STV quer impedir relatório de abuso sexual na Holanda

O que acontece por detrás dos muros da Torre de Vigia? Relatos de crianças vítimas de abusos sexuais e de Organizações sérias que insistem no aprofundamento e da solução desses crimes hediondos.
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MarcosSC
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Re: STV quer impedir relatório de abuso sexual na Holanda

Mensagem não lida por MarcosSC »

Debora escreveu: As tj daqui FINGEM que não sabem.

O que observo por experiência própria é que os NAO TJ desconhecem este lado porco que os líderes escondem. CABE A NÓS EXPORMOS o lado obscuro da seita, porque até aqui ela são conhecidas como aquelas pessoas que não aceitam sangue e que perturbam nas portas.
Particularmente, sempre arranjo um jeito de falar disto com as pessoas. Aliás, falo do acobertamento dos abusos e do ostracismo e sempre observo o espanto de quem ouve.

Nossas autoridades ?
Por experiência: DESANIMADOR e a IMPRENSA acaba ficando amarrada nisto.
Débora, mas alguns TJ não sabem.
Pessoalmente tb sempre dou um jeito de falar sobre esses casos, inclusive com outros TJ. Sempre bem de leve, nunca baixando a guarda.
Se algum caso viesse a público amplo aqui no Brasil seria muito bom. Creio que seria a ponta da faca para muitos deixarem de ser Testemunhas de Jeová.
Aliás, acredito que exista muitos infiltrados aqui no Brasil. Um caso desses facilitaria uma saída em massa.
DON'T FEED THE TROLLS
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lynch
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Re: STV quer impedir relatório de abuso sexual na Holanda

Mensagem não lida por lynch »

phpBB [video]


Reportagem na TV holandesa, tem a opção de tradução automatica no player do Youtube
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Agoraesclarecido
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Re: STV quer impedir relatório de abuso sexual na Holanda

Mensagem não lida por Agoraesclarecido »

DrStrange escreveu:
phpBB [video]


Reportagem na TV holandesa, tem a opção de tradução automatica no player do Youtube
Não fiquei muito satisfeito com a atitude da autoridade, de pedir certas providências ao comando da org. Mas a reportagem é boa pela repercussão negativa.
O porta voz da torre ( se eu entendi bem) tava se cagando ao dar a entrevista :5
How could he know this new dawn ligth
Would change his life forever...
Set sail to sea, but pulled off course
By the light of golden treasure...
The unforgiven 3- Metallica

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lynch
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STV se une com defensor de grupos sectários

Mensagem não lida por lynch »

Bem, antes de entrar no assunto do titulo será necessário entender quem é Massimo Introvigne e sua organização CESNUR

Aqui dentro desta caixa tem uma pesquisa que fiz sobre ele, se quiserem ler
Spoiler!
Introvigne é um advogado italiano defensor de minorias religiosas, por isso fundou em 1988 a CESNUR (Centro de Estudos de Novas Religiões)
A CESNUR foi descrito como "o grupo de informação e lobby de mais alto nível para as religiões controversas". Os estudiosos da CESNUR defenderam grupos tão diversos como a Igreja da Unificação ("Moonies"), a Igreja de Cientologia (responsável pela maior infiltração do governo dos EUA na história), seita chinesa Eastern Lightning (acusada de ter ligações com o assassinato de Wu Shuoyan em 2014), a Ordem do Templo Solar (responsável por 74 mortes em assassinatos em massa-suicídio), e Aum Shinrikyo (responsável pelo ataque ao gás sarin de Tóquio em 1995).

Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/CESNUR
Em 1988, escreveu um livro estudando sobre as TJs, no site Amazon, uma leitora do livro, possivelmente TJ disse
Massimo Introvigne é um estudioso de matrizes católicas, até onde você pode encontrar as antiguidades e os antecessores, além de ler livros que precedem essas informações. Quando você está de acordo com a qualidade de rastrear 'apostadores' do aveva preso no giro, e vê-lo passar informações falsas, decide a tarifa do seu direito de propriedade. Por exemplo, se alguém acusa o sono de apresentar um personagem de depoimentos, ele é cercado pelos pais de fãs e presidentes da sociedade de Testemunhos de Geova, incluindo os intervenientes, os outros autores e os nomes dos mesmos senhores anti-set ou para testemunhos, e quando você vê os testemunhos e depois vê-os como se hospedar na sede central Brooklin de Nova York, tem um dormitório com quarto de dormir, quarto com cama de casal e guarda-roupa, etc. o resultado do estúdio. Livro iluminante. Livro com impressão fortemente sociológica e não pontual.

Fonte: https://www.amazon.com.br/testimoni-Geo ... 8868791242
Introvigne já foi citado numa Despertai de 1998:
Ameaça à liberdade religiosa na Europa

Numa recente entrevista coletiva em Washington, DC, EUA, Massimo Introvigne, um erudito católico-romano de Turim, Itália, disse que em vários países estão sendo compiladas listas ou relatórios anti-seitas. Algumas organizações rotuladas de “seitas perigosas” são os batistas, os budistas, os católicos carismáticos, os judeus hassidins, as Testemunhas de Jeová, os quacres e a Associação Cristã de Moças. Um relatório alemão cita 800 grupos; um belga, 187; e um francês, 172. Introvigne escreve que, na França, “professores foram expulsos de escolas públicas depois de anos de bons serviços apenas por serem Testemunhas de Jeová”. Segundo informe da agência de notícias Compass Direct, Introvigne expressou preocupação com o apoio público a movimentos anticulto. Ele disse: “É muito claro que esses movimentos são responsáveis por disseminar não só informações erradas ou simplesmente falsas sobre minorias religiosas, como também um ponto de vista intolerante.”

Fonte: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/101 ... igne&p=par
E também já foi entrevistado pelas TJs com vídeo JW sobre sua opinião da proibição da obra na Russía:
Dr. Massimo Introvigne: “A única relação entre as Testemunhas de Jeová e a violência é que elas têm sido vítimas da violência”.
Sociólogo e ex-representante da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para o Combate do Racismo, Xenofobia e Discriminação

Fonte: https://www.jw.org/pt-pt/noticias/legal ... ntrevista/

Além de uma antigo documentário sobre as TJs onde ele fala da org: https://gloria.tv/post/22H1kHDorwUVCPHZRArE7zeEi

Bem o rumor foi publicado por John Redwood um forista que tem chamado atenção da midia sobre o problema de abuso sexual. Em seu twitter postou o seguinte:
As Testemunhas de Jeová contrataram o conhecido apologista do culto Massimo Introvigne para escrever uma "Opinião de especialista" de 21 páginas, defendendo as Testemunhas de Jeová por causa de abuso infantil. Introvigne fundou o CESNUR, um defensor da #Scientology, #Moonie Church e de outros grupos controversos.

Fonte:https://twitter.com/Mark_J_ODonnell/sta ... 4785080321
A fonte disso está neste documento: https://www.rijksoverheid.nl/binaries/r ... ame=iossmf
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lynch
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Re: STV se une com defensor de grupos sectários

Mensagem não lida por lynch »

Bem gente consegui novas informações e pelo que parece este Introvigne ira defender as TJs no problema que esta ocorrendo na Holanda

Tradução feita pelo Google Tradutor do documento:

Spoiler!
Opinião de um 'expert
Holly Folk
Massimo Introvigne
J. Gordon Melton
1. Fomos solicitados pelo escritório de advocacia do Sr. Shane Brady, representando o
“Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová na Holanda”, para
examine o relatório “Abuso sexual e disposição para denunciar dentro do
Comunidade das Testemunhas de Jeová ”, de autoria de Kees van den Bos, Marie-
Jeanne Schiffelers, Michèlle Bal, Hilke Grootelaar, Isa Bertram e Amarins
Jansma, com a cooperação de Stans de Haas, e comissionado pelo
Centro de Pesquisa e Documentação do Ministério da Justiça e Segurança
(Utrecht, dezembro de 2019: doravante denominado "o relatório") e comentar sobre ele
com base em nossa experiência de várias décadas no estudo das religiões minoritárias
e as Testemunhas de Jeová. Nenhum de nós lê holandês e trabalhamos
em uma tradução para o inglês fornecida pelo escritório de advocacia do Sr. Brady. Nós não podemos,
é claro, verifique a qualidade da tradução, embora tenhamos verificado duas vezes
as tabelas e figuras na versão original em holandês que também recebemos.
2. Somos estudiosos da religião, especializados no estudo de novas religiões.
movimentos e religiões minoritárias e membros do grupo “New Religious
Movimentos ”da Academia Americana de Religião. Observamos a
Testemunhas de Jeová internacionalmente por várias décadas.
3. J. Gordon Melton é o Distinto Professor de Religiões Americanas
História na Universidade de Baylor, Waco, Texas. Ele é o autor de numerosos
livros sobre novas religiões, em muitos dos quais ele discutiu as
Testemunhas, que ele acompanha há mais de 50 anos. Como um ex
Página 2
presidente da Associação de Estudos Comunitários, ele também está familiarizado com
Comunidades fechadas e outras religiosas, tanto as que vivem
existência geograficamente isolada e aqueles que tentam criar fortes laços sociais
limites com o mundo dos não membros.
4. Holly Folk é professora associada do College of Humanities and Social
Ciências, Western Washington University, Bellingham, Washington. Ela é
familiarizado com “comunidades religiosas fechadas”, tendo servido no conselho de
Associação de Estudos Comunitários desde 2010 e estudou teologia
e práticas das Testemunhas de Jeová no âmbito de uma comparação
estudo de "novos cristianismos".
5. Massimo Introvigne foi até 2016 professor de Sociologia das Religiões
na Pontifícia Universidade Salesiana, Torino, Itália. Ele é o autor de alguns
setenta volumes sobre religiões minoritárias e sociologia das religiões, três
eles dedicados às Testemunhas de Jeová (Introvigne 1990, 2002, 2015). Ele
também estudou o abuso sexual em comunidades religiosas, particularmente no
Igreja Católica Romana, autor de dois livros sobre o assunto (Introvigne 2010,
2011). Em 2010, ele esteve entre os participantes das audiências sobre “Abuso infantil em
instituições: garantir a proteção total das vítimas ”, organizado em Estrasburgo
pela Comissão da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE)
Assuntos sociais. Em 2011, ele atuou como representante no combate
racismo, xenofobia e intolerância e discriminação contra cristãos e
membros de outras religiões da OSCE (Organização para Segurança e
Cooperação na Europa), da qual a Holanda também é um estado participante.
O Relatório: Questões Metodológicas
6. Lemos o relatório com grande interesse. Entendemos que nossa
colegas enfrentaram um campo delicado, onde a pesquisa é por definição difícil.
Page 3
Aplaudimos sua honestidade intelectual ao reconhecer repetidamente que
nada no relatório visa "estabelecer a verdade" (ver, por exemplo, 13) sobre
as histórias autorreferidas de abuso sexual que encontraram. "O processo de
estabelecer a verdade, afirmaram, não é um objetivo desta pesquisa ”(7). Apesar
podemos ter gostado de ver este ponto sublinhado com mais ênfase, nós
agradecemos a observação preventiva de que os termos “autores e vítimas” e
“Abuso” no Relatório de fato significa “supostos autores e supostos
vítimas… [e] alegados abusos. Isso ocorre porque não conseguimos verificar se o
o abuso realmente ocorreu ou não ”(29).
7. As conclusões finais de que “é difícil apresentar nossas descobertas com uma precisão
representatividade para a comunidade das Testemunhas de Jeová ”e que“ nós
não pode fornecer uma estimativa precisa da prevalência de abuso sexual sobre
Testemunhas de Jeová na Holanda ”(122) também atestam o profissional
integridade dos autores.
8. As fontes do relatório incluem três investigações na Austrália, Bélgica,
e no Reino Unido, alguns estudos acadêmicos sobre as Testemunhas de Jeová,
entrevistas com seis membros atuais e quatro ex-membros do
Testemunhas de Jeová “que estavam direta ou indiretamente envolvidas em casos de
abuso sexual ”(26) e interação com a diretoria da organização de Jeová
Testemunhas de Jeová na Holanda e na Fundação Reclaimed Voices, uma
grupo de advocacia que “trabalha pelos interesses das vítimas de abuso sexual
entre as Testemunhas de Jeová ”(26). Não é, no entanto, injusto para os autores de
o relatório declara que o elemento principal no qual suas conclusões se basearam
é uma pesquisa realizada estabelecendo um ponto de contato eletrônico e
incentivar atuais e ex-Testemunhas de Jeová com direta ou indiretamente
experiência de abuso sexual para compilar um questionário. A existência do
O ponto de contato foi anunciado através de vários meios de comunicação holandeses, e
Page 4
das Testemunhas de Jeová na Holanda e a voz recuperada
Fundação. Era possível, mas não obrigatório, incluir dados pessoais para
contato adicional, tornando o questionário não mais anônimo.
Compreensivelmente, apenas alguns entrevistados incluíram esses dados. 751
questionários foram recebidos, alguns incompletos, mas “todos os dados
compilados, incluindo informações de questionários que não foram
concluída ”(33). Observamos que casos de uma década foram incluídos, bem como
casos em que os supostos autores não eram Testemunhas de Jeová.
9. Concordamos com os pesquisadores em dois pontos principais: primeiro, amostras auto-selecionadas
como este não permitem nenhuma conclusão sobre a verdade, ou de outra forma,
das alegações feitas; segundo, apesar de todos os seus problemas, a auto-
amostras selecionadas às vezes são usadas em pesquisas de ciências sociais por falta de
alternativas e seu uso não é considerado geralmente inadequado. Contudo,
neste caso específico, estamos um pouco surpresos que o relatório não
discutir a possível manipulação da pesquisa eletrônica. Tanto abuso sexual
e a situação das comunidades religiosas acusadas por alguns de serem “cultos”
ou "seitas" são questões muito controversas. Existem grupos de defesa bem organizados
no campo, e até alguns governos têm suas próprias agendas. Um dos
autores são italianos e observa que um dos mais vitríolos anti-Jeová-
Sites de testemunhas na Itália divulgaram a pesquisa como "uma bomba" prestes a
explodir na Holanda e a possibilidade de participar (ver
http://testimonidigeovaconsapevoli.blog ... /bomba-in-
olanda.html). Claro, se assumirmos que estávamos lidando com pessoas qualificadas
organizações, o idioma holandês não teria sido um obstáculo sério.
Um dos autores discutiu em outro lugar como os chineses e os chineses
Suspeita-se que o governo russo (inclusive pelo governo dos EUA)
autoridades) de criar contas falsas nas redes sociais para disseminar
Page 5
informações negativas sobre grupos que estão reprimindo ativamente como "cultos"
mencionando como exemplo a proliferação suspeita de contas aplaudindo
a decisão russa e acusando as Testemunhas de Jeová de todo o tipo de
erros (principalmente sexuais) depois que a Rússia proibiu as Testemunhas de Jeová em julho de 2017
(Introvigne 2020, 81). Essas não são, de maneira alguma, meras teorias da conspiração, e
a prática de criar contas falsas nas mídias sociais para influenciar a
opinião pública, ou processos eleitorais, por agentes públicos e privados.
descrito em uma literatura grande e de rápido crescimento. Não somos informados no relatório
se foram tomadas medidas para impedir que múltiplos questionários sejam
enviados do mesmo endereço IP ou questionários a serem enviados por
usando VPN mascarando o endereço IP real do respondente. Mesmo que esses
medidas (que sabemos que foram adotadas em outras pesquisas no delicado campo da
novos movimentos religiosos) foram utilizados, através de software apropriado
possível para organizações experientes contorná-las. Ausente por mais tempo
informações, devemos concluir que:
(a) teria sido relativamente fácil para os oponentes organizados da
Testemunhas de Jeová a enviar vários questionários tentando descrever o
Testemunhas da pior maneira possível (é claro, teoricamente, também
foi possível às Testemunhas enviar vários questionários
elogiando sua organização - mas os resultados da pesquisa excluem isso
improvável);
(b) no âmbito das controvérsias sobre “cultos” e “seitas”,
já ocorreu que organizações privadas e agentes estatais foram
fortemente suspeito de criar identidades eletrônicas falsas de “vítimas” do
"Cultos";
(c) não há evidências de que os entrevistados, ou a maioria deles, (i) foram
realmente atuais ou ex-Testemunhas de Jeová (de fato, o próprio relatório
Page 6
menciona que a maioria dos entrevistados não era atualmente de Jeová
Testemunhas [34] e não está claro se todos os não membros que
respostas submetidas alegadas como ex-membros); (ii) eram holandeses; e (iii)
foram entrevistados individuais reais e não o que na literatura sobre
desinformação eletrônica é comumente descrita como "trolls";
(d) normalmente, quando houver razões substanciais para considerar algumas respostas
falhos, eles são deixados de lado como "inutilizáveis". Nesta pesquisa, parece que todos
respostas, o que aumenta a possibilidade de respostas enviadas por
"Trolls" também foram considerados.
10. Naturalmente, essas objeções não se aplicam às entrevistas pessoais com seis
membros e quatro ex-membros das Testemunhas de Jeová. Isso também foi
amostra casual, pois os dez entrevistados foram selecionados entre aqueles que
contatados de diferentes maneiras pelos autores. Não temos motivos para duvidar que seus
a percepção de suas experiências era genuína, embora também observemos que o
entrevistas duraram apenas uma hora cada e não foram gravadas (os pesquisadores confiaram
nas notas: 26, 60). Por outro lado, dez entrevistas, embora relevantes
para um estudo qualitativo, são uma pequena amostra estatisticamente e, até certo ponto,
conclusões quantitativas, o relatório se baseia principalmente na pesquisa eletrônica.
11. Não encontramos vestígios no Relatório da grande literatura sociológica que discute
o freqüente preconceito de ex-membros que deixaram um grupo religioso e criticam
chamado por alguns sociólogos de “apóstatas” (um termo técnico que não implica
juízo de valor) e frequentemente comparados com ex-cônjuges que relatam suas
casamento após um divórcio amargo. Não acreditamos que todos os ex-membros tenham
agendas, nem que suas lembranças sejam automaticamente descartadas. De fato,
eles podem oferecer informações úteis sobre os grupos que deixaram. No outro
Por outro lado, podemos esperar no Relatório uma conscientização sobre a década
discussão entre estudiosos da religião sobre como interpretar e ler o
Page 7
narrativas de ex-membros, sem dispensá-los, mas também sem sempre
levando-os pelo valor nominal, e uma menção na bibliografia de obras clássicas
sobre os “apóstatas”, como o volume coletivo editado por David Bromley em
1998 (Bromley 1998).
12. Além de um livro recente da Reclaimed Voices Foundation, com foco em
abuso sexual, notamos que apenas dois livros acadêmicos sobre o livro de Jeová
São mencionadas testemunhas, datadas de 1997 e 2002, ou seja, publicadas respectivamente
vinte e três e dezoito anos atrás. Nos últimos anos, houve um
florescimento de estudos acadêmicos sobre as Testemunhas de Jeová. Estudioso britânico
George Chryssides publicou vários estudos seminais, impossíveis de
ignorar (incluindo Chryssides 2008, 2016). Em 2018, a professora Zoe Knox
publicou um trabalho importante sobre evolução e mudança entre os
Testemunhas de Jeová (Knox 2018). Os autores do relatório consultaram
esses trabalhos, eles podem ter chegado a uma avaliação mais diacrônica da
Testemunhas de Jeová (veja abaixo), avaliando a importância de mudanças recentes.
Os achados: (A) Uma “comunidade fechada” exclusiva?
13. Uma conclusão importante do relatório é que as Testemunhas de Jeová são um “
comunidade ”, definido como“ um grupo de pessoas com identidades iguais
extremamente protegido do público, por exemplo, de idéias e indivíduos de
fora do grupo ”, onde os membros seguem“ sua própria lógica ”(19). Nós achamos
esta aplicação desta definição de “comunidade fechada” à comunidade de Jeová
As testemunhas no relatório são altamente problemáticas. Em geral, não é necessário
adotar um desconstrucionismo pós-modernista extremo para observar que todos
comunidades têm “sua própria lógica”. Nos EUA, os democratas não compartilham ou
até entender a lógica do Partido Republicano, particularmente no atual
Era Trump. Um não-marxista não entenderia a lógica de um hard-core
Page 8
Marxista. Um crente não entenderia a lógica de um ateu. E assim por diante.
Também é interessante que o Relatório ofereça à Igreja Católica Romana
outro exemplo de “comunidade fechada”. Sabemos que em algumas
período e países católicos se consideram ameaçados por
forças hostis e pode ter adotado uma atitude mais defensiva. No entanto, poucos
estudiosos da religião negariam que hoje uma grande maioria de pessoas "ativas"
Católicos visitam uma igreja para missa duas ou três vezes por mês, contribuem
algum dinheiro, mas de outra forma têm contatos muito limitados ou inexistentes com o católico
Igreja, particularmente na Europa Ocidental (ver, por exemplo, Davie 2002). O católico
comunidade não está “fechada”, no sentido de que a maioria de seus praticantes
os membros são expostos a idéias e estilos de vida muito diferentes daqueles
A hierarquia católica defende a maior parte do tempo e, na maioria dos casos, concorda
com eles e discorda dos ensinamentos da Igreja, como também evidenciado por
literatura e pesquisas sociológicas (ver, por exemplo, Berzano 2019). Se o romano
A Igreja Católica é uma “comunidade fechada”, quase todas as religiões estão “fechadas
comunidades ”(certamente, islamismo e judaísmo ortodoxo), com exceção de
alguns grupos protestantes ultraliberais ou a Nova Era de baixa intensidade e outras
comunidades, que certamente não representam a maioria dentro da
cena religiosa internacional.
14. Parece que o fato de as Testemunhas de Jeová serem uma “comunidade fechada”
no sentido negativo do termo, foi assumido no início do
pesquisa, em vez de demonstrar no final. Os autores afirmam que este é um
conclusão unânime na literatura existente sobre as Testemunhas de Jeová, que é
de fato não é verdade. A conclusão parece basear-se no fato de que os acadêmicos
a literatura consultada é limitada e antiga (veja acima). Não nos dizem o que
experiência que os autores tiveram de interagir com as Testemunhas de Jeová da vida real
antes de sua pesquisa para o Relatório. Sim, e interagimos com os de Jeová
Page 9
Testemunhas em vários países, não apenas nos nossos. Eles podem ser classificados como
“Crentes fortes” em sua religião, mas a grande maioria deles tem um emprego
fora da congregação e interaja regularmente com não-membros.
As Testemunhas de Jeová são crentes conservadores que vivem em silêncio (e sim,
comemorar aniversários ou Natal e não votar), mas fazem parte
do "mundo real", diferentemente das comunidades religiosas típicas "fechadas" reais
que vivem em comunidade em fazendas isoladas.
15. Vindo às Testemunhas de Jeová, existem vários indicadores no Relatório
que, dizem os autores, devem confirmar que eles são um tipo peculiar e radical de
“Comunidade fechada”. Eles incluem:
(a) “As Testemunhas de Jeová acreditam que têm a verdadeira religião” (20);
(b) membros dissidentes são desassociados e evitados pelos membros atuais
(22);
(c) eles têm "uma hierarquia forte" (73);
(d) eles têm uma "moral sexual forte" (74);
(e) “não há mulheres” nos escalões mais altos de sua hierarquia (100) e
“A interpretação da Bíblia está nas mãos de uma hierarca masculina
organização ”(108).
16. Todas essas cinco afirmações são, quando corretamente entendidas, verdadeiras. No entanto, eles
estão longe de serem exclusivas das Testemunhas de Jeová e são de fato comuns
para a maioria das religiões do mundo. Declaração (a) de que “as Testemunhas de Jeová acreditam
que eles têm a religião verdadeira ", foi usado na Rússia para provar que o
As testemunhas são "extremistas". No entanto, a maioria das religiões proclama que elas oferecem
o único caminho para a salvação. Isso é óbvio para o Islã, mas foi reiterado por
Catolicismo na declaração do Vaticano Dominus Iesus de 2000, embora seja
talvez menos enfatizado pelo atual Papa (mas Dominus Iesus nunca
foram eliminados da lista de documentos oficiais do Vaticano: Congregação para
Page 10
Doutrina da Fé 2000). De fato, exceto poucas comunidades ultra-liberais,
seria difícil encontrar uma religião que se aproximasse de potenciais conversos com
frases como “Posso apresentar a você minha religião, que pode ou não
ser a verdadeira religião? ”Todas as religiões missionárias são exclusivistas, e as
As Testemunhas de Jeová certamente não são a única religião missionária.
17. O argumento de que a excomunhão (desassociação, no livro de Jeová
Idioma das Testemunhas de Jeová) e comunicações difíceis ou limitadas subsequentes
entre membros excomungados e membros reais, é exclusivo dos membros de Jeová
Testemunhas ou "cultos" são falsas. Excomunhão e medidas contra
"Apóstatas" existem na maioria das religiões tradicionais. Deuteronômio 13: 6–16 permitido
Judeus para matar apóstatas excluídos da comunidade por heresia, idolatria ou
imoralidade. Felizmente, na prática judaica posterior, a execução dos apóstatas
foi substituído por rituais e práticas que representavam sua "morte" simbólica.
pessoa expulsa pela comunidade foi submetida a um funeral simbólico e
mencionado usando o idioma geralmente reservado para as pessoas falecidas
(Cohn 1996, 351). Traços dessa prática sobrevivem até hoje em alguns
comunidades judaicas ultraortodoxas (Cohn, 1965, 365). Existe uma grande
literatura sobre apostasia no Islã. Embora os textos relevantes do Alcorão
podem estar sujeitos a diferentes interpretações, e hoje existem liberais insistindo
que a execução não é obrigatória (Saeed e Saeed 2017), a opinião de que
apóstatas do Islã deve ser morto ainda é generalizada entre diferentes
Escolas legais islâmicas. Vários estados islâmicos mantêm leis considerando
apostasia do Islã um crime a ser punido pela pena de morte. Autoritário
teólogos consideram matar um parente apóstata uma ação virtuosa, e alguns
estudiosos relatam que “mesmo quando os estados árabes ou muçulmanos modernos abolem o
pena de morte por apostasia, geralmente é aplicada pela população enfurecida ”
(Cook 2006, 276-77). Quando o cristianismo passou de minoria perseguida para
Page 11
religião do estado, obteve rapidamente das leis dos imperadores romanos que
a execução daqueles cristãos expulsos por apostasia ou heresia ( Codex
Justiniano I, 11: 1 e 7). O mesmo Codex Justinianus (I, 7: 3) também encomendou
que esses cristãos excomungados “serão separados da associação
com todas as outras pessoas. ”Nos séculos mais recentes, aqueles excomungados de
O cristianismo conseguiu escapar da execução, mas ainda assim eles foram assediados
várias maneiras diferentes. Na Itália, a Igreja Católica insistiu até que pelo menos a
Segundo Concílio Vaticano, que o Estado imponha limitações legais à
aqueles que a Igreja excomungou (Dalla Torre 2014).
18. Um ponto muito importante, e não mencionado no relatório, é que, como
explicitamente declarado em documentos oficiais pelas Testemunhas de Jeová, ninguém
deve ser desassociada por relatar um caso de abuso à secular
autoridades. A edição atual do manual oficial da congregação
anciãos, “Pastor o rebanho de Deus” - 1 Pedro 5: 2 , confirma que uma pessoa
que relata uma alegação de abuso (ou qualquer outro crime) à autoridade secular
autoridades não serão desassociadas ou de outra forma sancionadas pela
Testemunhas de Jeová: “Quem denuncia uma acusação à polícia, ao tribunal,
presbíteros ou outros que tenham autoridade para examinar assuntos e prestar
julgamento não seria visto pela congregação como culpado de cometer
calúnia ... Isso é verdade mesmo que a acusação não seja provada ”(Christian
Congregação das Testemunhas de Jeová 2019, 12:28). Isto não é um romance
disposição no manual de 2019. A edição de 2010 tinha uma disposição paralela: “
não é considerado calúnia fazer uma acusação à polícia, ao tribunal,… ou
outros que têm autoridade para examinar questões e julgar ... Isso
é verdade mesmo que a acusação não seja provada ”(Congregação Cristã de
Testemunhas de Jeová 2010, 5:27). O Manual acrescenta que, “Jeová
Testemunhas abominam abuso sexual infantil (Rom. 12: 9). Assim, a congregação irá
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não proteger nenhum autor de tais atos repugnantes das conseqüências de
o pecado dele. O manejo da congregação de uma acusação de abuso sexual infantil
O abuso não se destina a substituir o tratamento da questão pela autoridade secular
(Rom. 13: 1–4). Portanto, a vítima, seus pais ou qualquer outra pessoa que relate
tal alegação aos anciãos deve ser claramente informada de que eles têm a
direito de relatar o assunto às autoridades seculares. Os anciãos não criticam
quem optar por fazer esse relatório ”(Congregação Cristã de
Testemunhas de Jeová 2019, 14: 4). A política oficial de proteção à criança de
Testemunhas de Jeová, publicadas em dezenas de idiomas (incluindo holandês) em
site oficial, declara no parágrafo 4: “Em todos os casos, as vítimas e seus
os pais têm o direito de denunciar uma acusação de abuso infantil às autoridades.
Portanto, vítimas, seus pais ou qualquer outra pessoa que relate tal
acusação aos anciãos são claramente informados pelos anciãos de que eles têm a
direito de relatar o assunto às autoridades. Os anciãos não criticam ninguém que
decide fazer esse relatório - Gálatas 6: 5 ”(Congregação Cristã de
Testemunhas de Jeová 2018, n. 4) Na edição de maio de 2019 da A Sentinela ,
lemos que “os anciãos asseguram às vítimas e seus pais e outras pessoas com
conhecimento do assunto de que são livres para denunciar uma alegação de abuso a
autoridades seculares. Mas e se o relatório for sobre alguém que faz parte
da congregação e o assunto se torna conhecido na comunidade?
O cristão que relatou sentir que ele trouxe reprovação em
Nome de deus? Não. O agressor é aquele que traz censura ao nome de Deus. ”
(“Amor e justiça em face da iniquidade” 2019, 10–11).
19. Obviamente, as Testemunhas de Jeová não são únicas por terem “um forte
hierarquia ”e uma“ forte moral sexual ”. Na Igreja Católica Romana, o
Pope mantém o papel de árbitro final da doutrina e da moral. Linha principal
Islã, judaísmo ortodoxo e muitas formas de protestantismo conservador
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as mesmas posições das Testemunhas de Jeová sobre sexo antes e fora do casamento,
adultério e relações homossexuais. Embora algumas declarações do presente
O Papa Francisco indicou mais aberturas de caridade, masturbação,
relações homossexuais, sexo antes e fora do casamento e adultério ainda estão listados
pecados mortais pelo Catecismo normativo da Igreja Católica (ver
Catecismo da Igreja Católica 1992, nº 2352 [masturbação], 2353 [pré- e
sexo extraconjugal e adultério], 2357 [relações homossexuais]).
20. Pessoalmente, simpatizamos com aqueles que gostariam de ver mulheres interpretando
maior papel nas hierarquias religiosas. É, no entanto, desnecessário lembrar
que na Igreja Católica Romana não há mulheres servindo como cardeais,
bispos ou padres, pois não há imãs mulheres guiando mesquitas nem mulheres
rabinos no judaísmo ortodoxo (em oposição a outras formas do judaísmo, que
no entanto representam uma minoria no judaísmo internacional). Em 1984 o
Batistas do Sul, a segunda maior denominação religiosa nos Estados Unidos
Unidos, aprovou uma resolução que ainda permanece, afirmando que “nós não decidimos
preocupações da doutrina e da prática cristã por parte da cultura moderna, sociológica,
tendências eclesiásticas ou por fatores emocionais ”e“ As Escrituras ensinam
que as mulheres não estão em culto público para assumir um papel de autoridade sobre os homens
para que a confusão não reine na igreja local ”(Convenção Batista do Sul, 1984).
21. Em resumo, as características que supostamente provariam que as Testemunhas de Jeová
são uma forma peculiar ou única de religião, talvez um perigoso "culto" ou "seita"
não são únicos ou peculiares às Testemunhas e, de fato, são encontrados na maioria
religiões. Com relação às Testemunhas de Jeová, o fato de que as mais recentes
a literatura acadêmica foi ignorada e também levou a alguns mal-entendidos.
Embora a autopercepção êmica das Testemunhas de Jeová possa diferir da
percepção ética dos acadêmicos externos, a maioria dos estudos acadêmicos
a importância da declaração oficial de 1995 das Testemunhas de que é
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inadequado calcular datas precisas para o fim deste mundo. este
Essa afirmação é vista pelos estudiosos no contexto de uma real, se lenta e parcial,
integração das Testemunhas de Jeová, com interações mais frequentes
com a sociedade em geral em todos os níveis (Chryssides 2016; Knox 2018). A imagem
das Testemunhas de Jeová no relatório às vezes corre o risco de ser puramente
sincrônico, ignorando que os movimentos religiosos evoluem e mudam na história
e só pode ser estudado diacronicamente.
22. Às vezes, parece que o relatório adota um raciocínio circular, um
falácia. Sabemos que algumas comunidades são "comunidades fechadas" porque
abusos sexuais não são relatados lá - e explicamos por que os abusos sexuais
não são relatados com o fato de serem “comunidades fechadas”.
Achados (B): abuso sexual entre as testemunhas de Jeová
23. Não temos dúvida de que casos graves de abuso sexual ocorreram entre
Testemunhas de Jeová, e que algumas não foram devidamente denunciadas à
autoridades civis. Dado o tamanho das Testemunhas de Jeová, o contrário
seria surpreendente. O relatório não cita as obras clássicas de nossos últimos
colega Anson D. Shupe (1948–2015), com quem tivemos a oportunidade
para trabalhar sobre esta questão, sobre abuso sexual e outros por parte de clérigos e outros religiosos
números (Shupe 1995, 1998, 2000, 2007). Shupe elaborou uma teoria geral de
“Má conduta do clero” postulando que organizações religiosas onde ministros
e os idosos interagem com menores podem exibir uma taxa comparativamente alta de
abuso sexual, e que eles são mais protetores de sua imagem do que ansiosos por
veja os autores punidos pela justiça do estado. Shupe mencionou brevemente o
Testemunhas de Jeová, mas sua teoria previa que as religiões que, diferentemente da
Testemunhas de Jeová, têm um grande clero profissional, que depende da
organização para sua sobrevivência econômica, seria mais protetora do
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perpetradores (Shupe 1995). De fato, de acordo com o próprio relatório (com todas as
metodológicos mencionados anteriormente), 30% da população holandesa de Jeová
Testemunhas que conheciam um incidente de abuso sexual notificaram a polícia e 27%
apresentou um relatório policial formal. Essas porcentagens, como observa o relatório, são mais altas,
inferiores aos da população holandesa em geral, onde 9% dos que
o conhecimento de um abuso sexual notifica a polícia e 3% registra uma denúncia formal (35–39).
E, confirmando a teoria de Shupe, as porcentagens também são maiores do que as
comunidade católica americana de acordo com os relatórios bem conhecidos da
John Jay College da City University de Nova York, que por sua vez observou que o
porcentagem de relatos nas comunidades católicas não é menor do que nos americanos
sociedade em geral (John Jay College Research Team 2004, 2011).
24. Também é importante notar que as Testemunhas de Jeová não patrocinam ou fornecem
quaisquer atividades que separem os filhos dos pais ou que de outra forma
custódia de crianças. As Testemunhas de Jeová não patrocinam nem organizam o Domingo.
Escolas, educação sobre catecismo, jardins de infância ou outras atividades onde
os filhos são separados dos pais. De acordo com Shupe (1995) - e
bom senso - comunidades religiosas que não organizam atividades onde
crianças separadas de seus pais têm menor incidência de abuso,
o que é confirmado pelos dados do próprio relatório discutidos acima. Abuso
é claro que isso pode ocorrer em casa, e vários casos mencionados no Relatório estão em
fato de incesto, e não de abuso em um ambiente institucional. No entanto, existem
não há evidência no relatório de que o incesto seja mais prevalente entre os
Testemunhas do que na sociedade holandesa em geral.
25. Nas últimas décadas, a maioria das grandes comunidades religiosas entendeu que
o abuso era um problema sério em seu rebanho, como na sociedade em geral.
Eles adotaram várias medidas, na esperança de melhorar a situação.
Como observou novamente os relatórios de John Jay, as melhorias só são possíveis no
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longo prazo. A questão do abuso sexual é discutida abertamente nas
Literatura de testemunhas. Conhecemos pessoalmente mais de 20 artigos
publicado nos últimos anos nas publicações das Testemunhas de Jeová
abuso sexual e oferecendo orientações e sugestões de bom senso. o
O próprio relatório observa que as Testemunhas de Jeová, como os católicos e outros,
tomou medidas. "Houve relativamente poucos relatos de casos mais recentes"
o relatório declara (40). Segundo o relatório, existem duas alternativas
explicações para isso. Uma é que “na última década houve um melhor
resposta a denúncias de abuso na comunidade das Testemunhas de Jeová. ”
Outra é que abusos recentes ainda não foram relatados, talvez porque o
as vítimas não encontraram “a coragem de denunciar abusos” (40). Enquanto o segundo
explicação pode ser verdadeira para casos individuais, certamente nos últimos anos a
o clima social tem sido mais ou menos favorável às vítimas de abuso sexual,
como evidenciado pelo sucesso do movimento “Eu também”, de modo que o primeiro
explicação parece mais provável. Parece injusto descartar entrevistados que
relataram que “as coisas mudaram… Eles não desencorajam mais os relatórios
polícia ”(75),“ muito foi feito em termos de prevenção…
prevenção, acho que estamos indo bem ”(676 e similares, como não confiáveis, ou
concluir precipitadamente que as novas políticas são ineficazes. Como mencionado anteriormente,
um estudo sério das novas políticas só seria possível depois de vários anos
de implementação.
26. O relatório menciona insatisfação com o modo como as Testemunhas de Jeová
lidou com os casos de abuso. Aqueles de nós que estudaram abuso sexual sabem
que a “insatisfação com o manuseio” é generalizada e também se aplica à forma como
os casos são tratados pela polícia e pelos tribunais seculares. O abuso sexual é uma
experiência terrivelmente traumática que nenhuma "manipulação" é percebida pelas vítimas
como totalmente adequado. Mais uma vez, é injusto destacar as Testemunhas de Jeová como se
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a “insatisfação com o manuseio” só lhes interessaria, embora seja um
fenômeno comum em casos de abuso sexual em geral.
O relatório: recomendações
27. Nós não toleramos ou subestimamos a praga horrível das relações sexuais
abuso, e sabemos que é um problema dramático nas comunidades religiosas,
é na sociedade tão grande. Pessoalmente, concordamos com as
recomendação de que a Holanda introduza uma “obrigação de relatar”
autoridades civis elementos sérios que indiquem que um abuso sexual pode ter
ocorrido (ao contrário de meros rumores), através de uma lei “formulada
meticulosamente, levando em consideração o importante direito à liberdade de religião ”.
Aqueles que foram solicitados a denunciar devem aceitar cometer erros por precaução e
reconhece que a polícia e os tribunais seculares podem estar melhor equipados para
investigar em profundidade as alegações de abuso que são religiosas e outras comunidades.
28. Por outro lado, o que achamos problemático nas recomendações é
destacando as Testemunhas de Jeová, com base nos resultados incertos de
uma pesquisa e da idéia defeituosa de que eles estão mais "em risco" do que outros grupos
ou a sociedade em geral. Como mencionamos anteriormente, os números do próprio relatório
levar a uma conclusão diferente. Por exemplo, achamos injusto que as leis de Jeová
As testemunhas devem “enviar um relatório anual” sobre como lidam com o abuso sexual
através de uma mesa interna, enquanto uma obrigação semelhante não é imposta a outros
comunidades. Também achamos injusto que os inspetores escolares prestem atenção
filhos das Testemunhas de Jeová por possíveis desempenhos na escola baixa
"Talvez para permitir que a criança seja mais ativa na comunidade religiosa"
embora essa vigilância não seja recomendada para crianças criadas em outros
religiões e nenhuma evidência é oferecida de que os filhos das Testemunhas de Jeová
têm, em média, desempenho mais baixo do que as outras crianças nas escolas holandesas.
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Isso seria surpreendente, com base em nossa própria experiência de melhor que a média
resultados do ensino fundamental e médio dos filhos das Testemunhas de Jeová em
outros países e a insistência da literatura das Testemunhas de Jeová sobre os pais
vendo que as crianças cumprem escrupulosamente suas obrigações escolares.
29. Também temos problemas com a recomendação de que as Testemunhas de Jeová
permitir que as mulheres “tenham papéis decisivos” na hierarquia de suas
comunidade em todos os níveis, e que “essa é a única maneira que os interesses de
as mulheres podem ser abordadas ”(120). Os estudiosos podem legitimamente discutir se
ter hierarquias supremas, incluindo homens e mulheres, pode ser benéfico
comunidades religiosas, e podemos concordar com essa idéia em geral.
Entretanto, deve-se distinguir opiniões de estudiosos ou teólogos de
recomendações com autoridade de um estado. Neste último caso, gostaríamos de
ser confrontado com uma violação do princípio da separação de estado e de
religião e do direito das comunidades religiosas de decidirem por si próprias
organização e com um tratamento discriminatório das Testemunhas de Jeová.
Presumivelmente, o governo holandês não recomendaria aos muçulmanos
comunidade para ter imãs femininos, ou para a Igreja Católica ter femininos
bispos, advertindo-os de que, caso contrário, as autoridades holandesas seriam levadas a
Acreditamos que "os interesses das mulheres" não são protegidos em suas comunidades.
30. Devido ao status de minoria e estilo de vida peculiar, as Testemunhas de Jeová
são uma comunidade frágil, mais exposta do que outras a calúnias e estereótipos
(como ilustrado por Knox 2018). De fato, desde o final da Segunda Guerra Mundial, eles
têm sido o grupo mais visado pela literatura e propaganda anti-cult em
Europa. Estamos muito preocupados que a publicação do relatório possa levar a
mais estereótipos e discriminação. Poucos no público em geral lerão o
relatório completo. Muitos, se não a maioria, só lerão títulos na mídia e serão
facilmente convencido de que as Testemunhas de Jeová são cidadãos "ruins", mais propensas
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outros holandeses ao abuso sexual e à proteção dos agressores, enquanto em
De fato, mesmo os números do relatório sugerem que é o contrário. Nós
também vivem em um contexto em que o público em geral está muito preocupado (e
com razão) sobre abuso sexual e pode tender a acreditar em todas as reportagens da mídia,
se eles dizem respeito a fatos comprovados ou meras hipóteses e rumores. Público
opinião também é desfavoravelmente predisposta contra grupos da mídia, ou vocal
oponentes organizados, rotulam como "cultos" e podem facilmente acreditar em alegações de
abuso sexual contra eles, independentemente do peso da acusação. Nós
recomendamos vivamente que qualquer publicidade dada ao relatório insista na
fato de que o abuso sexual não é mais prevalente entre as Testemunhas de Jeová
do que em outras comunidades religiosas ou outros segmentos da sociedade holandesa, e
mencionará a atitude cooperativa das Testemunhas de Jeová e o fato de
que medidas sérias para resolver os problemas foram adotadas por eles,
com alguns resultados positivos, embora seja muito cedo para avaliar a longo prazo
efeitos nesta fase.
7 de janeiro de 2020
Holly Folk
Massimo Introvigne
J. Gordon Melton
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