Estudo 32 da W 07/2023 Fala sobre Flexibilidade em Meio ao Histórico Torreano de Inflexibilidade.

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Estudo 32 da W 07/2023 Fala sobre Flexibilidade em Meio ao Histórico Torreano de Inflexibilidade.

Mensagem não lida por Saran »

ESTUDO 32
Imite a Jeová e seja razoável


7 Nós já vimos até aqui que Jeová e Jesus sempre mostram razoabilidade. Mas e nós? Jeová espera que façamos o mesmo. (Leia Filipenses 4:5.) Podemos nos perguntar: ‘Será que as pessoas me conhecem como alguém razoável, tolerante e disposto a ceder? Ou elas acham que eu sou alguém rígido e teimoso? Eu insisto que os outros façam as coisas exatamente do jeito que eu acho que devem ser feitas? Ou será que escuto a opinião dos outros e me adapto sempre que possível?’ Dependendo do quanto somos razoáveis, mostramos até que ponto estamos imitando a Jeová e Jesus. Vamos ver duas situações em que é muito importante ser razoável: quando nossas circunstâncias mudam e quando as decisões e opiniões dos outros são diferentes das nossas. - O empenho pela razoabilidade deve vir de quem o faz - no caso a Torre de Vigia. A Torre só cede, recua, abre uma ''consulta publica'' mediante pressão do tempo ou na falta completa de opções que centralizem totalmente o poder em suas mãos.

9 Aceite a realidade. Emanuel e Francisca foram designados como missionários em um país estrangeiro. Assim que começaram a aprender o novo idioma e conhecer melhor os irmãos da congregação, veio a pandemia da covid-19 e eles tiveram que se isolar. Daí a mãe de Francisca morreu de repente. Francisca queria muito ficar com sua família, mas não pôde viajar por causa da pandemia. O que a ajudou a lidar com essa situação? Ela e Emanuel fizeram orações pedindo sabedoria para viver um dia por vez. Jeová respondeu a essas orações por meio de alimento espiritual na hora certa. Por exemplo, eles foram muito encorajados pelo que um irmão disse numa entrevista: “Quanto mais rápido aceitarmos nossa situação, mais rápido vamos recuperar a alegria e aproveitar melhor nossas circunstâncias.” Depois, eles decidiram melhorar no testemunho por telefone e até conseguiram iniciar um estudo. Eles também aceitaram a ajuda e o encorajamento dos irmãos locais e ficaram muito gratos por isso. Por exemplo, todo dia uma irmã muito amorosa enviava para eles uma mensagem com um versículo da Bíblia. Ela fez isso por um ano. Da mesma forma, se aceitarmos as mudanças que acontecem em nossa vida, sentiremos muita alegria em fazer o melhor dentro de nossas circunstâncias. - Aqui a razoabilidade vem embalada com um conformismo em torno da pandemia.

''Tua mãe morreu? Bora pregar por telefone!

Isso não é ser razoavel, mas sim ser idiota!

10 Olhe para o futuro e se concentre nas coisas positivas. Christina, uma irmã da Romênia que mora no Japão, ficou muito triste quando a congregação de língua inglesa que ela frequentava foi descontinuada. Mas ela não ficou pensando no que aconteceu. Em vez disso, ela foi para uma congregação de língua japonesa e fez o melhor que pôde na pregação em japonês. Ela pediu a uma antiga colega de trabalho para ajudá-la a falar melhor japonês. Christina quis usar a Bíblia e a brochura Seja Feliz para Sempre! para estudar japonês, e a colega concordou. O resultado foi que, além de Christina conseguir melhorar no idioma, sua colega começou a mostrar interesse na verdade. Quando não ficamos presos no passado e nos concentramos em coisas positivas, percebemos que as mudanças repentinas podem trazer bênçãos inesperadas. - Cara, que confusão é essa?

Mulher romena no Japão numa congregação em ingles? Em que rolês aeatorios as TJS andam se metendo?

11 Faça coisas pelos outros. Um casal que vive em um país onde nossa obra é proibida começou a ter problemas financeiros quando o país entrou em crise. Como eles se adaptaram? Primeiro, eles simplificaram a vida. Daí, em vez de ficarem se concentrando nos próprios problemas, eles decidiram gastar o maior tempo possível na pregação ajudando outros. (Atos 20:35) O irmão disse: “Ficar ocupado na pregação nos ajudou a nos concentrar na vontade de Jeová e a não gastar muito tempo pensando em coisas negativas.” Quando nossas circunstâncias mudam, precisamos lembrar que é muito importante continuar ajudando outros, principalmente por meio da pregação. - Estou procurando a razoabilidade e não estou encontrando.

O que vejo é o velho incentivo a charfudar na lama do serviço de campo para resolver QUALQUER problema na vida! Não há nada de razoavel aqui.

13 Ser razoável também vai nos ajudar a respeitar a opinião dos outros. Por exemplo, algumas irmãs gostam de usar maquiagem, mas outras não. Alguns irmãos decidem beber com moderação, enquanto outros escolhem não beber nada. E todos nós queremos ter uma boa saúde, mas escolhemos maneiras diferentes de cuidar dela. Se acharmos que sempre estamos com a razão e tentarmos convencer outros a fazer o mesmo que nós, podemos acabar fazendo outros tropeçarem e causar divisão na congregação. Com certeza, não queremos que isso aconteça! (Leia 1 Coríntios 8:9; 10:23, 24) Vamos ver duas áreas em que os princípios bíblicos nos ajudam a ser equilibrados e manter a paz. - A Torre trata questões de decisão pessoal na base do assopra e morde. Ao mesmo tempo em que sempre fala que cada TJ deve decidir de acordo com sua consciencia em assuntos em que ela não é especifica, ao mesmo que sempre fala sobre ''não fazer outras TJs tropeçarem'' o que demonstra que a Torre trata seu publico como crianças que necessitam de tutela nas minimas coisas.

14 Roupa e estilo de cabelo. Jeová não diz como devemos nos vestir, mas ele nos dá princípios para seguir. Nós devemos nos vestir de uma maneira que dê honra a Deus, sendo razoáveis, modestos e tendo “bom critério”. (1 Tim. 2:9, 10; 1 Ped. 3:3) Não queremos chamar atenção para a maneira como nos vestimos. Os princípios da Bíblia também podem ajudar os anciãos a não criar regras sobre como se vestir e se arrumar. Por exemplo, em certa congregação os anciãos queriam ajudar alguns irmãos jovens que usavam um estilo de cabelo da moda que era curto, mas bagunçado. Como os anciãos poderiam ajudar esses jovens sem criar uma regra? O superintendente de circuito aconselhou os anciãos a dizer o seguinte: “Se você está na tribuna e a assistência presta mais atenção na sua aparência do que na sua parte, isso mostra que tem alguma coisa errada com seu jeito de se vestir e de se arrumar.” Essa explicação simples resolveu o problema sem precisar criar uma regra. - Esta ultima sentença esconde uma pegadinha que pouca gente nota:

Existe a regra verbal e a regra não-verbal. O viajanta aconselhou os anciantas a se utilizarem da pressão social onde a plateia não enxerga com bons olhos aqueles que usam um cabelo que fuja da normalidade. Com isso, os jovens passam a se sentir pressionados de forma psicologia a seguirem o estilo padrão de penteado.

Dona Torre é mestre em se utilizar de formas que não seja a pressão verbal para conseguir o que quer. O paragrafo 14 mostrou isso muito bem.

15 Cuidar da saúde. Cada cristão precisa decidir como vai cuidar de sua própria saúde. (Gál. 6:5) Quando um cristão for escolher um tratamento, ele deve levar em conta algumas leis bíblicas, como as que falam sobre se abster de sangue e ocultismo. (Atos 15:20; Gál. 5:19, 20) Fora isso, cada cristão pode decidir que tipo de tratamento vai aceitar. Alguns preferem a medicina convencional, enquanto outros preferem diferentes opções de tratamento. Cada irmão tem o direito de decidir que tratamento vai fazer, e precisamos respeitar isso, não importa se concordamos ou não. Por isso, precisamos ter em mente alguns pontos. (1) Apenas o Reino de Deus vai trazer a cura permanente para todas as doenças. (Isa. 33:24) (2) Cada cristão precisa estar “plenamente convencido” do que é melhor para ele. (Leia Romanos 14:5.) (3) Não devemos julgar os outros pelas decisões que tomam e nem ser uma pedra de tropeço para eles. (Rom. 14:13) E (4) os cristãos mostram amor e sabem que a união da congregação é muito mais importante do que suas próprias opiniões. (Rom. 14:15, 19, 20) Se sempre lembrarmos desses pontos, vamos conseguir ter uma amizade forte com os irmãos e contribuir para a paz da congregação. - Com respeito a saude, acredito que varios foristas aqui já viram em suas congregações varios irmãos fazendo propaganda de produtos milgrosos e/ou tratamentos revolucionarios ainda mais quando o TJ é medico e acha que tem o rei na barriga.

Acredito que o alvo do paragrafo sejam estas pessoas sem noção.

16 Os anciãos devem dar um bom exemplo em ser razoáveis. (1 Tim. 3:2, 3) Um ancião não deve esperar que suas opiniões sempre sejam aceitas só porque ele é mais velho do que os outros anciãos. Ele sabe que Jeová pode usar qualquer ancião para dizer algo que ajude a chegar numa boa decisão. E, se a maioria dos anciãos concordarem com uma decisão que não viola os princípios da Bíblia, um ancião razoável vai apoiar a decisão, mesmo preferindo algo diferente. - Ah só faltava eles!!!!

Percebam que aqui a razoabilidade é focada no convivio entre outros anciãos. Imaginem uma comissão judicativa com anciãos que tem diferentes vereditos para um caso! Mas sabemos que esta razoabilidade não é refletida no trato com as ''ovelhas''
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 414 visitantes