Faleceu Vana Lopes - Ativista na defesa de vítimas de abuso sexual

O que acontece por detrás dos muros da Torre de Vigia? Relatos de crianças vítimas de abusos sexuais e de Organizações sérias que insistem no aprofundamento e da solução desses crimes hediondos.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Faleceu Vana Lopes - Ativista na defesa de vítimas de abuso sexual

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

FALECEU VANA LOPES
- Ativista na defesa de vítimas de abuso sexual


Hoje é um dia triste para todos aqueles que defendem e procuram justiça para vítimas de abuso sexual no Brasil e por todo o mundo. Uma das maiores activistas nesta causa, Vana Lopes faleceu hoje.

Para quem não a conhece, pode ler aqui um resumo do que aconteceu com ela e como se tornou um símbolo internacional em procurar justiça para as vítimas de abuso: https://veja.abril.com.br/brasil/vana-l ... elmassih/

Tive a oportunidade de a conhecer online , tal como escrevi num texto, que acabou por não ser incluído no meu livro na altura da sua edição mas que certamente será incluído se houver uma próxima edição:

"Expondo o encobrimento de casos de abuso sexual no Brasil

Durante o primeiro semestre de 2019, chegou até mim a informação de que existiam documentos oficiais da Torre de Vigia no Brasil que revelavam que a comissão da filial brasileira tinha conhecimento de casos de abuso sexual nas congregações no seu território. Tais documentos foram-me enviados pelo meu amigo irlandês, Jason Wynne.[1]Ele tem sido importantíssimo em expor documentos secretos da Sociedade Torre de Vigia a nível mundial e tem colaborado com o site faithleaks.org em disponibilizar tal documentação ao público. Este site pode ser descrito como uma espécie de Wikileaks das comunidades religiosas mais fechadas.

Um desses documentos, uma carta de correspondência entre a filial do Brasil e a sede mundial nos EUA, datada de 2 de Outubro de 2014 (em inglês), até mesmo afirmava: “No último ano de serviço, registámos 160 casos de abuso sexual e o número das chamadas recebidas em relação ao abuso sexual de crianças, algumas das quais envolvendo irmãos que assumem a liderança nas congregações, aumentou significativamente.”

Isto é especialmente grave, tendo em conta que tais casos raramente ou mesmo nunca são relatados às autoridades. Esta carta e outras que Jason me enviou revelam a preocupação da filial brasileira em não apenas manter isto em segredo dos irmãos das congregações como das autoridades. Jason Wynne pediu-me se eu conseguia fazer chegar esta documentação às autoridades brasileiras ou mesmo jornalistas que pudessem fazer uma investigação do assunto.

Procurei então na net por associações brasileiras de apoio a vítimas de abuso sexual e encontrei o grupo de facebook “Vítimas Unidas”[2]. Entrei em contato com a fundadora deste grupo de apoio, Vanuzia Leite Lopes e relatei o que se estava a passar com as vítimas de abuso sexual dentro da comunidade das Testemunhas de Jeová no Brasil.

Ela ficou bastante impressionada com tudo o que relatei e a forma como a organização tem varrido para debaixo do tapete esse drama de tantas vítimas e habituada que está a abraçar causas, decidiu colaborar comigo para expor este assunto, não apenas através dos media, mas acima de tudo fazer chegar essa informação às autoridades competentes.

Esta mulher de força e coragem, Vana Lopes, como gosta de ser chamada pelos amigos, foi ela mesma abusada no passado. O caso dela foi muito mediático e bem conhecido no Brasil, pois foi uma das vítimas do médico Roger Abdelmassih, atualmente na cadeia.

Vana é autora do livro “Bem-vindo ao Inferno”, que conta a sua odisseia na procura do médico que abusou dela enquanto ela estava inconsciente durante um tratamento para infertilidade na clínica deste, após ele ter fugido à justiça. É uma história que já fez muitas capas de jornais e revistas no Brasil e até mesmo foi adaptado recentemente para uma mini-série.

Tive a sorte de conhecer a Vana, ainda que online e por telefone e ter a sua ajuda perita em fazer chegar, encaminhando pelo email avarc@mpsp.mp.br, toda a documentação que me foi entregue a uma procuradora do Ministério Público brasileiro, a Dra. Celeste Leite dos Santos.
A Dra. Celeste foi uma das fundadoras do premiado Projeto AVARC[3], que visa fornecer protecção às vítimas de crimes, procurando obter justiça para elas, além de apoio psicológico, procurando humanizar o atendimento prestado a estas.

Por meio de Vana Lopes, a Dra. Celeste recebeu toda a documentação e após uma análise das mesmas pediu via email que encaminhássemos testemunhos de vítimas da comunidade religiosa.

Através dos meus amigos dissidentes brasileiros, Osmanito Torres e Vagner de Souza, administradores do grupo de facebook Ex-TJ – Ajuda Cristã[4]e o Grupo Vítimas Unidas, publicamos um pedido no grupo, para que quem tivesse sido vítima de abuso sexual nas Testemunhas de Jeová no Brasil falasse pessoalmente connosco ou diretamente com o Ministério Público.

Logo começamos a receber contatos de vítimas que nos contaram suas histórias e às quais explicamos o propósito de termos feito o pedido: caso concordassem iriam relatar a sua história a uma procuradora que as ouviria, dentro de um processo de investigação judicial.
Várias se disponibilizaram em depôr. Também eu fui convidado a depor via SKYPE, relatando o que sabia sobre este assunto, assim como o Osmanito Torres.

É claro que este é um processo moroso e está ainda sendo investigado pelo AVARC e pela promotora, Dra. Celeste, que age dentro da lei e com toda ética e responsabilidade importante nesta situação tão dramática.

Certamente iremos ouvir falar deste assunto num futuro breve, espero eu, para bem das vítimas de abuso sexual entre as Testemunhas de Jeová no Brasil.

Estou cônscio de que fiz a minha parte em expor este assunto. Agora está nas mãos da justiça brasileira fazer o resto."


[1] Veja uma entrevista com ele aqui: https://www.desperta.net/notiacutecias/ ... opes-azuis
[2]https://www.facebook.com/groups/vitimasunidas
[3]http://avarc.com.br
[4]https://www.facebook.com/groups/tjscristas

Foi graças a ela que vítimas de abuso sexual nas Testemunhas de Jeová no Brasil, foram ouvidas pelo MP de São Paulo e que isso fosse repercurtido nos media brasileiros (BBC Brasil e na TV SBT), até mesmo levando a uma busca e apreensão de material secreto da filial do Brasil, tal como discutido numa live aqui: https://youtu.be/P9wvloVyZT8

As 2 reportagens podem ser vistas aqui:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-51839837
https://youtu.be/cV1TihFoisc

Fica então aqui esta nota de pesar pelo falecimento desta amiga, que já há algum tempo lutava contra um cancro agressivo.
Que ela agora tenha a paz que tanto procurava! Certamente que todas as vítimas a quem ela ajudou ficar-lhe-ão eternamente gratas pela sua força e sentido de justiça!

António Madaleno
MateusBarbosa
Forista
Forista
Mensagens: 132
Registrado em: 21 Set 2022 18:56

Re: Faleceu Vana Lopes - Ativista na defesa de vítimas de abuso sexual

Mensagem não lida por MateusBarbosa »

Uma grande perda Antônio Madaleno. O esforço dela foi vital para a prisão do médico Roger Abdelmassih. Uma heroína em nossa sociedade. Deixou um nobre legado para as gerações posteriores.
Burns
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Dez 2021 12:56

Re: Faleceu Vana Lopes - Ativista na defesa de vítimas de abuso sexual

Mensagem não lida por Burns »

Lutou pela causa certa até o fim....
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Faleceu Vana Lopes - Ativista na defesa de vítimas de abuso sexual

Mensagem não lida por Rapha »

Nesta reportagem da BBC Brasil ela é citada:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-51839837

RIP, Vana.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 154 visitantes