Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Mentalista »

Recentemente lendo no site da CNN encontrei um artigo interessante: http://edition.cnn.com/2015/06/09/healt ... od-rhesus/
Daí fiz uma pesquisa em português para ver se tinha algum artigo sobre o assunto.

Quem quiser ler na íntegra pode acessar:

http://gizmodo.uol.com.br/como-as-doaco ... -de-vidas/
https://noticias.uol.com.br/saude/ultim ... -bebes.htm

Vou citar aqui partes da matéria do GIZMODO:
O australiano James Harrison é conhecido como “o homem do braço de ouro” porque seu sangue tem uma composição incomum — ele tem um anticorpo chamado Rho(D) Imunoglobulina, que é usado para tratar a doença de Rhesus — mais conhecida no Brasil como eritroblastose fetal –, um tipo de anemia severa na qual os anticorpos de uma mulher grávida podem destruir as células sanguíneas do bebê.

James Harrison poderia nunca ter descoberto essa peculiaridade de seu sangue se não tivesse precisado fazer uma grande cirurgia em 1949, quando ele tinha 13 anos de idade. A cirurgia, na região do peito, incluiu transfusões que somaram mais de 13 litros de sangue. Durante os três meses que Harrison levou para se recuperar no hospital, ele decidiu que passaria a doar sangue quando chegasse à idade adequada, pois estava grato pelo sangue que lhe salvou a vida e queria retribuir a bondade dos doadores anônimos. Em 1954, quando Harrison fez 18 anos, ele se tornou um doador e foi rapidamente descoberto que o sangue dele continha um anticorpo raro e valioso que poderia salvar a vida de muitas pessoas no tratamento da doença de Rhesus.
Além de virar cobaia no desenvolvimento da vacina Anti-D, Harrison doou uma quantidade exorbitante de plasma. O plasma pode ser doado a cada duas ou três semanas, ao contrário do sangue, cuja doação só é recomendada a cada seis semanas. Isso permitiu que Harrison doasse mais de mil vezes nos 57 anos em que ele vem fazendo isso. Estima-se que ele tenha ajudado a salvar entre 2 e 2,5 milhões de pessoas. Entre essas pessoas está a filha dele, Tracey, que precisou da vacina Anti-D antes do nascimento do filho.
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Lipe »

Incrível d:4 d:4 d:4
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Lucifer666
Forista
Forista
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Mar 2012 22:03
Localização: Inferno

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Lucifer666 »

Por que será que o Grande Proibidor de transfusão de sangue, o mega master criador do universo Jeová, permite a existência de pessoas com uma característica tão rara como esta, já que suas criaturas são proibidas de doar e receber sangue?
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Dunha »

Lembra muito a história da Henrieta Lacks, a mulher das células imortais.

http://hypescience.com/10-fatos-sobre-a ... tta-lacks/
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Mentalista »

Lucifer666 escreveu:Por que será que o Grande Proibidor de transfusão de sangue, o mega master criador do universo Jeová, permite a existência de pessoas com uma característica tão rara como esta, já que suas criaturas são proibidas de doar e receber sangue?
O sangue representa a vida? Pois então, que seja usado para o bem dela! Lógica simples. É óbvio que o consumo de sangue animal pode trazer vários problemas, mas estamos falando de tratamentos médicos usando sangue de pessoas.

"Ah, mas eu vou pegar uma doença... AIDS"
Uma investigação sobre os riscos associados às transfusões de sangue revela que a probabilidade de contrair AIDS de sangue contaminado está algures entre 1 em 83.000 e 1 em 676.000, dependendo da fonte científica que se aceite. O leitor poderá verificar isto por si mesmo na página "Library of Blood Links" ou na página "American Association of Blood Banks".

Se compararmos isto a outros riscos médicos, os números tornam-se mais significativos. Por exemplo, se o leitor tiver uma anestesia geral, a probabilidade de ter uma reação e morrer estão entre 1 em 15.000 e 1 em 30.000. Se aceitar penicilina, a probabilidade de uma reação fatal é cerca de 1 em 30.000. Claramente, existe um risco muito maior de morrer em resultado de anestesia geral ou tratamento por antibióticos do que morrer de AIDS contraída através de uma transfusão de sangue.

A Sociedade Torre de Vigia cita parcialmente, e portanto reconhece, um estudo indicando que para cada 13.000 transfusões de sangue existe uma morte. Isto é um risco ligeiramente superior ao associado a tomar antibiótico ou ter anestesia geral. A Sociedade também reconhece um estudo que indica que a recusa de sangue durante cirurgia aumenta a mortalidade em aproximadamente 1%.
[...]
Será que este risco deve levá-lo a rejeitar uma transfusão de sangue necessária? Considere isto: se você fosse seriamente ferido ou sofresse de uma doença potencialmente mortal, e o seu médico lhe dissesse que tinha 99% de hipótese de recuperar se ele o operasse, o que faria? Raciocinaria que os riscos da operação eram demasiado elevados? Isto é, em essência, o que a Sociedade Torre de Vigia está a argumentar no que diz respeito ao uso do sangue.

Se uma transfusão de sangue puder ser evitada, então evite-a por todos os meios. Este não é um pensamento radical para os profissionais de saúde. Se um órgão doente puder ser tratado com drogas ou cirurgia, isto normalmente é preferível a um transplante de órgão. O mesmo se pode dizer sobre as transfusões de sangue. Muitas vezes podem ser evitadas e não são verdadeiramente necessárias. Os médicos não têm interesse ou desejo de fornecer transfusões de sangue desnecessárias, pois estão bem a par dos riscos.

Tenha em mente também que quando falamos de uma Testemunha de Jeová receber uma transfusão de sangue, estamos a discutir uma situação de vida ou morte, provavelmente trauma ou grave perda de sangue. Qual é o risco de morrer nesta situação se não aceitarmos uma transfusão de sangue? Todos ouvimos as histórias em que Testemunhas sobreviveram a estas situações, mas muitas morrem desnecessariamente.
Fonte: http://corior.blogspot.com.br/2006/02/q ... es-de.html
Essas são as chances de contrair a doença. Dos que eventualmente contraírem, poucos serão os que morrerão. Hoje quem tem AIDS pode geralmente viver relativamente bem. E desde 1992/3 há testes para hepatite. É melhor, em situações de vida ou morte, quando não há alternativas em tempo viável, correr esse pequeno risco ou aumentar as chances de sua morte? Sem dúvida que muita gente não se importa de tomar anestesia geral, que causa mais mortes do que uma transfusão de sangue causa infecções.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

d:7 d:7 d:7
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Galileu »

Que belo topico !!

Com seu dogma assassino, a Torre não só aumenta sua culpa de sangue, mas também desonra a Deus ao afirmar como verdadeiro algo que Deus nao disse
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Sem falsa modéstia, o grande orgulho de minha vida é ter feito 52 doações:
1 de Hemácias.
1 de Leucócitos.
12 de Sangue Total.
38 de Plaquetas.
Estatisticamente, meu sangue de desassociado deve estar no corpo de um TJ.

Também testei voluntariamente:
Vacina da Febre Amarela.
Vacina da Dengue.
Vacina da Gripe para Idosos.
Graças a um desassociado e muitos mundanos, as TJ podem usar estas vacinas com segurança.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
lynch
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2424
Registrado em: 13 Dez 2018 22:30
Localização: Lucinda Falls

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por lynch »

Up
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Sangue que salvou mais de 2 milhões de vidas

Mensagem não lida por KOSTA »

Salvou ou ajudou a curar?
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes