Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Wesley MF »

Saudações.

Alguns amigos evangélicos me pediram que elaborasse uma matéria sobre a questão do sangue, para combater as testemunhas de jeová.

Reuni alguns dados que já tinha e coloquei novas ideias [pensamentos meus] no texto abaixo. Procurei fazer um texto de somente uma página para não tornar enfadonho e ser claramente inteligível.
Avaliem esse meu trabalho e deem sugestões, caso queiram

A questão do sangue

As Testemunhas de Jeová são conhecidas na mídia por rejeitaram transfusões de sangue, mesmo em situação de emergência. Alegam que a Bíblia proíbe transfusão de sangue , e assim recusam esse procedimento onde o resultado é a morte. Não raro tomamos conhecimento de noticias envolvendo morte nesse aspecto. Várias Testemunhas de Jeová são processadas na justiça por homicídio em todo o mundo por impedirem esse procedimento em seus parentes para salvar a vida deles. Estão as Testemunhas de Jeová corretas?

O que a Bíblia diz:

Deus proibiu definitivamente comer sangue em todas as épocas, pois sangue é vida dada por Deus e assim deve ser respeitado . Nos dias logo após o dilúvio, Deus disse que todo o animal da terra serviria como alimento, exceto seu sangue (Gênesis 9:2-4). No Novo Testamento, a palavra de Deus continua a proibir o consumo de sangue como alimento (Atos 15:28-29), enfatizando a perpetuação dessa lei. Assim, todo cristão, em sua boa consciência deve, realmente, abster-se de sangue no sentido alimentar , evitado carnes de animais estrangulados.

Como pensam as Testemunhas de Jeová.

As testemunhas também tem a boa consciência de cumprir esse mandamento bíblico; o de não comer sangue. Contudo, seu único ( e grave) erro consiste em definir a natureza do sangue transfundido como “alimento”. O sangue que corre em nossas veias “não é alimento”, pois não é consumido pelo organismo. Sangue é um tecido líquido “condutor” de alimentos, oxigênio e eliminador de impurezas do organismo. É por isso que transfusão é considerado como transplante de órgãos,e não como alimento:

"Como observa Denton Cooley, cirurgião cardiovascular: 'Uma transfusão de sangue é um transplante de órgão.'" (Despertai!, 22 de outubro de 1990, p. 9)
"Quando os médicos realizam um transplante de coração, do fígado, ou de outro órgão, o sistema imunológico do receptor pode detectar a presença do tecido estranho, e rejeitá-lo. Todavia, uma transfusão é um transplante de tecido." (Como Pode o Sangue Salvar a Sua Vida? (1990).

Fato curioso é que as testemunhas não aceitam transfusões, mas aceitam transplante de órgãos!!! Como explicar essa incoerência?

Isso porque as testemunhas vão além das escrituras (1 Corintios 4: 6) ao usarem publicações extras além da própria Bíblia como base para a sua fé. Essa é a causa de tantos erros doutrinários em relação ao seu evangelho.

Nesse caso em específico, falando do sangue, é muito fácil de deduzir pelo discernimento que proibir sangue “por transfusão” é um grave erro doutrinário .

Analisemos o exemplo de um jovem que caiu do telhado, cortou uma veia principal e chegou ao hospital com hemorragia, onde apenas uma transfusão sanguínea de emergência salvaria a sua vida.
Assim, se transfusão de sangue fosse pecado, os pais teriam que escolher entre “pecar” por deixar o médico aplicar sangue, ou “pecar” por homicídio / omissão de socorro ao filho? Pecar ou pecar? Escolher o pecado menor?

Deus não é Deus de confusão (1 Corintios 14:33) . As testemunhas são vítimas dos seus líderes, que vão além das escrituras, torcendo o evangelho e colocando em risco não somente as suas vidas físicas, como também espirituais.
Thinking...
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por baiano »

Texto bem escrito, bem montado e com bons argumentos, sucinto e objetivo.

Parabéns!
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Lipe »

Seu tópico explica de forma clara e direta o pensamento das Testemunhas. Ele tem um tom equilibrado e lógico, Ficou muito bom! d:4 parabéns!

Ao Citar as próprias publicações da Torre, temos uma força argumentativa muito grande. E foi o que você fez. A comparação entre o sangue e os órgãos também é muito apropriada!
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Lipe »

Seu tópico explica de forma clara e direta o pensamento das Testemunhas. Ele tem um tom equilibrado e lógico, Ficou muito bom! d:4 parabéns!

Ao Citar as próprias publicações da Torre, temos uma força argumentativa muito grande. E foi o que você fez. A comparação entre o sangue e os órgãos também é muito apropriada!
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Galileu »

Muito bom !

Apenas observar que nem sempre negar-se a receber uma transfusão resulta inevitavelmente em morte. A casos e casos.

Só menciono isso porque, eles costumam torcer as coisas e apontar erros em argumentos para continuarem a dizer que esta "norma" de não aceitar transfusão é Divina.

Falando sobre incoerência desse dogma assassino, o fato agora de as TJ aceitarem "frações de sangue" torna esta doutrina muito difícil de entender.

Ora eu não dou meu sangue pra ninguém, mas, aceito frações dos outros....?????? Que incoerência é essa ?

Há uma Despertai da década de 90 que aborda o comercio de sangue e condenando este tal comercio, mas ao aceitar frações eu não estou colaborando com isso ?

Lembro que nessa mesma Despertai que tinha como tema de capa o comercio do sangue, havia uma explicação sobre o Plasma que dizia:

"95% do plasma sanguíneo é agua, o restante são frações de varias substancias"

Ora, se eu agora posso aceitar frações de sangue, porque não posso aceitar plasma sanguíneo diretamente ? 95 % não é agua ? o resto não é fração?

São ensinos humanos que só atrapalham a mente de pessoas sinceras e que se deixam levar por outros, como um dia eu também fui levado !

A culpa de sangue desses lideres das Testemunhas de Jeová é de fato muito grande. Infelizmente não demostram arrependimento nem remorso pelo mal que causaram e causam a milhões de seres humanos !

Até quando vão continuar com isso ???
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por tjawake »

Galileu escreveu: Apenas observar que nem sempre negar-se a receber uma transfusão resulta inevitavelmente em morte. A casos e casos
Só iria fazer esta observação também Galileu, o resto está muito bom.

Parabéns também pelos seus comentários.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Wesley MF »

Boa ideia !

Posso mudar apenas no inicio do texto:
As Testemunhas de Jeová são conhecidas na mídia por rejeitaram transfusões de sangue, mesmo em situações emergenciais, onde nenhum outro substituto líquido serviria . Alegam que a Bíblia proíbe transfusão de sangue , e assim recusam esse procedimento, sujeitando-se ao risco de morte. Não raro tomamos conhecimento de noticias envolvendo morte nesse aspecto. Várias Testemunhas de Jeová são processadas na justiça por homicídio em todo o mundo por impedirem esse procedimento em seus parentes para salvar a vida deles. Estão as Testemunhas de Jeová corretas?


Creio que não seja preciso entrar nos detalhes de frações de sangue, soluções de Ringer, Dextrose, bla bla bla porque essas "explicações" soariam como uma tentativa de engodo mediante ginástica teológica cansativa por parte das testemunhas, caso elas se confrontem com um morador de posse desse trabalho.
Thinking...
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Galileu »

TjAwake, obrigado !

Sem duvida a argumentação do Aribagachi é muito boa !

Os riscos de uma transfusão são similares aos riscos dos transplantes ! De modo que se se aceita transplante porque não se aceitam transfusões já que , como bem argumentou o Aribagachi , transfusão na verdade é um transplante visto sangue ser um tecido ?

Na verdade nesta mesma Despertai uma brecha se abre para talvez no futuro se aceitar transfusões usando o argumento de que " Uma nova Luz" indica que transfusões são transplantes e que agora podem ser aceitas.

Claro que isso seria muito bom ! O problema é o medo dos processos que virão dos parentes dos que morreram por causa desse dogma assassino!

Quanto mais eles demoram para acabar com essa doutrina absurda, mais morrem e mais aumenta a culpa de sangue desses homens.

Me parece que na hora do "vamo ve", eles transparecer aos medicos que a recusa é da pessoa e nao uma imposição para continuar sendo aceito como TJ.

Acham que assim sairão ilesos de qualquer implicação juridica futura !

Ledo engano !!!! O cartão que fornecem, e que é inclusive incentivado a reconhecer as firmas em cartorio é prova clara da imposicão , pois é um item impresso em suas graficas .

Vamos ver o que o futuro trará

Um abraço a todos
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por Galileu »

Aribagachi escreveu:Boa ideia !

Posso mudar apenas no inicio do texto:
As Testemunhas de Jeová são conhecidas na mídia por rejeitaram transfusões de sangue, mesmo em situações emergenciais, onde nenhum outro substituto líquido serviria . Alegam que a Bíblia proíbe transfusão de sangue , e assim recusam esse procedimento, sujeitando-se ao risco de morte. Não raro tomamos conhecimento de noticias envolvendo morte nesse aspecto. Várias Testemunhas de Jeová são processadas na justiça por homicídio em todo o mundo por impedirem esse procedimento em seus parentes para salvar a vida deles. Estão as Testemunhas de Jeová corretas?


Creio que não seja preciso entrar nos detalhes de frações de sangue, soluções de Ringer, Dextrose, bla bla bla porque essas "explicações" soariam como uma tentativa de engodo mediante ginástica teológica cansativa por parte das testemunhas, caso elas se confrontem com um morador de posse desse trabalho.
Muito bom !

Parabens !
"Penso, logo existo" - Descartes
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: Um pequeno texto que redigi sobre o sangue

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

Muito bom Ari, muito boa iniciativa! d:7
Assim como o Galileu e o tjawake também não achei correta a colocação de que TODOS que não aceitam sangue morrem! Mas você mudou a introdução e ficou muito bom!
Só acho que devia haver uma pequena alteração também na parte que diz que "VÁRIAS testemunhas de jeová são processadas na justiça em todo mundo por impedirem esse procedimento em seus parentes para salvar a vida deles." Na minha opinião usar a expressão "várias" é muito taxativo. Penso que seria melhor uma expressão mais amena como "algumas" ou "um número significativo" ou "um percentual"...algo do tipo, entende? Algo menos radical, que não dê espaço para retaliações.
Mas no mais, achei ótimo! Principalmente o argumento sobre o pecado maior e menor! Muito bom! Pretendo usá-lo na primeira oportunidade. :8
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes