É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Escrevi um artigo sobre a questão do sangue, que considero importante ser lido. Convido-vos a lerem este artigo no meu site:

http://desperta.weebly.com/reflexotilde ... ejeita-las

Este artigo não pretende ser um estudo exaustivo sobre o assunto da interpretação da doutrina do sangue, conforme interpretado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Recorrendo a várias fontes, pretende abordar de forma clara e inequívoca um dos assuntos mais polémicos e que mais revolta tem criado na sociedade em relação às Testemunhas de Jeová. Em virtude da sua firme recusa em aceitar transfusões de sangue, elas têm sido consideradas fundamentalistas na sua análise dos textos bíblicos.

Será que existem bases bíblicas e científicas para tal recusa, quando a vida da pessoa está em risco?

Não percam esta leitura!








ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por ex-ancião »

Quando eu era ancião escrevi uma carta de 37 páginas para a Torre de Vigia do Brasil, com 10 pontos onde eu tentava mostrar para a Associação que a posição do Corpo Governante sobre o sangue é equivocada e não tem amparo na Bíblia. Não deu em nada. Meu afastamento da Organização se deu cerca de um ano após. Não dá para permanecer numa organização que se recusa a ter bom senso e não dá verdadeiro valor à vida.
angell
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Out 2015 14:39
Localização: Minas Gerais

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por angell »

Eles nunca vão admite que errou,ser eles admitir eles podem causa queda dá torre ,pelo fato de que muitas pessoas morreram em nome dessa crença, eles não estão dispostos carregar culpa de sangue.
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por ex-ancião »

Os membros do Corpo Governante gostam muito de falar da humildade dos personagens da Bíblia e de que isto é prova da divindade da Bíblia e até acho que eles estão certos. O problema é que eles mesmo nunca admitem que estão errados ou que erraram. Sempre eles jogam a culpa para o rebanho, dizendo coisas do tipo "alguns pensavam assim", "alguns faziam assado". Eles só não dizem que estes alguns são praticamente toda Organização e não dizem que as pessoas são conduzidas a pensar o que eles pensam e fazer o que eles dizem para fazer. Portanto, se os irmãos pensam e fazem isto ou aquilo é porque o Corpo Governante diz que tem que ser assim. E ai de quem discordar. Mas na hora da correção, aí são or irmãos os culpados. Uma vez um superintendente de circuito disse da tribuna que os irmãos é que erraram em achar que o fim viria em 1975, que o corpo governante nunca afirmou que o fim viria naquele ano. Fiz uma carta de 10 páginas e entreguei a ele, mostrando farto material retirado das publicações e que mostrava sim que o Corpo Governante vinha dizendo a anos que o fim viria em 1975. Ele foi humilde, dias depois falou da tribuna em outra congregação que tinha estado errado sobre o assunto Esta humildade o Corpo Governante não tem em admitir os seus erros.
Avatar do usuário
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista
Mensagens: 901
Registrado em: 04 Jan 2015 23:52

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por RAPUNZEL ENROLADA »

Exatamente, ex-anciao!
Estava presente num dia quando proferiram um discurso semelhante a este que você citou. Não me aguentava de indignação ao ouvir que os irmãos "se deixaram levar pela suas próprias conclusões sobre o ano de 1975, conclusões estas totalmente errôneas, assim disse o orador. Eu que tinha o costume de ler toda literatura " torreana", fiquei indignada, porque nas várias literaturas lá mostra muito bem quem disse a quem que seria no ano de 1975, inclusive com o famoso cálculo da quantidade de anos da criação do homem, inclusive repetido incansavelmente pela minha mãe quando dirigia estudo bíblico para eu e meu irmão, com chamada oral e tudo! Aí, se nós erramos, era cada bronca e estudo pessoal em dobro, mais horas dentro do quarto lendo tudo de novo para dar a resposta certa sem gaguejar!
E neste dia deste discurso, ela, minha mãe, estava do meu lado. Logo após, o orador proferir essa mentira, eu cutuquei minha mãe e disse a ela que aquilo que estava sendo dito não era verdade, citei o anuário que tinha lido a pouco tempo, da história da obra nos E.U.A, quando foi proferido o discurso do Fred Franz, no Estádio Ianque, quando falou do fim com certeza em 1975! Sabe qual foi a reação dela?! Uma bela cotovelada para parar de falar!!!kkkkkkkkkkk :cry: :ruim7:
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por ex-ancião »

Graças a Deus me libertei destas mentiras. Só lamento os anos perdidos - 25 anos (6 meses como estudante, 2 anos como publicador, 3 anos e meio como servo ministerial e 19 como ancião).
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

ex-ancião escreveu: Uma vez um superintendente de circuito disse da tribuna que os irmãos é que erraram em achar que o fim viria em 1975, que o corpo governante nunca afirmou que o fim viria naquele ano. Fiz uma carta de 10 páginas e entreguei a ele, mostrando farto material retirado das publicações e que mostrava sim que o Corpo Governante vinha dizendo a anos que o fim viria em 1975. Ele foi humilde, dias depois falou da tribuna em outra congregação que tinha estado errado sobre o assunto Esta humildade o Corpo Governante não tem em admitir os seus erros.
Súperes assim, humildes, parece ser coisa rara. A alguns que tive a coragem de fazer uns questionamentos sinceros, não exatamente sobre doutrinas, mas sobre assuntos banais de que afirmavam, esses reagiram com muita arrogância, com ares santos, de intelectuais infalíveis.

Sobre um de que me lembro agora, ele afirmou em um discurso, lá por 2008 ou 2009, que o líder palestino Yasser Arafat continuou terrorista mesmo depois de ganhar o Nobel da Paz em 1994, inclusive disse que logo depois disso várias crianças morreram em um galpão fechado, supostamente sacrificadas sob as ordens de Arafat. Isso foi dito no primeiro discurso da semana e foi para mim uma surpresa total, eu leio muito sobre a história árabe e desconhecia por completo esses detalhes. Então no final da reunião fui cumprimentá-lo e falei da minha surpresa, mas sem dar a entender que o criticava. Durante os dias seguintes, em conversas com ele, toquei no assunto por pelo menos mais umas três ou quatro vezes. Da última, ele se tocou; entendeu que eu estava era com graça, tipo zombando dele, que as informações nada tinham de verdadeiras. Assim, ele rapidamente me indicou o CD-ROM, que eu podia checar e verificar por mim mesmo a autenticidade das informações. Foi o que fiz assim que cheguei em casa. Mas nada, não havia nada. Como meu CD-ROM não era atual, talvez de uns 5 anos daí para trás, e eu não fora regular na leitura das revistas nesse intervalo de tempo, presumi que podia ser assunto recente. Adquirido o CD-ROM mais recente, foi a primeira pesquisa que fiz. Mas nada,nada.

Até hoje não sei donde diabos tirou ele aquelas informações sobre Arafat.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por ex-ancião »

Os superintendentes viajantes são donos de apresentar ideias pessoais como se fossem "a verdade" sobre os assuntos. Fora o jeito autoritário ao lidar com os anciãos. Quando eu era ancião, cansei de bater de frente com eles. Eu achava lastimável que meus co-anciãos assumissem uma atitude de subserviência durante a visita, aceitando candidamente tudo que eles diziam e faziam. Tenho orgulho de nunca ter sido assim. Sempre tratei os viajantes com carinho e respeito, mas nunca deixei de enfrentá-los quando estavam errados (e muito frequentemente estão). Em todos estes enfrentamentos eu não perdi uma para eles. Digo isto por que em todas as ocasiões eu escrevi para Betel para obter a palavra final sobre a questão e as respostas, em todos os casos, sempre me deram razão. Mas tem um preço, os caras te marcam na paleta, como se diz aqui no Rio Grande do Sul. Comecei a receber represálias dos viajantes. Eles já não te designam mais para fazer discurso em assembleias, te tiram da superintendência de departamentos....
ELLIPSIS

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

ex-ancião escreveu:Os superintendentes viajantes são donos de apresentar ideias pessoais como se fossem "a verdade" sobre os assuntos. Fora o jeito autoritário ao lidar com os anciãos. Quando eu era ancião, cansei de bater de frente com eles. Eu achava lastimável que meus co-anciãos assumissem uma atitude de subserviência durante a visita, aceitando candidamente tudo que eles diziam e faziam. Tenho orgulho de nunca ter sido assim. Sempre tratei os viajantes com carinho e respeito, mas nunca deixei de enfrentá-los quando estavam errados (e muito frequentemente estão). Em todos estes enfrentamentos eu não perdi uma para eles. Digo isto por que em todas as ocasiões eu escrevi para Betel para obter a palavra final sobre a questão e as respostas, em todos os casos, sempre me deram razão. Mas tem um preço, os caras te marcam na paleta, como se diz aqui no Rio Grande do Sul. Comecei a receber represálias dos viajantes. Eles já não te designam mais para fazer discurso em assembleias, te tiram da superintendência de departamentos....
Ex-ancião quando a Torre começa a ver pessoas dentro da organização que começam a enfrenta-los e a questiona-los, eles tratam de as silenciar.Eles nunca gostaram de ser questionados. São cobardes e ainda dizem que têm a "verdade".
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: É errado aceitar Transfusões de Sangue? (artigo)

Mensagem não lida por ex-ancião »

O primeiro rótulo que eles colocam nas pessoas que têm questionamentos muitas vezes sinceros é o rótulo de "rebeldes". Eu fiquei dois anos sem fazer nenhuma parte em assembleias e congressos (nos quais costumeiramente participava com discursos) por que numa certa ocasião falei com o superintendente de circuito sobre os critérios usados para se dar designações de oradores entre os anciãos do circuito. Trouxe a atenção dele o curioso fato de que no nosso circuito a esmagadora maioria dos discursos eram dados para anciãos de congregações "ricas" e que os filhos ou parentes de anciãos "de prestígio" dentro do circuito (aqueles anciãos figurões que todo circuito tem) rapidamente começavam a receber designações. Disse que eu não falava em causa própria, por que eu recebia designações frequentemente, mas falava por que achava aquilo estranho. havia ótimos oradores em congregações humildes e que eram conhecidos pelo bom exemplo de vida cristã. Claro que o superintendente negou qualquer favorecimento. Mas imediatamente e por 2 anos não tive mais designação nenhuma. Depois que voltei a receber designações, um ancião da comissão permanente do circuito me confessou que, de fato, eles me deixaram na banheira por dois anos por causa daquela conversa com o servo de circuito (como se dizia antigamente, eheh). Foi represália então. Numa certa ocasião eu falei com outro superintendente que a Torre e os anciãos em geral não sabem conviver com questionamentos, preferem calar as pessoas. Triste.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 207 visitantes