Marcos 7:15-19 e a questão do Sangue

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Marcos 7:15-19 e a questão do Sangue

Mensagem não lida por agape »

Acredito que não há o que questionar diante das palavras de Jesus!

Concordam comigo?

Porque não pedir perdão pelas vitimas desse ensino e o abolirem de uma vez por todas e não deixar que mais inocentes sofram?
Não há nada de fora dum homem passando para dentro dele que possa aviltá-lo; mas as coisas que procedem do homem são as que aviltam o homem.”+ 16 * ——
17 Então, tendo entrado numa casa, afastado da multidão, seus discípulos começaram a interrogá-lo a respeito da ilustração.+ 18 De modo que lhes disse: “Estais vós também sem percepção, iguais a eles?+ Não percebeis que nada de fora que passe para dentro dum homem pode aviltá-lo, 19 visto que passa, não para dentro do [seu] coração, mas para os [seus] intestinos, e sai para o esgoto?”*+ Assim declarou limpos todos os alimentos.*
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Avatar do usuário
Carlos Felipe
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 477
Registrado em: 20 Set 2013 10:11

Re: Marcos 7:15-19 e a questão do Sangue

Mensagem não lida por Carlos Felipe »

Concordo perfeitamente. Muito bem pensado esse texto, eu ainda não tinha feito essa correlação. Aliás, se Jesus disse, literalmente, essas palavras, não há malabarismo teológico que faça-o dizer o contrário.

Interessante Jesus falar que ''as coisas que procedem do homem são as que aviltam o homem''. A Torre de Vigia está, pois, bem maculada, já que dela procederam profecias falsas, doutrinas sobre saúde que se mostraram falsas e mortíferas (proibição de vacinas, transplantes e transfusões de sangue), regras farisaicas que foram muito ''além das coisas escritas'' e que resultaram em desgaste emocional desnecessário, a questão esdrúxula da desassociação criminosa que ela pratica, e por aí vai.
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.'' - Sigmund Freud
Testemunhas
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Out 2014 13:08

Re: Marcos 7:15-19 e a questão do Sangue

Mensagem não lida por Testemunhas »

Concordamos com as observações. As palavras de Jesus, nesta passagem e em diversas outras podem ser usadas para mostrar o conceito correto quanto a este assunto.

Por exemplo, a Bíblia diz em Êxodo 20:8: “Lembrando o dia de sábado para o manteres sagrado deves prestar serviço e tens de fazer toda a tua obra por seis dias. Mas o sétimo dia é um sábado para Jeová, teu Deus. Não deves fazer nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal doméstico, nem teu residente forasteiro que está dentro dos teus portões”. Mesmo assim Jesus mostrou que não se deve ser extremista na passagem registrada em Marcos 3: 1 a 4: “Novamente, ele entrou numa sinagoga, e ali havia um homem com a mão ressequida. Vigiaram-no assim de perto para ver se curaria o homem no sábado, a fim de que pudessem acusá-lo. E ele disse ao homem com a mão ressequida: “Levanta-te [e vem] para o centro.” A seguir, disse-lhes: “É lícito, no sábado, fazer uma boa ação ou fazer uma má ação, salvar ou matar uma alma?” Se a vida de um animal era tão importante para Jesus, de quanto mais valor é a vida de um ser humano! O próprio Cristo declarou: “Não se vendem dois pardais por uma moeda de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles cairá ao chão sem o conhecimento de vosso Pai. Porém, os próprios cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais; vós valeis mais do que muitos pardais.” (Mateus 10:29-31)

Outra passagem em que aprendemos muito sobre o modo de Deus encarar as coisas é o episódio encontrado em 1 Samuel 21:6, onde em uma situação de emergência Davi e seus homens entraram na casa de Deus carecendo de alimento. O sacerdote, disse que havia apenas pão sagrado. (Segundo a lei de Moisés apenas os sacerdotes deveriam comê-lo). Mesmo assim, ele lhes deu os pães e Davi e seus homens comeram. O que Jesus disse sobre isso? Vejamos a resposta nas próprias Escrituras: “Ele lhes disse: “Não lestes o que Davi fez quando ele e seus homens ficaram com fome? Como entrou na casa de Deus, e comeram os pães da apresentação, algo que não lhe era lícito comer, nem aos que estavam com ele, mas apenas aos sacerdotes? Ou, não lestes na Lei que os sacerdotes no templo, nos sábados, não tratam o sábado como sagrado e permanecem sem culpa? Uma análise mais aprofundada da Bíblia nos faz perceber que Deus não deseja que sacrifiquemos nossas vidas ou de nossos filhos em prol de normas organizacionais como a questão do sangue. O princípio deixado por Cristo é simples: “Misericórdia quero, e não sacrifício”. (Mateus 9:13). De acordo com as escrituras, em caso de necessidade extrema, o que deve prevalecer acha-se registrado em Lucas 12:23: “A vida é mais do que o alimento”.

O próprio Deus declarou que ele prefere misericórdia ao sacrifício (Veja Mateus 12:7). Conforme João 10:10, Jesus Cristo veio afim de conceder vida, e vida em abundância. Ele próprio disse: “Ninguém tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos”. (João 15:13). 1 João 3:16 ensina que devemos dar a vida pelos nossos irmãos. E segundo a Bíblia, vida está no sangue. Portanto, sangue é vida!

Percebemos que a ideia da proibiição de transfusões é um absurdo se levarmos em questão informações contidas nos evangelhos disponíveis em qualquer TNM. Mesmo assim por uma questão tradicional continuam tentando sustentar esta aberração teológica, sendo denunciados pelas palavras de Jesus: "E assim invalidastes a palavra de Deus por causa da vossa tradição." (Mateus 15:6)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 186 visitantes