Estudo 36 da W 08/2023 Fala sobre Livrar-se de Pesos que a Própria Torre Coloca nas Costas das TJs.

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Estudo 36 da W 08/2023 Fala sobre Livrar-se de Pesos que a Própria Torre Coloca nas Costas das TJs.

Mensagem não lida por Saran »

ESTUDO 36
Carregue o que você precisa e deixe o resto para trás


4 Nosso voto de dedicação. Quando nos dedicamos a Jeová, nós prometemos adorá-lo e fazer a vontade dele para sempre. Por isso, precisamos cumprir esse voto. Fazer tudo o que prometemos para Jeová é uma responsabilidade séria, mas não é um peso. Afinal de contas, Jeová nos criou para fazer a vontade dele. (Apo. 4:11) Ele nos fez com o desejo de conhecê-lo e adorá-lo e nos criou à sua imagem. É por isso que conseguimos nos aproximar de Jeová e sentimos prazer em fazer a vontade dele. (Sal. 40:8) Além disso, quando fazemos a vontade de Deus e obedecemos ao seu Filho, encontramos ‘revigoramento para nós mesmos’. — Mat. 11:28-30. - Em suma geral, a dedicação é um voto de lealdade a uma instituição religiosa que demoniza os que ''rompem o voto'' e coloca pesos nas costas dos outros.

6 Nossas responsabilidades na família. Em nossa corrida pela vida, precisamos amar a Jeová e Jesus mais do que amamos nossos parentes. (Mat. 10:37) Mas isso não significa que podemos ignorar nossas obrigações familiares. Pelo contrário, se quisermos agradar a Jeová e Jesus, precisamos fazer nossa parte e cuidar bem da nossa família. (1 Tim. 5:4, 8) Se fizermos isso, vamos ser muito mais felizes. Jeová sabe que as famílias só são felizes quando o marido e a esposa se tratam com amor e respeito, quando os pais amam e educam os filhos e quando os filhos obedecem aos pais. — Efé. 5:33; 6:1, 4. - Percebam que eles abrem o parágrafo falando que o amor a familia deve ser menor que o amor a Jeová e Jesus. O que isso significa?

Reforço da doutrina do ostracismo social!! O ''amor'' a organização vale mais que o convivio familiar, mas as TJs ficam nervosinhas quando dizem que elas separam familias.

8 Assumir as consequências de nossas decisões. Jeová nos deu o presente do livre-arbítrio. Ele quer que a gente tome as melhores decisões e que sejamos felizes por isso. Mas se tomarmos uma decisão ruim, Jeová não vai nos proteger das consequências dessa decisão. (Gál. 6:7, 8) Por isso, precisamos aceitar as consequências que vêm de uma má escolha, de palavras impensadas ou de ações apressadas. Dependendo do que tivermos feito, podemos ficar com a consciência pesada. Mas saber que temos que assumir as responsabilidades de nossas decisões pode nos fazer confessar nossos pecados, corrigir o que fizemos e evitar repetir nossos erros. Fazer essas coisas pode nos ajudar a continuar na corrida pela vida.

9 Como levar essa carga? Se você tomou uma decisão ruim e não tem como voltar atrás, o que você pode fazer? Aceite que você não pode mudar o passado. Não perca seu tempo e sua energia tentando justificar sua decisão ou culpando a si mesmo ou a outros pelo seu erro. Em vez disso, reconheça que você errou e faça o melhor que puder na sua circunstância atual. Se você se sente culpado por algo que fez, seja humilde e ore a Jeová admitindo seu erro e pedindo que ele perdoe você. (Sal. 25:11; 51:3, 4) Peça desculpa para aqueles que você magoou e, se for preciso, procure a ajuda dos anciãos. (Tia. 5:14, 15) Aprenda com seus erros e faça de tudo para não os repetir. Se fizer essas coisas, você pode ter certeza que Jeová vai mostrar misericórdia e dar o apoio que você precisa. — Sal. 103:8-13.
- No caso aqui, vemos que o ato de assumir as responsabilidades por erros envolve.... ir pedir ajuda aos anciãos. Além do ritual basico de pedir desculpas e mudar atitudes, há o trabalhoso e humilhante ato de ir falar com os anciãos e contar os seus erros em detalhes abrindo mão de sua privacidade e integridade mental

10 Achar que nunca fazemos o suficiente. Podemos ficar muito desanimados quando nos comparamos com outros. (Leia Gálatas 6:4.) Se sempre nos compararmos com outros, podemos nos tornar invejosos e competitivos. (Gál. 5:26) Se ficarmos tentando fazer o mesmo que outros fazem, mas sem termos condições para isso, podemos acabar nos prejudicando. E se “a expectativa adiada faz adoecer o coração”, quanto mais uma expectativa que nunca poderemos alcançar! (Pro. 13:12) Se tivermos expectativas irrealistas, vamos ficar tão desanimados que podemos acabar diminuindo o passo na corrida pela vida. — Pro. 24:10. - A própria Torre coloca os pesos de metas a cumprir e alvos a alcançar. Agora ela cai no morde e assopra para tirar o corpo fora nas cobranças e dizer para as TJs não se compararem com outros e não se sentirem tristes por não alcançar o resultado que se esperava.

12 Sentir-se culpado pelas decisões de outros. Nós não podemos tomar decisões por outros, nem podemos protegê-los das más consequências de suas decisões. Por exemplo, um filho talvez decida parar de servir a Jeová. E essa decisão pode causar uma grande dor para os pais. Mas, se os pais se culparem pela decisão do filho, isso vai acabar sendo um peso muito grande para eles. E Jeová não quer que eles carreguem esse peso. — Rom. 14:12. - Ah a grande choradeira!

O filho resolve se livrar das algemas da Torre por causa DA TORRE, mas sempre há o peso dos pais nisso porque a propria Torre coloca o peso de doutrinar os filhos nos pais.

13 Como você pode se livrar desse peso? Lembre-se que Jeová deu livre-arbítrio para todos nós. Ele deixa que cada pessoa faça sua própria escolha. Isso inclui servi-lo ou não. Jeová sabe que você, como pai ou mãe, não é perfeito. Ele simplesmente quer que você faça o melhor que puder. A escolha que seu filho fizer é responsabilidade dele, não sua. (Pro. 20:11) Mesmo assim, pode ser que você fique pensando nos erros que cometeu como pai ou mãe. Então ore a Jeová dizendo como você se sente e peça o perdão dele. Jeová sabe que você não pode voltar no tempo e fazer as coisas de outra maneira. Por outro lado, Jeová não espera que você fique tentando proteger seu filho das consequências do erro dele. Se seu filho se esforçar para voltar, lembre-se que Jeová vai estar de braços abertos para recebê-lo. — Luc. 15:18-20. - A constante pegação no pé da questão do ostracismo social é ficada no âmbito familiar porque é nas familias amplamente TJ que ele causa impacto forte, ao passo que um TJ sozinho na familia consegue se virar muito bem sem o convívio dos irmãos da congregação que são meros colegas de trabalho de uma multinacional disfarçada de religião.

No final, são pesos que a Torre coloca e agora quer tirar.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Lais00
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 30 Ago 2017 02:11

Re: Estudo 36 da W 08/2023 Fala sobre Livrar-se de Pesos que a Própria Torre Coloca nas Costas das TJs.

Mensagem não lida por Lais00 »

Eu tenho nojo dessa religião. Nojo! Eu fico vendo essas análises e agradeço a todas às divindades que fizeram o favor de abrir meus olhos.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudo 36 da W 08/2023 Fala sobre Livrar-se de Pesos que a Própria Torre Coloca nas Costas das TJs.

Mensagem não lida por Saran »

UP pra hoje
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Estudo 36 da W 08/2023 Fala sobre Livrar-se de Pesos que a Própria Torre Coloca nas Costas das TJs.

Mensagem não lida por Spaceman »

Não achei esse estudo de todo o mal, vejam que dica legal pra gente no paragrafo 9:
9 Como levar essa carga? Se você tomou uma decisão ruim e não tem como voltar atrás, o que você pode fazer? Aceite que você não pode mudar o passado. Não perca seu tempo e sua energia tentando justificar sua decisão ou culpando a si mesmo ou a outros pelo seu erro. Em vez disso, reconheça que você errou e faça o melhor que puder na sua circunstância atual.
Não podemos voltar atrás da péssima decisão de nos batizar. É perda de tempo ficar tentando justificar os motivos que nos fizeram entrar em uma seita ou culpar nossos pais por terem nos obrigado a tomar essa decisão tão cedo. O melhor é perceber a merda que fizemos e fazer nosso melhor com nossa circunstância atual. 😁


Sobre os outros parágrafos:
...Jeová nos criou para fazer a vontade dele. (Apo. 4:11) Ele nos fez com o desejo de conhecê-lo e adorá-lo e nos criou à sua imagem. É por isso que conseguimos nos aproximar de Jeová e sentimos prazer em fazer a vontade dele.
Esse argumento da torre acaba com a questão do livre arbítrio. Se fomos criados para fazer a vontade de deus, então não temos escolha. Se a razão de nossa existência é apenas fazer a vontade dele, então somos nada mais do que pets que serão deixados debaixo da ponte caso façamos sujeira dentro de casa.
8 Assumir as consequências de nossas decisões. Jeová nos deu o presente do livre-arbítrio. Ele quer que a gente tome as melhores decisões e que sejamos felizes por isso. Mas se tomarmos uma decisão ruim, Jeová não vai nos proteger das consequências dessa decisão.
Decisões ruins como ir para o território e sofrer a ruína financeira; Um casamento apressado apenas para não ficar sozinho; Não fazer faculdade para se dedicar mais ao reino e depois ter um subemprego que mal dá para sustentar a família. Então lembre-se, se você colocar o reino em primeiro lugar, jeová não vai te proteger e a culpa é só sua 😉.
10 Achar que nunca fazemos o suficiente. Podemos ficar muito desanimados quando nos comparamos com outros. (Leia Gálatas 6:4.) Se sempre nos compararmos com outros, podemos nos tornar invejosos e competitivos.
A culpa é sua, somente sua por se achar um merda por ter se esforçado tanto e não ter conseguido aquele cargo que desejava. A culpa não é da cultura por busca por privilégios, das publicações te inundando com matérias sobre fazer mais, sobre nunca ficar satisfeito com o que você já está fazendo em "prol do reino". Afinal, é só não ser ambicioso e orgulhoso por buscar um cargo, porém, se não querer nada você é fraco espiritualmente e um preguiçoso. Enfim, não tem como agradar a torre. Fique com essa leve carga 😘.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 412 visitantes