Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Aiakos
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 12
Registrado em: 03 Abr 2014 20:14

Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por Aiakos »

Cientistas tem tido avanços na criação de sangue artificial, e em breve talvez teremos sangue artificial nos hospitais,como vemos na matéria abaixo.

Imagem
Estamos mais perto de usar sangue artificial em transfusões reais do que nunca. O projeto HaemO2, da Universidade de Essex, na Inglaterra, pode ser o primeiro sucesso nesse campo, graças a criação de uma molécula transportadora de oxigênio segura que pode ser armazenada à temperatura ambiente durante longos períodos de tempo.

Os cientistas têm tentado criar sangue artificial há anos, por motivos óbvios: falta sangue para transfusões nos hospitais de todos os cantos do mundo, apesar de milhares de doações serem feitas. Além disso, mesmo que doações suficientes fossem feitas, em alguns lugares a falta de estrutura para cuidar desse sangue e armazená-lo seria um impedimento para salvar vidas.

Mas “inventar” sangue não é uma coisa fácil.

O sangue humano é repleto de células do sistema imunológico e de uma infinidade de proteínas. Os pesquisadores estão particularmente interessados na célula vermelha do sangue, no que diz respeito à transfusão.

Essas células não nucleadas em forma de anel são o principal constituinte sólido do sangue, dando-lhe a famosa cor vermelha. Essa cor vem da molécula que está no coração da célula, que serve para transportar oxigênio – a hemoglobina. Esta proteína pega átomos de oxigênio nos pulmões e os libera em outras partes do corpo para manter as células abastecidas.

É isso que o projeto HaemO2 conseguiu replicar com sucesso.

A questão que havia frustrado tentativas anteriores de desenvolver sangue artificial é que as moléculas de hemoglobina podem ter efeitos colaterais tóxicos quando não estão contidas dentro das paredes de uma célula vermelha do sangue.

Quando expostas à corrente sanguínea, essas proteínas se decompõem em compostos de ferro reativos e radicais livres. Isso não é o tipo de coisa que você quer em seu sangue.

HaemO2 se baseia numa molécula de hemoglobina modificada, criada através da inserção de genes em bactérias E. coli cultivadas em laboratório. As bactérias produzem a proteína desejada durante sua atividade metabólica normal, e mais tarde os cientistas colhem as células vermelhas transformadas, que são purificadas e concentradas para serem usadas no produto final.

A Universidade de Essex já patenteou seu design de hemoglobina nos EUA e na Austrália, e aguarda aprovação na União Europeia.
Vantagens do sangue artificial

As vantagens do sangue artificial são enormes.

Para começar, tem o fato que citamos no começo desse artigo: as doações de sangue atuais não são suficientes para atender a demanda.
Além disso, usando sangue criado em laboratório, as equipes de emergência não precisariam se preocupar com a tipagem sanguínea em meio a um cenário de desastre, porque não haveria marcadores de tipo sanguíneo no sangue artificial. Hoje em dia, receber sangue do tipo errado pode matar uma pessoa.

Também, o sangue do projeto HaemO2 pode durar até dois anos em temperatura ambiente, o que o torna perfeito para emergências e distribuição em áreas remotas.

A transfusão de sangue ainda seria mais segura para indivíduos imunocomprometidos.

Mesmo que o seu sistema imunológico funcione bem, sangue humano nunca vem sem riscos. Há sempre a possibilidade de, por exemplo, patógenos ainda não descobertos aparecerem no fornecimento de sangue natural, que foi o que aconteceu no início da epidemia de HIV.

O HaemO2 parece as mil maravilhas reunidas, mas a má notícia é que não teremos sangue artificial correndo em nossas veias amanhã. Ainda há muito trabalho a ser feito antes disso acontecer.
E aí, meus amigos vocês acham que será liberado o uso de sangue artificial pelas TJs?
Eu espero que sim.Tomara que o CG tenha o bom senso de liberar o seu uso, assim muitas vidas seriam salvas.
Avatar do usuário
O Águia Vermelha
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 196
Registrado em: 02 Mai 2014 20:27

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por O Águia Vermelha »

O CG sempre nos surpreende com suas "pérolas", mas acho que não.
"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." - Chico Xavier
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por TJCalado »

Penso em dois detalhes importantíssimos:
- O preço devera ser astronômico, pelo meno no início do seu uso;
- Uma vergonha para a Torre de Vigia não estar investindo recursos nesse projeto.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por gerom »

Meu caro, Aiakos. Se você já foi TJ sabe muito bem que por ser ARTIFICIAL o C.G. liberará sem qualquer questionamento. O problema, pra eles, está na transfusão de SANGUE HUMANO!

Não entendi sua postagem quando diz: "espero que o C.G. tenha bom senso de liberar..."
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por Pensador »

Esse é um assunto espetacular para uma boa análise.

Como já foi comentado por aqui muitos acreditam que o C.G. em alguns aspectos
tem cedido fase as mudanças tecnológicas existentes, prova disso é o próprio uso
do site JW, reuniões via telão, drama no Congresso em Telão.

Diante do exposto acima será mais uma vez questionado o C.G. sobre qual posição
a ser tomada, lembrando que alguns componentes do sangue e alguns procedimentos
foram liberados desde que a consciência dos envolvidos aprovem, de fato existe uma grande
possibilidade de uma readequação, sim eles irão chamar de novo entendimento, mas se me permitem
opinar, qual descoberta que venha beneficiar os irmãos que acatam a orientação sempre será bem
vinda.

Pensador.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Acredito q sim. A menos q dê na louca neles não querer liberar.
Avatar do usuário
Sgt. Tangerina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Out 2013 13:54

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por Sgt. Tangerina »

Se fração de sangue, que é de fato sangue e nada mais que sangue pode, faz sentido que eles liberem. Sangue artificial não é de fato sangue. Se não liberar, aí é o fim da picada.
"I'm just a soul, whose intentions are good. Oh lord, please don't let me be misunderstood."
Avatar do usuário
PioneiraRevoltz
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 42
Registrado em: 12 Mai 2014 22:42

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por PioneiraRevoltz »

Eu tb acredito que isso seja liberado para os TJ's.
Mas infelizmente, do mesmo modo que muitos TJ'S não aceitam as frações de sangue devido a consciência, muitos tb não vão aceitar o sangue artificial.
O pior de tudo é que por mais que seja dito consciência, a grande maioria prefere não acompanhar a evolução da ciência, e ainda criticar os que optam por métodos diferentes, como por ex,as frações de sangue,a maquina que bombeia sangue...
Só me entristece ver tanta gente morrer por ignorância.... :sa8:
"Posso não saber muita coisa sobre você, mas tenho certeza que você já se escondeu de Testemunhas de Jeová."
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Sangue Artificial-será liberado pelas TJs ou não?

Mensagem não lida por TJCalado »

Como as mentes dos do corpo governante são imprevisíveis e a regra dos 2/3 torna tudo ainda mais complicado, talvez eles recorram ao simbolismo, ao que o sangue representa. A única certeza que tenho é que irão aceitar as frações do sangue artificial. Pelo menos até terem um "novo entendimento" sobre frações.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 186 visitantes