"O ativismo on-line é para preguiçosos"

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

"O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

Quando eu venho insistindo com os foristas a entrarem na luta corporal, contra a desassociaçao, em sua esmagadora maioria, com todo respeito, não escutam, ou ingnoram as minhas experiências que adquiri em minha militância sindical. Este tópico que estou postando aqui, é para tratar de uma entrevista que observei, hoje, na Revista Época, e que me chamou muito a minha atenção, com o tema: "O ATIVISMO ONLINE É PARA PREGUIÇOSOS". O seu auor: é o pensador Evgeny Morozov, radicado nos EUA que diz que as campanhas de WEB não resolvem nada. :6

Eu, particularmente, penso, que a Internet é muito importante para a conscientização de algumas pessoas, mas, para alcançar a sociedade, os formadores de opinião, e se consolidar uma causa, precisamos ir além. Assim, não podemos desconsiderar que o processo de mobilização de rua que fizemos em Fortaleza, é que levou, nestes dias, diversas autoridades de direitos humanos, e outras personalidades a se manifestarem contra a desassociação. :2

Quando foi perguntado a Morozov qual seria a solução para o problema do marasmo que se enfrenta hoje, ele respondeu: "É necessário que jornalistas, e intelectuais lidem com essa questão de forma mas crítica. A maior parte das pessoas envolvidas no 'ATIVISMO ON-LINE' tem vivência zero em estratégias tradicionais. Elas pensam com uma experiência tecnológica e acham que vao mudar o mundo com alguns algoritmos. Falta perspecitva histórica e política para trazer profundidade intelectual ao debate. Precisamos levar em conta como a tecnologia já foi usada..." :idea:

Para continuarmos acumulando forças, nesta jornada de luta pela liberdade, temos que irmos além dos marcos deste fórum, e da Internet. Por fim, deixo o link da Entrevista completa, extraída da Revista Época, para a apreciação dos srs.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... COSOS.html
:2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por kooboo »

Parabens por voce ir às ruas, Tv e jornais.
Eu, na minha PREGUIÇA-virtual, tenho dedicado uma parcela do meu tempo por aqui.
E sei que o meu ativismo virtual já ajudou (comprovadamente) a alguns.

Assim como nos primordios apostolicos, nem todo mundo era pregador, cada um tinha um dom e fazia a roda girar com uma contribuiçao ou dom diferente.
Eu faço o que me convém, e se alguem achar pouco, rsrsrs, que fiquem à vontade para fazer 'a minha parte'. kkk
ainda bem que esse artigo é de terceiros...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Jerry »

O que eu acho engraçado, Sr. Sebastião Ramos, é que foi justamente através do ativismo on line que o senhor incomodou a Torre de Vigia, com seus artigos sobre a desassociação. Foi o ativismo on line que o levou à sua própria exclusão da Torre. Foi o ativismo on line de sites e fóruns como o nosso que permitiu que o senhor encontrasse um Pascoal da vida, que muito lhe tem apoiado, além de outros. Seus vídeos, documentários, entrevistas e artigos têm ganhado um raio de expansão inimaginável através do ativismo on line. E, ironicamente, é através de um fórum de ativismo on line, que já ajudou muitas pessoas, que o senhor vem nos chamar, obliquamente, de preguiçosos.

Para decretar a morte do livro, Bill Gates, ironicamente, precisou escrever um livro. Para desqualificar o ativismo on line, o senhor, ironicamente, se vale dele...

Para mim, preguiça, Sr. Sebastião Ramos, é plagiar. Em vez de gastar neurônios criando, apropriar-se indevidamente do trabalho intelectual alheio. E tem muita gente por aí que se vale do plágio para aparecer, independentemente do tipo de ativismo, seja ele corpo-a-corpo ou on line.

No meu ativismo on line, sempre tive o esforço e o trabalho intelectual de fazer eu mesmo os meus textos. E quando precisei usar as ideias de terceiros, sempre dei o devido crédito.

Passar bem!
Editado pela última vez por Jerry em 14 Fev 2010 12:42, em um total de 1 vez.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por kooboo »

Ah sim, e não posso esquecer, que foi o ativismo online que me ajudou.
O amplo material disponibilizado, os amigos que fiz, as informaçoes que recebi, o apoio nas pesquisas...
sem duvida alguma, o ativismo online foi fundamental para mim... mas vai ver que meu caso é isolado rsrs
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sherazade »

kooboo escreveu:Ah sim, e não posso esquecer, que foi o ativismo online que me ajudou.
O amplo material disponibilizado, os amigos que fiz, as informaçoes que recebi, o apoio nas pesquisas...
sem duvida alguma, o ativismo online foi fundamental para mim... mas vai ver que meu caso é isolado rsrs
Para mim também, tanto que se não fosse este fórum, eu talvez ainda não soubesse de tudo que sei sobre a Torre.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por André Felix »

Quando eu deixei as testemunhas nunca havia acessado a internet. Tinha convicções dos erros da Torre a partir das próprias publicaçõesdela como, por exemplo, a proibição dos transplantes, os erros envolvendo profecias bíblicas. Mas os diversos sites de ex-TJ, a lista do Cid Miranda e esse forum foram muito úteis e eu tenho certeza que está sendo útil para muitas pessoas. É uma modalidade de atuação. Mas é claro que existe um dificuldade muito grande em formar associações fora do ambiente da internet, algo mais física, concreta. Mas da afirmação da resvista Época. O ativismo on-line tem assustado os governos de países totalitários como China, Cuba e Irã que tetam sempre restringir o acesso. Até mesmo organizações religiosas como a Torre de Vigia tenta impor limites para o uso da internet. Isso significa que o ativismo on-line mesmo tendo suas limitações tem o seu valor, não é totalmente inoquo. De que outra forma eu poderia conhecer virtualmente pessoas do nordeste, centro oeste, norte e sul do país? Antes da internet quem se afastava da "Organização" ficava totalmente só, era quase impossível conhecer uma outra testemunha de Jeová ou mesmo formar um grupo. Eu mesmo fiquei totalmente deslocado quando saí. mesmo assim concordo que o próximo passo é tentar formar grupos mas o ativismo on-line sempre será uma ferramenta útil.
Quanto a processar a Torre eu continuo achando que não dá certo. Nem juíz vai mudar uma doutrina religiosa por força de uma decisão judicial. Mas eu acho que casos específicos em que injustiças aconteceram durante o processo da comissão judicativa poderão resultar em procesos por injúria, calúnia e difamação. Mas não acredito que um juíz reverta a decisão dos anciãos e os obriguem a readimitilem . Pode até haver o pagamento de indenizações por perdas e danos morais mas nenhum juíz se envolve em desições disciplinares internas das igrejas ou seitas. Eu lembro do caso da prima da minha freira. Já idosa ficou trancada em sua sela com uma as pernas amarradas de um modo que desse apenas pequenos passos. A família foi lá, tirou ela e pensaram em processar a igreja. Desistiram porque ela expressou o desejo de voltar. Consutando advogados foram informados que a justiça não intervem em medidas diciplinares internas das igrejas e, pior, a vítima era lúcida e expressou o desejo de voltar, não queria processar a igreja.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Leila »

Na minha opinião o ativismo on-line tem feito muitos "estragos" sim, é só dar uma olhada em muitas apresentações aqui no fórum: muitos deles citam que muitos começaram a pular fora depois que conheceu a verdade pela net. E ainda na minha humilde opinião, eu vejo que o ativismo on-line é bem mais poderoso do que o corpo-a-corpo pelo simples fato de ser silencioso e discreto, e ainda atingir um número de pessoas bem maior. E sem contar o fato de que nem todo mundo tem condições de "dar a cara pra bater" pessoalmente, pelo fato de ainda manter vínculos familiares lá dentro ou ter filhos pequenos que podem sofrem represálias por exemplo. Ou pelo simples fato de não querer mesmo.
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
Avatar do usuário
Fátima
Forista
Forista
Mensagens: 1049
Registrado em: 29 Nov 2009 04:16
Localização: Aracaju/SE

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Fátima »

Totalmente de acordo com o Jerry e o André....

E assim como a Sherazade e o Kooboo, eu também aprendi muitíssimo através do ativismo virtual. Quando saí da orgnização, não queria saber de nada a respeito dela, queria ficar tranquila no meu canto aproveitando minha liberdade, mas graças a este fórum, comecei a pesquisar e pesquisar e bum! nunca me senti tão bem depois disso.

Embora eu ache o ativismo presencial, físico, concreto - ou seja lá como se chame - uma forma muito forte de se impor contra a Torre, não tiro a importância da net nesse processo.
‎"Haja ou não deuses, deles somos servos." (Fernando Pessoa)
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

De antemão, já observo um grande avanço neste tópico, pois tirou muitos do profundo silêncio sobre os meus comenários anteriores. Me sinto mais que contemplado, amigos de já contabilizar cinco comentários, apesar de estarmos em pleno carnaval.
Quando os amigos colocam a Internet acima de tudo, em compensação, por mais que se façam livros, criem-se blogs, sites, nunca um forista, pelos menos tentou entrar com uma reclamação na Justica contra a desassociação e a Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová, já pensaram nisso?

Quando chegamos a solicitar apoio das autoridades de direitos humanos e judiciais, em Fortaleza, até se espantaram porque nunca tinha ouvido falar sobre a desassociação. Uma pergunta: Que dizer da massa, dos desgraçados sociais que não tem direitos a um aparelho de computador e a internet? Aqueles que tem, não estão estimulados para saberem de sites sobre religiosidade? As mobilizaçãoes que estamos promovendo em Fortaleza têm alcançado a gregos e a troianos.

Caro André, quanto a sua posição eu respeito, mas, quando eu estava desejoso em ir ao Mnistério Público, fui aconselhado por diversos advogados que eu nao tinha direito algum para entrar com uma reclamação, e olhe onde o caso já chegou? não seja tão céptico amigo? :2 :2 :2 :2 :2 :2 :2
Sebastião Ramos
Forista
Forista
Mensagens: 995
Registrado em: 28 Out 2009 12:54

Re: "O ativismo on-line é para preguiçosos"

Mensagem não lida por Sebastião Ramos »

Caro Andre, o que está sendo tratado em meu processo, nao se trata de dinheiro, ou porque os anciãos me desassociaram, ou coisa assim. A questão é muito mais abrangente, são preceitos constitucionais que estão sendo violados mesmo, os direitos humanos universais, no seu atigo XVIII, especificamente. Antes de ontem, em uma entrevista, um respeitado parlamentar e militante juridico de direitos humanos, disse que não está existindo liberdade de crença, no caso da desassociação.

A questão é porque nunca ninguém questiona nada, tudo passa de largo. Muitos desassociados estão contentes porque conheceram outra vertente religiosa, outros, se acham ao máximo porque chegou a conclusão de que a verdade nao está mais na organização. E os demais que estão sendo pegues diariamente? Se formos altruistas mesmos, temos que ousar, sair as ruas, denunciar mesmo a desassociação. Até vc, caro André, certa vez, me fez um elogio, dizendo que admirava a minha persistência, nao mudar o foco da denúncia, apenas sobre a desassocaição. :2 :2 :2
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 69 visitantes