Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por Saran »

ESTUDO 38
Jovem, como você quer que a sua vida seja?


4 Se seus pais ou outra pessoa estiver ensinando você sobre Jeová e os padrões dele, pode ter certeza que isso é um presente valioso para você. (Leia Provérbios 2:1, 10-12.) Seus pais podem te ensinar de várias maneiras. Veja como o pai de uma irmã chamada Katya a ajudou a tomar boas decisões. Todo dia, no caminho para a escola, eles conversavam sobre o texto diário. Katya diz: “Aquelas conversas me ajudavam a lidar com os desafios daquele dia.” Mas talvez você ache que as regras de seus pais, baseadas na Bíblia, são muito rígidas. Nesse caso, o que pode te ajudar a obedecer a seus pais? Uma irmã chamada Anastássia diz que seus pais sempre explicavam para ela por que eles criaram certa regra. Ela diz: “Isso me ajudava a entender que eles não estavam criando aquelas regras para me controlar, mas sim porque eles me amavam e queriam me proteger.” - E como sempre a ''proteção'' é colocada de maneira abstrata e deesprovida de materialidade. ''conselhos biblicos'' dependem de interpretação e quando se trata de delega a Torre de Vigia esta tarefa, o resultado é castastrofico, repressio, autocratico conforme vemos em diversas experiencias contadas aqui no forun.

Na Sentinela, os pais são uns amores que sempre ensinam as coisas com muita paciencia e compassividade, mas na vida é muito diferente.

7 Uma lição que podemos aprender com as decisões ruins que Jeoás tomou é que precisamos escolher amigos que sejam uma boa influência para nós — amigos que amem a Jeová e que queiram fazê-lo feliz. E nossos amigos podem ser de várias idades! Lembre-se que Jeoás era muito mais jovem que seu amigo Jeoiada. Então, com relação a seus amigos, pergunte-se: ‘Eles me ajudam a fortalecer minha fé em Jeová? Eles falam sobre Jeová e sobre as verdades da Bíblia? Eles respeitam os padrões de Deus e me incentivam a viver de acordo com eles? Eles dizem as coisas só para me agradar ou têm coragem de me aconselhar quando preciso?’ (Pro. 27:5, 6, 17) A verdade é: se seus amigos não amam a Jeová, você não precisa deles. Mas se você tem amigos que amam a Jeová, não abra mão deles — são eles que sempre vão te ajudar! — Pro. 13:20.
Vou colocar em letras garrafais o que vou dizer porque será marcante:ESTE PARAGRAFO É UM DOS PIORES JÁ ESCRITOS NOS ULTIMOS ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A frase ''se seus amigos não amam a Jeová, você não precisa deles.'' é um balde água fria em simpatizante de TJ que em sua ingenuidade fica todo amiguinho de TJ, mas saiba você que esta agora lendo este texto, não é TJ e está se aprofundando nos seus estudos sobre elas, saiba uma coisa :
VOCÊ NUNCA SERÁ AMIGO DE UMA TESTEMUNHA DE JEOVÁ !!!!

Isso mesmo! Toda aquela gentileza é para passar uma imagem bonita das TJs para que você aceite um estudo com elas e passe a fazer parte da religião delas. Este paragrafo revelou a real face das TJs. Você mundano simpatizante de TJs é descartavel. Entre você e ''uzirmãos'', a TJ sempre preferirá estar no meio do ''povu di Xofá''

Isso vale desde a TJ jovem até a mais adulta. Por mais que este estudo da Senta Nela seja focada nos jovens, este paragrafo é sobre as relações sociais com pessoas fora da bolha TJ.

Associado ao paragrafo temos uma gravura com a legenda: Uma irmã madura aconselha uma irmã jovem sobre as roupas que estão na vitrine de uma loja. Um dos manequins está com uma saia curta, e o outro está com uma saia comprida.
Imagem

Essa irmã "madura" iria ADORAR morar no Irã ou na Arábia Saudita porque lá a roupa "modesta" é imposta às mulheres


8 As redes sociais podem ser uma boa maneira de manter contato com a família e os amigos. Mas muitos usam redes sociais só para impressionar outros, postando fotos e vídeos do que compraram ou do que fizeram. Se você usa redes sociais, pergunte-se: ‘A minha intenção é impressionar os outros? Será que eu realmente quero compartilhar algo de bom com outros ou só chamar a atenção? O que outros mostram nas redes sociais influencia de modo negativo meu modo de pensar, falar e agir?’ O irmão Nathan Knorr, que serviu como membro do Corpo Governante, deu o seguinte conselho: “Não tente agradar aos outros, porque você vai acabar não agradando a ninguém. Tente agradar a Jeová. Dessa forma, você vai agradar a todos aqueles que o amam.” - Fazia um certo tempo em que Dona Torre não pegava no pé das redes sociais. Mas aqui o subtexto se volta contra ELA, não contra outras pessoas.

Ao citar Knorr para falar de ''agradar aos outros'', vemos a hipocrisia florescer porque ser TJ é agradar ancianta pra ter escravilegio, agradar viajanta pra mostrar que a congregação tá firme, agradar a Torre de Vigia para mostrar que uma TJ zelosa etc.

Apontam nos outros aquilo que ela faz e refaz sempre!!

11 Quando Uzias se tornou um homem muito poderoso, ele se esqueceu de todas as coisas boas que Jeová tinha feito por ele. Qual é a lição? Precisamos sempre nos lembrar que todas as nossas bênçãos e privilégios vêm de Jeová. Em vez de ficar nos achando por aquilo que conseguimos fazer, precisamos dar todo o crédito para Jeová. (1 Cor. 4:7) Além disso, precisamos ser humildes e reconhecer que somos imperfeitos e precisamos de disciplina. Um irmão de uns 60 anos escreveu: “Eu aprendi a não ficar ofendido ou desanimado quando outros percebem meus erros. Às vezes, eu cometo uns erros bobos e sou aconselhado por causa disso. Daí, eu tento melhorar e continuar dando a Jeová o meu melhor.” A verdade é que só quando obedecemos a Jeová e continuamos humildes é que somos felizes de verdade. — Pro. 22:4. - Faça o que eu digo não faça o que eu faço, diz Dona Torre.

Aceite disciplina a torto e a direito de ancianta metido a besta, mas não ouse apontar meus erros, meus defeitos, minhas incoerencias senão irá para a salinha B.

14 Que desafios talvez você enfrente servindo a Jeová enquanto é jovem? Johan, que se batizou aos 12 anos, conta a pressão que ele sofre dos colegas para usar cigarros eletrônicos (também conhecido como vape). Para conseguir ter forças e resistir a essa pressão, Johan lembra a si mesmo que os cigarros eletrônicos, além de prejudicarem sua saúde, podem prejudicar sua amizade com Jeová. Já Raquel, que se batizou aos 14 anos, explica o que a ajuda a lidar com os desafios que ela passa na escola. Ela diz: “Eu tento relacionar tudo o que eu vejo com alguma coisa da Bíblia. Por exemplo, uma aula sobre história pode me lembrar de algum relato bíblico ou de alguma profecia. E às vezes, durante uma conversa, eu tento lembrar de um texto bíblico que eu poderia mostrar para alguém.” Os desafios que você enfrenta podem ser diferentes daqueles que Josias passou, mesmo assim você pode ser sábio e leal como ele foi. Lidar com dificuldades enquanto você é jovem vai preparar você para enfrentar desafios futuros. - Com respeito aos vape, nada a acrescentar porque nem errado está.

O problema aqui é a toda zelosa Raquel. Eu sempre vou trazer aqui os exemplos de nós. Quantas vezes nós não eramos como Raquel e faziamos questão de pregar pra todo mundo, de relacionar o que viamos com o que aprendiamos no salão. Mas o tempo passou a passamos a ver as coisas de outras formas, nos libertamos dos oculos torreanos e enxergamos as coisas como são.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por Pássaro »

E é por isso que os jovens estão pulando fora. TJ não é amigo de ninguém e o medo que eles tem das redes sociais chega a ser ridículo.
Eu tenho amigos de antes de entrar na empresa. Mas amigos tjs que se importam com você se você não estiver nos padrões dela nenhum!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por Spaceman »

A verdade é: se seus amigos não amam a Jeová, você não precisa deles. Mas se você tem amigos que amam a Jeová, não abra mão deles — são eles que sempre vão te ajudar! — Pro. 13:20.
Velho, como fiquei pu** com essa frase. Ela escancara a verdadeira face do CG. Aquela balela da reunião anual dizendo que mesmo quem não é TJ mas é sincera será salva é uma mentira deslavada. Isso resume as TJs, ninguém é seu amigo de verdade, somente "Jeová", quando vocês lerem "Jeová" entendam a Torre de Vigia e as normas do CG. Se isso é ruim pra gente que é adulto, imagina para aquele filho de ancião de uns 12 anos, já meio isolado na escola, agora ele não terá nenhum verdadeiro amigo na sala de aula porque os bonitões de Nova Iorque dizem que você não precisa de amigos da sua idade, é só ser amigo daquele velho de 60 anos que gosta de passar o tempo jogando milho para os pássaros, mas que ama a "Jeová".
Associado ao paragrafo temos uma gravura com a legenda: Uma irmã madura aconselha uma irmã jovem sobre as roupas que estão na vitrine de uma loja. Um dos manequins está com uma saia curta, e o outro está com uma saia comprida.
Essa imagem mostra como as Tjs veem maldade em tudo, até mesmo nas roupas. Tudo é controlado, nada é espontâneo lá dentro.
Qual é a lição? Precisamos sempre nos lembrar que todas as nossas bênçãos e privilégios vêm de Jeová. Em vez de ficar nos achando por aquilo que conseguimos fazer, precisamos dar todo o crédito para Jeová. (1 Cor. 4:7) Além disso, precisamos ser humildes e reconhecer que somos imperfeitos e precisamos de disciplina. Um irmão de uns 60 anos escreveu: “Eu aprendi a não ficar ofendido ou desanimado quando outros percebem meus erros.
Cara, como isso é maléfico. Os transtornos que essa linha de pensamento causa é muito grave. O jovem cresce sem auto estima, porque tudo o que ele faz é Jeová que fez, nada é crédito dele. Porém, os erros é somente culpa dele, que ele deve engolir seco e não reclamar. Em resumo, coisas boas não foram você que fez, somente as ruins. Cresçam com isso crianças!!
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por Saran »

Spaceman escreveu: 19 Nov 2023 08:23
A verdade é: se seus amigos não amam a Jeová, você não precisa deles. Mas se você tem amigos que amam a Jeová, não abra mão deles — são eles que sempre vão te ajudar! — Pro. 13:20.
Velho, como fiquei pu** com essa frase. Ela escancara a verdadeira face do CG. Aquela balela da reunião anual dizendo que mesmo quem não é TJ mas é sincera será salva é uma mentira deslavada. Isso resume as TJs, ninguém é seu amigo de verdade, somente "Jeová", quando vocês lerem "Jeová" entendam a Torre de Vigia e as normas do CG. Se isso é ruim pra gente que é adulto, imagina para aquele filho de ancião de uns 12 anos, já meio isolado na escola, agora ele não terá nenhum verdadeiro amigo na sala de aula porque os bonitões de Nova Iorque dizem que você não precisa de amigos da sua idade, é só ser amigo daquele velho de 60 anos que gosta de passar o tempo jogando milho para os pássaros, mas que ama a "Jeová".
Associado ao paragrafo temos uma gravura com a legenda: Uma irmã madura aconselha uma irmã jovem sobre as roupas que estão na vitrine de uma loja. Um dos manequins está com uma saia curta, e o outro está com uma saia comprida.
Essa imagem mostra como as Tjs veem maldade em tudo, até mesmo nas roupas. Tudo é controlado, nada é espontâneo lá dentro.
Qual é a lição? Precisamos sempre nos lembrar que todas as nossas bênçãos e privilégios vêm de Jeová. Em vez de ficar nos achando por aquilo que conseguimos fazer, precisamos dar todo o crédito para Jeová. (1 Cor. 4:7) Além disso, precisamos ser humildes e reconhecer que somos imperfeitos e precisamos de disciplina. Um irmão de uns 60 anos escreveu: “Eu aprendi a não ficar ofendido ou desanimado quando outros percebem meus erros.
Cara, como isso é maléfico. Os transtornos que essa linha de pensamento causa é muito grave. O jovem cresce sem auto estima, porque tudo o que ele faz é Jeová que fez, nada é crédito dele. Porém, os erros é somente culpa dele, que ele deve engolir seco e não reclamar. Em resumo, coisas boas não foram você que fez, somente as ruins. Cresçam com isso crianças!!
Acho ótimo ver a Torre escrevendo isso porque podemos mostrar isso pros "mundanos" principalmente os simpatizantes para que vejam que pra Torre quem não está na panelinha deles não vale nada.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
SonicLatino
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 25 Mai 2021 06:58

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por SonicLatino »

Jesus amado kkkkk quanta porcaria escrita, os redatores da torre deve tá usando algum tipo de "tóxico" kkkkk

Sabe o que mais gosto e quando falo sou criticado é como a JW S/A maqueia as coisas, pega a reunião de final de semana o discurso começa como uma seda se abrindo para os visitantes, aí corta para sentinela é só marretada em mundano kkkkk mas entendo esse desespero a nova geração se não pegar firme aí a torre acaba, a galera está envelhecendo e quem tem 40/50 anos já está pegando cargos dentro da congregação aí sobra a faixa dos 30 para ter os privilégios mecânicos + serem servos ministeriais, só que essa faixa de 30 anos tbm tá meio difícil de encontrar tá meio oito ou oitenta kkkk , resta a galera nova fazer de tudo para prender
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por Saran »

SonicLatino escreveu: 19 Nov 2023 09:02 Jesus amado kkkkk quanta porcaria escrita, os redatores da torre deve tá usando algum tipo de "tóxico" kkkkk

Sabe o que mais gosto e quando falo sou criticado é como a JW S/A maqueia as coisas, pega a reunião de final de semana o discurso começa como uma seda se abrindo para os visitantes, aí corta para sentinela é só marretada em mundano kkkkk mas entendo esse desespero a nova geração se não pegar firme aí a torre acaba, a galera está envelhecendo e quem tem 40/50 anos já está pegando cargos dentro da congregação aí sobra a faixa dos 30 para ter os privilégios mecânicos + serem servos ministeriais, só que essa faixa de 30 anos tbm tá meio difícil de encontrar tá meio oito ou oitenta kkkk , resta a galera nova fazer de tudo para prender
Cara, bem discurso público tá maleável. Ultimamente tá parecendo discurso de necessidades locais sem qualquer preocupação com visitantes mesmo só visita quem é estudante. Essas experiências de gente passando na rua e entrando num Jaulão do Reino pela primeira vez só existe nas publicações.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por kyoumal »

Saran escreveu: 19 Nov 2023 00:19 ESTUDO 38
Jovem, como você quer que a sua vida seja?


’ O irmão Nathan Knorr, que serviu como membro do Corpo Governante, deu o seguinte conselho: “Não tente agradar aos outros, porque você vai acabar não agradando a ninguém. Tente agradar a Jeová. Dessa forma, você vai agradar a todos aqueles que o amam.”[/u] - Fazia um certo tempo em que Dona Torre não pegava no pé das redes sociais. Mas aqui o subtexto se volta contra ELA, não contra outras pessoas.

Ao citar Knorr para falar de ''agradar aos outros'', vemos a hipocrisia florescer porque ser TJ é agradar ancianta pra ter escravilegio, agradar viajanta pra mostrar que a congregação tá firme, agradar a Torre de Vigia para mostrar que uma TJ zelosa etc.
Que estudo PESSIMO. Essa semana foi minha assembleia e como não fui, minha avô pediu para no mínimo ler a sentinela... Descobri o pq. Só estava aguardando a analise do Saran.

Eu queria destacar essa Parte sobre o caldo Knoor. É impressionante que a torre nem tenta manobrar a biblia as vezes, para usar de argumento. Eles usaram de argumento uma frase um ex-lider deles, em vez de pegar algum texto da bíblia. E se eu pegasse alguma frase polemica dele? ou algo que a torre hoje enfia de baixo dos panos? certamente seria apostata procurando problemas com a Torre
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por jurado8 »

É inegável que os artigos estão cada vez piores. Esses membros novos do CG nota-se que são pessoas muito simplórias.

Se você quer ser líder de uma religião deveria ser erudito, ser uma pessoa simples sim mas preparada para entender grego bíblico, aramaico, ter noção de teologia, erudição, exegese textual etc.

Os novos membros do CG são pessoas que passaram a vida "servindo a Jeová" em funções mecânicas, um deles de limpeza, e não foram treinados para atuar nas funções que estão. Se brincar, só falam o inglês. E o pior, se orgulham disso: "Jeová escolhe os humildes", dizem eles.

Tipo os artigos machistas levantados recentemente. É reflexo de uma cultura simplória, o sujeito que escreve, o faz na maior boa intenção. "A mulher serve para cozinhar, já o homem para trabalhar" é tipo um pai humilde da roça repetindo o que ouviu a vida toda.

Esse tipo de artigo hoje trazido pelo Saran me deixa mto feliz por não fazer parte de lá. Veja o parágrafo 11. O rapaz tem 60 anos e até hoje toma esporro por erros bobos. E fica todo feliz por isso. Deus me livre.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Estudo 38 da W 09/2023 Ensina os Jovens a se Bitolarem e a se Isolarem Cada Vez Mais na Bolha TJ

Mensagem não lida por Atlas »

Spaceman escreveu: 19 Nov 2023 08:23
A verdade é: se seus amigos não amam a Jeová, você não precisa deles. Mas se você tem amigos que amam a Jeová, não abra mão deles — são eles que sempre vão te ajudar! — Pro. 13:20.
Velho, como fiquei pu** com essa frase. Ela escancara a verdadeira face do CG. Aquela balela da reunião anual dizendo que mesmo quem não é TJ mas é sincera será salva é uma mentira deslavada. Isso resume as TJs, ninguém é seu amigo de verdade, somente "Jeová", quando vocês lerem "Jeová" entendam a Torre de Vigia e as normas do CG. Se isso é ruim pra gente que é adulto, imagina para aquele filho de ancião de uns 12 anos, já meio isolado na escola, agora ele não terá nenhum verdadeiro amigo na sala de aula porque os bonitões de Nova Iorque dizem que você não precisa de amigos da sua idade, é só ser amigo daquele velho de 60 anos que gosta de passar o tempo jogando milho para os pássaros, mas que ama a "Jeová".
Achei no mínimo tacanha essa frase, pois, a premissa é falsa. Faz imaginar que o valor da amizade está em "precisar" ou não dela, ou seja, que o valor da amizade está na sua utilidade. Isso é falso.

Oscar Wilde, escritor e poeta irlandês, certa vez disse: "Toda arte é perfeitamente inútil". Ele não estava menosprezando as artes e suas expressões. Muito pelo contrário, Wilde quis dizer que o valor da arte não está na sua utilidade, não pensamos na arte na proporção em que ela nos pode ser útil, posto que a finalidade da arte está em si mesma: na beleza, na verdade. etc. Todos esses são juízos de valores que se encerram em si mesmos. Nesse sentido, as melhores coisas da vida, são completamente inúteis.

Da mesma forma não amamos alguém com base na utilidade que essa pessoa tem em nossa vida, embora reconheçamos que essa utilidade possa ser enorme, mas não é assim que a vemos de primeiro momento. Se alguém perguntar: "Por que você ama?" você pode dizer um monte de coisas sobre aquela pessoa, mas no final tudo vai se resumir a: "Eu amo por que gosto dela", enfim, "Eu amo porque amo".

Divagações a parte, só quis mostrar que o conceito de basear a amizade na utilidade é um conceito egoísta, na verdade revela ser um simulacro do que é amor genuíno ou amizade genuína.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 409 visitantes