Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Qual é o conceito equilibrado sobre a questão do sangue? Uma análise sobre umas das doutrinas mais polêmicas das TJs.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Um episódio recente da novela portuguesa "Jardins Proibidos" retrata o drama vivido por uma família Testemunha de Jeová, em que o marido e pai TJ está em risco de vida. A decisão do médico, perante a pressão de não dar a transfusão necessária para salvar a vida é o foco do episódio.

Apesar de ser ficção, retrata muito bem a situação difícil do cirurgião que se vê nesta situação difícil: por um lado fez um voto de salvar vidas e por outro lado tem o dever de respeitar o desejo do paciente na decisão da terapêutica a fazer.

O que ele vai decidir e como reagirá a família? Creio que este episódio é verdadeiramente um abre-olhos para muitos que põem a sua vida em risco à conta das leis e consciências de outros (leia-se Corpo Governante).

Afinal, o que é mais precioso? O símbolo da vida (sangue) ou aquilo que ele representa (a própria vida)?

Vejam e decidam por vocês mesmos.

https://youtu.be/j9uU_IGLzg0
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Nenhuma opinião sobre a forma como a novela mostrou o assunto? :shock:
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por Mentalista »

Agora eu pude ver o vídeo. Achei um pouco complicado entender no começo o que estavam falando, mas depois de um tempo "o ouvido acostuma". Bom, eu achei interessante terem colocado essa situação numa novela, isso com certeza vai ajudar na informatização das pessoas sobre os perigos de uma "religião" como essa.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

O medico mais novo estava certo, a vida é mais importante do que o simbolo da vida. O que mais chateia é ver que a esposa estava lidando com uma situação difícil e ao mesmo tempo ela estava tentando convencer o medico ha não fazer uma doação. Isso da ate dó...a pessoa esta tao cega a ponto de recusar a vida.

O segundo médico foi "gente fina" porque ele estava tentando correr atrás de um direito de escolha do paciente. Nós devemos nos lembrar que quando acreditávamos nessa organização, pelo menos no meu caso era assim, não importasse o que acontecesse eu queria esse meu direito assegurado.
------(Alerta Spoiler)---------
Ou seja, no final eles choram porque o paciente recebeu sangue, mas ninguém comemora a oportunidade de viver que a pessoa "ganhou".
"Quando vou poder ver meu pai?", pergunta a criança.
O medico até olha de forma empática para a garotinha, e ainda afirma que ela só poderá ver o pai por causa da transfusão.

O próprio paciente reconheceu que o medico tomou a decisão certa. Ou seja, muitos como eu, só acabam assinando o cartão diretrizes por ordem da família, pressão de ancião ou algo do tipo. Nós queremos é viver!

Ok, isso é uma novela, mas com certeza fatos assim acontecem direto.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por Mente Independente »

Show de bola esse episódio! d:7 Retrata bem o q acontece mesmo.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por Soares »

Um médico falando, cuja especialidade é tão importante que ele pode, mesmo com tudo marcado e preparado, abortar um procedimento cirúrgico e adia-lo por ex.

phpBB [video]
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Live
Forista
Forista
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Jun 2015 19:53

Re: Testemunha de Jeová em risco de morrer (novela)

Mensagem não lida por Live »

É uma questão muito delicada deixarmos nossa vida a mercê de interpretações errôneas desta seita.
E no vídeo q o Soares compartilhou mostra claramente q os médicos podem sim colocar sangue no caso de a pessoa estar numa emergência correndo risco de morte.
E os textos são claros em dizer q não se deve COMER sangue.
Essa foi uma das questões q me fizeram abrir os olhos ainda mais.
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes