Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010 Recapitulação

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010 Recapitulação

Mensagem não lida por Poltergeist »

Imagem
Destaques da Leitura da Bíblia – 1 Reis 3 à 6
w05 1/7 p. 30 Destaques do livro de Primeiro dos Reis
3:9, 12-14.
Jeová responde as orações sinceras de seus servos que lhe pedem sabedoria, conhecimento e orientação para realizar o seu serviço. — Tiago 1:5.

Perguntas para o estudo de Meu Livro de Histórias Bíblicas
1. Leia 1 Reis 3:3-28.
(a) O que os homens de responsabilidade na organização de Deus da atualidade aprendem das palavras sinceras de Salomão em 1 Reis 3:7? (Sal. 119:105; Pro. 3: 5, 6)
(b) Por que o pedido de Salomão é um bom exemplo de coisas sobre as quais orar? (1 Reis 3:9, 11; Pro. 30:8, 9; 1 João 5:14)
(c) Com respeito ao reinado futuro do Salomão Maior, Jesus Cristo, que confiança nos dá o modo de Salomão lidar com a disputa entre as duas mulheres? (1 Reis 3:28; Isa. 9:6, 7; 11:2-4)
2. Leia 1 Reis 4:29-34.
(a) Como Jeová respondeu ao pedido de Salomão de ter um coração obediente? (1 Reis 4:29)
(b) Considerando os esforços que muitas pessoas faziam para ouvir a sabedoria de Salomão, que atitude devemos ter para com o estudo da Palavra de Deus? (1 Reis 4:29, 34; João 17:3; 2 Tim. 3:16)

km 7/85 p. 2 Reuniões para nos Ajudar a Fazer Discípulos
15 min:
Contribua Para Manter Limpo o Seu Salão do Reino. Palestra com a congregação a ser cuidada por um irmão cuja família seja exemplar em contribuir para a limpeza e a manutenção do Salão. Considere as perguntas e a aplicação dos princípios encontrados nos textos citados. Por que é tão importante um Salão do Reino limpo? (Nee. 12:30; 2 Crô. 29:2-5, 15-17) Como podem os filhos ser treinados neste respeito? (Pro. 22:6) Como podem ser organizadas as designações para a limpeza do Salão do Reino? (1 Reis 5:14) Que aparência devem ter os banheiros do Salão do Reino?
(Deut. 23:14) Qual deve ser a nossa atitude para com a limpeza do Salão do Reino? (Nee. 10:39) Recapitule os arranjos locais para a limpeza do Salão do Reino.

RECAPITULAÇÃO DA ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO

1- 3:31-34;
O fato de Davi não mostrar um espírito de vingança e de hostilidade é exemplar. Davi não se tornou um queixoso amargurado; tampouco rejeitou a adoração verdadeira. Ao contrário, as adversidades levaram-no a se apegar a Jeová e a manter a excelente atitude que tinha quando fugiu por causa de Saul. Naquela ocasião, Davi cantou: “Mostra-me favor, ó Deus, mostra-me favor, porque em ti se refugiou a minha alma; e na sombra das tuas asas me refugio até passarem as adversidades.” — Salmo 57:1.
Não temos motivo para nos queixar de traição na organização de Deus hoje. Nem Jeová, nem seus anjos, tampouco os pastores espirituais, toleram a presença de indivíduos traidores ou maus na congregação cristã. Não obstante, todos nós nos confrontamos com a imperfeição humana — a nossa própria e a de outros servos de Deus.

2- Natã, o profeta, encorajou o Rei Davi a levar avante o que tinha no coração com respeito à construção de uma casa para a adoração de Jeová. Mais tarde, porém, Jeová disse a Natã que informasse Davi que não seria ele quem haveria de construí-la. Jeová não rejeitou a Natã por causa daquilo que ele havia dito antes, mas continuou a usá-lo, porque ele corrigiu com humildade a questão, quando Jeová lha elucidou. — 1 Crô. 17:1-4, 15.

3- Quando Jeová fez com Davi um pacto para um reino, Ele disse a Davi que o trono ficaria estabelecido na sua linhagem, mas que, se a dinastia dele ou qualquer dos seus descendentes agisse de modo errado, iria “repreendê-lo com vara de homens e com pancadas dos filhos de Adão”. (2Sa 7:14; Sal 89:32) Isto realmente ocorreu quando Jeová permitiu que os reis das nações gentias derrotassem os reis de Judá, especialmente quando Nabucodonosor, rei de Babilônia, tirou Zedequias do trono em Jerusalém. — Je 52:1-11.
Quando Jeová fez um pacto para o reino com Davi, ele disse a respeito da linhagem de reis da dinastia de Davi: “Eu mesmo me tornarei seu pai e ele mesmo se tornará meu filho. Quando cometer uma falta, também vou repreendê-lo com vara de homens e com pancadas dos filhos de Adão.” (2Sa 7:14) Neste caso, a vara da disciplina que Jeová, como Pai, usaria era a autoridade dos governos do mundo, como Babilônia. Esta nação foi usada para derrubar o reino de Deus nas mãos dos reis da linhagem de Davi, até que ‘viesse aquele que tem o direito legal’. (Ez 21:27) Em 70 EC, os exércitos romanos sob o general Tito foram uma “vara” para punir a infiel Jerusalém. — Da 9:26, 27.

4- Davi disse a Mefibosete: “Tu mesmo comerás constantemente pão à minha mesa.” Explicando por que fazia tal provisão, Davi disse-lhe: “Sem falta usarei de benevolência para contigo por causa de Jonatã, teu pai.” (2 Samuel 9:6, 7, 13) A hospitalidade de Davi, demonstrada no decorrer de muitos anos, é corretamente descrita como benevolência, não apenas humanitarismo, porque evidenciava sua lealdade a um relacionamento já existente. (1 Samuel 18:3; 20:15, 42) De modo similar, hoje em dia, os servos de Deus são bondosos com as pessoas em geral. No entanto, são constantes na sua benevolência, ou amor leal, para com aqueles com quem compartilham um relacionamento aprovado por Deus. — Mateus 5:45; Gálatas 6:10.

5- Nós também devemos nos esforçar para ver além das diferenças culturais, raciais ou étnicas — superando qualquer vestígio de preconceito e animosidade —, e reconhecer as boas qualidades em outros. O vínculo que se formou entre Davi e Itai ilustra que conhecer e amar a Jeová pode nos ajudar a superar tais barreiras.
Ao refletirmos no exemplo de Itai, podemos nos perguntar: ‘Demonstro lealdade similar ao Davi Maior, Cristo Jesus? Mostro minha lealdade por participar com zelo na obra de pregar o Reino e fazer discípulos?’ (Mat. 24:14; 28:19, 20) ‘Até que ponto estou disposto a ir para provar minha lealdade?’

6- Mais tarde, Mefibosete teve de lidar com outro espinho na carne. Seu servo Ziba o caluniou perante o Rei Davi, que então fugia de Jerusalém por causa de Absalão, filho de Davi. Ziba disse que Mefibosete ficara deslealmente em Jerusalém, na esperança de conseguir o reinado para si mesmo. Davi acreditou na calúnia de Ziba e entregou toda a propriedade de Mefibosete àquele mentiroso! (NOTA- Uma trama ambiciosa assim não condizia com o caráter de um homem apreciativo e humilde como Mefibosete. Sem dúvida, ele sabia muito bem da fidelidade de seu pai, Jonatã. Embora Jonatã fosse filho do Rei Saul, ele reconheceu humildemente que Davi era o escolhido por Jeová para ser rei de Israel. (1 Samuel 20:12-17) Jonatã, como pai de Mefibosete, temente a Deus e amigo leal de Davi, nem ia pensar em ensinar ao seu jovem filho aspirar o reinado. )

7- Apesar das mudanças por causa da idade, Barzilai fez o que pôde para apoiar o rei designado de Jeová. Embora reconhecesse que seu paladar e sua audição não eram mais como antes, ele não era uma pessoa amarga. Pelo contrário, de modo altruísta, Barzilai indicou Quimão para receber os benefícios oferecidos, revelando assim o tipo de homem que era no íntimo. Como Barzilai, muitos idosos hoje mostram um espírito altruísta e generoso. Fazem o que podem para apoiar a adoração verdadeira, sabendo que “Deus se agrada bem de tais sacrifícios”. É uma bênção ter pessoas leais no nosso meio!

8- Além de ser todo-poderoso, Jeová Deus é humilde. O Rei Davi orou a ele: “Tu me darás o teu escudo de salvação, e é a tua humildade que me engrandece.” (2 Samuel 22:36) Deus é humilde no sentido de que se preocupa com simples humanos que tentam agradá-lo, tratando-os com misericórdia. Lá dos céus Jeová se abaixa, por assim dizer, para lidar bondosamente com os que o temem. — Salmo 113:5-7. Embora Jeová, como Soberano, ocupe a posição mais enaltecida no universo, ele está disposto a dar atenção a cada um de nós. Isso nos dá a certeza de que podemos contar com sua infalível ajuda, mesmo nas situações mais difíceis. Não há nenhum motivo para temermos que ele se esqueça de nós. O salmista, referindo-se ao povo do Israel antigo, falou apropriadamente de Jeová como aquele “que se lembrou [deles] na [sua] condição rebaixada: pois a sua benevolência é por tempo indefinido”. — Salmo 136:23.

9- Por que Adonias tentou usurpar o trono, estando Davi ainda vivo? A Bíblia não responde. No entanto, parece razoável concluir que, visto que os irmãos mais velhos de Adonias — Amnom, Absalão e provavelmente Quileabe — já estavam mortos e por ser o filho mais velho ainda vivo de Davi, Adonias pensou que tivesse direito ao trono. (2 Samuel 3:2-4; 13:28, 29; 18:14-17) Por ter obtido o apoio de Joabe, o poderoso chefe do exército, e de Abiatar, o influente sumo sacerdote, Adonias talvez tenha ficado confiante de que seu plano daria certo. A Bíblia não revela se Adonias sabia que Davi tinha intenção de dar o trono a Salomão, mas ao providenciar um ‘sacrifício’ ele não convidou nem Salomão nem outras pessoas leais a Davi. (1 Reis 1:9, 10) Isso sugere que Adonias encarava Salomão como um rival.

10- Jeová responde as orações sinceras de seus servos que lhe pedem sabedoria, conhecimento e orientação para realizar o seu serviço. — Tiago 1:5.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Vega
Forista
Forista
Mensagens: 647
Registrado em: 28 Abr 2010 14:13
Localização: Rio de Janeiro

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010

Mensagem não lida por Vega »

Poxa, pensei que iria encontrar as respostas da 'Recapitulation' aqui!
Que pena! :(
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010

Mensagem não lida por Poltergeist »

Vega escreveu:Poxa, pensei que iria encontrar as respostas da 'Recapitulation' aqui!
Que pena! :(
Eu não recebi até agora :(
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
desiludido
Forista
Forista
Mensagens: 467
Registrado em: 15 Mai 2009 22:09

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010

Mensagem não lida por desiludido »

Aí Polter, desculpa por me meter em seu post, é que eu já havia preparado.

RECAPITULAÇÃO - RESPOSTAS

1- 3:31-34; O fato de Davi não mostrar um espírito de vingança e de hostilidade é exemplar. Davi não se tornou um queixoso amargurado; tampouco rejeitou a adoração verdadeira. Ao contrário, as adversidades levaram-no a se apegar a Jeová e a manter a excelente atitude que tinha quando fugiu por causa de Saul. Naquela ocasião, Davi cantou: “Mostra-me favor, ó Deus, mostra-me favor, porque em ti se refugiou a minha alma; e na sombra das tuas asas me refugio até passarem as adversidades.” — Salmo 57:1.
Não temos motivo para nos queixar de traição na organização de Deus hoje. Nem Jeová, nem seus anjos, tampouco os pastores espirituais, toleram a presença de indivíduos traidores ou maus na congregação cristã. Não obstante, todos nós nos confrontamos com a imperfeição humana — a nossa própria e a de outros servos de Deus.

2- Natã, o profeta, encorajou o Rei Davi a levar avante o que tinha no coração com respeito à construção de uma casa para a adoração de Jeová. Mais tarde, porém, Jeová disse a Natã que informasse Davi que não seria ele quem haveria de construí-la. Jeová não rejeitou a Natã por causa daquilo que ele havia dito antes, mas continuou a usá-lo, porque ele corrigiu com humildade a questão, quando Jeová lha elucidou. — 1 Crô. 17:1-4, 15.

3- Quando Jeová fez com Davi um pacto para um reino, Ele disse a Davi que o trono ficaria estabelecido na sua linhagem, mas que, se a dinastia dele ou qualquer dos seus descendentes agisse de modo errado, iria “repreendê-lo com vara de homens e com pancadas dos filhos de Adão”. (2Sa 7:14; Sal 89:32) Isto realmente ocorreu quando Jeová permitiu que os reis das nações gentias derrotassem os reis de Judá, especialmente quando Nabucodonosor, rei de Babilônia, tirou Zedequias do trono em Jerusalém. — Je 52:1-11.
Quando Jeová fez um pacto para o reino com Davi, ele disse a respeito da linhagem de reis da dinastia de Davi: “Eu mesmo me tornarei seu pai e ele mesmo se tornará meu filho. Quando cometer uma falta, também vou repreendê-lo com vara de homens e com pancadas dos filhos de Adão.” (2Sa 7:14) Neste caso, a vara da disciplina que Jeová, como Pai, usaria era a autoridade dos governos do mundo, como Babilônia. Esta nação foi usada para derrubar o reino de Deus nas mãos dos reis da linhagem de Davi, até que ‘viesse aquele que tem o direito legal’. (Ez 21:27) Em 70 EC, os exércitos romanos sob o general Tito foram uma “vara” para punir a infiel Jerusalém. — Da 9:26, 27.

4- Davi disse a Mefibosete: “Tu mesmo comerás constantemente pão à minha mesa.” Explicando por que fazia tal provisão, Davi disse-lhe: “Sem falta usarei de benevolência para contigo por causa de Jonatã, teu pai.” (2 Samuel 9:6, 7, 13) A hospitalidade de Davi, demonstrada no decorrer de muitos anos, é corretamente descrita como benevolência, não apenas humanitarismo, porque evidenciava sua lealdade a um relacionamento já existente. (1 Samuel 18:3; 20:15, 42) De modo similar, hoje em dia, os servos de Deus são bondosos com as pessoas em geral. No entanto, são constantes na sua benevolência, ou amor leal, para com aqueles com quem compartilham um relacionamento aprovado por Deus. — Mateus 5:45; Gálatas 6:10.

5- Nós também devemos nos esforçar para ver além das diferenças culturais, raciais ou étnicas — superando qualquer vestígio de preconceito e animosidade —, e reconhecer as boas qualidades em outros. O vínculo que se formou entre Davi e Itai ilustra que conhecer e amar a Jeová pode nos ajudar a superar tais barreiras.
Ao refletirmos no exemplo de Itai, podemos nos perguntar: ‘Demonstro lealdade similar ao Davi Maior, Cristo Jesus? Mostro minha lealdade por participar com zelo na obra de pregar o Reino e fazer discípulos?’ (Mat. 24:14; 28:19, 20) ‘Até que ponto estou disposto a ir para provar minha lealdade?’

6- Mais tarde, Mefibosete teve de lidar com outro espinho na carne. Seu servo Ziba o caluniou perante o Rei Davi, que então fugia de Jerusalém por causa de Absalão, filho de Davi. Ziba disse que Mefibosete ficara deslealmente em Jerusalém, na esperança de conseguir o reinado para si mesmo. Davi acreditou na calúnia de Ziba e entregou toda a propriedade de Mefibosete àquele mentiroso! (NOTA- Uma trama ambiciosa assim não condizia com o caráter de um homem apreciativo e humilde como Mefibosete. Sem dúvida, ele sabia muito bem da fidelidade de seu pai, Jonatã. Embora Jonatã fosse filho do Rei Saul, ele reconheceu humildemente que Davi era o escolhido por Jeová para ser rei de Israel. (1 Samuel 20:12-17) Jonatã, como pai de Mefibosete, temente a Deus e amigo leal de Davi, nem ia pensar em ensinar ao seu jovem filho aspirar o reinado. )

7- Apesar das mudanças por causa da idade, Barzilai fez o que pôde para apoiar o rei designado de Jeová. Embora reconhecesse que seu paladar e sua audição não eram mais como antes, ele não era uma pessoa amarga. Pelo contrário, de modo altruísta, Barzilai indicou Quimão para receber os benefícios oferecidos, revelando assim o tipo de homem que era no íntimo. Como Barzilai, muitos idosos hoje mostram um espírito altruísta e generoso. Fazem o que podem para apoiar a adoração verdadeira, sabendo que “Deus se agrada bem de tais sacrifícios”. É uma bênção ter pessoas leais no nosso meio!

8- Além de ser todo-poderoso, Jeová Deus é humilde. O Rei Davi orou a ele: “Tu me darás o teu escudo de salvação, e é a tua humildade que me engrandece.” (2 Samuel 22:36) Deus é humilde no sentido de que se preocupa com simples humanos que tentam agradá-lo, tratando-os com misericórdia. Lá dos céus Jeová se abaixa, por assim dizer, para lidar bondosamente com os que o temem. — Salmo 113:5-7. Embora Jeová, como Soberano, ocupe a posição mais enaltecida no universo, ele está disposto a dar atenção a cada um de nós. Isso nos dá a certeza de que podemos contar com sua infalível ajuda, mesmo nas situações mais difíceis. Não há nenhum motivo para temermos que ele se esqueça de nós. O salmista, referindo-se ao povo do Israel antigo, falou apropriadamente de Jeová como aquele “que se lembrou [deles] na [sua] condição rebaixada: pois a sua benevolência é por tempo indefinido”. — Salmo 136:23.

9- Por que Adonias tentou usurpar o trono, estando Davi ainda vivo? A Bíblia não responde. No entanto, parece razoável concluir que, visto que os irmãos mais velhos de Adonias — Amnom, Absalão e provavelmente Quileabe — já estavam mortos e por ser o filho mais velho ainda vivo de Davi, Adonias pensou que tivesse direito ao trono. (2 Samuel 3:2-4; 13:28, 29; 18:14-17) Por ter obtido o apoio de Joabe, o poderoso chefe do exército, e de Abiatar, o influente sumo sacerdote, Adonias talvez tenha ficado confiante de que seu plano daria certo. A Bíblia não revela se Adonias sabia que Davi tinha intenção de dar o trono a Salomão, mas ao providenciar um ‘sacrifício’ ele não convidou nem Salomão nem outras pessoas leais a Davi. (1 Reis 1:9, 10) Isso sugere que Adonias encarava Salomão como um rival.

10- Jeová responde as orações sinceras de seus servos que lhe pedem sabedoria, conhecimento e orientação para realizar o seu serviço. — Tiago 1:5.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010

Mensagem não lida por Poltergeist »

desiludido escreveu:Aí Polter, desculpa por me meter em seu post, é que eu já havia preparado.
Desiludido, muitíssimo obrigado!

Eu dependo de ajuda pra fazer estes tópicos. Sempre que você puder a ajuda será bem-vinda!

Aproveitei e atualizei o primeiro post com as suas respostas.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010 Recapitulação

Mensagem não lida por Poltergeist »

Resposta da 5 publicada!

Valeu Desiludido!
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Vega
Forista
Forista
Mensagens: 647
Registrado em: 28 Abr 2010 14:13
Localização: Rio de Janeiro

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010 Recapitulação

Mensagem não lida por Vega »

Valeu! d:7 d:7
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Escola do Ministério Teocrático 28/junho/2010 Recapitulação

Mensagem não lida por kooboo »

Como é bom encontrar esse oasis do verdadeiro alimento espiritual aqui neste forum!
São as bençãos de Jeova presentes!
Irmãos, continuem este maravilhoso trabalho!
:D1
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 72 visitantes