Quando denunciar alguém para as autoridades

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Jacamerops
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023 18:14

Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por Jacamerops »

Estava dando uma olhada na nova A Sentinela de estudo de Janeiro de 2024 e o parágrafo 7 do 1º estudo me chamou muito a atenção :

Uma irmã no Haiti chamada Vanessa enfrentou uma situação terrível. Um homem que morava perto de sua casa e estava interessado nela ficava ligando e mandando mensagens todos os dias. Mas ela deixou bem claro que não queria nada com ele. O homem ficou cada vez mais agressivo e até a ameaçou. Vanessa diz que ficou muito assustada. Como ela conseguiu vencer o medo? Ela fez o que pôde para se proteger. Um ancião a ajudou a entrar em contato com as autoridades. Além disso, ela se concentrou em como Jeová já tinha protegido seus servos no passado. Vanessa conta: “A primeira pessoa que veio na minha cabeça foi Daniel. Ele também passou por uma situação difícil, mesmo sem ter culpa de nada. Ele foi jogado numa cova com leões ferozes, mas Jeová cuidou dele. Por isso, eu pedi que Jeová resolvesse a situação que eu estava enfrentando. Depois que eu orava, eu não ficava mais com medo.”

Então quer dizer que quando é um " mundano " um ancião ajuda a entrar em contato com as autoridades. Mas e se o assediador fosse um irmão, será que os anciãos acreditariam em Vanessa ? E as irmãs que informam casos de violência doméstica, também são auxiliadas ou incentivadas a fazer a denúncia ?
Não precisa entrar em contato com o departamento jurídico de Betel, como nos casos de abuso ?

Obviamente que o ancião agiu de forma correta nesse caso, mas se fosse um TJ já mudaria totalmente o tratamento do caso, talvez até culpassem a irmã por uso de vestimenta imodesta, por dar a entender que estava interessada, ou diriam pra deixar o assunto nas mãos de Jeová.
“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.”

(Ludwig Feuerbach)
QueenB
Forista
Forista
Mensagens: 97
Registrado em: 20 Out 2023 21:39

Re: Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por QueenB »

Pois é, para os amigos, a lei, para os inimigos o rigor da lei...
Ouse questionar o mundo que lhe é apresentado e toda a ilusão sumirá diante de ti.
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por kyoumal »

Ou perguntariam se ela tem duas testemunhas para comprovar o erro do irmão...

É uma frase que leio muito aqui, como a gente lá dentro e até quando sai dá muito "poder" aos anciãos, sendo que a pessoa poderia ir logo na policia.
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por Spaceman »

Isso me lembrou esses parágrafos do estudo da sentinela de dezembro de 2018. https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2018683
17 Há casos em que o “marido descrente”, pelas suas ações, mostra que não está “disposto a ficar” com a esposa. Talvez ele costume bater nela, colocando a saúde ou a vida dela em perigo. Ou o marido talvez se recuse a sustentar a família ou seja uma grande ameaça para a espiritualidade da esposa. Em casos assim, uma esposa cristã talvez perceba que, não importa o que seu marido diga, as ações dele mostram que ele não está “disposto a ficar” junto dela. Então, ela decide se separar. Mas outros cristãos passaram por situações parecidas e decidiram não se separar. Preferiram perseverar e se esforçar para melhorar o casamento. Por quê?

18 Como os dois ainda continuam casados, a separação poderia resultar nas dificuldades mencionadas antes. O apóstolo Paulo deu ainda outra razão para o casal ficar junto. Ele disse: “Pois o marido descrente está santificado em relação à esposa, e a esposa descrente está santificada em relação ao irmão; do contrário, os seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.” (1 Cor. 7:14) Muitos cristãos escolheram continuar casados, mesmo enfrentando sérios problemas. Eles dizem que esse sacrifício valeu a pena, principalmente depois que o marido ou a esposa se tornou adorador de Jeová. — Leia 1 Coríntios 7:16; 1 Ped. 3:1, 2.
Lembro que deu muita polêmica esses parágrafos, pois de forma disfarçada o artigo incentiva a mulher a continuar em um casamento abusivo, sofrendo violência doméstica para que, talvez no fim o filho da p*** se torne TJ.

Além da patifaria que é igualar a violência doméstica a apostasia. Uma esposa pode se separar caso seu marido abandone a verdade e se torne apóstata, mesmo se ele for um bom marido.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Pazmental
Forista
Forista
Mensagens: 172
Registrado em: 29 Mar 2022 15:40

Re: Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por Pazmental »

E quando o camarada já é tj e faz essas coisas.
Se levar ao pé da letra as informações da torre, sinto; vc estará em apuros!
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por Bauhaus »

Vi muita violência doméstica lá dentro. Muitas mulheres silenciadas com esse papo de "sacrifício valeu a pena" e a vida delas foi esvaziada.

Teve caso de pedofilia no meu salão e fiquei :o
Obviamente não denunciaram às autoridades, caso abafado.
QueenB
Forista
Forista
Mensagens: 97
Registrado em: 20 Out 2023 21:39

Re: Quando denunciar alguém para as autoridades

Mensagem não lida por QueenB »

Tive uma amiga que foi espancada pelo pai, ancião. Nada aconteceu.
Ouse questionar o mundo que lhe é apresentado e toda a ilusão sumirá diante de ti.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 400 visitantes