Sobre o estudo de Jan Haugland postado neste site (sangue)

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Sobre o estudo de Jan Haugland postado neste site (sangue)

Mensagem não lida por Lord Vader »

Eu li neste site um estudo sobre qual o verdadeiro significado do que dizem os apóstolos sobre a questão do sangue em Atos 15:29

http://corior.blogspot.com/2006/02/sang ... istos.html

O autor, Jan Haugland, disse resumidamente que a ordem de "abster-se de alimentos sacrificadas a ídolos, do estrangulado, fornicação e sangue" dada aos gentios era por causa da consciência dos judeus cristãos, para não feríla. Depois o estudo menciona que Paulo disse poesteriormente que comer alimentos sacrificado a ídolos (mencionado na mesma ordem sobre o sangue) era uma questão de consciência.

Achei o estudo bem convincente, mas uma coisa me deixou na dúvida. Se esta ordem era só por causa da consciência dos judeus naquela época, por que muito tempo depois os cristãos ainda continuaram a se absterem do sangue.

Tertuliano, do século 3, escreveu:
"Corai de vergonha pelos vossos modos desnaturais, diante dos cristãos. Nós nem mesmo temos
o sangue dos animais em nossas refeições, pois estas consistem em alimentos comuns. . . . Nos julgamentos
dos cristãos, oferecei-lhes chouriços cheios de sangue. Estais convictos, naturalmente, de que a própria coisa
com a qual tentais fazê-los desviar-se do caminho correto lhes é ilícita. Como é, então, que, quando estais
confiantes de que ficarão horrorizados diante do sangue dum animal, credes que se deliciarão ansiosamente
com o sangue humano?"
Tertullian Apologetical Works and Minucius Felix, Octavius, tradução de Rudolph Arbesmann (1950), p 33:

Em 177, em Lyons (agora na França), quando inimigos religiosos acusaram falsamente os cristãos de comer crianças, uma mulher chamada Biblis disse: “Como é que tais homens iam comer crianças, quando nem se lhes permite comer o sangue sequer de animais irracionais?” —  História Eclesiástica de Eusébio, V, I, 26.

E se foi algo só por causa da consciência dos judeus que se reuniam junto com gentios, por que a recusa mesmo EM FACE DE MORTE, como citado por Tertuliano? E esses esxemplos foram BEM DEPOIS de Paulo dizer que comer alimentos sacrificados a ídolos, (proibição incluída junto com o sangue em Atos 15:29) era questão de consciência

Isso que é vontade de não ferir a consciência de irmãos judeus ein!!!!

Observação: Não estou me referino a transfusões. Esta questão já é outra história. Mas me refiro à abstenção que os cristãos faziam na época, que era não ingerir oralmente o sangue. Mesmo assim o autor do estudo contido neste site, que faz praticamente o mesmo raciocínio de Ray Franz no livro Liberdade Cristã da questão do sangue, mostra que esse "abserte-se" não era algo universal e se aplicava só àquela época

alguém teria uma explicação sobre isso?
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Sobre o estudo de Jan Haugland postado neste site (sangue)

Mensagem não lida por Lord Vader »

Nobody????
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Hulk
Forista
Forista
Mensagens: 484
Registrado em: 01 Nov 2008 19:24

Re: Sobre o estudo de Jan Haugland postado neste site (sangue)

Mensagem não lida por Hulk »

Bom eu acho que os Judeus até hoje não consomem animais estrangulados nem o seu sangue. E os cristão ( gentios ) não devem faze-lo também. Eu particularmente acredito que essas palavras de Paulo ainda devam ser seguidas por todos que acreditam no Eterno e querem agrada-lo.
Hulk ( Antigo Spawn )
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Sobre o estudo de Jan Haugland postado neste site (sangue)

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

Eu só acho estranhíssimo se preocuparem tanto com o sangue dos animais e ignorarem totalmente a vida do animal que o possuía.
Matar pelo simples prazer de ter um gostinho a mais no prato, ok... O que importa é o caldo.



Assim... da parte doutrinária eu nem vou me meter, mas já porque não acho que minha opinião não será tão útil ao tema, já que não acredito na veracidade bíblica e talz... Muita gente do fórum, depois de largar a torre só permanece aqui pelas amizades feitas e tomam essa mesma atitude, só se envolvendo em temas com fundo bíblico/doutrinal quando o assunto chama realmente atenção.



Ps... Não entendo por que os cristãos ignoram totalmente o meio judeu, sendo que derivam de lá.
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 186 visitantes