Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por TJCalado »

É de conhecimento geral que as Testemunhas de Jeová se negam a aceitar transfusão de sangue. Isso não é totalmente verdade, porque há a flexibilidade dos componentes secundários. Mas ainda há mais mentiras envolvidas nessa história. A propaganda interna e externa da Torre de Vigia sobre o assunto, tira o foco de sua grande realidade: as TJs deveriam se negar a aceitar o sangue porque [segundo a doutrina da Watchtower] isso é um gravíssimo pecado contra Jeová.
O marketin que a Torre faz desse assunto através de revistas, brochuras, vídeos e palestras com médicos, e frases simuladas, atenuam isso e resumem a explicação a "não aceitamos transfusão de sangue porque há métodos alternativos".
Isso cria uma ilusão nas mentes dos pobres TJs, deixando-os pensar até mesmo que nunca haverá risco de morte em caso de necessidade de transfusão, porque sempre haverá métodos alternativos.
Eu mesmo já constatei, perguntando a alguns irmãos sobre o assunto, e todos respondem com um sorriso, dizendo que a organização de Jeová tem meios para providenciar o que for necessário. Gostam de mencionar também que a COLIH sempre providencia médicos que fazem qualquer cirurgia sem o uso de sangue. Desconsideram o fato de que há casos em que a transfusão de sangue é inevitável.
A falsa ideia chega a um nível maior de ingenuidade. Esquecem também que há risco de morte pelo simples fato de se fazer a cirurgia, com ou sem sangue.
Assim, pouco de ouve falar de TJs que morreram por não receber transfusão. Ouve-se mais falar daquele que morreu após receber a transfusão, desconsiderando o fato de que houve uma espera pelo procedimento por causa dos recursos que o TJ utilizou para evitá-la antes de decidir pela vida.
A Torre de Vigia nunca diz direta e enfaticamente que o TJ é obrigado a morrer caso não haja um método alternativo ou que não possa pagar pelo tratamento.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Do jeito q o C.G é desesperado pra provar q estão certos nessa questão das transfusões, e do jeito q eles são, não me admiraria se eles recorressem a citações de estudos médicos fora de contexto, e outros métodos de enganação. Se é q já não fazem isso, né? Aliás, eu já achei aqui no CD-ROM uma notícia sobre transfusões numa Despertai! de 85 q pra mim parece "não bater":
Transfusões Matam 1.000 por Ano
Uma forma de hepatite conhecida como hepatite não-A não-B, afirma o jornal The New York Times, aflige “120.000 americanos, todo ano, cerca de 90.000 dos quais contraem a moléstia através de transfusões de sangue”. “Mais de 1.000 das vítimas morrem todo ano, acrescenta o informe. Recentemente, cientistas dos EUA tiveram êxito em identificar um vírus que causa esta forma da doença. Os cientistas poderão agora estudar este vírus mais de perto. Esperam desenvolver um método de detectar sangue contaminado e, possivelmente, de desenvolver até mesmo uma vacina contra a hepatite. Mas, por enquanto, a doença não tem tratamento. O dr. Robert J. Gerety, da Administração de Alimentos e Remédios dos EUA disse ao Times que “cerca de 10 por cento de todos os indivíduos que receberam cinco ou mais unidades de sangue transfundido, tornam-se infetados com o vírus não-A não-B.”
Não sei, não. Eles foram bem taxativos em falar q as transfusões matam (ou matavam, em 1985) mais de 1000 por ano. Mas o q dizem as fontes deles é q 120.000 americanos tinham aquele tipo de hepatite, e desses 120.000, 90.000 tinham contraído o vírus numa transfusão de sangue. Daí, acresenta q mais de 1.000 vítimas dessa hepatite morrem todo ano. Quer dizer, esse "mais de 1.000" inclui tanto pessoas q contraíram o vírus duma transfusão, como também as q não contraíram por transfusão, não é mesmo? Ou estou enganado? Se eu estiver, por favor, me corrijam.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por TJCalado »

Esses artigos, além de serem mentirosos, causam uma falsa sensação de segurança nas TJs, que pensam que só quem pega essas doenças são os que se submetem a transfusão. Um ancião em uma congregação que eu fiz parte, por exemplo, declarou que as TJs fieis estão protegidas da AIDS, porque não se envolvem em homossexualismo, não fornicam nem fazem transfusão. Mas ele esqueceu de mencionar o cônjuge fiel de um TJ infiel, o TJ fiel que casa com alguém que não nasceu TJ, o TJ fiel que faz as unhas na manicure, o TJ fiel que vai ao barbeiro...
Não há nenhuma campanha TJ que instrua bem esses grupos. As explicações da Torre de Vigia deixam a entender que para se proteger dessas doenças, basta ser um cristão fiel.
Além disso, camufla a covardia (natural) dos TJs que correm risco de morte por "decidirem" não aceitar sangue, enquanto isso é apenas uma possibilidade remota. Conheci vários que na hora "H", mudaram de ideia, simplesmente porque não tinham consciência do risco de sua "decisão pessoal".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
MARCOLA
Forista
Forista
Mensagens: 430
Registrado em: 31 Dez 2013 16:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por MARCOLA »

Essa questão do sangue foi um dos grandes motivos fizeram um ter uma treta feia com minha exxx sogra e fez ela sentir ódio por mim m:2 .

Um dia a minha exx apresentou aquele cartão que é uma espécie de procuração, que serve para impedir uma transfusão de sangue em caso de acidente. Aí eu disse a ela que se ela estivesse passando risco de morte , eu rasgaria aquele papel e autorizaria a transfusão.
Vixee, quando eu disse isso a véia só faltou dar um mortal pra trás no sofá. As duas tiveram deram um pulo, arregaçaram o olho e vieram pra treta :D3 .

Primeiro, fui tretar no campo de batalha delas, usando passagens da bíblia. Pedi que me mostrassem onde estava escrito que era proibido fazer transfusão. Elas mostraram aqueles rasos e esparsos versículos que se referem a não consumir sangue. Ora, eu que sou mais bobo, logo percebi que a bíblia referia sobre comer sangue. E elas insistiram que envolvia tudo, comer, transfusão, tudo...

Aí eu disse a elas que qual a lógica deus te destruir, se você está lutando para viver, que é uma dádiva de deus, que o sangue na transfusão , é o mesmo sangue que seu, e em dias o corpo consumira o não restaria mais nada do sangue usado na transfusão. Qual a lógica para deus te matar por ter feito isso ??

Não souberam, responder... só disseram que era assim que tinha que ser e pronto. :2 . Depois desse dia, a véia nunca mais olhou na minha cara. :6
“Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problemas é descobri-las.”
―Galileu Galilei
Imagem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por TJCalado »

Já eu fiz o contrário! Minha mãe me deu o documento dela para eu assinar, e eu disse que não assinaria porque ela declara no documento que aceita os componentes secundários. Falei que discordo, e que minha consciência não permite que eu autorize a transfusão desses componentes. Ela refutou e disse que era uma decisão dela e que eu tinha de respeitar. Eu falei "se eu declarasse que aceito a transfusão do sangue total, mas estiver inconsciente, a senhora autoriza por mim?" Ela disse que não. Então eu falei que minha consciência não permite a transfusão dos componentes e que se eu ficasse responsável, infelizmente teria de deixá-la morrer.
Ela ficou assustada e eu perguntei se havia algo errado na minha decisão. Ela foi obrigada a dizer que eu não estava errado.
Completei dizendo que os irmãos precisam entender que não nos abstemos do sangue porque há alternativas, mas sim porque é proibido e que eu estou disposto a morrer e a deixá-la morrer, porque acredito na ressurreição.
Ela, que é uma TJ super dedicada, me olhou como se eu fosse um paranoico.
:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por tjawake »

TJCalado escreveu:Já eu fiz o contrário! Minha mãe me deu o documento dela para eu assinar, e eu disse que não assinaria porque ela declara no documento que aceita os componentes secundários. Falei que discordo, e que minha consciência não permite que eu autorize a transfusão desses componentes. Ela refutou e disse que era uma decisão dela e que eu tinha de respeitar. Eu falei "se eu declarasse que aceito a transfusão do sangue total, mas estiver inconsciente, a senhora autoriza por mim?" Ela disse que não. Então eu falei que minha consciência não permite a transfusão dos componentes e que se eu ficasse responsável, infelizmente teria de deixá-la morrer.
Ela ficou assustada e eu perguntei se havia algo errado na minha decisão. Ela foi obrigada a dizer que eu não estava errado.
Completei dizendo que os irmãos precisam entender que não nos abstemos do sangue porque há alternativas, mas sim porque é proibido e que eu estou disposto a morrer e a deixá-la morrer, porque acredito na ressurreição.
Ela, que é uma TJ super dedicada, me olhou como se eu fosse um paranoico.
:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
Essa foi muito boa!!! rs rs rs
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Artista
Forista
Forista
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Abr 2015 20:30

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por Artista »

Nunca entendi a lógica disso: Comer não é o mesmo que transfundir.O que comemos vai para o estômago é digerido e o que for nutriente é distribuído aos orgãos de várias maneiras até pela corrente sanguínea e por fim intestino e sanitário.Já uma transfusão tem um único caminho sangue ocupa lugar de sangue ou seja corre por vasos e veias e ponto!É tão simples!
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por Mentalista »

Artista escreveu:Nunca entendi a lógica disso: Comer não é o mesmo que transfundir.O que comemos vai para o estômago é digerido e o que for nutriente é distribuído aos orgãos de várias maneiras até pela corrente sanguínea e por fim intestino e sanitário.Já uma transfusão tem um único caminho sangue ocupa lugar de sangue ou seja corre por vasos e veias e ponto!É tão simples!
Ao pé da letra, comer não é o mesmo que injetar, mas os efeitos da injeção são ainda mais rápidos. E ambos podem afetar todo o seu corpo. O problema da lógica TJ é que, se a Bíblia fosse realmente divinamente inspirada, seu autor estaria proibindo que o sangue de um animal morto fosse utilizado. Essa seria a proibição. Caso contrário, não existiriam pernilongos, carrapatos, sanguessugas etc. O motivo seria a valorização/santidade da vida que teria sido perdida. Mas não há lógica alguma em proibir transfusão de sangue entre pessoas ou animais vivos.

Reflexão: Os soros antiofídicos são feitos a partir do sangue do cavalo, então por que as TJs não morrem ao serem picadas?
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por Brother Franz »

A alguns anos a mão de uma pioneira precisou da COLIH para tratar câncer, só então essa zelosa irmão descobriu que a COLIH só indica os médicos (geralmente particulares) que se comprometem (verbalmente) a não fazer transfusão, a coitada achava que a Torre arcava com os custos das alternativas, que em muitos casos são caríssimas e raras no SUS. Ai ela se revoltou, e falou com algumas irmãs que na verdade a COLIH não tinha grande utilidade prática, e que a procuração legalmente não impede os médicos de agirem conforme a consciência deles. Bem, por falar demais a verdade, ela foi repreendida, além de ser encarada por vários irmãos (com a mãe entre a vida e a morte) como prospectiva apóstata.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
usako
Forista
Forista
Mensagens: 126
Registrado em: 11 Jun 2015 18:15
Localização: Tokio de Cristal

Re: Porque mesmo as TJs não aceitam "transfusão de sangue"?

Mensagem não lida por usako »

Em Manaus, teve um caso.
Um estudante chamado Rafael, estava voltando da reunião, e estava tendo raxa de moto.
Uma das motos, devia ser mais de 600cc, caiu em cima dele e jogou ele em um poste. Resultado, ele quebrou vários ossos, as duas pernas, e perdeu muito sangue.
Foi em um congresso, acho que de 2004. Muitos irmãos foram atrás, para não aplicar sangue nele, que bla bla bla bla bla bla bla bla bla. Os médicos aplicaram sangue, e sabem o que aconteceu com o irmãozinho? Foi rejeitado pela congregação toda. Foi como se ele estivesse com lepra, ou fosse um serial killer. Todos se afastaram dele, mesmo ele sem ter culpa.
Antes de eu me afastar, cheguei a vê-lo voltar a andar depois de muita fisio. Mas atualmente não sei como está a situação. Só tenho notícias da minha antiga congregação.
Imagem
Falei pra ele sentar na cadeira, ele se jogou no chão..
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes