Publicacoes pra um publico infantilizado

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por TheScientist »

Volta e meia, leio alguem falando que as reunioes sao estavam sendo feitas pra um publico infantilizado. Mas nao tinha visto um exemplo disso. Ja fazem 10 anos desde que nao sou mais TJ. Ateh que recebi o link da Sentinela (Jan/2024) de um familiar TJ me "ajudar":

https://www.jw.org/finder?srcid=jwlshar ... sue=202401

Por curiosidade cliquei pra ver qual era a nova paranoia da vez e quando comecei a ler, juro que parecia que estava lendo o Meu Livro de Historias Biblicas. Logo no começo:
2. O que aconteceu com Davi quando ele estava em Gate?

2 Davi também sentia medo. Quando o rei Saul o perseguia e queria matá-lo, Davi decidiu fugir para a cidade filisteia de Gate. Aquis, o rei de Gate, descobriu que Davi era o guerreiro poderoso sobre quem as pessoas cantavam dizendo que ele tinha matado “dezenas de milhares” de filisteus. Por isso, Davi “ficou com muito medo”. (1 Sam. 21:10-12) Ele ficou preocupado, pensando no que Aquis poderia fazer com ele. O que Davi fez para vencer esse medo?

3. De acordo com Salmo 56:1-3, 11, o que Davi fez para vencer seus medos?

3 No Salmo 56, Davi contou como se sentiu quando estava em Gate. Nesse salmo, ele falou sobre seus medos, mas também mostrou o que fez para vencê-los. Quando ficou com medo, Davi confiou em Jeová. (Leia Salmo 56:1-3, 11.) E Jeová não decepcionou Davi. Com a ajuda de Jeová, Davi conseguiu encontrar uma solução bem diferente: ele se fingiu de louco! Agora, em vez de querer matar Davi, Aquis só queria se livrar daquele louco irritante. Assim, Davi conseguiu escapar. — 1 Sam. 21:13–22:1.
Parece que eh um adulto falando pra uma criança de 8 anos de idade!
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por Atlas »

TheScientist escreveu: 23 Out 2023 13:06 Volta e meia, leio alguem falando que as reunioes sao estavam sendo feitas pra um publico infantilizado. Mas nao tinha visto um exemplo disso. Ja fazem 10 anos desde que nao sou mais TJ. Ateh que recebi o link da Sentinela (Jan/2024) de um familiar TJ me "ajudar":

https://www.jw.org/finder?srcid=jwlshar ... sue=202401

Por curiosidade cliquei pra ver qual era a nova paranoia da vez e quando comecei a ler, juro que parecia que estava lendo o Meu Livro de Historias Biblicas. Logo no começo:
2. O que aconteceu com Davi quando ele estava em Gate?

2 Davi também sentia medo. Quando o rei Saul o perseguia e queria matá-lo, Davi decidiu fugir para a cidade filisteia de Gate. Aquis, o rei de Gate, descobriu que Davi era o guerreiro poderoso sobre quem as pessoas cantavam dizendo que ele tinha matado “dezenas de milhares” de filisteus. Por isso, Davi “ficou com muito medo”. (1 Sam. 21:10-12) Ele ficou preocupado, pensando no que Aquis poderia fazer com ele. O que Davi fez para vencer esse medo?

3. De acordo com Salmo 56:1-3, 11, o que Davi fez para vencer seus medos?

3 No Salmo 56, Davi contou como se sentiu quando estava em Gate. Nesse salmo, ele falou sobre seus medos, mas também mostrou o que fez para vencê-los. Quando ficou com medo, Davi confiou em Jeová. (Leia Salmo 56:1-3, 11.) E Jeová não decepcionou Davi. Com a ajuda de Jeová, Davi conseguiu encontrar uma solução bem diferente: ele se fingiu de louco! Agora, em vez de querer matar Davi, Aquis só queria se livrar daquele louco irritante. Assim, Davi conseguiu escapar. — 1 Sam. 21:13–22:1.
Parece que eh um adulto falando pra uma criança de 8 anos de idade!
Sim, TheScientist.

Esta é uma das coisas mais incômodas nos últimos tempos e, pelo visto, haverá mais simplificação. Veja que o problema não é propriamente a 'simplificação', mas sim a espécie de 'reducionismo' que está sendo feita. Muitas vezes pensei como você: estar ouvindo ou lendo um conteúdo para crianças.

Cada vez mais, as pessoas lá dentro estão consumindo esse conteúdo bem insípido e aguado que mais lembra frases de auto ajuda. É maçante. Mais do que um conteúdo infantil, acaba por moldar a própria mentalidade de uma nova geração que os foristas aqui chamam de "lifestyle".

As publicações mais antigas ao menos tentavam parecer mais sérias ou dizer coisas mais significativas. Hoje, as pessoas lá não são incentivadas a buscar algum conhecimento bíblico ou que as ajude a lidar com problemas da vida. A maioria lá são como bebês e procuram os anciãos para resolverem as coisas mais pífias que possam imaginar.

Certa vez uma irmã pioneira e que possui anos como testemunha de Jeová batizada, chamou dois anciãos e nos perguntou se havia algo de errado em se usar uma camisa da 'Minnie' (personagem da Disney) durante as caminhadas que ela fazia. Podem acreditar nisso??

É possível entender o porquê de existir muitas "picuinhas", tagarelice e desentendimentos dentro das congregações. O baixo ensino nunca as desenvolveram para serem pessoas maduras num nível cristão ou espiritual.

Esse tipo de ensino é um desincentivo a capacidade crítica e de raciocínio e, os que por ele são levados, continuarão condicionados a seguir o erro.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por Saran »

TheScientist escreveu: 23 Out 2023 13:06 Volta e meia, leio alguem falando que as reunioes sao estavam sendo feitas pra um publico infantilizado. Mas nao tinha visto um exemplo disso. Ja fazem 10 anos desde que nao sou mais TJ. Ateh que recebi o link da Sentinela (Jan/2024) de um familiar TJ me "ajudar":

https://www.jw.org/finder?srcid=jwlshar ... sue=202401

Por curiosidade cliquei pra ver qual era a nova paranoia da vez e quando comecei a ler, juro que parecia que estava lendo o Meu Livro de Historias Biblicas. Logo no começo:
2. O que aconteceu com Davi quando ele estava em Gate?

2 Davi também sentia medo. Quando o rei Saul o perseguia e queria matá-lo, Davi decidiu fugir para a cidade filisteia de Gate. Aquis, o rei de Gate, descobriu que Davi era o guerreiro poderoso sobre quem as pessoas cantavam dizendo que ele tinha matado “dezenas de milhares” de filisteus. Por isso, Davi “ficou com muito medo”. (1 Sam. 21:10-12) Ele ficou preocupado, pensando no que Aquis poderia fazer com ele. O que Davi fez para vencer esse medo?

3. De acordo com Salmo 56:1-3, 11, o que Davi fez para vencer seus medos?

3 No Salmo 56, Davi contou como se sentiu quando estava em Gate. Nesse salmo, ele falou sobre seus medos, mas também mostrou o que fez para vencê-los. Quando ficou com medo, Davi confiou em Jeová. (Leia Salmo 56:1-3, 11.) E Jeová não decepcionou Davi. Com a ajuda de Jeová, Davi conseguiu encontrar uma solução bem diferente: ele se fingiu de louco! Agora, em vez de querer matar Davi, Aquis só queria se livrar daquele louco irritante. Assim, Davi conseguiu escapar. — 1 Sam. 21:13–22:1.
Parece que eh um adulto falando pra uma criança de 8 anos de idade!
Tão simplificando porque tão mirando no seu Zé que não completou o primário ou na Maria recém alfabetizada.

Já que em lugar de rico as TJs tão perdendo gente, eles nadam de braçada em lugares mais pobres resultando num rebaixamento da linguagem.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por Merida »

Esse público infantilizado são o foco do Corpo Governante, são os "justos demais" que seguem a cartilha da Torre nos mínimos detalhes e vão além, parece que acham a carga leve.

Esses defendem o nome de "Jeová" mas nem sabem que ajudam manter a Empresa com fluxo de caixa em alta, eles compoē o cenário de comercial de margarina, ocupam os acentos do salão, estão nos carrinhos, campo, assinam tudo que é petição, levam vida simples, se lascam, se ferram todinho, e aprendem competir uns com os outros quem é o mais lascado.

Uma vez uma pioneira regular estava de pé conversando comigo no salão, eu sentada na primeira fila, salão cheio, já quase iniciando a reunião, e ela solta uma pérola em bom tom: A pioneira fulana tem vida boa, a minha vida é mais difícil, estou até com umas feridas na perereca. Nesse momento aprendi da pior forma o que é sentir vergonha alheia.

Tem como ser melhor pra organização uma galera nesse tipo de competição? Está dando certo, a base da pirâmide estando dominada, os demais o Corpo Governante segura com o ostracismo.

Ps: Sobre a Minnie, ela é um rato, ratos não falam, logo é magia, pecado. Desenho só Sofrida e Perdido. : )
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por TheScientist »

Atlas escreveu:As publicações mais antigas ao menos tentavam parecer mais sérias ou dizer coisas mais significativas. Hoje, as pessoas lá não são incentivadas a buscar algum conhecimento bíblico ou que as ajude a lidar com problemas da vida. A maioria lá são como bebês e procuram os anciãos para resolverem as coisas mais pífias que possam imaginar.
Nos meus tempos de bitolado, eu gostava de ler o Raciocinios a Base das Escrituras, Evolucao ou Criacao, etc, pois ao menos aguçava alguma faculdade mental em mim pra continuar lendo e debatendo com outros, mesmo que fossem baseados em falacias. Agora o negocio descambou de vez mesmo! Tenho um irrmao teimoso que esta ainda la dentro e pior, esta fazendo mestrado (o que exige mais senso critico que uma faculdade). Eu mesmo fico pensando o que eh q segura ele la dentro, pois ele sempre gostou de desafiar seu cerebro.
Merida escreveu:Tem como ser melhor pra organização uma galera nesse tipo de competição? Está dando certo, a base da pirâmide estando dominada, os demais o Corpo Governante segura com o ostracismo.
Sim. Parece que essa eh a estrategia, por enquanto.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por jurado8 »

Essa é uma tática argumentativa.

Por causa de política, a uns anos atrás, ainda PIMQ eu comecei a estudar falácias argumentativas...e então isso me ajudou de uma vez por todas a entender as técnicas de argumentação da Torre, que utiliza quase todas. Ad hominem, argumento-espantalho, generalização apressada, falsas relações...enfim, tudo aquilo que Schopenhauer descreveu muito bem e outros deram sequência.

Uma dessas falácias é a infantilização do interlocutor. Quando alguém fala conosco de forma como se estivesse falando com uma criança, a tendência é nosso cérebro entrar num 'mood' infantil e simplesmente aceitar aquela informação. Ela se coloca como uma 'mãe' falando com um filho.

Antes a Torre era mais técnica e erudita. Dessa forma, o interlocutor recebia a informação e já sentia vontade de pesquisar mais, saber mais. Como a informação era muito limitada antigamente, ele ia pesquisar em bibliotecas e afins, e dificilmente caía em apostasia.

Se a Torre mantivesse o mesmo tom na hora de falar, as pessoas iam pesquisar na internet, e logo teriam acesso a um mar de informação gratuita muito perigosa a ela.

Usando a técnica de infantilizar o receptor, o leitor de A Sentinela se não estiver ligado, apenas recebe aquela informação como a verdade e não sente vontade de ser um erudito, ou pesquisador. Ele quer ser um 'humilde filho de Jeová' que deixa Jeová feliz. A Torre tenta infantilizar seu público, dessa forma, fica mais fácil de doutriná-lo e manipulá-lo.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por jurado8 »

. [comentário duplicado]

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por argus »

Está aí mais um dos pontos que me fez despertar: a infantilização do adulto TJ.

Para os TJs mais raízes como eu, viemos de 4 revistas por mês, de 32 páginas cada uma.
Ambas com uma linguagem robusta, além de diversos lançamentos em congressos.
- A Sentinela 01 e 15 de cada mês.
- Despertai! 8 e 22 de cada mês.

Em cerca de 10 anos, eles retiram 2 revistas, reduzem as 2 que sobraram e ainda simplificarem a linguagem.
A edição para o público, ambas de 15 páginas, ficou assim:
- A Sentinela: 1 por mês, até 2015, depois foram reduzindo, até ficar 1 por ano.
- Despertai!: 1 por mês, até 2015, depois reduziram pra 6 por ano, depois 3 ano, até extinguirem neste ano de serviço.

Só sobrou a edição de estudo de 32 páginas, com um linguajar extremamente infantil e simplificado.
- A Sentinela do mês (linguagem simplificada), 32 páginas, edição de estudo.

Agora imagine como é tedioso, pra uma pessoa com conhecimento histórico na torre, ter que aturar um ancião nutela, com 21 anos de idade, dirigindo um estudo de A Sentinela, como se fosse um estudo do Meu Livro de Histórias Bíblicas.

É melhor ir ver o filme do Pelé. :6
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 23 Out 2023 21:13 Essa é uma tática argumentativa.

Por causa de política, a uns anos atrás, ainda PIMQ eu comecei a estudar falácias argumentativas...e então isso me ajudou de uma vez por todas a entender as técnicas de argumentação da Torre, que utiliza quase todas. Ad hominem, argumento-espantalho, generalização apressada, falsas relações...enfim, tudo aquilo que Schopenhauer descreveu muito bem e outros deram sequência.

Uma dessas falácias é a infantilização do interlocutor. Quando alguém fala conosco de forma como se estivesse falando com uma criança, a tendência é nosso cérebro entrar num 'mood' infantil e simplesmente aceitar aquela informação. Ela se coloca como uma 'mãe' falando com um filho.

Antes a Torre era mais técnica e erudita. Dessa forma, o interlocutor recebia a informação e já sentia vontade de pesquisar mais, saber mais. Como a informação era muito limitada antigamente, ele ia pesquisar em bibliotecas e afins, e dificilmente caía em apostasia.

Se a Torre mantivesse o mesmo tom na hora de falar, as pessoas iam pesquisar na internet, e logo teriam acesso a um mar de informação gratuita muito perigosa a ela.

Usando a técnica de infantilizar o receptor, o leitor de A Sentinela se não estiver ligado, apenas recebe aquela informação como a verdade e não sente vontade de ser um erudito, ou pesquisador. Ele quer ser um 'humilde filho de Jeová' que deixa Jeová feliz. A Torre tenta infantilizar seu público, dessa forma, fica mais fácil de doutriná-lo e manipulá-lo.
Jurado8, acho que essa é a melhor explicação que vi do que está acontecendo. Parabéns pelo ponto de vista. Você sintetizou aquilo que eu pessoalmente via mas não conseguia colocar em palavras.

Você foi ainda mais assertivo quando disse que a ideia é que a pessoa seja condicionada a ser 'um humilde filho de Jeová que deixa Jeová feliz'. É isso.

A maioria não vai em busca de conhecimento e, além disso, é mais cômodo e até exemplar ser o "humilde servo que deixa Jeová feliz". A pessoa é condicionada a pensar: "É só obedecer a organização de Jeová e está tudo certo". Na prática tudo se resume a isso. Desse jeito, enquanto a pessoa permanecer presa a esse "looping" nunca vai perceber a natureza capenga de sua adoração a Deus.

Certa vez, conversando com um irmão de mente aberta e que tem muito amor pela Bíblia, ouvi ele dizer que ele e outros poucos que gostavam de estudar realmente a Bíblia, se tornaram dinossauros. Eu entendi. Dentro das congregações devem ser algo em extinção mesmo.

Pergunte a uma testemunha de Jeová qualquer coisa relacionado a temas gerais da Bíblia tais como: justificação, santificação, lei, espírito, etc. e não vamos receber nenhuma resposta relevante.

A grande maioria jamais desenvolveu uma relação pessoal com Cristo nem foram levados a um crescimento como pessoas espirituais. É lamentável que a imagem de Deus propagada pela Torre de Vigia é a de um Papai Noel. As crianças precisam se comportar bem para receber presentes.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Publicacoes pra um publico infantilizado

Mensagem não lida por TheScientist »

jurado8 escreveu: 23 Out 2023 21:13 Essa é uma tática argumentativa.

Por causa de política, a uns anos atrás, ainda PIMQ eu comecei a estudar falácias argumentativas...e então isso me ajudou de uma vez por todas a entender as técnicas de argumentação da Torre, que utiliza quase todas. Ad hominem, argumento-espantalho, generalização apressada, falsas relações...enfim, tudo aquilo que Schopenhauer descreveu muito bem e outros deram sequência.

Uma dessas falácias é a infantilização do interlocutor. Quando alguém fala conosco de forma como se estivesse falando com uma criança, a tendência é nosso cérebro entrar num 'mood' infantil e simplesmente aceitar aquela informação. Ela se coloca como uma 'mãe' falando com um filho.

Antes a Torre era mais técnica e erudita. Dessa forma, o interlocutor recebia a informação e já sentia vontade de pesquisar mais, saber mais. Como a informação era muito limitada antigamente, ele ia pesquisar em bibliotecas e afins, e dificilmente caía em apostasia.

Se a Torre mantivesse o mesmo tom na hora de falar, as pessoas iam pesquisar na internet, e logo teriam acesso a um mar de informação gratuita muito perigosa a ela.

Usando a técnica de infantilizar o receptor, o leitor de A Sentinela se não estiver ligado, apenas recebe aquela informação como a verdade e não sente vontade de ser um erudito, ou pesquisador. Ele quer ser um 'humilde filho de Jeová' que deixa Jeová feliz. A Torre tenta infantilizar seu público, dessa forma, fica mais fácil de doutriná-lo e manipulá-lo.
Faz completo sentido!
argus escreveu:Agora imagine como é tedioso, pra uma pessoa com conhecimento histórico na torre, ter que aturar um ancião nutela, com 21 anos de idade, dirigindo um estudo de A Sentinela, como se fosse um estudo do Meu Livro de Histórias Bíblicas.
:roll: Por isso que eu penso que meu click e o de outros, se nao tivesse acontecido anos atras, estaria acontecido de qualquer jeito agora...
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 411 visitantes