Desassociação por aceitar transfusão

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Poltergeist »

Caros,

Em conversa recente com um TJ, o mesmo me afirmou que não estão desassociando quem aceita transfusões e até mesmo citou alguns casos do conhecimento dele.

Há alguma nova orientação OFICIAL neste sentido ou a posição continua a mesma? O que diz o KS?
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Daros Brant
Troll desativado
Mensagens: 94
Registrado em: 16 Abr 2014 14:33

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Daros Brant »

:?
“Não me mostrem o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente, sou diferente.” - Clarice Lispector
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4503
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Abenildo »

Acho difícil, seria bom, muito bom até...
Assim, além da Bélgica o Brasil.
Esperando confirmação.
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
Publicadora2008
Forista
Forista
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Abr 2014 10:23

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Publicadora2008 »

Só chorar na hora da comissão e dizer que está arrependido. :lol:
Ame seu próximo como a ti mesmo.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Sério isso? Já já eles vão revogar essa questão do sangue, anotem aí - igual revogaram as vacinas e os transplantes. E, mais uma vez, nem uma palavra será dita pelas milhares de Testemunhas de Jeová que morreram ao longo destas décadas de proibição por causa da recusa em aceitar sangue no tratamento médico ou na emergência. Incrível como a Torre ainda não foi inundada de processos criminais.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Rory
Forista
Forista
Mensagens: 380
Registrado em: 10 Jan 2013 12:32

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Rory »

Robert Orwell escreveu:Sério isso? Já já eles vão revogar essa questão do sangue, anotem aí - igual revogaram as vacinas e os transplantes. E, mais uma vez, nem uma palavra será dita pelas milhares de Testemunhas de Jeová que morreram ao longo destas décadas de proibição por causa da recusa em aceitar sangue no tratamento médico ou na emergência. Incrível como a Torre ainda não foi inundada de processos criminais.
Robert,

Calma, a Torre não vai revogar a questão do sangue porque esta é uma doutrina que já virou, digamos, folclórica, todo mundo fora da Torre conhece, é um "sinal que distingue os verdadeiros cristãos". Além disso, muito já foi investido nessa doutrina: vídeos, COLIHs e todos os livros e brochuras de estudo. Revogar o sangue seria o mesmo que revogar 1914 e 144.000.

Quanto às transfusões não levarem mais à desassociação, isso sim pode ser uma jogada para evitar processos. Reza o mandamento tejotano que a desassociação serve para manter a congregação santa e limpa (principalmente sua reputação e a de seus membros), por isso são expulsos fornicadores, idólatras, ladrões, etc. Agora, de que forma uma pessoa receber sangue vai manchar a reputação da congregação, já que isso é visto com bons olhos por todo o restante da sociedade? Um desassociado por causa de sangue seria um candidato forte a chutar o pau da barraca e fazer muita propaganda contra a organização com processos e divulgações na imprensa. Logo, o melhor seria não desassociar ninguém por causa de sangue, só abafar, pedir pra pessoa não contar pra ninguém.
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Rory escreveu:
Robert Orwell escreveu:Sério isso? Já já eles vão revogar essa questão do sangue, anotem aí - igual revogaram as vacinas e os transplantes. E, mais uma vez, nem uma palavra será dita pelas milhares de Testemunhas de Jeová que morreram ao longo destas décadas de proibição por causa da recusa em aceitar sangue no tratamento médico ou na emergência. Incrível como a Torre ainda não foi inundada de processos criminais.
Robert,

Calma, a Torre não vai revogar a questão do sangue porque esta é uma doutrina que já virou, digamos, folclórica, todo mundo fora da Torre conhece, é um "sinal que distingue os verdadeiros cristãos". Além disso, muito já foi investido nessa doutrina: vídeos, COLIHs e todos os livros e brochuras de estudo. Revogar o sangue seria o mesmo que revogar 1914 e 144.000.

Quanto às transfusões não levarem mais à desassociação, isso sim pode ser uma jogada para evitar processos. Reza o mandamento tejotano que a desassociação serve para manter a congregação santa e limpa (principalmente sua reputação e a de seus membros), por isso são expulsos fornicadores, idólatras, ladrões, etc. Agora, de que forma uma pessoa receber sangue vai manchar a reputação da congregação, já que isso é visto com bons olhos por todo o restante da sociedade? Um desassociado por causa de sangue seria um candidato forte a chutar o pau da barraca e fazer muita propaganda contra a organização com processos e divulgações na imprensa. Logo, o melhor seria não desassociar ninguém por causa de sangue, só abafar, pedir pra pessoa não contar pra ninguém.
Realmente, faz bastante sentido tudo o que você disse; eu sou inclinado a concordar com você. Mas essa questão da recusa do sangue é algo que mancha - e muito! - a reputação já suja das Testemunhas de Jeová, aos olhos das mais diversas comunidades. A Torre se vê diante de uma faca de dois gumes: se revogar, pode atrair mais prosélitos ou melhorar a imagem perante a comunidade; ao mesmo tempo, vai sofrer tantos processos criminais que nem sua fortuna bilionária pagaria todos. Se não revogar, se livra dos processos, mas continuará mal-vista perante a sociedade e criticada por eruditos em religião, que sabem, muito bem, que Atos 15:29 não proíbe, em nenhum ângulo de leitura, a transfusão sanguínea para fins médicos.

E quanto a esse ''abafar, pedir para a pessoa não contar para ninguém'', qual a chance de isso dar certo num meio cheio de linguarudos como é o ambiente de um Salão do Reino? Bombas assim explodem fazendo muito barulho...
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Debora »

Acho que este é o tipo da decisão local que pode ser abafada.
Conheci uma tj (bastante rica), que aceitou transfusão de sangue. Os anciãos foram avisados mas não fizeram nada. Eu, como era muito espevitada e curiosa, perguntei a um dos ancião se não iam desassociá-la. A resposta que obtive é de que não cabia esta punição. Segundo o ancião, o acerto de contas dela seria com jeová.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Debora escreveu:Acho que este é o tipo da decisão local que pode ser abafada.
Conheci uma tj (bastante rica), que aceitou transfusão de sangue. Os anciãos foram avisados mas não fizeram nada. Eu, como era muito espevitada e curiosa, perguntei a um dos ancião se não iam desassociá-la. A resposta que obtive é de que não cabia esta punição. Segundo o ancião, o acerto de contas dela seria com jeová.
Se ela fosse pobre, feia e morasse longe, a atitude deles seria outra beeeeeeeeeeeeem diferente.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
AnonimousBR
Forista
Forista
Mensagens: 155
Registrado em: 06 Out 2013 18:02

Re: Desassociação por aceitar transfusão

Mensagem não lida por AnonimousBR »

HIPOCRISIA WINS
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes