso excessivo do medicamento:
9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA
DESTE MEDICAMENTO?

A infusão de grandes volumes da solução de Ringer pode causar hipervolemia (aumento no
volume do sangue), resultando em diluições eletrolíticas do plasma, hiper-hidratação, indução
da acidose metabólica (aumento do pH ) e edemas pulmonares. Nestes casos a infusão deve
ser interrompida e a terapia de apoio deve ser instalada.
Quanto ao valor, encontrei meio litro por $4,20 na Internet.
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Pelo meu entendimento, a solução salina e o dextrano podem SIM subsituir o PLASMA sanguíneo, que é a parte aquosa, que faz volume, do sangue. E em ALGUMAS situações, em cirurgias ELETIVAS, podem ter o seu papel em substituir as transfusões. Mas essas substâncias não OXIGENAM o organismo, porque não substituem as hemácias, apenas fazem VOLUME. No caso de emergências médicas, como acidentes, com grandes níveis de hemorragia interna/externa, só repor volume sem repor hemoglobina, levará o paciente à morte por falta de oxigênio, numa angústia semelhante à quem está morrendo afogado. Resumindo: tratamento alternativo tem seu lugar, e numa cirurgia eu faria questão de usá-las ao invés do sangue. Mas diferente do que a Torre propaga, nem sempre (quase nunca no caso das emergências) isso é possível
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por lobo guará »

Agnostico Reverente escreveu: Resumindo: tratamento alternativo tem seu lugar, e numa cirurgia eu faria questão de usá-las ao invés do sangue. Mas diferente do que a Torre propaga, nem sempre (quase nunca no caso das emergências) isso é possível
Exato! O que o material da org sobre esse tema dá a entender é q essa solução é um substituto para o sangue, mas não menciona que pode funcionar como substituto em apenas alguns casos.
Tudo o que você tem é seu tempo.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2392
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por Saran »

Dando um UP porque ainda quero mais informações.
SE FOR CHORAR MANDA ÁUDIO

OCUPAR e RECONSTRUIR o fórum... E dar um pé na bunda dos chatos!
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Proibido por completo + Permitido Frações + Decisão por consciência = Conseguimos enganar a todos, conseguimos repassar a responsabilidade aos nossos seguidores.

Os novos seguidores só conhecerão a nova versão em que a nova marca jw.argh apresenta.

Em verdade eu vos digo, varrei tudo para debaixo do tapete.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por TJCalado »

Interessante esse desespero da Torre de Vigia em justificar a obediência a um "mandamento de Jeová". Se não pode, não pode e pronto! Mas ficar buscando alternativas ao pecado é desonesto. Age como se precisasse prestar satisfação ao sistema de Satanás.
É como se dissessem, quanto ao "não deves assassinar": ah! Mas podemos aleijar...
Porque não assumem abertamente a posição? "O sangue é sagrado...", deveriam berrar aos ventos, "...por isso não aceitamos". Para não parecerem fanáticos desequilibrados? Jeová vai cobrar por isso...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
NicoleGoncalves
Forista
Forista
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Mar 2017 16:01

Re: Alternativas às Transfusões de Sangue - Algumas perguntas

Mensagem não lida por NicoleGoncalves »

Olá Saran,

Achei bem interessante o seu tópico e também gostaria de mais informações.

Fui atrás no google e li um textos das seguintes fontes:

- Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Alternati ... _ao_sangue
Alternativas médicas ao sangue (tratamentos alternativos às transfusões de sangue), o que inclui os substitutos do sangue[1], frequentemente chamados por sangue artificial, são usados para encher o volume de fluido e transportar o oxigênio e outros gases ao sistema circulatório.
Embora geralmente usado, o termo substituto do sangue[3], não seria totalmente exato, visto que o sangue humano executa muitas funções importantes. Por exemplo, os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio, os glóbulos brancos defendem infecções bacterianas, as plaquetas promovem coagulação, e as proteínas do plasma executam várias outras funções. Os termos preferidos e mais exatos são: expansores do volume e terapias de oxigênio.
Ok, do Wikipedia eu entendi que o sangue tem muitas funções importantes e que ainda não há um substituto completo a ele, que as funções artificiais existentes até então são a expansão de volumes e a terapia de oxigênio, mas o texto também fala que essas técnicas já são adotadas como primeira alternativa:
Os expansores do volume estão extensamente disponíveis e são geralmente usados em todos hospitais, sendo estas as primeiras medidas usadas por paramédicos e médicos da emergência
-JW.ORG https://www.jw.org/pt/publicacoes/livro ... us%C3%A3o/

Citam na matéria um texto de 1987, o que eu achei mega esquisito pois já se passaram 30 anos desde então e a medicina evoluiu muito, principalmente no quesito de deixar as transfusões mais seguras né?
“Temos de concluir que, atualmente, existem muitos pacientes que recebem componentes sanguíneos que não têm nenhuma probabilidade de beneficiar-se duma transfusão (o sangue não é necessário), e, ademais, correm significativo risco de sofrer efeitos indesejáveis. Nenhum médico exporia deliberadamente um paciente a uma terapia que não pudesse beneficiá-lo, mas que talvez o prejudicasse, mas é exatamente isso que ocorre quando o sangue é transfundido desnecessariamente.” — Transfusion-Transmitted Viral Diseases (Viroses Transmitidas por Transfusão), de 1987.
E no resto do texto a torre enche linguiça sobre hemoglobina, cita novamente fontes de 1987 e até de 1982 (!!!) e não esclarece sobre as demais funções do sangue que segundo a Wikipédia ainda não tem substituições.

- Testemunhas.wikia.com http://testemunhas.wikia.com/wiki/Alter ... _de_sangue
As expressões "substitutos do sangue" e "sangue artificial" são erradas e induzem em equívocos. Nenhuma das alternativas à transfusões mostrou-se ser uma verdadeira alternativa. Não existe quaisquer substitutos para o sangue. Persiste a esperança de alcançar verdadeiras "alternativas" seguras e eficazes. Quando utilizados isoladamente, não substituem na totalidade os componentes do sangue. Na maioria dos casos, seus efeitos adversos ainda ultrapassam os riscos do uso de componentes sanguíneos.
E nesse site eles falam um pouco do que eu conclui lendo os dois sites anteriores, existem alguns tratamentos que foram desenvolvidos (eles citam matérias de 1999 pra frente!) mas que substituem algumas funções, mas não completamente o sangue e daí eles explicam numa linguagem um pouco mais didática as alternativas que você citou (solução salina, a solução de Ringer, o dextrano e outras) e quais funções essas alternativas realmente desempenham e porque elas não são substitutos ideais.

Muito obrigada pela oportunidade de me fazer tentar entender mais sobre essa questão de uma forma autodidata Saran! Mas continuo curiosa por mais informações sobre o tema :)
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”
Drummond
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes