'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

O Corpo Governante realmente dá cada bicuda nas TJ's e elas ainda continuam idolatrando-os! Afff...
Aqueles irmãos que não gostaram muito dos novos cânticos e das gravações feitas por coral, são severamente sensurados!
Muitos dos irmãos que gostavam de usufruir em sua casa o antigo "Melodias do Reino" agora tiveram que trocar pelo novo CD "Cantemos a Jeová - Orquestra e Coral."
Muitos irmãos não gostaram! Até dizendo que agora os cânticos estão iguaizinhos os hinos das igrejas tradicionais, pois é cantado por coral. Muitos não apreciaram essa nova "provisão oportuna" dos cânticos em coral, pois é num estilo pelo qual muitas vezes a próprias TJ's criticavam. Usando o texto de Revelação 18:21-23.
Porém como o CG é imprevisível, colocaram os cânticos num estilo tradicionalista (como são os cantos católicos e ortodoxos). Sabendo que muitas TJ's estavam falando mau dessa provisão deles, note o que é exortado às TJ's:
OBS: Vale a pena ler até o final, e veja por si só a bicuda que é dado nas próprias TJ's. É uma tradução de um texto em espanhol!


'Estes [os homens] estão falando abusivamente de todas as coisas que realmente não sabem'
Judas-10 -

TEMPO DE LEITURA: 5 minutos

Muito tempo depois do Congresso de Distrito "Mantenha-se Vigilante!", Realizado em todo o mundo durante 2009 e 2010, uma irmã exclamou com alegria "Desde o primeiro momento que ouvi as novas composições, eu amei". Por outro lado, um irmão disse: "Eu não gostei dos novos cânticos. Por que mudar? Os outros cânticos eram melhores".

Por que essa diferença de opinião? Bem, todo mundo tem direito a que gostar, especialmente em termos de gostos musicais são variados, e é verdade que existem grandes diferenças entre as melodias do Cantemos a Jeová e o Cantemos Louvores a Jeová. Os novos cânticos são mais simples em termos de música. Algo que você vai notar é que em espanhol não há nenhuma canção assim como foi nas canções anteriores, todos eles têm grandes diferenças nas letras ou música. Quanto à música, se você tem notado que nos cânticos anteriores cada verso das canções soavam diferentes, tanto na escala que está a tocar no piano ou alguma variação entre as notas, enquanto a música atual de todos os versos (exceto o cântico nº 1) são exatamente o mesmo som (Compare a música anterior 222 "Fixai os olhos no prêmio" com a nova versão, de nº 24). Estas simplificações tornaram-o mais fácil de cantar para os irmãos, cuja educação musical não é muito alto, mas isso tem causado em outros irmãos desconforto, não estão muito felizes com a mudança.

E as gravações Cantemos a Jeová - Orquestra e Coral? Enquanto muitos irmãos encaram como uma bênção, para que eles possam aprender alguns dos novos cânticos, alguns até mesmo comparam com os corais da cristandade e falam de forma depreciativa dessas gravações. Será isto uma simples questão de gosto ou há algo mais sério envolvido? Bem, sabemos que o preceito bíblico que diz: 'Celebre a Jeová com cânticos, produzindo melodias' (Salmo 47:6). Lembrando que a principal razão pela qual nos reunimos é louvar a Jeová, devemos mencionar que existem três maneiras de louvar a Jeová nestes encontros: Durante as orações, canticos e comentários.

No entanto, as orações têm sido sempre o mais importante canal de comunicação com Jeová Deus, mas durante as reuniões apenas participamos passivamente deste ato solene. Falando sobre o privilégio de comentar, este é um ato relativamente novo de louvor na adoração pura, enquanto a música tem sido uma parte muito importante no louvor de Jeová por milênios. Na antiga organização do templo de Jerusalém tinha um sistema complexo composto de música, coral e instrumentos musicais (2 Crônicas 29:27). No dia da dedicação do templo de Salomão foi constituído por um grupo de cento e vinte sacerdotes tocando trombetas, e também aqueles que tocaram instrumentos de cordas e pandeiros, acompanhados com o coral de levitas que eram bons cantores.

A história nos diz que 'os cantores, em uníssono fizeram um som de louvor e agradecendo a Jeová, e levantou-se logo o som das trombetas e címbalos, e instrumentos de música e louvor ao Deus verdadeiro [...] a próprio templo foi preenchida com uma nuvem, sim o templo de Jeová; e os sacerdotes não podiam ficar para ministrar por causa da nuvem, porque a glória de Jeová encheu a casa do [verdadeiro] Deus.'(2 Crônicas 5:11-14).

Se você não gosta de ouvir as versões de coral do novo Cantemos a Jeová, pergunte a si mesmo: Como seria se você ouvisse o coral dos levitas? Claro que não soa muito diferente das versões corais de nossos novos cânticos. Agora considere a resposta de Jeová sobre este tipo de melodia, a história diz-nos que Jeová mostrou a sua satisfação em encher o templo com uma nuvem ... Jeová Deus gostava dessa melodia cantada! O que nos faz pensar que Jeová não aprecia nossos novos cânticos? Certamente nada; na verdade, acreditamos que ele orientou o "escravo fiel e discreto" para que colocasse à disposição essas versões cantadas, então por que reclamar ou falar depreciativamente de tal provisão? Por que compará-lo com a música usada na religião falsa, Babilônia a Grande? Será que fazendo isso não podemos comparar com o desprezo dos israelitas pelo Maná? Infelizmente, os israelitas foram ingratos, tanto que chamou esta provisão de 'pão desprezível'. (Números 21:05). Mas Jeová certamente levou em conta a reação deles ao dar esta provisão. Como o texto de Deuteronômio 8:16 nos diz, o maná que alimentou a Israel, foi para por à prova sua gratidão e fé. Passaram pela prova? Não! Eles renegaram essa provisão materiais que Jeová lhes deu. E nós, será que passaríamos na prova? Isso dependeria de como seria nossa reação pelo que recebemos de Deus. Será que nós permitimos que uma atitude crítica em relação ao alimento espiritual que Jeová nos dá, faça com que sejamos hostis? Desprezar o alimento espiritual que o "escravo fiel" serve "tempo apropriado" é como desprezar o maná nos dias de Israel!

É notável que muitos irmãos que criticam nossos novos cânticos têm pouco, ou nenhum conhecimento musical. Se esse é o nosso caso, certamente nos ajudará lembrar o que o discípulo Judas disse: 'Estes [os homens] estão falando abusivamente de todas as coisas que realmente não sabem' (Judas 10). É vital não cair nesse mesmo erro!

Além disso, muitos irmãos têm um conhecimento musical extenso, eles concordam que, embora os novos cânticos sejam mais simples, certamente envolveu muito talento dos compositores em criar partituras complexas como o cântico nº 61, 86, 130 e 133.

Algo que nos ajudará a apreciar melhor os novos cânticos é ter consciência do grande trabalho que é necessário para fazê-lo. Tomemos por exemplo o cântico de nº 192, agora nº 101. A nova música do cântico que há 10 anos apareceu no vídeo 'Nossa associação inteira de irmãos', obviamente, nenhum destes com espírito critico percebeu, e há alguns meses quando recebemos nossos novos cânticos viram-no e criticaram. Isso nos faz perguntar quantos anos levou a revisão dos 225 cânticos do cancioneiro antigo, decidir quais seriam, fazer ajustes nas letras, escrever novas letras, fazendo os ajustes musical melódico, compondo novas canções, traduzindo para cada idioma disponível, fazendo gravações em piano, fazendo gravações orquestrais, coral em várias línguas em que foi feita a versão 'Coral e Orquestra', editando os problemas técnicos e disponibilizando-os para a fraternidade mundial? É um trabalho enorme e, agora, muitos irmãos não apreciam de todo coração esse trabalho? Realmente não estaria aplicando o conselho que diz: "mostrai-vos gratos"! (Colossenses 3:15)."
Enfim, toda essa mudança é devido ao esforço do "escravo fiel" em guiar-nos rumo a adoração pura e imaculada, foram excluidas composições que eram de pessoas que não mais são guiadas na vereda da vida, por isso muitas das composições foram excluidas! Mostrará seu apreço pelo cancioneiro "Cantemos a Jeová"? Nossa resposta deve visar o que nosso Deus pensa sobre o assunto!

COMENTÁRIO MEU: Ter uma atitude mental precária é a chave para aceitar as mudanças na organização. Devemos estar conscientes que não é o pretenso grupo da classe do "escravo" os que decidem como adorar a Jeová e agradá-lo, é a Torre e o Corpo Governante quem coloca suas regras e a atitude deve ser: "devemos aceitar e praticar". :10 Jeová está direcionando as decisões do Corpo Governante? ... É preciso, portanto, dizer que é ele (CG) quem decide e dirige todas as alterações que a organização tem. Realmente lamentável!!!
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

É notável que muitos irmãos que criticam nossos novos cânticos têm pouco, ou nenhum conhecimento musical. Se esse é o nosso caso, certamente nos ajudará lembrar o que o discípulo Judas disse: 'Estes [os homens] estão falando abusivamente de todas as coisas que realmente não sabem' (Judas 10). É vital não cair nesse mesmo erro!
Que absurdo esse trecho! Não precisa ser perito em música pra saber que as letras do "Cantemos a Jeová" são horríveis e que muitos de seus cânticos são difíceis de cantar e acompanhar. De que adianta um belo coral cantar uma melodia com uma letra horrível? Eu mesmo sou testemunha de que muitos irmãos estão com dificuldades de cantar alguns dos cânticos novos. Mas como sempre, a vontade e os gostos das Testemunhas de Jeová não importam para o Corpo Governante. As TJ's tem de aceitar o novo cancioneiro quer gostem ou não!
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
livre da torre
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Set 2010 17:03
Localização: Sorocaba- SP

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por livre da torre »

Lembro-me de que já não era muito boa nos cânticos antigos dos tjs embora achasse bonito, com esses então se ainda estivesse lá eu seria uma negação. Ainda bem que saí bem na época dessa mudança!rsrs.
"Achar que o mundo não tem um Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia." Benjamin Franklin
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por sidhiresus »

Certamente nada; na verdade, acreditamos que ele orientou o "escravo fiel e discreto" para que colocasse à disposição essas versões cantadas, então por que reclamar ou falar depreciativamente de tal provisão?
Epa, pera ai, como isso aconteceu? Não são inspirados, como então ele orientou? Nossa dá nojo disso. Eles apenas dizem que acreditam, não confirmam mesmo se foi Jeová, e se tiver sido o Diabo?
Impressionante mesmo como eles são sutis, assim usam isso como desculpa depois para negarem que sejam inspirados.

Galera, o negócio é o seguinte. O CG é inspirado por Deus, estão lá porque Deus quer, mandam tanto quanto Cristo, e todas as tjs devem gostar daquilo que eles gostarem, senão meu filho. Esqueça o paraíso.
Avatar do usuário
Poseidon
Forista
Forista
Mensagens: 2113
Registrado em: 07 Jan 2010 15:43

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Poseidon »

O que mais intriga as tjs é: Porque as religiões mundanas, administradas por satanás, possuem musicas com mais aceitação?, e as da torre que são inspiradas pelo Todo Poderoso conhecedor de melodias inefáveis, não agrada nem mesmo o próprio povo? Até as melodias da CCB são mais bonitas.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Pássaro »

Rapaz a reclamação é geral e a seita tá retada com quem critica! Viva a revolta tj camuflada! :1
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Linus Torvalds
Forista
Forista
Mensagens: 1015
Registrado em: 29 Jan 2010 00:02
Localização: Aldebaran

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Linus Torvalds »

Com exceção do Cântico "Ele chamará"(http://download.jw.org/files/media_musi ... _T_111.mp3) e
"Meu Deus, meu Amigo e Pai"(http://download.jw.org/files/media_musi ... _T_091.mp3), acho que não há melodias boas nesse cancioneiro. se bem que eu não ouço o coral deles há muito tempo,apesar de ter feito o download dos MP3s para minha Mãe.
Avatar do usuário
andersonpaulino
Forista
Forista
Mensagens: 406
Registrado em: 16 Jul 2009 12:45

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por andersonpaulino »

foram excluidas composições que eram de pessoas que não mais são guiadas na vereda da vida, por isso muitas das composições foram excluidas!
Isso procede?

Pra mim eu tinha ouvido falar não lembro onde que alguns cânticos compostos por desassociados continuavam nessa nova versão...

Mas em todo caso, uma palhaçada, só isso...

É impressionante mesmo como as TJs aplicam o texto de dar a outra face depois de levar uma bofetada, principalmente se tratando da Torre... O pior cego é aquele que não quer ver... E ainda têm coragem de defender quem só vive de açoitá-los e parasitar o rico dinheirinho deles...
Estuans Interius Ira Vehementi...
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Jerry »

Tem como postar um scan da carta original, em espanhol?
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Lucy Ana
Forista
Forista
Mensagens: 156
Registrado em: 15 Abr 2010 11:41

Re: 'Não gostou dos novos cânticos? Vai ter que engolir!!!'

Mensagem não lida por Lucy Ana »

É assim o CG ñ admite ser questionado ou criticado , as Tjs tem de ficarem caladas :9 :D3
"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude".
(Henry W. Longfellow)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 114 visitantes