O que vocês responderiam??

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
jucalila
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 17
Registrado em: 04 Mar 2013 11:42

O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por jucalila »

"Discutindo" com uma TJ (pra variar), entramos no assunto polêmico do sangue. Dei minhas explicações do pq acho tão absurda essa imposição de não poder doar, receber, enfim, essas coisas já devem estar familiarizados.
A resposta que a TJ foi exatamente essa: "Se Deus deixou seu filho morrer na cruz por nós, pq não deixaria meu filho morrer por Ele?"
Fiquei com um nó tão grande no estômago que não consegui falar mais nada e deixei o TJ falando sozinho (pra variar tb!).
Em um caso desse, o que vocês responderiam?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por kooboo »

Cruz?
bom, esse não é um termo muito comum para uma TJ. Mas o argumento que você colocou sim.
Eu diria que a questão não é bem essa - Em nenhum texto da bíblia diz que não pode transfundir. Isso é importante, pois a transfusão não pode ser comparada com 'alimentação' mas deve ser comparada com 'transplante'.
A santidade do sangue refere-se à vida, quando estamos transfundido não estamos tirando a vida do doador, mas apenas tirando uma parte dele (o sangue é um tecido líquido do organismo). Portanto a santidade do sangue em relação a tirar uma vida não se aplica à transfusão.
Dito isso, eu diria - "pegando o seu exemplo, você disse que Deus deixou seu filho morrer por nós, Jesus deu o sangue dele por nós, certo? Na transfusão, uma pessoa esta dando voluntariamente o sangue dela para salvar a vida de outra, isso sim, é seguir o exemplo de Cristo. Jesus não quer morramos, mas que vivamos".
[]'s
kooboo

Imagem
exatoverdade
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 13 Out 2012 18:09
Contato:

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por exatoverdade »

Apenas Deus pode sacrificar a vida de seu Filho.
Yah detesta sacrifícios de crianças.
Lembre-se que Yah impediu Abraão de sacrificar seu filho Isaque. Ese ato de bondade de Yah deveria servir de caso precedente (jurisprudência). Yah não muda.

Mais info:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/201 ... idade.html
Avatar do usuário
nanda lora
Forista
Forista
Mensagens: 514
Registrado em: 13 Abr 2011 11:05
Localização: São Paulo

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por nanda lora »

jucalila escreveu:"Discutindo" com uma TJ (pra variar), entramos no assunto polêmico do sangue. Dei minhas explicações do pq acho tão absurda essa imposição de não poder doar, receber, enfim, essas coisas já devem estar familiarizados.
A resposta que a TJ foi exatamente essa: "Se Deus deixou seu filho morrer na cruz por nós, pq não deixaria meu filho morrer por Ele?"
Fiquei com um nó tão grande no estômago que não consegui falar mais nada e deixei o TJ falando sozinho (pra variar tb!).
Em um caso desse, o que vocês responderiam?

Responderia: "um deus que manda matar o próprio filho deixando ele exposto sangrando como um trófeu na frente da própria mãe, um deus que mandou matar milhões de pessoas no passado, um deus que é ONIPOTENTE e SOBERANO e mesmo assim ainda exige devoção 24 horas, um deus que está mais preocupado com a sexualidade dos homens do que com a fome e a miséria, um deus que aprovava a escravidão,um deus que matará quase toda a população terrestre por que não anda de acordo com suas regras sádicas é no mínimo um deus cruel, frio e sofre de sérios problemas psicológicos. Um 'deus' assim simplesmente não merece meu respeito que dirá a vida do meu filho".

Por isso parei de acreditar na bíblia. Jeová na minha opinião é o deus mais contraditório que existe.Uma mãe ou um pai que tem um filho ou filhos que os ama incondicionalmente daria suas vidas por eles e não o contrário.Não consigo ver coisa mais ilógica que isso.


**achei estranho vc citar a cruz, tjotas não creen que Jesus foi sacrificado e pregado numa cruz e sim numa estaca.
“Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.” Napoleão Bonaparte, imperador Francês
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por Ben »

As comparações devem sempre ser usadas, por exemplo:
- Jesus e Jeová, caso tudo tenha de fato ocorrido, foram voluntários em fazer o que fizeram;
- Um pai, uma mãe e uma criança que precisam de uma doação de sangue ou qualquer outro tratamento não foram voluntários em sofrer, e mesmo que alguém alegue que no momento do batismo, a pessoa se torna voluntário em sofrer, o mesmo não pode ser dito sobre um filho menor de idade, visto que esse filho não foi voluntário de nada, e sim na maioria dos casos forçado. Irão argumentar que o pai é responsável pelo filho. Isso iria tornar-se uma discussão interminável;
- Jesus, no momento de agonia pediu a Jeová que mudasse o plano, que seu Pai traçou;
- Um pai e/ou uma mãe tj não planejaram nada para seu filho, como foi no caso de Jesus e Jeová;
- Jeová muitas vezes perdoou quem desconsiderava suas leis. Já os tejotas não perdoam quem recebeu voluntariamente uma transfusão de sangue. Ficará marcada para sempre por ato de desespero em salvar a própria vida ou de um ente querido.
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
J. C. Villardi
Troll desativado
Mensagens: 139
Registrado em: 20 Fev 2012 12:23
Localização: Pindamonhangaba - SP

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por J. C. Villardi »

Na minha humilde opinião, eu não discutiria, sequer eu daria atenção. Para falar a verdade, os maiores prejudicados são eles mesmos. Neste caso, que se danem.
Eu na verdade descobri um ponto de referência comum a grande maioria dos inocentes úteis que servem aos propósitos da Torre. Eles gostam de serem odiados, marginlizados e antagonizados pelos "mundanos". No entender deles, isso faz parte do processo de salvação, afinal de contas Jesus também foi perseguido. Portanto a melhor maneira de deixa-los incomodados é ser indiferente.
jucalila
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 17
Registrado em: 04 Mar 2013 11:42

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por jucalila »

Essa pessoa citou a "Cruz" pq no contexto da conversa eu disse que acreditava que Jesus tinha sido crucificado. Essa foi outra discussão inclusive. Entao ele quis me convencer através da minha convicção de como Jesus morreu, de que não se deve doar sangue. Eh do tipo " ta bom! Jesus morreu na Cruz e não se deve doar sangue."
Avatar do usuário
nanda lora
Forista
Forista
Mensagens: 514
Registrado em: 13 Abr 2011 11:05
Localização: São Paulo

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por nanda lora »

Acho que algumas questões(como essa por exemplo) não deveriam ser nem discutidas. Tem certos assuntos que são tão bizarros e sem base lógica que não merecem nossa atenção ( ainda mais quando a discussão é com uma tjota) :4
“Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.” Napoleão Bonaparte, imperador Francês
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por Poltergeist »

1 Samuel 14:31-35 demonstra bem o valor que Jeová dá ao sangue no caso da vida da pessoa estar em risco. É um daqueles texto que a Torre costuma deixar de lado para as TJs não raciocinarem.

Mais sobre o assunto aqui: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... &sk=t&sd=a
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: O que vocês responderiam??

Mensagem não lida por Ben »

Poltergeist escreveu:1 Samuel 14:31-35 demonstra bem o valor que Jeová dá ao sangue no caso da vida da pessoa estar em risco. É um daqueles texto que a Torre costuma deixar de lado para as TJs não raciocinarem.

Mais sobre o assunto aqui: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... &sk=t&sd=a
Polter, sei que possivelmente vc já falou sobre isso, mas o seu avatar parece aquele Drácula, do Frank Langella. É isso mesmo? :mrgreen: :lol:
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 174 visitantes