Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Fiz a seguinte pergunta ao Bard (o chat da I.A. — inteligência artificial do Google)*, obtendo uma resposta muito a là JW.org...

Por que as testemunhas de Jeová pararam de cobrar pelas publicações que antigamente eles vendiam de casa em casa?

Há várias razões pelas quais as Testemunhas de Jeová pararam de cobrar pelas publicações que antigamente vendiam de casa em casa.

A internet e as novas tecnologias tornaram mais fácil para as pessoas acessarem informações e adquirirem publicações. Em 2009, a organização lançou o site JW.org, que oferece acesso gratuito a todas as suas publicações. Além disso, as Testemunhas de Jeová agora distribuem revistas e livros por meio de caixas de correio, e-mail e aplicativos de mensagens.

A organização queria tornar suas publicações mais acessíveis a um público mais amplo. Cobrar pelas publicações pode ser um obstáculo para as pessoas que estão interessadas em aprender mais sobre as Testemunhas de Jeová.

A organização acredita que as publicações devem ser gratuitas para todos. As Testemunhas de Jeová acreditam que seus ensinamentos são importantes e devem estar disponíveis para todos, independentemente de sua renda.

A organização anunciou a mudança em 2012, e todas as publicações foram tornadas gratuitas em 2013. Desde então, as Testemunhas de Jeová têm se concentrado em distribuir suas publicações de forma gratuita, por meio de seus canais de comunicação.


Então eu apertei mais um pouco, mudei o prompt, e refiz a pergunta de modo a cavar mais fundo...

É verdade que elas perderam um processo juntamente com Jimmy Swaggart nos Estados Unidos onde se pretendiam cobrar imposto pela venda de publicações?

Sim, é verdade. As Testemunhas de Jeová e o televangelista Jimmy Swaggart perderam um processo conjunto contra o governo federal dos Estados Unidos em 1990. O caso, conhecido como Jimmy Swaggart Ministries versus United States, foi sobre a cobrança de imposto de vendas sobre a venda de publicações religiosas por organizações sem fins lucrativos.

O governo federal argumentou que as publicações religiosas deveriam ser tributadas da mesma forma que qualquer outra mercadoria vendida para lucro. As Testemunhas de Jeová e Swaggart argumentaram que suas publicações eram de natureza educacional e religiosa, e que não deveriam ser tributadas.

O tribunal de primeira instância decidiu a favor das Testemunhas de Jeová e Swaggart, mas o governo federal apelou. Em 1990, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu por unanimidade a favor do governo federal.

A decisão da Suprema Corte foi um revés para as Testemunhas de Jeová e Swaggart, mas não significou o fim da batalha. As duas organizações continuaram a se opor à cobrança de imposto de vendas sobre suas publicações, e o caso ainda é objeto de debate.

A decisão da Suprema Corte foi criticada por alguns por ser uma violação da liberdade religiosa. Os críticos argumentam que a decisão força as organizações religiosas a escolher entre pagar impostos ou deixar de vender suas publicações.

A decisão também foi criticada por ser injusta para as organizações religiosas. Os críticos argumentam que as organizações religiosas já pagam impostos sobre outros aspectos de suas operações, como salários e propriedades.


Como se vê, a Torre não fez a mudança apenas por ser bonzinha e em prol da divulgação das boas novas! Havia muito mais envolvido! Ao perder o processo, foi diminuindo ao máximo o n⁰ de páginas das revistas, e sua frequência... Quase não se lança mais livros... Justificou entrar para a era digital. Mas, passou para o "ramo imobiliário" aproveitando a mão de obra barata voluntária, para acelerar a construção e posterior venda de salões do reino!

E os irmãozinhos crendo piamente na santa organização filantrópica!

:10 JW.org
__________________________
* https://bard.google.com
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por jurado8 »

É tudo um grande modelo de negocio.

A Torre viu que os "donativos" sao mais rentáveis que vender, alem do poderoso marketing em cima: "nós distribuímos nossas publicações gratuitamente, só pode ser por Jeová"

É surreal como sao baratas as impressoes de publicacoes. Considerando que a mao de obra é praticamente gratis e possuem suas proprias maquinas de impressao.

É como o "Free walking tour" que existe nas grandes cidades. Em Nova York tem, em Sao Paulo sei que tem tambem. É um site voce se cadastra e tem um tour gratuito por areas gratis da cidade. Centro historico, parques, avenidas famosas.

Em geral o tour é de 3 horas, bem explicadinho. É free. No final eles pedem uma contribuição. Aí é o pulo do gato. Depois de 3 horas de conexao com o guia, suas explicações e tudo mais...é pedido uma contribuição voluntaria. Os gringos dao 20 dolares (100 reais), os brasileiros dao uns 30 reais cada. Numa turma de 30, 40 pessoas quase todos, se nao todos, dao.

Numa conta de padeiro, se for uma media de 40 pessoas e cada uma der 40 reais em media (alguns dao mais, outros menos), esta se falando aí de R$1.600 levantados. Agora, sao varias turmas, varias vezes ao dia, varias vezes na semana. Faturamento de centenas de milhares, e paga-se apenas o salário dos guias no final. Negocião.

Agora, qual a sacada? Dizer que é free. Se eles cobrassem, isso espantaria. Dizer que é free atrai. Mas no fim, é apenas um modelo de negócio.

É o que acontece com a Torre. Ela apenas viu que seria um bom marketing, e que os donativos que entram muitas vezes seria superior ao que se eles cobrassem e tivessem que arcar com impostos e o escambau.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Eu estava saindo da Torre nessa mudança de cobrança dos donativos pelas publicações. Tanto que o valor das revistas vinha impresso na contracapa e depois pararam com isso.
Fiquei sabendo que o publicador tinha que arcar com o valor das revistas que pegava no balcão para "distribuir" ao público. E quando deixava uma publicação com o morador, ele pedia uma contribuição na porta para arcar com os custos de impressão. E aí o que me surpreendeu foi o fato de que mesmo esta contribuição deveria ser colocada na caixinha de coleta do salão para ser enviado a filial. O publicador que se lascasse com sua "perda"...
Aí eu fiquei pensando também, o cara paga pela publicação no balcão, repassa o dinheiro da contribuição do morador, e ainda no fim do mês dá a sua contribuição para a obra do reino!
Genial! A Torre ganha três vezes!
É de tirar o chapéu! d:8
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por jurado8 »

YukimuraSanada escreveu: 28 Ago 2023 21:59 Eu estava saindo da Torre nessa mudança de cobrança dos donativos pelas publicações. Tanto que o valor das revistas vinha impresso na contracapa e depois pararam com isso.
Fiquei sabendo que o publicador tinha que arcar com o valor das revistas que pegava no balcão para "distribuir" ao público. E quando deixava uma publicação com o morador, ele pedia uma contribuição na porta para arcar com os custos de impressão. E aí o que me surpreendeu foi o fato de que mesmo esta contribuição deveria ser colocada na caixinha de coleta do salão para ser enviado a filial. O publicador que se lascasse com sua "perda"...
Aí eu fiquei pensando também, o cara paga pela publicação no balcão, repassa o dinheiro da contribuição do morador, e ainda no fim do mês dá a sua contribuição para a obra do reino!
Genial! A Torre ganha três vezes!
É de tirar o chapéu! d:8
Salvo engano os pioneiros podiam ficar com o valor da revista para si, para se custear no serviço.

Lembro de algumas experiências dos pioneiros indo pregar vender as revistas e voltando com ovos, ou itens de higiene tipo sabonete que eles trocavam com moradores.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por Rapha »

jurado8 escreveu: 28 Ago 2023 22:36
YukimuraSanada escreveu: 28 Ago 2023 21:59 Eu estava saindo da Torre nessa mudança de cobrança dos donativos pelas publicações. Tanto que o valor das revistas vinha impresso na contracapa e depois pararam com isso.
Fiquei sabendo que o publicador tinha que arcar com o valor das revistas que pegava no balcão para "distribuir" ao público. E quando deixava uma publicação com o morador, ele pedia uma contribuição na porta para arcar com os custos de impressão. E aí o que me surpreendeu foi o fato de que mesmo esta contribuição deveria ser colocada na caixinha de coleta do salão para ser enviado a filial. O publicador que se lascasse com sua "perda"...
Aí eu fiquei pensando também, o cara paga pela publicação no balcão, repassa o dinheiro da contribuição do morador, e ainda no fim do mês dá a sua contribuição para a obra do reino!
Genial! A Torre ganha três vezes!
É de tirar o chapéu! d:8
Salvo engano os pioneiros podiam ficar com o valor da revista para si, para se custear no serviço.

Lembro de algumas experiências dos pioneiros indo pregar vender as revistas e voltando com ovos, ou itens de higiene tipo sabonete que eles trocavam com moradores.
Eu que o diga...rs

Chegava no fim do dia em casa, abria a pasta, e tirava sabonete, pasta de dente, pacote de bolacha recheada ou cream cracker, etc. Eu lembro de um irmão que pegou um maço de coentro uma vez.. Meu Deus, como era humilhante ser Testemunha de Jeová, pqp kkkk.. Lembrando agora me veio muita vergonha.

Agora, tudo isso que o Yukimura falou eu não sabia, dessa "luta" em conjunto com um membro da 'babilônia' e essa exigência do governo Americano para que se pagasse os devidos impostos. Sou a favor, com a ressalva que as instituições que COMPROVADAMENTE usam seus ganhos e donativos para obras assistenciais tenham descontos ou se tornem isentas. As igrejas evangélicas e religiões em geral deveriam ser fiscalizadas, taxadas/multadas nesse sentido, talvez, BEEEM TALVEZ, isso impediria enriquecimentos absurdos de líderes, pastores e padres.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por Rapha »

Após ter lido esse post do Yukimura, acabei indo pesquisar mais e encontrei um blog em que a pessoa, aparentemente, traduziu as palavras de alguém. Achei interessante:

Testemunhas de Jeová Evitam Pagar Impostos Sobre Vendas

1. Quando eu li pela primeira vez aqueles documentos há cerca de 2 anos atrás, eu pensei se tratar de farsa, colocada na Internet por "apóstatas" pregando uma peça e tentando aliciar Testemunhas de Jeová. Eu sabia que o "povo limpo" de Jeová jamais teria nada que ver com a religião falsa... em qualquer nível. O conselho do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 6:14, 15 soou claro em minha mente, o qual diz:

Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos. Pois, pois que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo?

2. Em Fevereiro de 1990, a Sociedade Torre de vigia escreveu cartas a todas as congregações nos Estados Unidos, as quais foram lidas no encontro de domingo. Era dito que a literatura não mais seria vendida no Salão do Reino. Também, nenhum preço seria cobrado na pregação de porta em porta. Esta nova política deveria entrar em vigor em 1.º de Março de 1990 (veja o km de 5/90, pág. 7 [em inglês])

Os irmãos tiveram a impressão de que este arranjo se deu em razão de uma nova distribuição "simplificada" (veja o km de 3/91, "Nosso Arranjo Simplificado de Distribuição de Literatura", pág. 3 [em inglês]). Eles também tiveram a impressão de que este novo arranjo seria mundial (não apenas nos Estados Unidos e Canadá, como o é no presente momento). O parágrafo 9, na pág. 8 do km de 5/90 [em inglês], sob o artigo intitulado "Use Nossa Literatura Sabiamente", declara:

'Este ajuste em nosso método de trabalho provê evidência adicional de que "não somos vendedores ambulantes da palavra de Deus". (2 Cor. 2:17) Também prova que somos separados do mundo. (João 17:14)'

A partir desta declaração, alguém logicamente concluiria que não apenas as Testemunhas nos Estados Unidos "não são vendedores ambulantes da palavra de Deus", mas a inteira organização ao redor do mundo, de modo que este novo arranjo teria de ser mundial.

Aos irmãos jamais é dito qual a razão real para o novo arranjo, qual seja a perda no caso Jimmy Swaggart. Este tem sido um segredo muito bem guardado por anos. De fato, ao que parece, o atual arranjo de doações nada é além de fuga de impostos, destinado a escapar de "pagar a César o que é de César".

3. De fato, quando Jesus foi indagado se era lícito pagar impostos, ele respondeu em Marcos 12:15-17:

"Devemos pagar ou não devemos pagar?" Percebendo a hipocrisia deles, disse-lhes: "Por que me pondes à prova? Trazei-me um denário para ver. Trouxeram-lhe um. E ele lhes disse: "De quem é esta imagem e inscrição?" Disseram-lhe: "De César." Jesus disse então: "Pagai de volta a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus."

Note o conselho dado pela revista "A Sentinela" de 15/11/94, pág. 26:

Eles sabiam que, fossem os impostos razoáveis ou não, e não importando como o governo gastaria este dinheiro, eles teriam de pagar qualquer imposto que lhes fosse cobrado. Os mesmos princípios aplicam-se aos Cristãos hoje em dia.

A pág. 28 do mesmo artigo prossegue dizendo:

O próprio Jesus Cristo deu exemplo neste respeito. Seu discípulo Pedro foi indagado quanto a Jesus pagar o imposto do templo, visto que o templo era a casa de seu Pai e nenhum rei impõe um imposto a seu próprio filho. Jesus o havia dito; ainda assim, ele pagou aquele imposto. De fato, ele até lançou mão de um milagre para produzir o dinheiro necessário! Por que pagar um imposto do qual ele estava apropriadamente isento? Como o próprio Jesus disse, era "que não os fizesse tropeçar".

E, sim, esta informação sobre Jimmy Swaggart fez tropeçar a muitos. É um segredo bem guardado.

Eu procurei os anciãos de minha região para falar sobre esta matéria, e como resultado, fui desassociado e instruído a não falar a outros sobre o caso Jimmy Swaggart ou qualquer outra das matérias que obtive da Internet.

Os anciãos em meu Salão odeiam de verdade a Internet.

Resumindo:

A Organização Torre de Vigia foi desonesta em manter este importante caso judicial oculto das Testemunhas de Jeová.
A Organização Torre de Vigia foi desonesta em sua explicação do "arranjo completo de doações".
A Organização Torre de Vigia foi desonesta por não aplicar as palavras de Jesus sobre "pagar a César as coisas de César", e, ao invés disto, buscar uma via de escape para os impostos... causando o tropeço de muitos.
A Torre de Vigia foi desonesta em alinhar-se com a religião falsa e ir contra as escrituras em manter distância da religião falsa.
E o mais importante de tudo... eles PERDERAM a causa. Isto diz tudo.

Como eu mais tarde descobri, o caso Jimmy Swaggart é apenas uma das muitas coisas que a Organização Torre de Vigia não quer que seus seguidores conheçam.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por Atlas »

De forma recorrente alguém na tribuna faz alusão ao fato de que a mudança das publicações pagas para publicações gratuitas como bênçãos da parte de Deus.

A organização mesmo sabendo a verdade, nunca se pronunciou sobre isso e nem há indício de que o faça algum dia. Isso porque é muito mais bonito e soa melhor dizer que é uma bênção de Jeová. Faz-nos imaginar o que mais acontece sem que, de fato, os membros saibam a verdade.

Um dos aspectos mais terríveis da organização é a sua recusa quase patológica de se reconhecer como uma agência humana.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
duploprazer
Forista
Forista
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Dez 2010 16:16

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por duploprazer »

Salvo engano, por motivos que também envolvem impostos, foi descontinuado ha alguns anos a venda de almoços e lanches nas assembleias e congressos, onde se aconselha desde então que cada familia providencie o seu proprio lanche. Alem de incutir que os lanches sejam leves e de rápida absorção, e acima de tudo, nao se deve sair do recinto da reuniao em busca de restaurantes e/ou churrascarias, para nao se perder o companherismo fraterno da irmandade.
Avatar do usuário
Osvaldo
Forista
Forista
Mensagens: 313
Registrado em: 04 Nov 2008 11:26

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por Osvaldo »

A Torre questiona todos os impostos até a última instância... esse negócio de dar a César o que é de César, aceitar prejuízo e "evitar processos na justiça e tribunal para não manchar o nome de Jeová" vale apenas para os publicadores inocentes...

Lembram aquela matéria do UOL de 2021, que dizia que a Torre devia mais de 22 milhões de reais em impostos de importação e IPI?

Pois bem, ela não deve mais.

Recorreu ao STF para ser caracterizada como organização "beneficente" e de "assistência social", permitindo assim a isenção de impostos de importação de equipamentos. E conseguiu.

Será que questionar impostos reflete a atitude dos fariseus, que questionaram a Cristo se era lícito pagar o imposto que achavam injusto, ou reflete a atitude de Cristo, que ordenou dar a César o que é de César? Marcos 12:13-17

Outro benefício recente para a Torre no Brasil foi a isenção de IPTU em imóveis alugados, graças à Emenda Constitucional 116 de 2022. Mesmo que o prédio não seja de propriedade dela (prédio alugado), ela não paga imposto...

Na Espanha também, a Torre está isenta de impostos desde Maio deste ano, com direito a foto do representante do CG cumprimentando o político local.

htt­ps://w­ww.jw.org/en/news/region/spain/Spain-Grants-Historic-Tax-Exemption-to-Jehovahs-Witnesses/
Osvaldo Jr.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Real motivo da Torre parar de "vender" suas publicações

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Quando foi anunciado nas congregações que não era mais preciso pagar por publicações, foi enfatizado bastante que agora os publicadores poderiam fazer donativos. Sobre Bíblias, um ancião me disse que o ideal era perguntar na cidade quanto custa uma Bíblia e então fazer um donativo mais ou menos equivalente. E eu, que era explorado, explorado continuei sendo. Pelo tempo que passei na org depois disso, nunca senti que as publicações eram grátis para mim.

Em meu livro, dediquei algumas páginas ao assunto. No final, cito o comunicado às congregações, via Ministério do Reino. O comunicado, ainda que nas entrelinhas, diz que só se deve deixar publicações com o morador se estiver presente todas as garantias que ele vai fazer uma doação.

https://testemunhasc.blogspot.com/2022/ ... pagar.html
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 426 visitantes