Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Pessoal, neste final de semana decidi “cutucar a onça com a var curta”...

Como já comentei com vocês, a patroa teve um ataque de teocracidade após eu ter revelado que não acredito na divindade dos Sete Anões do CG....

Bem, na semana passada, ela foi conversar com um ancião daqui, que pertence à COLIH, para obter informações sobre as documentações necessárias para se manter “em dia” com o legalismo Tejoteano sobre o sangue.

O ancião encaminhou um monte de coisas, para o meu e-mail. Claro que eu, como maridão exemplar, imprimi tudo para ela (mas, logicamente, li antes toda aquela bobagem).

Foi então que decidi testar a índole desse ancião da COLIH.

Fui na reunião neste domingo, e, após o término, pedi um “dedinho de prosa” com ele.

Lá vai um resumo da conversa:

Eu – “Ermão”, obrigado pelo “valioso” material que você enviou, sobre a questão do sangue. Porém, eu andei fazendo uma pesquisa, utilizando o Watchtoer Library, e não encontrei a posição da organização sobre um assunto relacionado à questão do sangue.

Ele – Pois não.

Eu – O que aconteceria com uma TJ batizada se ela aceitasse uma transfusão de sangue ? Digo aceitar, plenamente consciente. Ela seria desassociada ?? Surgiu essa dúvida pois não encontrei NADA nas literaturas da organização – utilizei o Watchtower Library em português (que possui literaturas desde 1970) e a versão em inglês (que possui literaturas desde 1950). A única referência que encontrei (muito breve, aliás) foi em uma revista de 1961.

Ele – Essa questão é bem delicada, pois envolve pessoas com o seu estado emocional abalado pelo seu quadro clínico e pela pressão que sofrem dos hospitais. Por isso, não existe nenhum tipo de julgamento que seja aplicado à pessoa que aceitar transfusão de sangue. O caso ficaria entre ela e Jeová.

Eu – Quer dizer que, caso uma TJ aceite uma transfusão de sangue, ela não correria o risco de ser desassociada e nem mesmo poderia ser considerada dissociada ?

Ele – Não.

Eu – Mesmo no Manual KS, não consta nenhuma orientação sobre formar comissões judicativas para pessoas que aceitaram transfusões de sangue ?

Ele – A única menção que existe sobre isso no KS é sobre prestarmos ajuda espiritual para irmãos que aceitam transfusões de sangue. Mas, demonstrando amor e preocupação em restabelecer a espirituralidade da pessoa. Não seria formada uma comissão judicativa.

Eu – Outra pergunta: Na semana passada foi feita uma parte (necessidades locais) que tratou da questão de nos precavermos contra transfusões de sangue. Nessa parte foi orientado a todos que, ao adentrar em um hospital, que risquem determinados parágrafos do termo que o hospital apresenta. Logicamente aqueles termos onde concordamos que o hospital utilize dos meios de tratamento que julgar necessários.

Ele – Exatamente, assim deixamos clara a nossa posição a respeito, e nos protegemos contra possíveis problemas com a equipe médica.

Eu – A minha dúvida é a seguinte: você, como membro da COLIH, ao saber que um irmão foi internado em um hospital para uma cirurgia, ou mesmo soube disso após ele receber alta, você iria averiguar se ele REALMENTE editou o documento do hospital , ou não ?? Os anciãos fariam esse tipo de averiguação para saber se o irmão obedeceu às orientações da organização ??

Ele – Claro que não !!!! Fazer esse tipo de coisa seria uma intrusão na vida particular do irmão, e apenas acrescentaria mais sofrimento a ele. Caso saibamos que um irmão está hospitalizado, procuraremos visita-lo para prover ajuda, nunca julgar as suas decisões.

Eu – Então vocês anciãos não recebem NEHUMA orientação da organização sobre efetuar esse tipo de averiguação ?? Ela NUNCA mandou cartas para vocês para fazer esse tipo de coisa ?

Ele – Não !! As orientações que recebemos da organização são para, como eu disse, prestarmos ajuda àqueles que estão hospitalizados.

Eu – Muito obrigado pelos esclarecimentos.



A conversa foi essa...

Gostaria da opinião de vocês sobre as respostas desse ancião , pertencente à COLIH.



Eu, de minha parte, vejo apenas três possibilidade:



Possibilidade 1:

Esse sujeito possui uma inocência infantil sobre as coisas, e nunca leu o KS nem as cartas da organização.

(minha opinião: descarto essa possibilidade, pois, para o camarada chegar a ser designado ancião é porque já é uma raposa)



Possibilidade 2:

Esse ancião é um dos infiltrados, e possivelmente um de nossos colegas foristas.

(minha opinião: descarto essa também, pois, ser ancião infiltrado deve ser um inferno, mas ancião infiltrado e pertencente à COLIH deve ser a Geena na terra)



Possibilidade 3:

Ele foi um canalha, e mentiu descaradamente na minha cara, achando que eu sou mais uma TJ idiota e sem cérebro, do tipo que engole qualquer porcaria.

(minha opinião: Essa é a possibilidade CORRETA)



O que vocês acham ???
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por tjawake »

Ola Adriano,

Certamente este ancião mentiu para você. Digo mais, talvez ele tenha dito isso já esperando que você confessasse algo a respeito ou delatasse algum irmão ou irmã nessa situação questionada por você. Não é possível que um ancião, principalmente membro de COLIH, não conheça a informação contida no KS na página 111 sobre casos que podem indicar uma DISSOCIAÇÃO:
Aceitar sangue sem se arrepender. Se uma pessoa aceitar sangue, talvez por se sentir muito pressionada, a comissão deve procurar obter os fatos e avaliar a atitude da pessoa. Se ela estiver arrependida, a comissão pode providenciar ajuda no espírito de Gálatas 6:1 e Judas 22, 23. Visto que a pessoa está espiritualmente fraca, ela não se qualifica para privilégios especiais por um tempo, e talvez seja necessário remover certos privilégios básicos. Dependendo das circunstâncias, a comissão talvez precise fazer um anúncio à congregação: “Os anciãos cuidaram de um assunto envolvendo o(a) irmão(ã) [nome da pessoa]. Ficarão felizes de saber que pastores espirituais estão se esforçando para prestar ajuda.” Por outro lado, se os anciãos da comissão concluírem que a pessoa não está arrependida, eles devem anunciar a dissociação. - kS (livro dos anciãos) 9:3 Pag: 111
Veja a última frase, é uma questão da pessoa estar ou não arrependida, longe do que ele falou de aceitar a transfusão consciente e depois apenas ser ajudada. Nada de ficar entre a pessoa e Jeová, é punição mesmo, pelo menos é o que manda o "manual".
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Adriano Wake Up, ele mentiu pra vc, pois estão sempre tentando encontrar meios para ferrar com as ovelhinhas, são raposas a espreita de uma presa.
No meu caso, quando manifestei meu interesse em entregar o cargo de ancião, 3 anciãos em momentos distintos durante os trabalhos de campo, vinham com perguntinhas tendenciosas, tentando encontrar algum pecado de minha parte para logicamente com todo seu amor cristão, ferrar comigo. Mas vendo a intenção em seus corações, já fiquei esperto, mesmo não tendo cometido pecados para ser desassociado.
Anciãos e até servos são orientados a ficar atendo com irmãos que vem com essas dúvidas, iguais as suas, eles vão dando corda pra depois te enrolar. Sei muito bem como isso funciona.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

No livro Plocamadores deixa claro:
*** jv cap. 13 p. 183 Somos reconhecidos pela nossa conduta ***
Coerente com esse entendimento da questão, a partir de 1961, quem quer que desconsiderasse esse requisito divino, aceitando transfusão de sangue, e manifestasse uma atitude impenitente seria desassociado da congregação das Testemunhas de Jeová.
Publicações recentes mudaram isso?
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Debora »

O ancião mentiroso disse que fazem visita para "prestar ajuda" ? Ah tá. Quando minha irmã tj pioneira regular se acidentou e teve que operar o joelho, eu estava no quarto quando o carrasco do COLIH chegou. Sequer perguntou como ela estava e já foi de imediato perguntando se ela avisou que não aceitava sangue. Reiterou sobre a proibição repetidas vezes e foi embora, na certeza da missão cumprida.

Quando minha irmã saiu do hospital, nenhum tj tinha oferecido ajuda para a recente viúva . Levei-a para minha casa e cuidei zelosamente por 20 dias. Apenas um casal foi visita-lá e uns dois, no máximo três "irmãos" ligaram para saber do estado dela.
No dia que ela conseguiu colocar firmemente o pé no chão, foi embora da minha casa. Desde então, nunca mais falou comigo.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Lendo o seu diálogo, "senti" que ancião mentiu, apostando na baixa probabilidade de um caso desses (necessidade de transfusão) acontecer na sua região, para que você pudesse constatar o contrário...
Thinking...
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3112
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Esse ancião vive no pais das maravilhas? Por que a JW está muito longe de ser um reino encantado. Ao contrário pertencer a torre é estar num inferno pior do que o descrito por Dante no livro A Divina Comédia.

Esse ancião mentiu descaradamente. Nunca fui ancião na vida mas a tática de se fazer de desentendido para pegar alguém, isso é tão velho como céu e a terra De boa se souberem de um caso assim vão na hora instaurar a Inquisição JW e dar o cartão vermelho para quem desobedecer a essa regra.

Se ele for realmente inocente a ponto de acreditar nisso, isso prova que é mais um ancião despreparado e que desconhece o que realmente rola nos bastidores.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Foi uma mentira do tipo que perfeitamente se enquadra no quesito de guerra teocrática.

Esse ancião claramente mentiu, mas apenas seguiu a cartilha da dona Torre.

Para os de fora dizem algo...
“Na verdade, roubo é roubo, não importa o valor do item roubado; e mentira é mentira, não importa o assunto nem o tamanho dela.* (Lucas 16:10)Mantenha-se no amor de Deus, página 163.

...Mas para os membros dizem outra...e, estressantemente, este ancião agiu com você, Adriano, colocando-o na posição de um inimigo em potencial.
“Em tempo de guerra teocrática é apropriado enganar o inimigo por esconder a verdade. Em todas as alturas é preciso ser muito cauteloso em não divulgar qualquer informação para o inimigo que possa ser usada para impedir a obra de pregação.” A SENTINELA [011/5/1957, pág. 284-6, *edição em inglês]
E para as TJs que leem este tópico e estão propensas em acreditar que não há punição para quem aceitam transfusão, é recomendado que vejam este tópico:

http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 14&t=21768
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por KOSTA »

Debora escreveu:O ancião mentiroso disse que fazem visita para "prestar ajuda" ? Ah tá. Quando minha irmã tj pioneira regular se acidentou e teve que operar o joelho, eu estava no quarto quando o carrasco do COLIH chegou. Sequer perguntou como ela estava e já foi de imediato perguntando se ela avisou que não aceitava sangue. Reiterou sobre a proibição repetidas vezes e foi embora, na certeza da missão cumprida.

Quando minha irmã saiu do hospital, nenhum tj tinha oferecido ajuda para a recente viúva . Levei-a para minha casa e cuidei zelosamente por 20 dias. Apenas um casal foi visita-lá e uns dois, no máximo três "irmãos" ligaram para saber do estado dela.
No dia que ela conseguiu colocar firmemente o pé no chão, foi embora da minha casa. Desde então, nunca mais falou comigo.
Debora
Parece até filme de terror.
O ancião não ajudou em nada. Tu tiveste o trabalho todo em cuidar da víuva. Ainda pior, ela é tua irmã e nunca mais te falou?? Hipocrita.
Que amorosa! Que gratidão! Um verdadeiro exemplo de amor cristão! Estou comovido com tanto amor...snif.. :1

Se calhar não a tivesses ajudado que ela falaria contigo.

Ou então pedia dinheiro emprestado...normalmente quando damos a mão a pessoas ingratas elas querem o braço.

Lamento sua situação. Você parece ser uma mulher guerreira e certamente irá superar esse desgosto.
Abraço
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Existe punição para uma TJ que aceita transfusão de sangue ?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

pascoalnaib escreveu:No livro Plocamadores deixa claro:
*** jv cap. 13 p. 183 Somos reconhecidos pela nossa conduta ***
Coerente com esse entendimento da questão, a partir de 1961, quem quer que desconsiderasse esse requisito divino, aceitando transfusão de sangue, e manifestasse uma atitude impenitente seria desassociado da congregação das Testemunhas de Jeová.
Publicações recentes mudaram isso?
Como citado pelo tjawake, a punição mudou de desassociação para dissociação. Apenas deixaram de publicar isso em literatura de acessoa às TJs. A mundança consta apenas no livro secreto dos anciãos.

Talvez por isso o tal ancião pôde dizer que não há mais punição para TJs que aceita transfusão.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes