Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por Saran »

ESTUDO 12
Aprenda mais sobre Jeová por meio da criação


DE TODAS as conversas que Jó teve durante sua vida, uma foi muito especial: a conversa que ele teve com Jeová. Nessa conversa, Jeová disse para Jó observar a criação. Fazer isso o ajudou a confiar mais na sabedoria de Deus e na habilidade que ele tem de cuidar de seus servos. Por exemplo, Jó aprendeu que Jeová cuida dos animais; então ele também poderia cuidar de Jó. (Jó 38:39-41; 39:1, 5, 13-16) Esse homem fiel aprendeu muito sobre as qualidades de Jeová observando a criação. - Considero o relato de Jó um dos mais nojentos e despreziveis de toda a Biblia porque demonstra que para o deus do tal livro "sagrado" o ser humano é uma mera bolinha de pingue-pongue na disputa com o Diabo pra quem ver quem tem o maior pênis do universo razão. E abordar as qualidades de Deus por meio da natureza tendo como apoio o livro de Jó é extremamente patetico.

Deus não explica por que Jó sofre e prefere ficar se exibindo pelas suas criações como se isto fosse uma resposta ao seu sofrimento. Ele simplesmente afirma que é o Todo-poderoso e, como tal, não pode ser questionado. E Ele não indica que tudo foi um teste para ver se Jó permanecería fiel. A única resposta é que ele é o Todo-poderoso que não pode ser questionado por meros mortais, e que a própria busca de uma resposta, a própria busca da verdade, o próprio impulso de compreender é uma afronta a seu Ser Poderoso. Deus não pode ser questionado e quem ouse desafiar Deus será tornado seco imediatamente, esmagado na terra por sua presença superpoderosa.

E se não podemos julgar os atos cruéis de Deus por parâmetros humanos, aonde isso nos leva? Na Bíblia, os humanos não são feitos à semelhança de Deus? Os parâmetros humanos não são dados por Deus? Ele não estabelece o que é certo e justo? Não devemos ser como ele no modo segundo o qual tratamos os outros?

"Ainnnnn Saran, mas o ser humano é imperfeito!" - Na narrativa biblica vemos o Diabo ser criado perfeito e deixa o ego lhe subir a cabeça e se tornar o que se tornou. Adão e Eva foram criados perfeitos, mas fizeram o que fizeram. Os anjos foram criados perfeitos, mas manifestaram desejos sexuais e foram "molhar o biscoito".

Que tal fazer um "ajuste teologico" e pelo menos encarar que a ideia de perfeição no estado inicial do ser humano nunca existiu? Não é a toa que tiro o chapéu para denominações cristãs que entendem o relato de Genesis como alegoria.

No final, usar a criação como forma de revelar a qualidade do "Criador" é pessima ideia. Hitler tentou a carreira de pintor antes de ser o que foi.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/ ... ntor.phtml

3 Jeová queria que Adão admirasse a criação. Quando Jeová criou Adão, ele o colocou num paraíso e deu a ele a tarefa de cuidar e expandir o jardim do Éden. (Gên. 2:8, 9, 15) Imagine como Adão deve ter ficado empolgado ao ver as sementes germinando e as flores se abrindo. Cuidar do jardim do Éden foi um grande privilégio para ele! Jeová também pediu que ele desse nome aos animais. (Gên. 2:19, 20) O próprio Jeová poderia ter escolhido os nomes dos animais, mas ele deu esse privilégio a Adão. Com certeza, antes de escolher o nome de cada animal, Adão observou com atenção suas características e comportamento. Esse trabalho deve ter dado muita alegria para ele e o ajudado a ver Jeová como um grande artista, que fez tudo com sabedoria e criatividade. - Aqui temos a impressão que Adão era um Richard Rasmussen do jardin do Eden.

Foi Adão que deu nome ao canguru que só vive na Australia? Ou a arara que só tem na Amazonia?

6 Jeová estabeleceu um tempo para tudo. Todo ano, entre os meses de fevereiro e maio, era normal os israelitas verem cegonhas voando no céu. Essas aves migravam para o norte. Jeová disse o seguinte: “A cegonha nos céus conhece as suas estações.” (Jer. 8:7) Jeová determinou um tempo para essas aves migrarem. Do mesmo modo, ele também estabeleceu o tempo para trazer seu julgamento. Sempre que você observar aves migrando, lembre-se de que Jeová também tem um “tempo determinado” para trazer o fim deste mundo mau e que você pode confiar nisso. — Hab. 2:3. - Isto aqui tem total relação com aqueles simpósios ridiculos de congressos em que a Torre aplica coisas da natureza a sua doutrina.

Vemos aqui que a Torre está sem ideias pra tentar animar o publico TJ.

10 Jeová mostra amor por todos. No Sermão do Monte, Jesus falou com seus discípulos sobre duas coisas que Jeová criou e que muitos não dão valor: o sol e a chuva. Essas duas coisas são essenciais para a vida. Jeová poderia não dar sol e chuva para as pessoas ruins, mas por amor ele dá essas coisas a todos. (Mat. 5:43-45) Jesus usou o exemplo do sol e da chuva para ensinar a seus discípulos que Jeová quer que mostremos amor a todos. Uma maneira de imitarmos o amor de Jeová é por pregar a todas as pessoas. Então, sempre que observarmos um belo pôr do sol ou uma refrescante chuva, podemos meditar no amor imparcial de Jeová.- Interessante a Torre trazer algo assim a tona , mas ler apenas aquilo que lhe favorece e esquecer o que mostra que ela é hipocrita. O texto mencionado fala da bondade Deus mas dois versiculos a frente vemos o sectarismo da Torre ser criticado, como no versiculo 47 que diz : E, se cumprimentarem somente os seus irmãos, o que fazem de extraordinário? Não fazem a mesma coisa as pessoas das nações?

11 Jeová dá tudo o que precisamos em sentido material. Jesus também disse: “Observem atentamente as aves do céu; elas não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo o Pai de vocês, que está nos céus, as alimenta.” É provável que, enquanto Jesus estivesse falando, as pessoas ali pudessem ver algumas aves no céu. Daí Jesus perguntou: “Será que vocês não valem mais do que elas?” (Mat. 6:26) Dessa maneira amorosa, Jesus mostrou que Jeová sempre vai dar o que precisamos em sentido material. (Mat. 6:31, 32) Hoje em dia, os servos leais de Jeová ainda são encorajados pelo que Jesus disse. Uma jovem pioneira na Espanha estava desanimada porque não conseguia encontrar um lugar bom para morar. Mas, depois de observar alguns pássaros comendo sementes e frutas, ela se sentiu melhor. Ela diz: “Ver aqueles pássaros me ajudou a lembrar que, se Jeová cuida deles, também vai cuidar de mim.” Depois de pouco tempo, essa irmã encontrou um lugar para morar. - Aqui é aonde a Torre deita e rola na sua critica vazia do "Materialismo" e incentiva a abnegação em abstrato. Somos apresentados a um deus que praticamente só falta ir lá no banco pagar seus boletos devido a politica do "Deixe nas mãos de Xofá'

15 Assim como Davi, não precisamos ir muito longe para encontrar algo na criação que nos ajude a meditar nas qualidades de Jeová. Por exemplo, perceba o poder dele quando você sentir o calor do sol na sua pele. (Jer. 31:35) Admire a sabedoria dele ao ver como um pássaro constrói um ninho. Pense no senso de humor de Jeová ao ver um cachorrinho correndo atrás do próprio rabo. E agradeça a ele pelo seu amor sempre que observar uma mãe brincando com seu bebê. Nós temos muitas oportunidades para aprender sobre nosso Deus. Tudo o que vemos na criação louva a Jeová, não importa se é grande ou pequeno, ou se está longe ou perto de nós. — Leia Salmo 148:7-10. - Aqui vemos o infantilismo da Torre sintetizado numa só frase: Pense no senso de humor de Jeová ao ver um cachorrinho correndo atrás do próprio rabo.

Penso que a Torre quer tratar adultos como se fossem crianças e por isso faz essas babaquices linguisticas.

ESTUDO 13
Use a criação para ensinar seus filhos sobre Jeová


6 Será que os pais precisam passar muito tempo pesquisando sobre um animal ou uma planta antes de falar com os filhos sobre o que isso ensina sobre Jeová? Não necessariamente. Jesus não ficou explicando em detalhes como os corvos se alimentam ou como os lírios crescem. É verdade que, às vezes, seus filhos podem querer saber mais detalhes sobre alguma criação de Jeová. Mas geralmente um simples comentário ou uma pergunta já é suficiente para seu filho entender o que você quer ensinar. Lembrando sobre sua infância, um irmão chamado Christopher diz: “Minha mãe dizia algumas coisas simples para eu e meus irmãos darmos ainda mais valor à criação. Por exemplo, quando estávamos perto de montanhas, ela dizia: ‘Olha o tamanho dessas montanhas, elas são muito lindas! Jeová é muito maravilhoso, não é mesmo?’ Ou quando estávamos perto do mar, ela dizia: ‘Olha a força dessas ondas! É incrível como Jeová é poderoso.’ As coisas que a minha mãe dizia eram simples, mas nos faziam pensar.” - Varios de nós que fomos doutrinados desde criança percebemos que mesmo nos momentos mais simples nós eramos doutrinados pela teologia torreana. Ao olhar para a natureza, tinhamos que lembrar de Jeová e automaticamente lembrar do que as publicações da Torre de Vigia.

Não eramos incentivados a nos envolver em atividades extracurriculares, fazer faculdade, ler livros não-torreanos que falavam de Biologia e desmentiam as falacias torreanas a respeito de varios conceitos cientificos. Tinhamos que reproduzir o pensamento torreano sem a devida reflexão e senso critico.

14 A criação de Jeová mostra que ele é um Deus feliz e tem senso de humor. Os cientistas observaram que a maioria dos animais gosta de brincar, incluindo os pássaros e os peixes. (Jó 40:20) Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz. — 1 Tim. 1:11. - Outro exemplo de linguagem infantilizante para abordar o conceito de felicidade aplicado a natureza.

17 No novo mundo, pais e filhos vão poder aproveitar a criação de Jeová como nunca antes. Lá, não vamos precisar ter medo dos animais, nem eles vão ter medo da gente. (Isa. 11:6-9) Vamos ter todo o tempo do mundo para admirar as criações de Jeová. (Sal. 22:26) Mas é importante que os pais ajudem os filhos desde já a admirar a criação para aprender mais sobre Jeová. Assim, é bem provável que os filhos concordem com o que o rei Davi disse: “Ó Jeová, não há obras iguais às tuas.” — Sal. 86:8. - Ah as ilusões!

Avisem as crianças que se elas quiserem um leão vão ter que entrar numa fila de espera porque leão só tem na Africa e não tem pra todo mundo

Avisem as crianças que elas não vão poder ficar muito tempo brincando com os ursos porque tem dar estudo pras crianças que foram mortas na Noite de São Bartolomeu

Avisem as crianças que elas vão viver para sempre ao mesmo tempo que vão passar a eternidade vendo seus bichinhos de estimação morrendo.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por feliciapink »

"14 A criação de Jeová mostra que ele é um Deus feliz e tem senso de humor. Os cientistas observaram que a maioria dos animais gosta de brincar, incluindo os pássaros e os peixes. (Jó 40:20) Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz. — 1 Tim. 1:11. - Outro exemplo de linguagem infantilizante para abordar o conceito de felicidade aplicado a natureza."

Ah sim. Jeová tem muito sendo de humor sim. Pegue um vídeo ou foto de um crocodilo devorando um animal, um leão com a boca cheia de sangue e pedaços de carne pendurados entre os dentes, depois de matar um gnu ou uma sucuri enrolada em um bezerro e abrindo a bocarra para começar a engolir o mesmo. Cenas lindas 🙄
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por Saran »

feliciapink escreveu: 16 Abr 2023 11:31 "14 A criação de Jeová mostra que ele é um Deus feliz e tem senso de humor. Os cientistas observaram que a maioria dos animais gosta de brincar, incluindo os pássaros e os peixes. (Jó 40:20) Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz. — 1 Tim. 1:11. - Outro exemplo de linguagem infantilizante para abordar o conceito de felicidade aplicado a natureza."

Ah sim. Jeová tem muito sendo de humor sim. Pegue um vídeo ou foto de um crocodilo devorando um animal, um leão com a boca cheia de sangue e pedaços de carne pendurados entre os dentes, depois de matar um gnu ou uma sucuri enrolada em um bezerro e abrindo a bocarra para começar a engolir o mesmo. Cenas lindas 🙄
E não adianta vir com papinho de que no Novo Mundo vai ser diferente por dois motivos:

1) A Torre aceita a existência de dinossauros há bem mais de 65 milhões de anos e boa parte era carnívora
2) Na narrativa bíblica quem comeu do fruto proibido foi Adão e Eva, não os animais.

Mania chata de pegar profecia pós exílio babilônico e jogar pra 2500 anos depois
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por Saulo »

Saran escreveu: 15 Abr 2023 22:19
14 A criação de Jeová mostra que ele é um Deus feliz e tem senso de humor. Os cientistas observaram que a maioria dos animais gosta de brincar, incluindo os pássaros e os peixes. (Jó 40:20) Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz. — 1 Tim. 1:11. - Outro exemplo de linguagem infantilizante para abordar o conceito de felicidade aplicado a natureza.
Jeová tem "senso de humor'?
Onde? Ondeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee? Onde na bíblia tem isso?
Os animais gostam de brincar - sim, embora o pulinhos e gracinhas de gatíneos seja uma fofura e eles também estejam curtindo fazer isso, aquilo é aprendizado para a caça, para depois matar filhotinhos fofinhos de passarinhos, ratinhos, lagartixas...
E Jeová, claro, é Senhor dos Exércitos. Vingativo, ciumento... tem o humor que vira de lado a cada feixe apanhado num sábado, mulher que comete adultério, frutos colhidos da sua árvore...

O bom humor dele me lembrou esse tópico viewtopic.php?f=20&t=5535
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1182
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

feliciapink escreveu: 16 Abr 2023 11:31 "14 A criação de Jeová mostra que ele é um Deus feliz e tem senso de humor. Os cientistas observaram que a maioria dos animais gosta de brincar, incluindo os pássaros e os peixes. (Jó 40:20) Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz. — 1 Tim. 1:11. - Outro exemplo de linguagem infantilizante para abordar o conceito de felicidade aplicado a natureza."

Ah sim. Jeová tem muito sendo de humor sim. Pegue um vídeo ou foto de um crocodilo devorando um animal, um leão com a boca cheia de sangue e pedaços de carne pendurados entre os dentes, depois de matar um gnu ou uma sucuri enrolada em um bezerro e abrindo a bocarra para começar a engolir o mesmo. Cenas lindas 🙄
(Pesado)

Uma vez eu vi um vídeo de um crocodilo que mordeu a cara de uma zebra, mas escorregou e ele repuxou só a pele da bicha, ficou só com o crânio à vista e o bicho ainda vivo. Fiquei traumatizado
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por Saran »

A Torre promove um trabalho de antintelectualismo desde a infância das TJs.

- Mostram só a parte bonitinha da "Criação"
- Deitam e rolam em falácias, informações falsas e pseudagens quando falam de temas mais polêmicos sobre ciência.
- Direcionam todo e qualquer conhecimento que venham a ter sobre a natureza para a doutrinação TJ.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
Osvaldo
Forista
Forista
Mensagens: 313
Registrado em: 04 Nov 2008 11:26

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por Osvaldo »

Pense no senso de humor de Jeová ao ver um cachorrinho correndo atrás do próprio rabo.
Fico espantado com o nível raso dos estudos. Falam como se os irmãos fossem crianças.

Comparem com o nível desse estudo de 99, também falando da criação.

https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1999444

Nível de ensino era uma das últimas coisas que as TJs tinham, e está terrível...
Osvaldo Jr.
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por America »

Acho muito irreal essa ideia da Torre de um paraíso em que os animais serão vegetarianos. Se isso realmente acontecesse o planeta entraria em colapso, pois a cadeia alimentar é fundamental para o equilibro da natureza.
"a mais Deus vai dar um jeito, pra ele nd é impossível"
se fosse realmente assim ele teria criado os animais todos vegetarianos, não? Pra que criar garras, presas, venenos paralisantes, e todo um sistema digestivo especial para a digestão da carne, se ele quisesse que os animais fossem bichinhos de estimação?
Na minha cabeça isso nunca fez sentido...

O nível de infantilização dos estudos está ficando cada vez mais claro... estão fazendo com que as TJs parem de pensar, de raciocinar, tudo já vem mastigado e digerido. Você não precisa se esforçar pra pensar.
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
estivenleti
Forista
Forista
Mensagens: 1539
Registrado em: 28 Ago 2018 19:27

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por estivenleti »

Torre baixou o nível de vez... os estudos da Sentanela, além de serem um porre, parecem ter sido redigidos para uma criança de quatro anos. Não que os estudos antigos fossem um poço de erudição, mas aparentemente havia um esforço maior nesse sentido. Atualmente a seita está no modo Ctrl C - Ctrl V. É nítido que está mais do que nunca decidida a aplicar o entorpecimento mental em seus adeptos. Torná-las cada vez mais rasas e superficiais.
Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz.
Deus feliz que exterminará 99,9 % da população mundial.
Já que a Torre anda nesse papinho de incentivar os pais a observarem a criação, bora mostrar um daqueles vídeos da Savana Africana, onde hienas comem gnus e zebras vivas ou do seu gatinho de estimação se divertindo enquanto brinca com um passarinho agonizando. Mostrar só a parte fofinha da natureza é muito fácil, quero ver é mostrar a realidade da cadeia alimentar nua e crua (aliás, ela super combina com a natureza do deus que as TJs adoram, que amava uma carnificina no VT).
"A verdade está inseparavelmente ligada à liberdade." - Raymond Franz
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Estudos 12 e 13 da Sentinela de Março de 2023 Abordam o Tema da Criação de Forma Infantil e Apelativa.

Mensagem não lida por Saran »

UP pro estudo dessa e da próxima semana onde Dona Torre abusa da linguagem infantilizante e só mostra a parte fofa da "criação" pra fazer uma aplicação ao cotidiano igual a esses coachings da vida.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 329 visitantes