"O ativismo on-line é para preguiçosos"

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Eu entendo a ideia do Sebastião em criar este tópico.

Na realidade, o que você quer dizer Sebastião é que se mais vozes se fizerem ouvir junto do ministério público, tanto mais peso e razões haverá para o Estado tomar atenção no caso da desassociação, ou mellhor, na forma como ela é exercida na comunidade religiosa das TJ.

Quando mediante uma lei religiosa, se limita a liberdade individual, obrigando ou pelo menos criando a pressão de ostracizar membros da família: pais, filhos, avós, amigos, etc, criando não só o medo de se ser desassociado também por violar esta lei, como criando leis religiosas que vão além das Escrituras (nem mesmo dizer Oi para um desassociado/dissociado), o Estado mediante um número crescente de queixas vindas a público pode exercer pressão sob a religião e limitar os seus privilégios no País.

Isso vai fazer qualquer religião pensar duas vezes em continuar com essa lei desamorosa e anti-bíblica!

Lembrem-se do que aconteceu na Bulgária com o sangue!

Não se trata de perseguir uma religião, mas de exercer o direito de ter voz, perante uma monstruosa injustiça, mascarada de lei bíblica.

Na América do Norte, diversos processos têm sido ganhos contra companhias poderosas, porque as pessoas se resolveram juntar e formar queixas em conjunto. Criam mais impacto nos tribunais e mostram que não casos isolados, mas um padrão perigoso seguido por empresas sem escrupulos.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por kooboo »

Sebastião,
como já disse em outras oportunidades, e no meu primeiro post neste tópico - Parabens a voce por ir às ruas, tv, jornais e tribunais.
Louvavel sua ação e conseguiu chegar onde ainda não haviamos chegado.

Mas diferente de um ativismo ecologico ou levar alimento aos famintos da africa, o publico que deseja informação sobre as Testemunhas de Jeová busca por isso na internet.
Note que são publicos diferentes - Aqui disponibilizamos informaçao para Testemunhas de Jeova que tem duvidas, precisam de apoio moral, psicologico, informações e afins. Essas pessoas não querem se expor.
A sua ação expõe ao publico geral que essa religião é preconceituosa.
Esse publico geral não esta interessado em saber a farsa da teologia das TJ's, e não busca informações sobre elas na Web. Mas agora terá outra visão sobre aquelas simpaticas senhoras que distribuem revistinhas nas portas.

Pra mim e muitos aqui, os foruns e indices disponibilizados na internet são e serão a unica e melhor ferramenta da dissidencia.
Claro que seu trabalho é importante e digno da nossa divulgaçao e merito.
Mas o ativismo online, que fazemos aqui, tem enorme abrangencia e não pode ser comparado com ineficacia (?) de ativismos que tentam combater a morte de baleias na islandia.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
PUBLICADOR1205
Forista
Forista
Mensagens: 398
Registrado em: 26 Out 2009 03:01

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por PUBLICADOR1205 »

Tb concordo com todos os comentarios aqui... eu acho que ir as ruas é muito importante pra pegar o povao, ir as autoridades é muito importante pra garantir nossos direitos como cidadãos... mas de forma alguma vou desmerecer a midia vitual, eu tb fui um que só aprendi a verdade sobre a torre aqui na net. Eu desconfiava que algumas coisas nao eram certas, mas foi aqui que tirei minhas duvidas, nos sites e blogs da internet.... Eu passei 5 anos desassociado e ainda assim defendia a torre pros meus amigos que questionavam o fato de a galera dela lá nao falar comigo, e parte da minha familia que é fanatica tb nao fala comigo, quando o pessoal via isso eles estranhavam e criticavam severamente... e eu sempre defendia a torre! rs rs Eu nem sabia pra onde ir quando me encontrar em situacoes de contragimento pq tinha um TJ na minha sala e outro na cozinha e eu tinha que ficar preso no quarto! Afinal minha familia é todinha desta seita e o seus amigos tb.
Gracas a Deus que existe a midia virtual pra gente expor ideias e poder interegir com pessoas de outros estados, trocar ideias, formar aliancas e contar experiencias, foi aqui que encontrei um rumo neste assunto pra minha vida!

Eu admiro o trabalho de quem vai alem disso. Por exemplo, eu acredito sim que o Sebastiao Ramos vai conseguir mais coisas do que ele ja conseguiu com o processo dele na justica. Afinal as autoridades nao iam interferir em uma seita se nao tiver alguem que vá denunciar a mesma, se ninguem formular um queixa, como as autoridade iram investigar e aplicar a lei? Eu dou meus parabens a ele e dou meus parabens a todos que usam só a midia virtual tb, pois acho da mesma forma igualmente ultil... o importante é agente divulgar tudo que aprendemos, afinal é um trabalho VOLUNTARIO, agente usa nosso tempo pra ajudar a exclarecer fatos que outros tem duvidas... nao é verdade? O que eu nao aprovo é pessoas que nao entendem que cada um tem suas limitacoes, querem impor seus pensamentos desmerecendo os esforcos dos outros....

Outro dia tava falando com um amigo do rio de janeiro que fez varios videos sobre tjs e depois removeu eles, ele me contando dos seus problemas pra com os videos e expor seu rosto falando a verdade sobre a STV eu disse pra ele que nao tem problema, cada um sabe ate aonde por ir, eu disse que ele pode nos ajudar apenas falando com um desassociado que tá sofrendo confunsao mental, dá um forca pra uma pessoa assim já ajuda muito. Na minha humilde opiniao digo que podemos valorizar todos os esforcos de todos os lado, nao dá pra gente ficar naquela do tudo ou nada! Como se fossemos uma empresa e os que fazem mais sao chefes ou patroes....

Cada um de nós temos um compromisso com a verdade que aprendemos, este compromisso é pessoal e ele vai ser cumprido de forma volutaria, se nao fosse a midia virtual nem eu teria conhecido o Sebastiao, Pascoal, Cid Miranda e William Cadelha e outros apesar da agente morar na mesma cidade, nunca teria ouvido falar deles... sou grato a eles por terem feito muita coisa que eu nao fiz, e a midia vitual que divulgou isso pra chegar muito mais gente como eu que fiquei sabendo. Portanto amigo, facamos cada uma nossa parte, vamos divulgar nossas idéias, vamos empolgar cada um a fazer mais... mas tomemos cuidado pra nao ficarmos igual aos que tomam a dianteira da seita que nós vinhemos, que mandam mandam mandam mandam e depois dizem que "estavam pedindo com amor"!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :8 :8 :8 :8
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sherazade »

Estive pensando muito neste tópico nos últimos 60 minutos e entendo o que o Sebastião quer dizer, porém nem todos tem a mesmas atitudes.Para mim por exemplo falta a coragem de ir contra meus familiares e isso pesa muito ao tomar certas decisões, como esta de sair contra a torre, ou a desassociação de forma direta e ativa.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por kooboo »

Sherazade escreveu:Estive pensando muito neste tópico nos últimos 60 minutos e entendo o que o Sebastião quer dizer, porém nem todos tem a mesmas atitudes.Para mim por exemplo falta a coragem de ir contra meus familiares e isso pesa muito ao tomar certas decisões, como esta de sair contra a torre, ou a desassociação de forma direta e ativa.
Sherazade,
a sua dificuldade em lidar com esse problema não é diferente de muitos outros aqui. É totalmente compreensivel esse temor de perder amizades e familiares.
Mas o legal é que mesmo com esse temor, vc contribui aqui, e seus comentarios colaboram com o andamento do forum.
Poderia alguem dizer que seu ativismo é preguiçoso?
Eu nunca ousaria dizer uma coisas dessas, para mim sua presença agrega!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4503
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Abenildo »

Não, nosso trabalho não é em vão. Como já foi comentado, centenas e até milhares de pessoas tomam contato com as mentiras da Torre por meio de sites e fóruns como este. Muitos destes se libertaram aqui mesmo nestas páginas, as terem a oportunidade de expor suas crenças e confrontá-las com a imutável realidade. Esse trabalho virtual, volta a atenção exatamente para esta classe de pessoas, as que se envolveram, ou estão envolvidas, diretamente com a Torre. Não para o público em geral.
Uma vez estava conversando com meu irmão, que é ateu e advogado. Falei sobre alguns absurdos inclusive a desassociação, ele disse:
"Essa seita é toda contra a lei. Essa história do sangue é um absurdo. Mas eu não vou me preocupar com uma seitazinha de merda, que não tem nem 1% da população. Eu quero pegar é peixe grande!"
Ou seja, assuntos doutrinários, falsas profecias e outras sacanagens da Torre, não interessam o público em geral. Esse público, via de regra, não acessa a net para procurar alguma coisa dessa "seita de merda". Aí entra o papel das denúncias feitas ao MP e as mobilizações em público.
O problema maior é a questão da distância, como já tinha comentado em outra oportunidade. Se formássemos células de apóstatas dispostos a mostrar a cara em mobilizações seria o ideal. Aqui mesmo em Caruaru, se eu conseguir juntar mais dois ou três "cabras machos", faríamos muito barulho! Mas estamos começando, arrumar gente disposta a mostrar a cara como o Sebastião fez é complicado, especialmente quando estas pessoas sabem que podem despertar o ódio de pessoas que até então eram amadas. Complicado, mas não impossível.
Por isso nosso trabalho aqui deve ser a infra estrutura para maiores mobilizações.
Quem for de Pernambuco, por favor, apareça!!!!! Podemos nos mobilizar e fazer coisas de impacto!!!! Enquanto isso não acontecer, e eu acredito que é só uma questão de tempo, a luta continua por aqui, aqui, quem sabe, eu não possa militar dois ou três "cabras machos" pernambucanos?!?!?!
Ah, tem mais um detalhe, é carnaval. Passamos há pouco pelo natal e fim de ano. Todo mundo sabe que no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Por exemplo, tenho certeza que muitos colegas aqui estão esperando só que o caso do Sebastião progrida um pouco mais para também fazer suas denúncias. Quando o promotor se movimentar a favor da denúncia, vai ser uma festa de denúncias por aí. Mas, ficamos assim em compasso de espera. O ano vai começar daqui há pouco. Ano de eleições e copa do mundo! Ano movimentado em que interesses eleitorais estarão em foco, distribuindo grana e escândalos. Poderemos nos mobilizar nesse cenário!!!!
Então, Sebastião, pau na máquina por aí, que nós trabalhamos por aqui.
Nenhuma faceta do trabalho apóstata é maior que o outro. São modalidades do mesmo, com roupagem diferente para atingir públicos alvos diferentes!
Eu adoro este fórum! O cara da revista está equivocado. Nós, aqui, fazemos muito. Faremos muito mais! Nosso momento está próximo!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

Até que enfim, graças ao Evgeny Morozov, a desassociação deslanchou, isso é muito, muito bom mesmo. Tudo o que se discute, se debate, é lógico que acaba chegando a algum lugar. Quisera eu, que estivesse lido este artigo há mais tempo, amigos. Desta feita, irei me deter, a princípio, sobre um trecho de um dos comentários do Antônio Aparecido. Observem, o que ele escreveu:
"Cada um de nós temos um compromisso com a verdade que aprendemos, este compromisso é pessoal e ele vai ser cumprido de forma voluntaria, se nao fosse a midia virtual nem eu teria conhecido o Sebastiao, Pascoal, Cid Miranda e William Gadelha e outros apesar da agente morar na mesma cidade, nunca teria ouvido falar deles".

É verdade, que o Antônio Aparecido, só veio nos conhecer, apesar de morar na mesma cidade, quando nos observou no debate da TV União, debatendo a desassociação? Uma pergunta: Por que a TV União nos concedeu espaço? Haveriam em concordar que o motivo foi porque estávamos em processo de mobilização contra a desassociação sobretudo, por causa da ação que foi acatada pelo o Ministério Público, simplesmente isso. Não estávamos alí, de forma alguma, por méritos da Internet, de Fóruns, blogs, entre outras parafernálias eletrônicas.

A mídia, principalmente, televisiva, só abre seus espaços quando existem fatos políticos no cenário, ela sempre foi assim. Entretanto, o Antônio Aparecido, segundo ele, não tinha se interessasdo pelo o movimento forista, apesar de já existir, ha muito tempo porque nao via resultados contra a desassociação, e então, após o debate da TV União, voluntariamente, decidiu aglutinar forças as mobilizaçãoes de rua, praças, e fazer a cobertura, midiática fabricando os vídeos, e postando na Internet. Seu trabalho tem sido muito valioso para o movimento crescer. Inclsuive, os vídeos gravados com pronunciamentos de autoridades, provavelmente, serão postados, em breve.

As pessoas têm se posicionado, afirmando que, acham dificuldades de se exporem, em movimentos contra a desassociação por casa da família, no entanto, lembrem-se, que muitos perderam pessoas queridas, amizades importantes, laços familiares, quando foram abraçar a seita. Isso aconteceu comigo. Perdi até a amizade dos companheiros do movimento sindical e de meus próprios familaires. Portanto, eu diria que, a Internet é útil, sim, mas nao cobre os espaços que estao abertos. Só há uma saída contra a desassocação, como o nosso amigo Abenildo reconhece em seu comentário.
Eu, particulamente, concluo, dizendo que, a seita só vai tremer nas bases, de fato, se formos as ruas com carros de som, dizendo a toda a sociedade - Abaixo a desassociação. :8 :8 :8 :8 :8 :8 :8
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

Eu acredito, piamente que a Torre sempre esteve preocupada com seus congregados sobre o perigo da Internet. No entanto, amigo, assim como a esmagadora maioria das testemunhas adota, procedimentos espúrios, ou seja, cumprem a risca a ordem de não dar um simples cumprimento, um "oi" a quem foi desassociado, também seguem a risca de nao acessarem "sites apóstatas". Quem procura nossos sites são aquelas pessoas que já estao descontentes, inativas, nao participam das reuniões, etc, um número muito insignificante. E a grande massa, como ela ouvirá a verdade, se não existe movimento fora de Fortaleza?

O número de pessoas que sao abordadas, dia-a-dia, pelas constantes visitas de testemunhas em seus lares, e acabam passando a estudarem a Bíblia, e sendo fisgadas pelo o batismo, por nao saberem de fato o que representa a desassociação é crescente. Como seres humanos, e por termos passado por este vale de lágrimas, a desassociação, podemos fazer muito mais, em alertar todas as pessoas na terra até que a justiça brasileira, intervenha.

Nossa saudosa Maria da Penha, foi persistente em sua luta no que diz respeito a violência contra a mulher. Quando se esgotou todas as possiblidades jurídicas, aqui em Fortaleza, ela recorreu a OEA. Por exemplo, estou sendo acompanhado assiduamente por advogados de uma instituição do Direito Internacional que a Maria da Penha me repassou. Esta, entidade está disposta a intervir, caso se esgote as possiblidades aqui no Brasil de nao sermos contemplados com um ordenamento jurídico que regulamente a desassociação, pois, do jeito que tá, nao dá, pra continuar.

Não acham que ja está passando da hora de desassociados, irem ao Ministério Público, nas suas cidades, para abrirem um procedimento contra a desassociação, e nao ficarem apenas esperando pelo meu caso?

A historia tem comprovado que fora das lutas não houveram mudanças. Portanto, a internet é um complemento, sim, nao se pode negar, mas nao essencial para pormos o fim deste tratamento desumano e cruel. Desculpem-me, mas este é o meu ponto de vista. :8 :8 :8 :8
Jaime Santana
Forista
Forista
Mensagens: 473
Registrado em: 05 Nov 2008 11:19
Localização: Salvador - Bahia

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Jaime Santana »

Caro Sebastião sempre admirei o seu desprendimento, a sua coragem e a sua audácia em ir à Justiça tomar ação contra a infâmia que é a desassociação. Mas, você talvez precise entender o seguinte :

Muitos foristas e internautas tem diferentes formações e "faixas etárias". Muitos são apenas adolescentes que ainda dependem dos pais. Outros, apesar de serem já adultos, têm familiares que ainda estão na seita e caso batessem de frente com a Torre criaríam pra si mesmos uma situação de proporções inimagináveis.

Veja, por exemplo, o que a Leila disse abaixo :
Leila escrveu :

...E sem contar o fato de que nem todo mundo tem condições de "dar a cara pra bater" pessoalmente, pelo fato de ainda manter vínculos familiares lá dentro ou ter filhos pequenos que podem sofrem represálias por exemplo...
Também, como disse o Abenildo, muitos foristas estão isolados pela imensidão continental do nosso país e é muito difícil pessoas de um mesmo estado se aglutinarem por que muitos não querem se revelar como eu faço e mostrar a cara com foto e tudo.

Outros são tímidos...

Outro aspecto é a independência econômica que no seu caso parece estar bem resolvida. Muitos foristas talvez não tenham recursos pra imprimir material de panfletagem. Outros não tem o acesso fácil à midia que você tem considerando que era ou ainda é um "colunista renomado" com sua "opinião" sendo veiculada em diversos periódicos.

Quantos aqui tem essa "vantagem estratégica" que você tem ?

Por último, e acho que esse aspecto é o mais crucial, é a experiência em acionar instituições do poder judiciário. Lembra que eu disse pra você e seu grupo pra criarem um "pequeno manual" sobre como se dirigir a uma instituição como o Ministério Público para mover uma ação contra a Torre ?

Se você tem esse Know-how por quê não passa pros outros ? ? ?

Mas, parece que você não prestou atenção ao que eu disse.

Nem todos aqui, pra não dizer a maioria, tem experiência no ambiente jurídico. Eu mesmo não tenho. Desculpe a ignorância, mas, é que o Sistema Educacional do nosso país não tem interêsse que nós aprendamos isso. Sempre estudei em escola pública.

Por quê você não prepara uma "cartilha" de como um cidadão comum pode se dirigir ao Ministério Público e fazer o mesmo que você fez ?

Quais os passos ?

Precisa pagar um advogado ?

Quem ganha salário mínimo pode pagar um advogado ?

Se você teve acesso a uma educação privilegiada além de um espaço na mídia que poucos tem, acho descabido você querer que outros tenham a sua mesma capacidade.

Tião prepare uma "cartilha". Eu mesmo não tenho a menor idéia de como se move uma ação no Ministério Público. Também não tenho dinheiro pra pagar advogado...


As pessoas tem diferentes dons...
"Sair da Torre de Vigia é como a Seleção Natural, não é pra qualquer um, só os mais aptos conseguem" - Jerry, forista
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

Sim, amigo Jaime, vc tem razão, quando solicita a orientarmos as pessoas, juridicamente, para que possam entrar com uma reclamação no Ministério Público, formalmente. Nós, brasileiros, infelizmente, ainda não avançamos, culturalmente, no sentido de procurar os nossos direitos, haja visto, por nao termos sidos estimulados e nem orientados a fazer isso.

Antes de eu ir ao MP, consultei diversos advogados, e eles me disseram que eu nao tinha direito em reclamar contra o nosso caso específico - a desassociação. No entanto, nao me contentei com os seus argumentos, e resolvi ir ao Ministério Público, pela primeira vez para conversar com os promotores. Com poucas horas de conversa, felizmente, a reclamação foi escrita pela Técnica Ministérial e acatada de imediato. E olhe, onde o caso ja chegou!!!

No documentário que estamos produzindo, dois advogados de direitos humanos falam de leis contemplatórias, sobre a desaassociação. Vamos estimular a todas as pessoas, embasadas neste documentário a irem ao Ministério Público em seus respectivos estados. Vou aproveitar a sua sugestão - fabricaremos, em breve, uma cartilha ou uma espécie de um vídeo para servir como fonte de orentação jurídica.

Agradeço o seu comentário e vamos que vamos, continuar lutando contra este sistema malévolo - STV que tem separado famílias e laços entre pessoas queridas. Um abração, amigo!!! :11 :11
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 326 visitantes