Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Novo usuário
Forista
Forista
Mensagens: 87
Registrado em: 20 Mai 2013 09:23

Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Novo usuário »

Olá, boa tarde.
Por meio de um e-mail ontem (em véspera de natal) fiquei sabendo que uma jovem Tj tinha cancer. A própria nos contou a noticia, e é claro, estava muito triste. Eu tentei confortar ela da situação mas não tinha como... ela ainda nem aos 18 chegou e foi descoberto um cancer (ela não especificou qual).
Em casos assim algumas denominações evangélicas e até adventista oram pela cura dessas pessoas, ao caso também de chegarem ao ponto de colocar a igreja de joelhos.
Eu queria saber: Como a religião (TJ) lida com situações assim? que os pais fazem nessas horas?
Fiquei muito triste por ela. :(
A internet é a inimiga da ''perfeição''
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Lamento pela notícia.

Os TJs não creem em curas milagrosas. Portanto não há nenhum tipo de oração pela cura da pessoa, seja nos salões ou como grupo. No geral, as orações são direcionadas para que Jeová dê a pessoa doente e a sua família, força e sabedoria para lidarem com o problema.

Há a orientação de que a pessoa procure os melhores tratamentos a que tiver acesso, sem é claro, desobedecer a ordem de jeová (?) de se absterem de tomar sangue.

Caso a coisa desande e aponte para uma possível morte, a pessoa é confortada com a promessa do paraíso, etc.

Não é fácil.
Na verdade, acho que frente a morte, tirando o espiritismo, todas as demais religiões falham em dar realmente um conforto seguro pra pessoa e seus familiares. Não, não sou espírita, mas sou simpático a algumas de suas filosofias (não todas)
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

Recentemente um parente de Tjota teve o infortúnio de ter sua esposa com cancer, a doença foi muito agressiva, e como a situação financeira dele não era muito boa, a congregação dele fez "arranjo" para ir na casa dele ajudar a cuidar da esposa adoentada (não precisa nem falar a fofocanhada que isso gerava). Por um lado foi bom e até bonito, no entanto, logo após o falecimento da esposa, foi se entendo o real motivo daquela "amorosa" ajuda. Estavam de olho era no viúvo. tanto é que já no velório, as irmãzinhas que haviam ajudado a cuidar da esposa dele, faziam fila e algumas chegaram ao ponto de colocar bilhetes de amor no bolso dele. Ocorreu então um fato inesperado, ele começou a gostar de uma irmãzinha de uma outra congregação e estão namorando e já chegaram até a marcar o casamento e moral da história: aquelas irmazinhas que ajudaram a cuidar da esposa dele e que estavam super interessadas nele, nem o cumprimentam mais, chegando ao ponto de virar a cara no salão. Um verdadeiro absurdo. Em resumo: só ajudaram a cuidar da moribunda de olho no marido dela!!!! Nojo! :iergh7:

na prática ocorre examente como o Eduardo TJ disse:
Os TJs não creem em curas milagrosas. Portanto não há nenhum tipo de oração pela cura da pessoa, seja nos salões ou como grupo. No geral, as orações são direcionadas para que Jeová dê a pessoa doente e a sua família, força e sabedoria para lidarem com o problema.

Há a orientação de que a pessoa procure os melhores tratamentos a que tiver acesso, sem é claro, desobedecer a ordem de jeová (?) de se absterem de tomar sangue.

Caso a coisa desande e aponte para uma possível morte, a pessoa é confortada com a promessa do paraíso, etc.
Abraço!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Eduardo.TJ escreveu:Lamento pela notícia.

Os TJs não creem em curas milagrosas. Portanto não há nenhum tipo de oração pela cura da pessoa, seja nos salões ou como grupo. No geral, as orações são direcionadas para que Jeová dê a pessoa doente e a sua família, força e sabedoria para lidarem com o problema.

Há a orientação de que a pessoa procure os melhores tratamentos a que tiver acesso, sem é claro, desobedecer a ordem de jeová (?) de se absterem de tomar sangue.

Caso a coisa desande e aponte para uma possível morte, a pessoa é confortada com a promessa do paraíso, etc.

Não é fácil.
Na verdade, acho que frente a morte, tirando o espiritismo, todas as demais religiões falham em dar realmente um conforto seguro pra pessoa e seus familiares. Não, não sou espírita, mas sou simpático a algumas de suas filosofias (não todas)
E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Sfoc verdade escreveu:
Eduardo.TJ escreveu:Lamento pela notícia.

Os TJs não creem em curas milagrosas. Portanto não há nenhum tipo de oração pela cura da pessoa, seja nos salões ou como grupo. No geral, as orações são direcionadas para que Jeová dê a pessoa doente e a sua família, força e sabedoria para lidarem com o problema.

Há a orientação de que a pessoa procure os melhores tratamentos a que tiver acesso, sem é claro, desobedecer a ordem de jeová (?) de se absterem de tomar sangue.

Caso a coisa desande e aponte para uma possível morte, a pessoa é confortada com a promessa do paraíso, etc.

Não é fácil.
Na verdade, acho que frente a morte, tirando o espiritismo, todas as demais religiões falham em dar realmente um conforto seguro pra pessoa e seus familiares. Não, não sou espírita, mas sou simpático a algumas de suas filosofias (não todas)
E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!

Não sou expert e nem conheço a fundo a doutrina espírita.
Mas assisti um filme chamado Nosso Lar, que trata do espírito do André Luiz.
O filme mostra que a vida não acaba na morte física do corpo. O espiritismo prega que a vida humana é como se fosse um período de evolução do espírito. Ele encarna na Terra pra que, por meio das dificuldades e anseios da vida, possa evoluir como pessoa espiritual. Se falhar na missão, ele reencarna. (Estou falando nas minhas palavras. Pessoas que entendem melhor desse assunto podem explicar melhor que eu, mas estou me esforçando). Se você quer saber mais, procura o filme Nosso Lar. Assista ele, que é um bom resumo, além de ser um filme muito bonito e tranquilo.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eduardo.TJ escreveu:... No geral, as orações são direcionadas para que Jeová dê a pessoa doente e a sua família, força e sabedoria para lidarem com o problema.
Orações frias e mecânicas, diga-se de passagem (não sei o que isso significa). Nas orações geralmente pede-se que o moribundo continue "firme da fé", ou seja, não deixe de ser testemunha de Jeová. Apesar de a pessoa estar lá na cama doente, a oração, mesmo que sutilmente, é direcionada a organização.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

TJCalado escreveu:
Eduardo.TJ escreveu:... No geral, as orações são direcionadas para que Jeová dê a pessoa doente e a sua família, força e sabedoria para lidarem com o problema.
Orações frias e mecânicas, diga-se de passagem (não sei o que isso significa). Nas orações geralmente pede-se que o moribundo continue "firme da fé", ou seja, não deixe de ser testemunha de Jeová. Apesar de a pessoa estar lá na cama doente, a oração, mesmo que sutilmente, é direcionada a organização.
ALIÁS, por falar em "orar em favor de outros", voce tjcalado deve ter acompanhado o estudo da Sentinela desta semana que tratou disso. Eu não sou mais dirigente oficial do estudo, mas hoje tive que dirigir.

Bem, veja o que diz sub-tópico (apenas para fazer uma certa "contraproducência" ao seu comentário :lol:

ORE A FAVOR DE OUTROS
Pagina 6, W 15/11/2013.

15. Que perguntas devemos nos fazer sobre orar a favor de outros?
15 Jesus fez súplica a favor de Pedro para que a fé desse apóstolo não fraquejasse. (Luc. 22:32) Epafras, um cristão fiel do primeiro século, imitava a Jesus nesse respeito e se empenhava em orar a favor de seus irmãos em Colossos. “Ele sempre ora com fervor por vocês”, escreveu Paulo àqueles cristãos. “Ele pede a Deus que os faça sempre firmes, espiritualmente maduros e prontos para cumprir tudo o que Deus quer.” (Col. 4:12, Bíblia na Linguagem de Hoje) Faríamos bem em nos perguntar: ‘Oro com fervor por meus irmãos em todo o mundo? Com que frequência minhas orações incluem irmãos que estão sofrendo por causa de desastres naturais? Qual foi a última vez que orei a favor dos que têm pesadas responsabilidades na organização de Jeová? Orei recentemente por pessoas de minha congregação que estão passando por dificuldades?’
Avatar do usuário
ex TJ com orgulho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 236
Registrado em: 29 Set 2013 10:44

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por ex TJ com orgulho »

Sfoc verdade escreveu: E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!
Como sou espirita simpatizante, vou tomar a liberdade de tentar responder seu questionomento
A crença espirita acredita que estamos encarnados para crescer e evoluir, passando por todo tipo de situação ao longo de nossa vida, porem uma vida terrena não é o suficiente para atingirmos a total evolução e sermos como Jesus (sim, pra Deus todos nós somos filhos iguais a Jesus, ele nao tem o filho preferido como as religioes cristãs pregam) ou seja teremos que voltar mais vezes, ou seja reencarnar para darmos proseguimento até atingirmos a evolução maxima e sermos como Jesus ou seja espiritos de luz, e isso pode levar seculos e mais seculos, mas pro plano espiritual o tempo não existe, entao leva-se até milhares de anos para atingirmos essa evolução.
Quando alguem morre, ele segue vivo em plano espiritual, e inclusive pode fazer contato com os familiares ainda encarnados no plano terrestre, esse contato pode ser feito por exemplo atraves da psicografia como as que Chico Xavier fazia, porem esse contato só pode ser feito depois de um bom tempo apos a morte e apenas mediante autorização de mentores espirituais.
A nivel terreno a morte é muito dolorosa para qualquer pessoa, até mesmo para o espirita que tem uma outra visao da morte, porque querendo ou nao sofremos pela ausencia da pessoa amada.
Editado pela última vez por Eduardo.TJ em 06 Jan 2014 19:54, em um total de 1 vez.
Razão: Ajustes nas TAGS Quote
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

ex TJ com orgulho escreveu:
sfoc verdade escreveu: E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!
Como sou espirita simpatizante, vou tomar a liberdade de tentar responder seu questionomento
A crença espirita acredita que estamos encarnados para crescer e evoluir, passando por todo tipo de situação ao longo de nossa vida, porem uma vida terrena não é o suficiente para atingirmos a total evolução e sermos como Jesus (sim, pra Deus todos nós somos filhos iguais a Jesus, ele nao tem o filho preferido como as religioes cristãs pregam) ou seja teremos que voltar mais vezes, ou seja reencarnar para darmos proseguimento até atingirmos a evolução maxima e sermos como Jesus ou seja espiritos de luz, e isso pode levar seculos e mais seculos, mas pro plano espiritual o tempo não existe, entao leva-se até milhares de anos para atingirmos essa evolução.
Quando alguem morre, ele segue vivo em plano espiritual, e inclusive pode fazer contato com os familiares ainda encarnados no plano terrestre, esse contato pode ser feito por exemplo atraves da psicografia como as que Chico Xavier fazia, porem esse contato só pode ser feito depois de um bom tempo apos a morte e apenas mediante autorização de mentores espirituais.
A nivel terreno a morte é muito dolorosa para qualquer pessoa, até mesmo para o espirita que tem uma outra visao da morte, porque querendo ou nao sofremos pela ausencia da pessoa amada.

ENTENDO meu amigo, mas o Eduardo mencionou sobre um melhor conforto. Bem, nesse caso, as tjs tambem tem um bom conforto quando crêem por exemplo em Apocalipse 21:3 e 4 que diz que haverá um mundo sem dor, sem nenhum de todo o sofrimento atual, sem morte.... (quer melhor consolo do que esse?).
Tambem concordo que essas explicações do espiritismo são consoladoras, mas qual é a prova de que isso é real? De que pode-se confiar que será assim?
O Eduardo, por exemplo, citou um filme que fala desses "consolos", bem, é um filme (até segunda ordem) rs!

De certa forma, não continuamos na mesma????
Editado pela última vez por Eduardo.TJ em 06 Jan 2014 19:57, em um total de 1 vez.
Razão: Acerto nas TAGS Quote
Avatar do usuário
Laura de Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 204
Registrado em: 07 Set 2013 14:36

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Laura de Oliveira »

Novo usuário escreveu:Olá, boa tarde.
Por meio de um e-mail ontem (em véspera de natal) fiquei sabendo que uma jovem Tj tinha cancer. A própria nos contou a noticia, e é claro, estava muito triste. Eu tentei confortar ela da situação mas não tinha como... ela ainda nem aos 18 chegou e foi descoberto um cancer (ela não especificou qual).
Em casos assim algumas denominações evangélicas e até adventista oram pela cura dessas pessoas, ao caso também de chegarem ao ponto de colocar a igreja de joelhos.
Eu queria saber: Como a religião (TJ) lida com situações assim? que os pais fazem nessas horas?
Fiquei muito triste por ela. :(
Caro Novo usuário,

Há três meses atrás, enquanto ainda era Tj ativa, minha neta de 15 dias de vida, ficou muito doente e foi hospitalizada ficando na UTI. Pedimos orações de alguns irmãos no salão. Aqueles que nos conheciam, falavam que iriam orar por ela. Tbm pedi para um irmão adventista (digo irmão, pq pra mim, todos somos irmãos em Cristo, não importa qual a denominação. Jesus disse que onde estivesse 2 ou 3 reunidos em em seu nome, ele estaria no meio deles. Mateus 18:20). Tbm muitos amigos evangélicos de outras denominações oraram por ela. Resultado: A minha neta se recuperou de forma milagrosa!!! Pois depois que a mesma saiu da UTI, os médicos falaram prá nós que não acreditavam que ela fosse sobreviver. Sei que ela é uma guerreira, mas tbm sei que as orações de todos, valeu muito a pena! Hoje ela está saudável e linda da vovó, e somos gratos a Deus e a todos que oraram por ela. Acredito em milagres, porque Jeová e Jesus não mudam, nem envelhecem. Pq não operariam milagres hoje? Só mesmo na cabeça da maioria das TJs, isso não acontece. Hoje creio que na verdade nunca fui TJ, pois sempre discordei de muitas interpretações que o Corpo Desgovernado faz da Bíblia. Está escrito que é BRANCO, o corpo desgovernado DIZ que é AZUL, porque o céu é azul e pertence a Jeová, mais está escrito: É BRANCO. É a oração que nos mantém ligados a Deus. A Bíblia diz que devemos orar uns pelos outros Tg 5:16; Ore sempre que vc desejar, pois fará bem pra sua mente e corpo. Abraços, :bjo9: :bjo9: :bjo9:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 178 visitantes