E o contexto? O sangue em Levítico

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

E o contexto? O sangue em Levítico

Mensagem não lida por orion »

Analisando o livro de levítico para um futuro tópico,percebi alguns pontos interessantes a respeito do sangue dentre eles no famoso capitulo 17
"Todo israelita ou estrangeiro residente que comer sangue de qualquer animal eu me voltarei contra esse que comeu sangue, e o eliminarei do meio do seu povo.
Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.
Por isso digo aos israelitas: nenhum de vocês poderá comer sangue, nem também o estrangeiro residente.
"Qualquer israelita ou estrangeiro residente que caçar um animal ou ave que se pode comer, derramará o sangue e o cobrirá com terra,
porque a vida de toda carne é o seu sangue. Por isso eu disse aos israelitas: vocês não poderão comer o sangue de nenhum animal, porque a vida de toda carne é o seu sangue; todo aquele que o comer será eliminado.
Levítico 17:10-14
O contexto da entender se tratar da espiação do israel antigo,somente para eles, e o preço por comer o sangue seria a morte.Outro ponto importante esta em todo levítico, que são ordens dadas aos sacerdotes e ao povo a respeito de seus sacrifícios e leis ritualísticas,portanto restringida a eles(Hebreus).O sangue do animal e sua gordura não poderiam ser comidos por se tratar de um sacrifício para deus.
"Diga aos israelitas: Não comam gordura alguma de boi, carneiro ou cabrito.
Levítico 7:23
Quem comer a gordura de um animal, dedicado ao Senhor numa oferta preparada no fogo, será eliminado do meio do seu povo.
Levítico 7:25
Creio que o corpo desgovernante deveria parar de comer gordura e começar a obedecer o levítico para serem mais coerentes com que ensinam.Ou só partes da bíblia-dita sagrada para eles-são validas e outras podem ser descartadas?
Nota: O CG tem alguma publicação a respeito disso?
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: E o contexto? O sangue em Levítico

Mensagem não lida por Lehh »

Muito bem observado.

Esta passagem sempre me incomodou... rs. Eu simplesmente não consigo aceitar a interpretação da torre.

E até mesmo atos, que eles usam como base para justificar a continuidade da lei no novo testamento, me parece não deixar esta posição clara, eu não interpreto da mesma forma que a torre.

O corpo governante inventa muita coisa só para os tjs serem os diferentões.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: E o contexto? O sangue em Levítico

Mensagem não lida por T.I.T.J »

orion escreveu:Analisando o livro de levítico para um futuro tópico,percebi alguns pontos interessantes a respeito do sangue dentre eles no famoso capitulo 17
"Todo israelita ou estrangeiro residente que comer sangue de qualquer animal eu me voltarei contra esse que comeu sangue, e o eliminarei do meio do seu povo.
P
"Diga aos israelitas: Não comam gordura alguma de boi, carneiro ou cabrito.
Levítico 7:23
Quem comer a gordura de um animal, dedicado ao Senhor numa oferta preparada no fogo, será eliminado do meio do seu povo.
Levítico 7:25
Creio que o corpo desgovernante deveria parar de comer gordura e começar a obedecer o levítico para serem mais coerentes com que ensinam.Ou só partes da bíblia-dita sagrada para eles-são validas e outras podem ser descartadas?
Interessante essa parte do livro de Levítico, realmente a proibição não era apenas com relação ao sangue e sim com a gordura e a pena capital para quem infringisse tanto um quanto o outro era a morte e no entanto não lembro de nenhuma artigo que fale sobre a "Santidade da Gordura"...eles apenas pegam no pé da questão do sangue e esquecem do contexto...
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: E o contexto? O sangue em Levítico

Mensagem não lida por Habiru »

orion escreveu: O contexto da entender se tratar da espiação do israel antigo,somente para eles...
Excelente tópico Orion!!! E tem outro detalhe nesta questão, que seu tópico me deu uma luz, da qual certamente posso confirmar mais tarde: o contexto, além do envolvimento da gordura e outros aspectos, tem a ver com o próprio livro de Levíticos e o que se praticava em serviços sagrados pelos povos do oriente próximo.

O livro de Levíticos é puramente composto por regras rituais para o serviço sagrado em Israel e ordens direcionadas exclusivamente para Israel, eles compunham a nação eleita, propriedade particular, não outra. (Deuteronômio 4:20) Os povos das nações como os Canaanitas e outros utilizavam por via oral o sangue em serviços sagrados, como podemos ver até hoje em algumas tribos africanas na passagem do garoto para a "maior idade" bebe-se sangue de touros, pois isto representa virilidade e força.

Já no texto de Atos não é tão diferente, e faz referencia à aquele de Levíticos (por todos os motivos já citados a cima) o sangue era largamente usado para serviços sagrados, assim como a carne (e a carne sufocada) eram oferecidos à deuses antes de serem vendidos no açougue, porém, nem por isto se proibiu o consumo de carne, apenas havia uma orientação por causa da consciência de alguns.
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: E o contexto? O sangue em Levítico

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

O Corpo Governante considera o sangue, mas não a gordura, porque somente o sangue foi lembrado em Atos 15. ;)
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: E o contexto? O sangue em Levítico

Mensagem não lida por orion »

Lourisvaldo Santana escreveu:O Corpo Governante considera o sangue, mas não a gordura, porque somente o sangue foi lembrado em Atos 15. ;)
Assim como a Leeh,eu acho que também não fica claro do que se trata coisas "do sangue" em atos ,e se o texto de levítico é a explicação para Atos,então deveria se referi ao sangue de sacrifícios e ficar nisso mesmo.Agora o CG saí desse ponto para transfusões sangue que não ter teor ritualístico nenhum, também há diferença entre transfusão e comer sangue.(abordado em outros tópicos).Resumo da opera:a torre adora falácia Non sequitur.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes