"O ativismo on-line é para preguiçosos"

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
cabraldestroyer
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Nov 2008 03:04

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por cabraldestroyer »

Citaçao:
Quando chegamos a solicitar apoio das autoridades de direitos humanos e judiciais.
tenho uma duvida, é serio.
Muito se fala em direitos Humanos, mais me parece q direitos humanos exitem em maior gruau em paises "Cristaos", chegar ao nivel q chegamos hoje foi produto de muitas guerras travadas por cristaos contra sistemas politicos q reconhecia pouco ou nenhum direito basico do ser humano, muitas pessoas ditas "cristas" foram presas ou mortas por lutarem pelos ideias dos direitos humanos. Talves o q está faltando pra nós hoje é uma melhoria continua desses direitos.
Bom como nao entendo muito do assunto, fico na duvida.
Ouvi dizer, muitos não estão mais nem aí para as palavras de um homem que está bem perto daqui, Melhor Correr, enquanto há tempo para nós, Antes que tudo vá pros ares sem ouvir a nossa voz. "Desconfio", CPM 22, fazendo uma referencia as TJ.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Pássaro »

Bom, depois de uma bela praia, li esse tópico e também faço parte do grupo que chegou de fato ao ladro negro da torre através da net! Saudações a quem tem coragem e capacidade de ir a luta de cara! Eu estou na net e entendo o que o Sebastião se propôs ao colocar esse debate em pauta! d:8
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Ju_Franz
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Fev 2010 15:28
Localização: Curitiba/PR

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Ju_Franz »

Olá Sebastião,

Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo por sua coragem, e por sua visão de lutar pelos direitos dos cidadãos, visão esta que está em extinção!

É evidente que a maioria das pessoas que saíram da Torre por questinamentos, tiveram grande respaldo na internet, visto que esse instrumento nos dá muito acesso, e ainda podemos ficar no anonimato...

Eu concordo com você que todas essas discussões realizadas em diversos sites deveriam sair do mundo virtual, a fim de alcançar as ruas e outros meios de comunicação. A internet deveria estar atrelada ao engajamento social fora deste veículo, pois eu creio que todas as modalidades de protesto são válidas.

Sabemos que não é possível fazer com que a Organização mude sua posição sobre a desassociação e dissociaçao, contudo é necessário mostarmos as pessoas que essas modalidades de excomunhão adotadas pela Torre, ferem aos Direitos Humanos, e ainda mais causam traumas nas pessoas, que perdem o cantato com a família, amigos, e são marginalizadas na sua comunidade, ou seja, não estamos falando de uma simples doutrina religiosa, mas algo que afeta diretamente a vida e a qualidade de vida de diversas pessoas...

Para mim este debate deve continuar com toda a força na internet, pois como sabemos é um canal muito eficaz, mas é de nossa responsabilidade buscarmos outros meios, para ampliar tal debate.

Não podemos deixar que mais pessoas tenham suas vidas dominadas, e descartadas de forma tão arbitrária como faz a Torre. O que falta é esclarecimento, informação, senso crítico e "mãos na massa". Como dizia o grande Martin Luther King "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons". E é exatamente para isso que serve a modalidade de excomunhão da Torre de Vigia, imagine se as TJ tivesse livre acesso aos "apóstatas", certamente essa organização estava fadada a peder o pouco de gatos pingados que ainda restam em suas fileiras.

Sendo assim, eu acredito que devemos estar cada vez mais fortes na internet, pois esse canal tem ajudado muitos TJ, mas nós ex-Tj deveríamos sim, sair da zona de conforto, nos organizarmos (no bom sentido da palavra), e com o respaldo da lei, trabalharmos em prol da conscientização das pessoas.

Devemos nos inspirar em Lutero, Martin Luther King, nas pessoas que se engajaram-se e lutaram por nossa liberdade na Ditadura Militar, e entre tantos exemplos...

Mais uma vez eu repito, a internet é de suma importancia, mas precisamos de mais...


Abraço
Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.
Sigmund Freud
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

A Internet é um canal competente para levar conhecimento a sociedade sobre diversos assuntos. Já, sobre o caso da desassociação, especificamente, o sistema forista, sem excessão, nao tem poder para mobilizar a massa, nem de longe. Se tivesse as testemunhas não estavam conseguindo realizar o seu proselitismo, socegadamente, nas portas.

Quem está sendo alcançado por este veículo? Evidentemente, as testemunhas de Jeová, principalmente, aquelas que nao mais acreditam na organização, estão inativas ou nao mais comparecem as reuniões. E a sociedade que tem sido o sustentáculo da obra de pregação, mas precisamente por ouvir as testemunhas? Quem vai avisar as pessoas sobre o perigo da desassociação? O movimento forista ja existe há muito tempo, e porque ainda nao cumpriu esse papel? Amigos, nao nos enganemos, a única e exclusiva solução para desgastar a STV, é fora dos marcos da Internet, o corpo a corpo, possibilita uma exposição publica da desassociação. Falar em doutrinas, isso nao resolve, pelo fato, das pessoas nao estarem interessadas em discutir crenças de A ou B. A massa, têm se sensibilizado, em Fortaleza, quando expomos a desassociação, nas ruas, praças e avenidas, porque meche com o sentimento de seres humanos.

Portanto, amigos, se quisermos dar um basta na intolerância religiosa da STV, a dissidência tem que partir para os movimentos sociais, se reunir nos fóruns inter-religiosos, e vestir a camisa da luta nas manifestações. Fora disso, infelizmente, eu nao vejo saída. :8 :8 :8 :8
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá


Jerry em 14 Fev 2010 11:28
O que eu acho engraçado, Sr. Sebastião Ramos, é que foi justamente através do ativismo on line que o senhor incomodou a Torre de Vigia, com seus artigos sobre a desassociação. Foi o ativismo on line que o levou à sua própria exclusão da Torre.

Gostaria de conhecer estes artigos sobre a desassociação.


Um abraço.
Victor Rito
Andrea
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Fev 2010 17:29

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Andrea »

Caros amigos,

Me parece exagero afirmar que o ativismo on-line é para preguiçosos, no entanto, é óbvio que o que o Sebastião conseguiu até agora em termos práticos e efetivos, foi conseguido com um pouco mais do que o uso da internet. Ir às ruas e dar a cara à tapa é necessário, às vezes. Portanto, é mais razoável admitir que ambas as frentes de luta são necessárias, em momentos diferentes. No entanto, o ativismo nas ruas requer muito mais do que opinião. Quem se propõe a chamar a atenção da mídia, precisa se munir de argumentos mais do que lógicos e racionais. Se quem vai às ruas não se prepara adequadamente, prevendo os questionamentos mais diversos que poderão surgir, corre o risco de trabalhar contra. Uma idéia mal colocada, um comentário infeliz, pode levar por terra toda uma iniciativa, que apesar de bem motivada, precisa, além de tudo, de substância e conteúdo.

Agora, afirmar que as religiões têm o direito de praticar ações coercetivas a seu bel prazer, é ilógico. Não estou falando de leis, não as conheço a esse ponto... agora, imaginemos a seguinte situação extrema: uma determinada organização religiosa decide que o açoitamento, as flagelações são instrumentos legítimos de correção. Crianças são submetidas a esse tratamento. Como se comportará o Estado nesse caso? Atualmente, mesmo os progenitores respondem a processos judiciais se espancarem os filhos, portanto, teria uma religião poder para exercer tal medida disciplinar?

É isso o que as Testemunhas de Jeová vêm praticando... não violência física, mas psicológica, quando submetem alguém à desassociação. Crianças e pessoas da terceira idade, que são protegidas pela lei civil, são desassociadas. Alguns foram desassociados porque optaram por outra religião, e ao invés de terem seu direito constitucional respeitado, foram rotuladas de apóstatas, tendo seu bom nome jogado na lama pela comunidade à qual pertenciam, ainda mais... são chamadas de desordeiras.

Seria muito importante que fossem criados núcleos de estudo e discussão com gente responsável para discutir formas mais efetivas de apoio ao que o Sebastião tem feito. Vamos sair às ruas? Pois bem... nem todos têm condições? Não há problema, há maneiras diversas de se colaborar para que isto seja feito. Por exemplo: quem vai às ruas precisa de cartazes, panfletos, camisetas... tudo isso custa dinheiro. É preciso que pessoas colaborem, ajudem.

Quando se pensa por esse lado, compreende-se os desafios que o Sebastião precisou encarar, e eu imagino que talvez cause a ele uma certa frustração observar que, em palavras, muitos são solidários, mas, na hora do "vamos ver" poucos se oferecem.

Eu mesma, tenho disposição para sair às ruas, mas, não posso liderar um movimento desse porte devido a responsabilidades familiares. Mas, isso não quer dizer que não posso fazer nada. Há alguém aí que se proponha a organizar reuniões que visem o debate sobre como viabilizar essa campanha? Repito, um movimento desse tipo só tem força se as pessoas envolvidas tiverem como principal força motiz o desejo de justiça e de libertar milhares de pessoas que gostariam de falar um "oi" a um desassociado sem sofrer ameaças.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Poltergeist »

O problema de sempre é a generalização.

Os ativismos on-line e "offline" devem se complementar e creio que temos visto isso acontecer aqui mesmo.

Aqui, expomos as mentiras deslavadas da Torre e acolhemos novos dissidentes de forma anônima. Lá fora, pessoas corajosas expõem sua identidade para lutar contra as práticas desumanas dessa seita.

O ativismo online foi decisivo para que estivesse aqui hoje, assim como o Kooboo e tantos outros.

Como ainda não posso mostrar meu rosto, faço o máximo que posso por aqui, no mundo virtual e não gosto de ser tratado como "preguiçoso".

Este "elogio" é resultado da visão de pessoas com mentalidade "das antigas", não acostumadas com a Internet, porém, é exatamente aí que passo a entender o que o Sebastião quer dizer: a mentalidade generalista do próprio autor do artigo talvez seja a mesma dos políticos e juristas. A Internet, para
estas pessoas (me pego generalizando também), talvez não seja suficiente para influenciar suas opiniões.
Abenildo escreveu:Quando o promotor se movimentar a favor da denúncia, vai ser uma festa de denúncias por aí. Mas, ficamos assim em compasso de espera. O ano vai começar daqui há pouco. Ano de eleições e copa do mundo! Ano movimentado em que interesses eleitorais estarão em foco, distribuindo grana e escândalos. Poderemos nos mobilizar nesse cenário!!!!
Nota que este ano eleitoral pode, tanto vir a calhar, já que as Testemunhas de Jeová não votam (as autoridades políticas devem ser lembradas deste fato), quanto via a ser desastroso para o processo, já que os políticos tendem a evitar assuntos plêmicos em anos eleitorais. Vide projeto que pretende legalizar o aborto X Igreja Católica.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Jaime Santana
Forista
Forista
Mensagens: 473
Registrado em: 05 Nov 2008 11:19
Localização: Salvador - Bahia

"O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Jaime Santana »

Andrea disse :

Seria muito importante que fossem criados núcleos de estudo e discussão com gente responsável para discutir formas mais efetivas de apoio ao que o Sebastião tem feito. Vamos sair às ruas? Pois bem... nem todos têm condições? Não há problema, há maneiras diversas de se colaborar para que isto seja feito. Por exemplo: quem vai às ruas precisa de cartazes, panfletos, camisetas... tudo isso custa dinheiro. É preciso que pessoas colaborem, ajudem.
É isso mesmo ! É preciso criar em cada uma das capitais "núcleos de ação coordenada". Se serão distribuídos panfletos quem pagará por isso ? Qual o conteúdo temático ?

Quantos tem experiência em mover ações no Ministério Público ? Quais os passos ?

Talvez o que o Sebastião pense que por todo o país muitos dissidentes tem as mesmas condições "intelectuais" e financeiras" que ele.

Já está provado que este não é o caso.

O maior desafio talvez seja também o anonimato da maioria dos dissidentes.

Muitos foristas, evidentemente, estão acovardados por questões familiares e sociais. A grande maioria ainda tem medo de mostrar a própria foto.

Imagine sair às ruas distribuindo panfletos, por a cara na TV, nas rádios, participar de manifestações...
"Sair da Torre de Vigia é como a Seleção Natural, não é pra qualquer um, só os mais aptos conseguem" - Jerry, forista
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Jaime Santana escreveu:Quantos tem experiência em mover ações no Ministério Público ? Quais os passos ?
Aliás aqui está um ponto onde eu mesmo, além de vários aqui do Fórum, pediram ao Sebastião esclarecimento e ajuda para saber como entrar com ações semelhantes. O Sebastião nunca respondeu.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
TJ Moderado
Forista
Forista
Mensagens: 794
Registrado em: 08 Jan 2010 17:39

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por TJ Moderado »

Entendi o que o Sebastião quis dizer com o tópico. Ele não quis ofender ninguém, afinal reproduziu a reportagem de uma revista de grande tiragem de respeito.
O Sebastião quer dizer que se não nos movermos de fato, além da internet, os resultados serão demorados. Claro que aqui tem ótimos resultados. Olha eu aqui, e quantas outras coisa soube pela internet, como no indicetj, por exemplo.
Estando num caso isolado, sozinho nesse tipo de empreitada, é natural que ele sinta necessidade de apoiom, além de dar mais peso caso houvesse vários processos pelo país.
Ele não quis ofender, chamar nenhum de nós realmente de preguiçosos. O seu caso já abriu uma porta pesada, que anteriormente ninguém atreveu-se a tentar, talvez pelo modo brasileiro de pensar que tudo acaba em pizza, pelo medo do que estaria atrás dessa porta.
É importante notarmo que muitos de nós aqui não se mostra publicamente, e temos motivos para isso.

Sebastião: muitos aqui ainda são TJ, outros estão afastados apenas, a maioria ainda tem parentes TJ e acho que ainda que pega para muitos.
Mas com o tempo sem dúvida outros farão o mesmo.
“Quanto mais leio a Bíblia, menos TJ sou”.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 411 visitantes