Quem criou Deus ? : Publicações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Quem criou Deus ?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.

Quem criou Deus ?

Nova mensagempor percy harding em 13 Set 2009 20:27

Esta pergunta é comentada em diversos posts deste Fórum e em nossa biblioteca de consulta, o Fórum TJs-Livres. Mas ao ler um artigo recente publicado na Sentinela de 1º de setembro de 2009 esta questão acaba ressurgindo. Nas páginas 12-15 da revista temos o tema: "Adão e Eva Eram pessoas reais?". A certa altura lemos:

... o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. ... Como esses componentes sem vida se juntaram para formar um ser humano? Para ilustrar a enormidade desse desafio, pense numa das máquinas mais complexas já projetadas: o ônibus espacial da Nasa. Essa maravilha da tecnologia contém o impressionante número de 2,5 milhões de peças. As equipes de engenheiros demoraram anos para projetá-la e montá-la. Agora pense no corpo humano. Ele é formado de 7 octilhões de átomos, 100 trilhões de células, dezenas de órgãos e pelo menos 9 sistemas principais. Como foi que essa máquina biológica de surpreendente complexidade e estrutura fenomenal veio a existir? Por mero acaso ou por projeto inteligente? ... Para aqueles que aceitam a idéia da existência de um Criador, a conclusão é óbvia.

Infelizmente, a conclusão não é tão simplória como a Torre de Vigia e outras religiões tentam fazer parecer. Richard Dawkins trás isso a atenção no seu livro: "Deus - um delírio":

O argumento gira em torno da conhecida pergunta: "Quem criou Deus?", que a maioria das pessoas pensantes descobre por sí só. Um Deus projetista não pode ser usado para explicar a complexidade organizada porque qualquer Deus capaz de projetar qualquer coisa teria que ser complexo o suficiente para exigir o mesmo tipo de explicação para sí mesmo. A existência de Deus nos coloca diante de uma regressão infinita da qual ele não consegue nos ajudar a fugir. (Página 153)
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
percy harding
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 16:03

Re: Quem criou Deus ?

Nova mensagempor Habib Marwan em 13 Set 2009 21:12

Eu já pensei nisso, Percy.
Mas o meu raciocínio foi esse na minha adolescência, inclusive para um ancião que pouco tempo depois entregou o cargo:
"Se os ateus são imbecis (foi como ele se referiu a eles) por acreditarem que o universo, complexo como é, não teve um criador, porque nós nos achamos inteligentes se acreditamos que Deus, infinitamente mais complexo que o universo, não teve?"
Habib Marwan
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 13:57

Nova mensagempor Ane Souza em 13 Set 2009 21:27

A livre_e_feliz nao tinha respondido tb? O_o

Eu faço sempre esta pergunta! E o pessoal responde: Deus é autoevidente x.x
Ane Souza
Forista
Forista

Data de registro: 03 Mar 2009 14:54

Nova mensagempor Rodrigo Garcia em 13 Set 2009 22:32

Quando tive meu estudo bíblico meu ex-instrutor sempre criticava aqueles tinham como Deus a natureza, pois era necessário que Deus fosse um ser distinto, ao ponto até, de ter um nome pessoal.
Nunca compreendi como um ser perfeito pode estar eternamente agarrado a paixões humanas, que evidenciam justamente nossa imperfeição: ódio, ciúme, amor, compaixão...
Se perfeito é então não tem necessidade alguma de nós e talvez nem nós Dele. Talvez precisemos adorá-lo, mas ele sinceramente nada precisa de nós.
Daí me ensinava, mostrando trechos da bíblia que Deus era o "eterno criador de toda a natureza"

...e o titulo "Rei da Eternidade" (Rev. 15:3) nos faz lembrar que Jeová é sem igual em ainda outro sentido. Ele é o único que sempre existiu..." biblia ensina pág 15

Mas se Ele existe por si só e eternamente, será que pode ser demarcado?
Meu pobre raciocínio sempre me levou a crer que estando ele nestas condições é mister que esteja em toda parte e que não possa agir com interesses pessoais...
"O homem está condenado a ser livre"(Gibran)
Rodrigo Garcia
Forista
Forista

Data de registro: 01 Set 2009 17:14

Nova mensagempor Dinoha Arantes em 14 Set 2009 09:33

Galera, essa pergunta sobre Quem criou Deus pode ser respondida tambem da seguinte forma: Suponha que não exista Deus. Quem criou ou como surgiu o primeiro atomo que deu origem ao Big Ben? O que existia ao redor desse atomo no principio? O que existia no lugar do universo? O que existe além do universo??? Quando me pego pensando nisso, acabo quase acreditando que Deus existe. Mas aí não consigo responder como ele Existe. O que existe aonde não tem nada???? O nada é alguma coisa? Se sim, quem criou ou como surgiu o nada????? OU seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.......

Não temos resposta para isso. E provavelmente eu não a terei.

abs
Dinoha Arantes
Forista
Forista

Data de registro: 04 Dez 2008 23:08

Nova mensagempor Poltergeist em 14 Set 2009 09:53

Se existe não é o deus bíblico ou qualquer outro no qual a humanidade acredita ou já acreditou, disso tenho certeza e a evidência é simples: não há intervenções sobre-humanas no planeta.

Se há um deus, responsável por criar o universo (ou pelo menos dar o start), ele não é intervencionista. Ou, ele opera em outra escala de tempo, imperceptível às nossas vidas curtas; ou somos parte de algo muito, muito maior e muito mais complexo de modo que sequer podemos perceber, tal qual os átomos são em relação a nós.

Viajei né?

Sob qualquer hipótese da existência de um deus, obviamente somos insignificantes para ele.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Moderador
Moderador

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor livre_e_feliz em 14 Set 2009 13:06

Ane Souza escreveu:A livre_e_feliz nao tinha respondido tb? O_o

Eu faço sempre esta pergunta! E o pessoal responde: Deus é autoevidente x.x

Está atenta! :D :D

Ontem resolvi apagar o meu post que foi dado de forma apressada e achei que esta, que para mim é A PERGUNTA, merecia maior reflexão. Quando quis voltar, a minha ligação não estava a funcionar :(

Eu sei que os físicos defendem que a energia e a matéria são indestrutíveis, logo sempre existiram. A resposta SEMPRE EXISTIU é a que recebemos quando fazemos esta pergunta sobre a origem de Deus. Alguns teóricos do design inteligente usam este argumento para dizer que a resposta bíblica à questão é plausível e cientificamente lógica.

Mas energia e matéria são conceitos que reportam a grandezas inanimadas. O Deus bíblico é vivo e fonte de vida. Deus, como nos foi apresentado, é um ser que sempre existiu e que um belo dia cansou-se de estar sozinho no Universo (ou seria no vazio?), e desatou a criar, tudo ordenado e grandioso, e inclusive fez criaturas à sua imagem, umas espirituais e outras materiais. Bom, é aqui que eu torço o nariz.

Este Deus humanizado, projectista e consciente não faz sentido. Como é que um ser inteligente, com desígnios e propósitos, poderia aguentar a masmorra do nada, onde Deus esteve antes de começar a criar, se pudesse sair dela a qualquer momento? A eternidade é um tédio e Deus precisava de se entreter, então porque é que fez sistemas auto-regulados e criaturas com livre-arbítrio, que não dependem dele para viver? Mesmo condenados à morte, os humanos e demais animais conseguem perpetuar a sua espécie.

Quem criou Deus? Todos aqueles que têm horror ao vazio, que não suportam a orfandade espiritual, que um belo dia desataram a criar Deus, pelo medo de estar sozinhos. Sendo este Deus à nossa imagem, é imperfeito, aborrece-se de estar sozinho e apesar de ser omnisciente, não consegue controlar a sua própria prole.
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Jul 2009 15:12

Nova mensagempor kooboo em 14 Set 2009 13:46

Vi nesse topico posts de inteligencia e altissima complexidade. Em primeiro lugar, parabens a todos :)
Qdo comecei a retroceder meu pensamento ao ponto anterior ao primeiro atomo, ou energia existente, ao momento em que havia apenas um vacuo gélido e inóspito, deduzi que o surgimento deste atomo é mais condizente que o simples "pop up" de um DEUS perfeito, único e inteligente.
É mais condizente que uma energia burra e caotica tenha produzido toda a criação, do que produzido um SER inteligente e criativo.
Quanto à criação do universo, sou totalmente ateu.
Mas pode ser que... em meio a tantas explosões, assim como os teoricos explicam o surgimento da vida na terra, quem sabe, o universo em expansão não tenha produzido tambem um SER pensante e criativo, talvez não um, mas varios deles.
Para mim, se existe um deus, é posterior ao big bang.

Mas a imagem que temos de DEUS, sem duvida surgiu de mentes primitivas, com temos e medos da noite, dos raios, chuvas, ventos, fogo, animais selvagens... e desses medos, o primitivo criou a personalidade do que eles supunham ser um Deus. A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor livre_e_feliz em 14 Set 2009 14:45

kooboo escreveu:A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...
:11

Além de que a forma, ou fórmula, mostrou-se eficaz para controlar milhões de pessoas, ao mesmo tempo... ;)
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Jul 2009 15:12

Nova mensagempor kooboo em 14 Set 2009 15:01

livre_e_feliz escreveu:
kooboo escreveu:A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...

Além de que a forma, ou fórmula, mostrou-se eficaz para controlar milhões de pessoas, ao mesmo tempo... ;)

Tem uma frase do Saramago que expressa bem isso -
"O Homem criou Deus, e agora é escravo da sua invençao".
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor Poltergeist em 14 Set 2009 15:03

kooboo escreveu:Vi nesse topico posts de inteligencia e altissima complexidade. Em primeiro lugar, parabens a todos :)
Qdo comecei a retroceder meu pensamento ao ponto anterior ao primeiro atomo, ou energia existente, ao momento em que havia apenas um vacuo gélido e inóspito, deduzi que o surgimento deste atomo é mais condizente que o simples "pop up" de um DEUS perfeito, único e inteligente.
É mais condizente que uma energia burra e caotica tenha produzido toda a criação, do que produzido um SER inteligente e criativo.
Quanto à criação do universo, sou totalmente ateu.
Mas pode ser que... em meio a tantas explosões, assim como os teoricos explicam o surgimento da vida na terra, quem sabe, o universo em expansão não tenha produzido tambem um SER pensante e criativo, talvez não um, mas varios deles.
Para mim, se existe um deus, é posterior ao big bang.

Mas a imagem que temos de DEUS, sem duvida surgiu de mentes primitivas, com temos e medos da noite, dos raios, chuvas, ventos, fogo, animais selvagens... e desses medos, o primitivo criou a personalidade do que eles supunham ser um Deus. A forma evoluiu, foi tomada como real, discutida filosoficamente, entrou em campos eticos e morais... e hoje temos aí - jeova, ala, jesus, krishna, moises, maome e outros...

Se pararmos para pensar, o deus bíblico é extremamente burro. Como pode alguém tão sábio, tão poderoso, tão... tão tudo, criar seres capazes de errar, pecar, enfim, desagradá-lo?

Um deus inteligente teria criado criaturas que, como ele, seriam incapazes de errar, pecar etc.

Exemplo: pessoas incapazes de fornicar, incapazes de cometer adultério, incapazes de se masturbar, só pra ficar nas atividades "pecaminosas" da carne.

Porquê um ser tão inteligente cria mecanismos que possibilitam atividades que classificará posteriormente como pecados?

A alegação bíblica da onisciência e onipotência de Jeová caem por terra com simples raciocínios, é uma pena eu ter levado décadas pra perceber...
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Poltergeist em 14 Set 2009 15:05

kooboo escreveu:
livre_e_feliz escreveu:

Tem uma frase do Saramago que expressa bem isso -
"O Homem criou Deus, e agora é escravo da sua invençao".

Então deus é como uma televisão... como a Internet... ou um videogame, hehehehe

Poltergeist
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Habib Marwan em 14 Set 2009 15:17

Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?
Olhando para o passado, Deus estaria no fim desse túnel.
Imagem
Quem é criador? Quem é criatura?
Habib Marwan
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 13:57

Nova mensagempor Ane Souza em 14 Set 2009 16:31

Habib Marwan escreveu:Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?

Está é fácil!!! O ovo, pq os répteis surgiram antes dos galináceos XDDD

Mas sério, é um assunto complexo que esbarra em várias lógicas e contradições. Os ateus preguntam "Se Deus criou tudo, quem criou Deus?". Os crentes perguntam "Se Deus não existe, quem criou tudo?". A respota de um seria que um acaso criou tudo, e o de outro que Deus (criador do tudo) sempre existiu... Não tem lógica de qualquer maneira... Da onde veio a matéria pro acaso, como algo sempre existiu, o sempre é nada então? Se for nada, nada existe, nem Deus? É um "beco sem saída"...
Ane Souza
Forista
Forista

Data de registro: 03 Mar 2009 14:54

Nova mensagempor Rogério em 14 Set 2009 16:57

Se me perguntarem, direi que ninguém cria nada. Cria-se apenas conceitos sobre alguma coisa e a partir deste ponto se age sobre o que se conceitua.
Prefiro ser mais empirista do que racionalista justamente porque o racionalismo tem que partir de pressupostos puramente mentais. Conceitos e nada mais e a partir daí surgem pessoas debatendo idéias que sabe-se lá se vão dar certos um dia ou se serão verdadeiras.
Claro. O empirismo também tem seus limites. Mas Deus não surge pelo empirismo, não conseguimos percebê-lo através dos nossos 6 sentidos (os 5 externos + a mente).
Muitos raciocinam em torno da idéia de Deus/Deuses baseados em conceitos normalmente já pré-determinados por tradições espirituais que recebem revelações ou coisas que o valham. Destas idéias pré-concebidas, surgem outras e assim vai se “criando Deus através dos tempos” ora um homem idoso de barbas brancas ora, um ser de energia, hora um ser de paz, hora um ser de guerra e por aí vai.

Quem cria Deus? Pergunte a quem nele crê...

Se Deus existe ele simplesmente “é”, o resto é conceituação.

Gasshô :7
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

Próximo

Retornar para Publicações