Estudo 25 da Sentinela de Junho de 2023 Pede aos Anciantas que Tenham Gideão como Exemplo de Vida

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Estudo 25 da Sentinela de Junho de 2023 Pede aos Anciantas que Tenham Gideão como Exemplo de Vida

Mensagem não lida por Saran »

ESTUDO 25
Anciãos, aprendam com o exemplo de Gideão


2 Ao cuidar de suas responsabilidades, os anciãos enfrentam muitos desafios. Por exemplo, os anciãos precisam trabalhar bastante para cuidar de uma congregação. Tony, um ancião nos Estados Unidos, precisou aprender a ser mais modesto ao decidir se iria aceitar mais tarefas. Ele explica: “No começo da pandemia da covid-19, eu estava trabalhando cada vez mais para organizar as reuniões e a pregação. Não importava o quanto eu trabalhasse, sempre surgiam mais coisas para eu fazer. No fim, eu acabei me descuidando da minha leitura da Bíblia, estudo pessoal e orações.” Ilir, um ancião em Kosovo, passou por outro desafio. Quando estava numa zona de guerra, ele achou difícil obedecer às orientações da organização. Ele conta: “Eu precisei de coragem quando Betel pediu que eu fosse para uma área de risco cuidar dos irmãos e irmãs ali. Fiquei com medo porque parecia que aquela orientação não fazia sentido.” Para um missionário na Ásia chamado Tim, simplesmente manter o ritmo das atividades do dia a dia já era difícil. Ele conta: “Às vezes, eu ficava exausto em sentido mental e emocional.” O que pode ajudar os anciãos que estão passando por situações parecidas?

Aqui nós vemos Dona Torre se prontificando para resolver a bagunça que ela mesma causa. Coloca peso nas costas dos anciantas e agora resolve recuar e tirar este peso para parecer que ela está aliviando o peso das responsabilidades.

5 Os anciãos se esforçam bastante para sempre ser modestos e humildes. (Miq. 6:8; Atos 20:18, 19) Eles não ficam contando vantagem por causa de suas habilidades ou de tudo o que já fizeram, e nem acham que são um fracasso por causa de seus erros e imperfeições. Mas ser humilde e modesto nem sempre é fácil. Por exemplo, pode ser que um ancião aceite muitas designações, mas depois talvez não consiga cumprir todas elas. Ou pode ser que ele seja criticado ou elogiado pela maneira como cuidou de uma designação. Nessas situações, como os anciãos podem imitar o exemplo de Gideão? - Dona Torre trabalha em cima de um 'mundo ideal" onde os anciantas são todos gente boa, sempre uns doces de pessoas, tudo lindo e maravilhoso.

O que existe é um punhado de gente que até é esforçada, mas a maquina torreana de moer gente os trasforma naqueles seres repugnantes que nós conhecemos.

7 Não fique com raiva se for criticado. Outro desafio para os anciãos tem a ver com as críticas. Novamente, o exemplo de Gideão pode ajudar. Ele sabia que era imperfeito e por isso conseguiu manter a calma quando foi criticado pelos homens de Efraim. (Juí. 8:1-3) Gideão não respondeu com raiva. Ele mostrou que era humilde e escutou o que aqueles homens tinham a dizer. Daí, com jeito, acalmou a situação. É bom que os anciãos imitem o exemplo de Gideão se forem criticados, ouvindo com atenção e agindo com calma. (Leia Tiago 3:13.) Dessa forma, eles contribuem para a paz da congregação.

Ah não..... VAMO RIR!!!!!!!!
phpBB [video]


Desde sempre nós cansamos de ver a Torre colocando os anciantas como representantes do Corpo Desgovernado nas congregações e que não podem ser criticados porque isso seria desafiar a Jeová e sempre tiram da bunda do bolso o relato de Corá pra provar que autoridade de ancião é inquestionavel.

Agora vem com essa de que os anciãos tem que tolerar as criticas! Essa gente costuma ler o que escreve? Não entendem que colocar isto num artigo de estudo da Senta Nela abre espaço para que as TJs desçam a lenha nos anciãos sem dó? Passaram a vida toda protegendo os anciantas de criticas para agora mandarem eles aguentarem bala?

O que aconteceu aqui?

10 Os anciãos devem estar sempre ‘prontos para obedecer’. (Tia. 3:17) Um ancião obediente não demora para seguir o que a Bíblia e a organização de Jeová dizem. Fazendo isso, ele dá um bom exemplo para outros. Mas em algumas situações não é fácil ser obediente. Por exemplo, às vezes os anciãos recebem muitas orientações, e pode ser que algumas mudem bem rápido. Outras vezes, eles podem ficar na dúvida se uma orientação vai mesmo dar certo. E talvez, por aceitarem certa designação, eles corram o risco de ser presos. Como os anciãos podem imitar o exemplo de obediência de Gideão em situações assim?

11 Escute com atenção e aplique as orientações. Jeová orientou Gideão sobre como destruir o altar do pai dele, onde construir um novo altar e que animal ele devia sacrificar. Gideão não ficou questionando as orientações de Jeová — ele só obedeceu. Hoje, a organização de Jeová envia cartas, anúncios e orientações instruindo os anciãos sobre como cuidar dos irmãos em sentido físico e espiritual. Nós amamos muito os anciãos, porque eles seguem fielmente essas orientações. E isso é bom para todos na congregação. — Sal. 119:112.
- De novo eu repito: O artigo não é só para os anciantas, mas para todo mundo!

Reparem que eles dizem que Gideão não questionou as ordens de Jeová e em seguida diz que a "organização" de Jeová dá ordens. O alvo primario são os anciãos, mas o alvo geral é o publico TJ. Sem falar que colocam o "amor aos anciaos" na boca das TJs como se fossemos meros robõs programados para amar.

12 Esteja disposto a se adaptar. Lembre-se da ordem que Jeová deu a Gideão. Ele devia mandar para casa quase todos os seus soldados. (Juí. 7:8) Gideão deve ter pensado: ‘Isso é mesmo necessário? Será que vai dar certo?’ Mesmo assim, Gideão obedeceu. Hoje, os anciãos imitam o exemplo dele colocando em prática qualquer instrução de mudança que venha da organização de Jeová. (Leia Hebreus 13:17.) Por exemplo, em 2014 o Corpo Governante mudou a forma como os projetos de construção de Salões do Reino e Salões de Assembleias são financiados. (2 Cor. 8:12-14) No passado, quando as congregações queriam construir Salões do Reino e Salões de Assembleias, a organização de Jeová emprestava o dinheiro e depois os irmãos devolviam. Hoje, a organização usa os donativos dos irmãos do mundo todo para custear os projetos de construção — não importa se as congregações têm ou não condições de pagar. Quando um irmão chamado José ficou sabendo dessa mudança, ele não acreditou muito que isso ia dar certo. Ele pensou: ‘Desse jeito não vai dar para construir nenhum Salão do Reino. Não é assim que as coisas funcionam aqui na nossa região.’ Mas o que ajudou José a apoiar essa nova orientação? Ele diz: “As palavras de Provérbios 3:5, 6 me lembraram que eu precisava confiar em Jeová. E os resultados têm sido impressionantes! Nós estamos conseguindo construir mais Salões do Reino e, com nossas contribuições, ajudando outros irmãos a também terem um local de adoração.” - Neste caso não vou comentar nada porque acredito que devem ter gente que já trabalhou em construção aqui o forun que vai saber comentar melhor esta questão com mais conhecimento do que eu.

13 Seja corajoso e faça a vontade de Jeová. Gideão obedeceu a Jeová, apesar de sentir medo e correr perigo. (Juí. 9:17) Depois que Jeová encorajou Gideão, ele teve certeza absoluta de que Jeová iria ajudá-lo a proteger Seu povo. Os anciãos que vivem em lugares onde nossa obra é proibida imitam o exemplo de Gideão. Eles são corajosos e tomam a liderança para organizar as reuniões e a pregação, mesmo correndo o risco de perder o emprego, sofrer algum tipo de violência, ser interrogados ou até presos. Durante a grande tribulação, os anciãos também vão precisar de coragem para obedecer às instruções que vão receber — mesmo que seja perigoso fazer isso. Essas instruções talvez sejam sobre uma mensagem de julgamento e o que fazer para sobreviver ao ataque de Gogue de Magogue. — Eze. 38:18; Apo. 16:21. - Dona Torre e seu fetiche não-sexual por perseguição!

Reparem no termo "talvez" aplicada a uma suposta mensagem de julgamento e ataque de Gogue de Magogue. Colocam isso para não darem bandeira como no passado e serem acusadas de preverem algo concreto.

16 Confie que Jeová vai fortalecer você. Gideão confiou que Jeová daria forças para ele, e foi isso mesmo o que Jeová fez. (Juí. 6:14, 34) Certa vez, Gideão e seus homens perseguiram a pé dois reis de Midiã. E olha que esses reis provavelmente estavam de camelo. (Juí. 8:12, 21) Com a ajuda de Jeová, eles conseguiram capturar os reis e vencer a batalha. Os anciãos também podem confiar em Jeová, aquele que “nunca se cansa nem fica exausto”. Jeová vai dar a eles a força que precisam. — Leia Isaías 40:28-31.

17 Veja o que aconteceu com Matheus, que faz parte duma Comissão de Ligação com Hospitais. O que o ajudou a perseverar? Ele conta: “Eu senti na pele o que diz em Filipenses 4:13. Muitas vezes, quando estava cansado, completamente esgotado, eu orava intensamente a Jeová. Eu implorava que ele me desse força física e mental para conseguir apoiar meus irmãos. Nessas horas, eu sentia o espírito santo de Jeová me dando forças para perseverar.” Assim como Gideão, nossos anciãos trabalham duro para cuidar do povo de Jeová, mesmo quando isso não é fácil. Mas é claro que eles precisam reconhecer e respeitar seus limites físicos e emocionais. Eles podem ter certeza que Jeová vai ouvir quando orarem pedindo ajuda e força para perseverar. — Sal. 116:1; Fil. 2:13.

Imagem

Ser TJ é ser feito de palhaço a vida toda. E se reclamar apanha mais. E se reclamar mais, te jogam na rua e não falam mais com você até você se arrastar de volta implorando pra ser feito de palhaço de novo.

Colocam peso nas costas das pessoas e quando elas reclamam dizem pra elas orarem a Jeová porque aí quem sabe você vai ter mais energia que a hidreletrica de Itaipú.

Depois vem falar que "o jugo é leve'
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Osvaldo
Forista
Forista
Mensagens: 313
Registrado em: 04 Nov 2008 11:26

Re: Estudo 25 da Sentinela de Junho de 2023 Pede aos Anciantas que Tenham Gideão como Exemplo de Vida

Mensagem não lida por Osvaldo »

Esse artigo traz a nova luz de que agora é permitido criticar anciãos. Eles devem se comportar como paspalhões e engolir as críticas.

Basicamente liberou as congregações para cobrar e descer o cacete nos anciãos.

Só não pode criticar o Corpo Governante. Esses são intocáveis.

Mas agora podem pisar a vontade no pescoço dos anciãos. São apenas serviçais sem importância para o Corpo Governante.
Osvaldo Jr.
Avatar do usuário
Osvaldo
Forista
Forista
Mensagens: 313
Registrado em: 04 Nov 2008 11:26

Re: Estudo 25 da Sentinela de Junho de 2023 Pede aos Anciantas que Tenham Gideão como Exemplo de Vida

Mensagem não lida por Osvaldo »

Todo esse relato é enquadrado como Jeová fazendo Gideão reduzir o número de sua força de combate a ponto de que a única maneira de eles vencerem fosse por meio da intervenção divina, para que Gideão soubesse que Deus estava do seu lado.

Isso era interessante porque Gideão era bastante cético.

Gideão é o personagem da bíblia que, quando Deus lhe disse para fazer algo, disse "Ummm, que tal um milagre de minha escolha primeiro? Vou colocar a lã no chão e quero que o chão esteja molhado pela manhã, e a lã esteja seca". Deus realizou o milagre para ele e disse "Ok, agora vá fazer o que eu disse para você fazer", e Gideão, EM VEZ DE SEGUIR A INSTRUÇÃO, disse "Ummm, que tal um segundo milagre primeiro. Mesmo truque da lã, mas inverta, lã molhada, chão seco", e Deus fez isso também. SÓ ENTÃO Gideão seguiu as instruções.

Assim, em pelo menos três casos, Gideão exigiu prova direta imediata, pessoal e específica da existência e apoio de Deus antes de seguir as instruções.

Nada a ver com a tal "obediência cega" o que a torre de vigia aplica nesse artigo.
Osvaldo Jr.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudo 25 da Sentinela de Junho de 2023 Pede aos Anciantas que Tenham Gideão como Exemplo de Vida

Mensagem não lida por Saran »

UP para amanhã e uma pergunta: No parágrafo 12 se fala do "novo arranjo" de financiamento de construção de jaulões do reino e assembléias. Quão benéfico foi este "novo arranjo" foi para as congregações, se é que foi?
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
leoleckko
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Jan 2023 16:59

Re: Estudo 25 da Sentinela de Junho de 2023 Pede aos Anciantas que Tenham Gideão como Exemplo de Vida

Mensagem não lida por leoleckko »

Realmente o tom com que a ORG trata os anciantas mudou, lembro que existia uma aura de santidade sempre ligada aos anciãos, porém como o mundo com a tecnologia fica cada vez menor é difícil manter essa aura. Um caso de estupro do outro lado do mundo pode ser assunto em qualquer congregação do interior, os assédios sexuais ou morais, o abuso do ilusório poder, as decisões tendenciosas com pesos e medidas diferentes ficaram muito evidentes para continuarem ligando esses caras a escolha direta do espirito santo. Então jogam eles para as cobras...ressaltam cada vez mais que são imperfeitos expõe as criticas e removem a aura de santidade do local para o corporativo... A ORG é um conceito...onde ela está quem é ela? Nunca vai se personificar em alguém...Vai ser um corpo um escravo figurativo isolado nos EUA a que quase ninguém tem acesso...Sendo assim se mantem o conceito de santidade intacto.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 432 visitantes