Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Laura de Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 204
Registrado em: 07 Set 2013 14:36

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Laura de Oliveira »

Sfoc verdade escreveu:
ex TJ com orgulho escreveu: E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!

Como sou espirita simpatizante, vou tomar a liberdade de tentar responder seu questionomento
A crença espirita acredita que estamos encarnados para crescer e evoluir, passando por todo tipo de situação ao longo de nossa vida, porem uma vida terrena não é o suficiente para atingirmos a total evolução e sermos como Jesus (sim, pra Deus todos nós somos filhos iguais a Jesus, ele nao tem o filho preferido como as religioes cristãs pregam) ou seja teremos que voltar mais vezes, ou seja reencarnar para darmos proseguimento até atingirmos a evolução maxima e sermos como Jesus ou seja espiritos de luz, e isso pode levar seculos e mais seculos, mas pro plano espiritual o tempo não existe, entao leva-se até milhares de anos para atingirmos essa evolução.
Quando alguem morre, ele segue vivo em plano espiritual, e inclusive pode fazer contato com os familiares ainda encarnados no plano terrestre, esse contato pode ser feito por exemplo atraves da psicografia como as que Chico Xavier fazia, porem esse contato só pode ser feito depois de um bom tempo apos a morte e apenas mediante autorização de mentores espirituais.
A nivel terreno a morte é muito dolorosa para qualquer pessoa, até mesmo para o espirita que tem uma outra visao da morte, porque querendo ou nao sofremos pela ausencia da pessoa amada.
ENTENDO meu amigo, mas o Eduardo mencionou sobre um melhor conforto. Bem, nesse caso, as tjs tambem tem um bom conforto quando crêem por exemplo em Apocalipse 21:3 e 4 que diz que haverá um mundo sem dor, sem nenhum de todo o sofrimento atual, sem morte.... (quer melhor consolo do que esse?).
Tambem concordo que essas explicações do espiritismo são consoladoras, mas qual é a prova de que isso é real? De que pode-se confiar que será assim?
O Eduardo, por exemplo, citou um filme que fala desses "consolos", bem, é um filme (até segunda ordem) rs!

De certa forma, não continuamos na mesma????
Caro Sfoc,

Tbm assitir o filme Nosso Lar. Respeito o ponto de vista espírita, conheço pessoas que professam sua crença no espiritismo, e que são pessoas bondosas, respeitosas e que estão sempre voltadas para fazer o bem, isso é louvável! No entanto, concordo com vc, como saberemos que isso é real? Qual a base para acreditar numa reencarnação? Acredito sim, que temos um corpo espiritual, e não só os ungidos, como apredemos na ATV, mais que todos temos corpo físico e espiritual. No entanto não poderia aceitar a teoria da reencarnação por ela não ter lógica. Também não seria egoísmo por parte de um "espírito" renascer em tantos corpos diferentes em gerações diferentes só pra que ele evolua? Cada pessoa é única. Por hoje é só. Abraços e fica com Deus! :6 :6 :6
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por TJCalado »

Sfoc verdade escreveu:ALIÁS, por falar em "orar em favor de outros", voce tjcalado deve ter acompanhado o estudo da Sentinela desta semana que tratou disso. Eu não sou mais dirigente oficial do estudo, mas hoje tive que dirigir.

Bem, veja o que diz sub-tópico (apenas para fazer uma certa "contraproducência" ao seu comentário :lol:

ORE A FAVOR DE OUTROS
Pagina 6, W 15/11/2013.

15. Que perguntas devemos nos fazer sobre orar a favor de outros?
15 Jesus fez súplica a favor de Pedro para que a fé desse apóstolo não fraquejasse. (Luc. 22:32) Epafras, um cristão fiel do primeiro século, imitava a Jesus nesse respeito e se empenhava em orar a favor de seus irmãos em Colossos. “Ele sempre ora com fervor por vocês”, escreveu Paulo àqueles cristãos. “Ele pede a Deus que os faça sempre firmes, espiritualmente maduros e prontos para cumprir tudo o que Deus quer.” (Col. 4:12, Bíblia na Linguagem de Hoje) Faríamos bem em nos perguntar: ‘Oro com fervor por meus irmãos em todo o mundo? Com que frequência minhas orações incluem irmãos que estão sofrendo por causa de desastres naturais? Qual foi a última vez que orei a favor dos que têm pesadas responsabilidades na organização de Jeová? Orei recentemente por pessoas de minha congregação que estão passando por dificuldades?’
Sim, Sfoc. Eu vi. E esse estudo me lembrou algo que comento há muitos anos em casa. Na questão de mostrar amor, os TJs são ensinados na contra-mão. Aprendem sempre a MOSTRAR amor, mas não são ensinados a SENTIR amor. Somente o fato de a publicação listar essas "sugestões", já torna a ação de quem as adota, mecânica.
Quem sente amor ao próximo não precisa de uma lista de situações nas quais deva mostrar amor. Ele simplesmente sente e é movido, impelido a fazer.
Seria normal alguém consultar uma lista do que fazer ou não fazer, dizer ou não dizer, ao visitar uma família QUE GOSTA, mas que está enlutada? Não precisa. Seu comportamento é natural.
Pois é isso que a Torre de Vigia aos seus membros.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Elly Carlos
Forista
Forista
Mensagens: 850
Registrado em: 08 Nov 2013 13:34
Localização: São Paulo S.P

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Elly Carlos »

Novo usuário escreveu:Olá, boa tarde.
Por meio de um e-mail ontem (em véspera de natal) fiquei sabendo que uma jovem Tj tinha cancer. A própria nos contou a noticia, e é claro, estava muito triste. Eu tentei confortar ela da situação mas não tinha como... ela ainda nem aos 18 chegou e foi descoberto um cancer (ela não especificou qual).
Em casos assim algumas denominações evangélicas e até adventista oram pela cura dessas pessoas, ao caso também de chegarem ao ponto de colocar a igreja de joelhos.
Eu queria saber: Como a religião (TJ) lida com situações assim? que os pais fazem nessas horas?
Fiquei muito triste por ela. :(
Todas situações que presenciei desde pequeno, me lembro ter ido em muitos velórios de irmãos fervorosos, uns faleceram por atropelamento, outros problemas no coração etc etc mas quando alguém está em fase terminal de vida, esperam a morte chegar, e daí vem um discurso de 1 hora ou mais, falando que o irmão fulano ou irmã ciclana foram zelosos com Jeová e que iremos encontrá-los brevemente no Paraíso e bla bla bla...bla bla bla.......não sai disso!!!! :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: Com meu pai e minha mãe foi assim...
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Sfoc verdade escreveu:
ex TJ com orgulho escreveu:
sfoc verdade escreveu: E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!
Como sou espirita simpatizante, vou tomar a liberdade de tentar responder seu questionomento
A crença espirita acredita que estamos encarnados para crescer e evoluir, passando por todo tipo de situação ao longo de nossa vida, porem uma vida terrena não é o suficiente para atingirmos a total evolução e sermos como Jesus (sim, pra Deus todos nós somos filhos iguais a Jesus, ele nao tem o filho preferido como as religioes cristãs pregam) ou seja teremos que voltar mais vezes, ou seja reencarnar para darmos proseguimento até atingirmos a evolução maxima e sermos como Jesus ou seja espiritos de luz, e isso pode levar seculos e mais seculos, mas pro plano espiritual o tempo não existe, entao leva-se até milhares de anos para atingirmos essa evolução.
Quando alguem morre, ele segue vivo em plano espiritual, e inclusive pode fazer contato com os familiares ainda encarnados no plano terrestre, esse contato pode ser feito por exemplo atraves da psicografia como as que Chico Xavier fazia, porem esse contato só pode ser feito depois de um bom tempo apos a morte e apenas mediante autorização de mentores espirituais.
A nivel terreno a morte é muito dolorosa para qualquer pessoa, até mesmo para o espirita que tem uma outra visao da morte, porque querendo ou nao sofremos pela ausencia da pessoa amada.

ENTENDO meu amigo, mas o Eduardo mencionou sobre um melhor conforto. Bem, nesse caso, as tjs tambem tem um bom conforto quando crêem por exemplo em Apocalipse 21:3 e 4 que diz que haverá um mundo sem dor, sem nenhum de todo o sofrimento atual, sem morte.... (quer melhor consolo do que esse?).
Tambem concordo que essas explicações do espiritismo são consoladoras, mas qual é a prova de que isso é real? De que pode-se confiar que será assim?
O Eduardo, por exemplo, citou um filme que fala desses "consolos", bem, é um filme (até segunda ordem) rs!

De certa forma, não continuamos na mesma????

Permita-me discordar totalmente de você, Sfoc. rsrs :)
A Torre não tem um bom conforto, porque segundo ela, só vai usufruir desse mundo melhor, quem serve a JEOVÁ!
Isso não chega nem perto da esperança espírita que é imparcial, justa e bem mais lógica que a esperança de qualquer outro grupo que pregue algum tipo de castigo eterno por parte de deus.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eduardo.TJ escreveu:
Sfoc verdade escreveu:
ex TJ com orgulho escreveu:
sfoc verdade escreveu: E COMO É esse melhor conforto que o espiritismo dá? É para a familia ou referente ao futuro do falecido?
Desejo de saber mesmo, Eduardo!
Como sou espirita simpatizante, vou tomar a liberdade de tentar responder seu questionomento
A crença espirita acredita que estamos encarnados para crescer e evoluir, passando por todo tipo de situação ao longo de nossa vida, porem uma vida terrena não é o suficiente para atingirmos a total evolução e sermos como Jesus (sim, pra Deus todos nós somos filhos iguais a Jesus, ele nao tem o filho preferido como as religioes cristãs pregam) ou seja teremos que voltar mais vezes, ou seja reencarnar para darmos proseguimento até atingirmos a evolução maxima e sermos como Jesus ou seja espiritos de luz, e isso pode levar seculos e mais seculos, mas pro plano espiritual o tempo não existe, entao leva-se até milhares de anos para atingirmos essa evolução.
Quando alguem morre, ele segue vivo em plano espiritual, e inclusive pode fazer contato com os familiares ainda encarnados no plano terrestre, esse contato pode ser feito por exemplo atraves da psicografia como as que Chico Xavier fazia, porem esse contato só pode ser feito depois de um bom tempo apos a morte e apenas mediante autorização de mentores espirituais.
A nivel terreno a morte é muito dolorosa para qualquer pessoa, até mesmo para o espirita que tem uma outra visao da morte, porque querendo ou nao sofremos pela ausencia da pessoa amada.

ENTENDO meu amigo, mas o Eduardo mencionou sobre um melhor conforto. Bem, nesse caso, as tjs tambem tem um bom conforto quando crêem por exemplo em Apocalipse 21:3 e 4 que diz que haverá um mundo sem dor, sem nenhum de todo o sofrimento atual, sem morte.... (quer melhor consolo do que esse?).
Tambem concordo que essas explicações do espiritismo são consoladoras, mas qual é a prova de que isso é real? De que pode-se confiar que será assim?
O Eduardo, por exemplo, citou um filme que fala desses "consolos", bem, é um filme (até segunda ordem) rs!

De certa forma, não continuamos na mesma????

Permita-me discordar totalmente de você, Sfoc. rsrs :)
A Torre não tem um bom conforto, porque segundo ela, só vai usufruir desse mundo melhor, quem serve a JEOVÁ!
Isso não chega nem perto da esperança espírita que é imparcial, justa e bem mais lógica que a esperança de qualquer outro grupo que pregue algum tipo de castigo eterno por parte de deus.
Além do mais, entre as Testemunhas de Jeová quando alguém morre, dependendo do caso, abre-se a temporada de especulações sobre se a pessoa vai ressuscitar ou não. Começam a usar as regras da Torre de Vigia para fazerem suas avaliações. Se o defunto é recém readmitido, se não frequentava regularmente as reuniões, se namorava com mundano(a), se era inativo, se perdeu privilégios recentemente, se morreu em um acidente por não usar cinto de segurança, se morreu praticando algum esporte radical, e por aí vai.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
paul
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 111
Registrado em: 26 Nov 2013 11:49

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por paul »

Eu quero dizer que vou orar por esta pessoa. Creio sim na fé em Deus e na cura por meio Dele!
Avatar do usuário
ex TJ com orgulho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 236
Registrado em: 29 Set 2013 10:44

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por ex TJ com orgulho »

Como eu disse antes...para qualquer religiao a morte é dolorosa e conforto para os familiares somente o tempo pode dar. O espiritismo nunca se propos a tirar a dor de alguem que perde um familiar...até porque a doutrina espirita acredita que até mesmo na dor existe aprendizado e evolução....Mas sinceramente comparando a crença espirita com as tjs nota-se que pro espirita não existe diferenciação de uma pessoa pra outra...se o sujeito era bandido ele merece misericordia, terá que reencarnar pagar pelos erros e evoluir...se outro sujeito era alguem bom, mesmo assim terá que reencarnar e praticar ainda mais bondades para com o proximo e assim evoluir ainda mais...Agora eu faço uma pergunta incomoda? Adolf Hitler merece perdão? ele merece misericordia divina? a resposta é SIM...pra crença espirita até um monstro de proporçoes assustadoras como Hitler merece redenção...claro que no caso dele terá que fazer milhoes de reencarnaçoes, passar por varias vidas dificeis e sofredoras na terra...mas um dia lá na frente depois de seculos o espirito de Hitler poderá sim ser um ser iluminado.
agora vamos comparar com a doutrina de exclusao das Tjs. Se um desassociado ou um apostata morrer, ele merece perdão? merece misericordia?? Acho que todos aqui já sabem o que as testemunhas de jeova dizem sobre a morte de iniquos...não haverá ressureição, ou pode ate ser ressuscitado mas desde que aceite jeova e seu modelo imperador de governar caso contrario o coitado morre de novo (2°morte)...
pergunta final.... um apostata ou desassociado é pior do que Hitler???
pelo ponto de vista tejotano ele é sim!!!!!
pelo ponto de vista espirita TODOS são filhos da FORÇA DIVINA e merecem uma nova chance...incluindo o monstro mais perverso que viveu no seculo 20
se isso nao for consolo...nao sei o que seria!!!!!
galera é apenas minha opiniao..respeito a todos os que discordarem
LUZ E PAZ á todos!!!!!
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

ex TJ com orgulho escreveu:....Mas sinceramente comparando a crença espirita com as tjs nota-se que pro espirita não existe diferenciação de uma pessoa pra outra...se o sujeito era bandido ele merece misericordia, terá que reencarnar pagar pelos erros e evoluir...se outro sujeito era alguem bom, mesmo assim terá que reencarnar e praticar ainda mais bondades para com o proximo e assim evoluir ainda mais
....pra crença espirita até um monstro de proporçoes assustadoras como Hitler merece redenção...claro que no caso dele terá que fazer milhoes de reencarnaçoes, passar por varias vidas dificeis e sofredoras na terra...mas um dia lá na frente depois de seculos o espirito de Hitler poderá sim ser um ser iluminado.
[...]
pelo ponto de vista espirita TODOS são filhos da FORÇA DIVINA e merecem uma nova chance...incluindo o monstro mais perverso que viveu no seculo 20
se isso nao for consolo...nao sei o que seria!!!!!
galera é apenas minha opiniao..respeito a todos os que discordarem
LUZ E PAZ á todos!!!!!
OK, AMIGO ex-tj
Eu, de modo algum gosto de fugir do objetivo do tópico, mas... farei grande esforço em "anexar" aos objetivos deste, ao trazer um comentário meu lá num outro (tópico mais antigo), visto que voce destacou bastante sobre "evolução do homem".
Só para incentivar a "discussão" vou trazer na íntegra meu comentário, e fique a vontade em me esclarecer...
http://extestemunhasdejeova.net/forum/p ... 5&p=228540 TALVEZ sirva de incentivo para maiores esclarecimentos quanto ao quesito evolução, levantando uma pergunta: ATÉ QUANDO VAI ESSA EVOLUÇÃO? A resposta estaria no seu argumento
...terá que fazer milhoes de reencarnaçoes...
:?: :?:
Sfoc verdade escreveu:
VingadorContraTorre escreveu:Apesar de ainda me encontrar preso na torre, desde me afastei fisicamente de lá, tenho lido e pesquisado muitos livros relacionados com a doutrina espírita e espiritualista (são diferentes). Então, encontrei algumas informações bem interessantes, que gostaria de comentar aqui, até pra ver a opinião de vcs sobre o assunto.

.....
Então:

Segundo o que li, todas essas situações que ocorridas no Antigo Testamento, inclusive as matanças, e tudo mais, foi assim porque naquela época a humanidade ainda não estava muito evoluída moralmente e não compreenderia de outra forma. Inclusive, no Novo Testamento, Jesus muitas vezes trouxe ensinos básicos, dando-nos a entender as coisas de uma forma talvez errônea, porque o povo ainda não estaria pronto pra compreender como realmente são as coisas.
Um exemplo disso: Quando Jesus falou em os bons irem para o céu e os maus para sofrerem em um inferno, seria uma forma de dizer que fazendo o bem teriam felicidade e iriam para locais espirituais, e os maus no umbral (como chamam os espíritas) um local onde estariam atormentados pela consciência.

Desculpem se o que falei aqui não está muito certo com a doutrina espírita, mas ainda estou aprendendo, se quiserem me corrigir, fiquem à vontade. :7

Outra hipótese que li, essa um pouco bizarra talvez, mas quem sabe, né?

Jeová, esse Deus relatado no Antigo Testamento, poderia ser um espírito inferior, zombeteiro, que atormentava Moisés e o influenciou a escrever tudo o que escreveu.

O que acham disso tudo?
Meu intuito não é discutir se a religião tal é certa ou não, apenas conversar sobre essas duas ideias!
Do que entendo da doutrina espirita, vejo grande enfase a ideia da evolução do homem, onde já ouvi por exemplo que a cada reencarnação, as pessoas supostamente ficariam mais evoluidas (nesses sentidos).

O exemplo citado me deixa com algumas duvidas:

Se as matanças do AT ocorriam por que a humanidade não estaria muito evoluida, supõe-se que com o passar do tempo, tais "tragédias" diminuiriam proporcionalmente á evolução que se seguiria.

Mas é isso que se seguiu? Poderíamos chamar de evolução a substituição do arco e flecha pela industria bélica moderna (e que causou inclusive as duas maiores guerras de todos os tempos, genocidios.....)

ou como copiei da internet (prevendo um futuro ainda mais sombrio e "evoluído"?) http://odisseiaantropofagica.blogspot.com.br/ postado por alguem que se diz inclusive ser espiritualista:(... desde bombardeiros invisíveis a mísseis inteligentes, aviões robôs e no futuro próximo até mesmo infantaria cibernética teledirigida, sem soldados que possam pisar em minas ou cobrar soldos elevados e pensões. Basta um apertar de botão, um mirar de uma tela e imagens infravermelhas de "inimigos" explodem em mil pedaços milhares de quilômetros distantes. Os gestos apaziguadores, os pedidos de clemência, os choros das crianças e das mulheres não são mais ouvidos. O homem passa a ser uma extensão da própria tecnologia.... O homem como extensão de um mecanismo, burocrático, carimbando passaportes de pessoas que seguem para campos de extermínio, sem dó e sem culpa, são imagens recentes de uma civilização que se acreditava "culta" e "superior".)


Interessante que, voltando as matanças do AT, muitas vezes envolvendo os judeus (israelitas), evoluiram nesse sentido? Sabemos que hoje Israel tambem está equipado com o que há de mais moderno em armamentos e capacidade destrutiva.

Então realmente devemos buscar outra explicação para Isaias 2:2 a 4 (amiúde aplicado para a nação de Israel), que na parte final dos dias, as armas de guerra seriam tranformadas em implementos para lavoura e não se aprenderia mais a guerra.

E intrigante tambem é que o Salmo 46:8 a 10 profetiza que o Deus do Antigo Testamento chamado de "espirito inferior, zombeteiro" promete acabar com as guerras. (diga-se de passagem, o Salmo foi inspirado pelo mesmo).

"Javé dos Exércitos está connosco, a nossa fortaleza é o Deus de Jacob! Vinde ver os actos de Javé, os assombros que Ele fez na Terra: acaba com as guerras até aos confins do mundo, quebra os arcos, despedaça as lanças, e ateia fogo aos carros.

http://www.bibliacatolica.com.br/24/21/ ... z1zmFDdy63
Avatar do usuário
ex TJ com orgulho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 236
Registrado em: 29 Set 2013 10:44

Re: Como as TJ lidam com casos de doenças gravíssimas?

Mensagem não lida por ex TJ com orgulho »

Sfoc verdade escreveu:
ex TJ com orgulho escreveu:....Mas sinceramente comparando a crença espirita com as tjs nota-se que pro espirita não existe diferenciação de uma pessoa pra outra...se o sujeito era bandido ele merece misericordia, terá que reencarnar pagar pelos erros e evoluir...se outro sujeito era alguem bom, mesmo assim terá que reencarnar e praticar ainda mais bondades para com o proximo e assim evoluir ainda mais
....pra crença espirita até um monstro de proporçoes assustadoras como Hitler merece redenção...claro que no caso dele terá que fazer milhoes de reencarnaçoes, passar por varias vidas dificeis e sofredoras na terra...mas um dia lá na frente depois de seculos o espirito de Hitler poderá sim ser um ser iluminado.
[...]
pelo ponto de vista espirita TODOS são filhos da FORÇA DIVINA e merecem uma nova chance...incluindo o monstro mais perverso que viveu no seculo 20
se isso nao for consolo...nao sei o que seria!!!!!
galera é apenas minha opiniao..respeito a todos os que discordarem
LUZ E PAZ á todos!!!!!
OK, AMIGO ex-tj
Eu, de modo algum gosto de fugir do objetivo do tópico, mas... farei grande esforço em "anexar" aos objetivos deste, ao trazer um comentário meu lá num outro (tópico mais antigo), visto que voce destacou bastante sobre "evolução do homem".
Só para incentivar a "discussão" vou trazer na íntegra meu comentário, e fique a vontade em me esclarecer...
http://extestemunhasdejeova.net/forum/p ... 5&p=228540 TALVEZ sirva de incentivo para maiores esclarecimentos quanto ao quesito evolução, levantando uma pergunta: ATÉ QUANDO VAI ESSA EVOLUÇÃO? A resposta estaria no seu argumento
...terá que fazer milhoes de reencarnaçoes...
:?: :?:
Sfoc verdade escreveu:
VingadorContraTorre escreveu:Apesar de ainda me encontrar preso na torre, desde me afastei fisicamente de lá, tenho lido e pesquisado muitos livros relacionados com a doutrina espírita e espiritualista (são diferentes). Então, encontrei algumas informações bem interessantes, que gostaria de comentar aqui, até pra ver a opinião de vcs sobre o assunto.

.....
Então:

Segundo o que li, todas essas situações que ocorridas no Antigo Testamento, inclusive as matanças, e tudo mais, foi assim porque naquela época a humanidade ainda não estava muito evoluída moralmente e não compreenderia de outra forma. Inclusive, no Novo Testamento, Jesus muitas vezes trouxe ensinos básicos, dando-nos a entender as coisas de uma forma talvez errônea, porque o povo ainda não estaria pronto pra compreender como realmente são as coisas.
Um exemplo disso: Quando Jesus falou em os bons irem para o céu e os maus para sofrerem em um inferno, seria uma forma de dizer que fazendo o bem teriam felicidade e iriam para locais espirituais, e os maus no umbral (como chamam os espíritas) um local onde estariam atormentados pela consciência.

Desculpem se o que falei aqui não está muito certo com a doutrina espírita, mas ainda estou aprendendo, se quiserem me corrigir, fiquem à vontade. :7

Outra hipótese que li, essa um pouco bizarra talvez, mas quem sabe, né?

Jeová, esse Deus relatado no Antigo Testamento, poderia ser um espírito inferior, zombeteiro, que atormentava Moisés e o influenciou a escrever tudo o que escreveu.

O que acham disso tudo?
Meu intuito não é discutir se a religião tal é certa ou não, apenas conversar sobre essas duas ideias!
Do que entendo da doutrina espirita, vejo grande enfase a ideia da evolução do homem, onde já ouvi por exemplo que a cada reencarnação, as pessoas supostamente ficariam mais evoluidas (nesses sentidos).

O exemplo citado me deixa com algumas duvidas:

Se as matanças do AT ocorriam por que a humanidade não estaria muito evoluida, supõe-se que com o passar do tempo, tais "tragédias" diminuiriam proporcionalmente á evolução que se seguiria.

Mas é isso que se seguiu? Poderíamos chamar de evolução a substituição do arco e flecha pela industria bélica moderna (e que causou inclusive as duas maiores guerras de todos os tempos, genocidios.....)

ou como copiei da internet (prevendo um futuro ainda mais sombrio e "evoluído"?) http://odisseiaantropofagica.blogspot.com.br/ postado por alguem que se diz inclusive ser espiritualista:(... desde bombardeiros invisíveis a mísseis inteligentes, aviões robôs e no futuro próximo até mesmo infantaria cibernética teledirigida, sem soldados que possam pisar em minas ou cobrar soldos elevados e pensões. Basta um apertar de botão, um mirar de uma tela e imagens infravermelhas de "inimigos" explodem em mil pedaços milhares de quilômetros distantes. Os gestos apaziguadores, os pedidos de clemência, os choros das crianças e das mulheres não são mais ouvidos. O homem passa a ser uma extensão da própria tecnologia.... O homem como extensão de um mecanismo, burocrático, carimbando passaportes de pessoas que seguem para campos de extermínio, sem dó e sem culpa, são imagens recentes de uma civilização que se acreditava "culta" e "superior".)


Interessante que, voltando as matanças do AT, muitas vezes envolvendo os judeus (israelitas), evoluiram nesse sentido? Sabemos que hoje Israel tambem está equipado com o que há de mais moderno em armamentos e capacidade destrutiva.

Então realmente devemos buscar outra explicação para Isaias 2:2 a 4 (amiúde aplicado para a nação de Israel), que na parte final dos dias, as armas de guerra seriam tranformadas em implementos para lavoura e não se aprenderia mais a guerra.

E intrigante tambem é que o Salmo 46:8 a 10 profetiza que o Deus do Antigo Testamento chamado de "espirito inferior, zombeteiro" promete acabar com as guerras. (diga-se de passagem, o Salmo foi inspirado pelo mesmo).

"Javé dos Exércitos está connosco, a nossa fortaleza é o Deus de Jacob! Vinde ver os actos de Javé, os assombros que Ele fez na Terra: acaba com as guerras até aos confins do mundo, quebra os arcos, despedaça as lanças, e ateia fogo aos carros.

http://www.bibliacatolica.com.br/24/21/ ... z1zmFDdy63

Antes de mais nada é importante salientar que quando se fala em evolução estamos falando de algo extremamente lento....é importante entender que a evolução ocorre a nivel individual e não nivel de nação (fazendo uma alusão ao exemplo usado por voce sobre o Israel antigo e o atual, arco e flecha e industria bélica)

Do ponto de vista espiritual o tempo que separa os povos do AT e dos nossos dias é simplesmente nada, é como se fosse ontem ...ou seja não era de se esperar mesmo nenhum salto evolutivo muito expressivo,desenvolve-se ao longo do tempo, aprimorando-se paulatinamente. Por isso são desiguais as idades dos espíritos e o curso da evolução (pelo respeito ao livre-arbítrio quando surge), há homens em todos os níveis de adiantamento, desde o selvagem até Einstein e Gandhi.
Vamos comparar com o mundo do velho testamento bíblico, acreditavam num Deus bárbaro, que matava sem piedade, presunçoso, desconfiado, ou seja, totalmente imperfeito,(concordo com vc na teoria de que ele poderia ser um espírito inferior, zombeteiro, que atormentava Moisés e o influenciou a escrever tudo o que escreveu.Rsrs) aceitavam as maiores barbáries como se fossem coisas normais, matavam seres humanos da mesma maneira que matavam um bode em sinal de sacrifício,todo tipo de atrocidades eram vistas com naturalidade em todo o planeta do Egito Antigo á 2 Guerra Mundial...da China Medieval á Europa que caçava bruxas......Hoje o que vemos é algo relativamente diferente, houve mundanças de paradigmas, houve novas percepções. E mesmo assim precisamos evoluir muito porque o mundo está longe de ser um lugar agradavel para se viver.
Hoje é incocebivel o governante de um país vir a publico a anunciar a morte de seu inimigo politico em praça publica como os antigos imperadores de Roma ou Babilonia faziam...há visivelmente uma mudança lenta no modo de pensar de todos os seres mas isso é lento muito lento....
A evolução moral faz parte da evolução espiritual, hoje temos uma sociedade tentando se livrar de muitos tabus e dogmas sem utilidade, os mais tradicionais vêem isso como uma decadência, mas é justamente pelo atraso deles mesmos em evoluir.A evolução tecnológica também faz parte da evolução espiritual, das mudanças de comportamento, e da capacidade de melhorar a vida, e essas são indiscutíveis.

O caminho ainda é muito grande, hoje ainda vemos muitas barbáries e muitas coisas fundamentadas pelo egoísmo, pois claramente a evolução é lenta, mas real. O fato de enxergarmos essas barbáries mostra que não nos conformamos mais com essas coisas,isso é um bom sinal,estamos evoluindo!!! A reencarnação cumprindo seu papel. Mais uma vez quero salientar que esse é meu ponto de vista pessoal. Luz e Paz á todos
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 185 visitantes