Proveito em publicações da torre

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Simplespublicador
Forista
Forista
Mensagens: 207
Registrado em: 10 Jan 2022 20:44

Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por Simplespublicador »

Parece contraditório a temática geral do grupo, mas já tiraram proveito pra si em relação as publicações?
Confesso que gosto das despertai antigas, anos 90 e início dos anos 2000, tem assuntos realmente relevantes que possa agregar algum valor pro leitor, e vocês conseguem extrair algo positivo da torre?
"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."

Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por Saran »

Às despertai antigas tinham seu valor e já usei uma num trabalho sobre as olimpíadas de Atenas. Antigamente eram uma mistura de Veja com National Geographic.

Benificie-se tem lá seus bons pontos

O Homem em Busca de Deus parece bom, mas engana muito bem.

Comentários sobre a Carta de Tiago é antigo, mas se saí bem ao manter a simplicidade do Cristianismo Primitivo

Maior Homem que já Viveu se retirar algumas partes enviesadas se saí bem também
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por jurado8 »

Varios.
Historias Biblicas, os que o Saran citou, A Biblia - Palavra de Deus ou de Homens e o escrito por Raymond Franz, Perspicaz (sim, eu sei, o Ray escreveu o "Ajuda" mas o Perspicaz é o Ajuda cheio de imagens com a parte da Apostasia com umas coisas a mais e so).

Mas ate a propria Torre admite que a Igreja Catolica tem bons livros (Enciclopedia Catolica), os mormons tem bons conteudos, se pesquisar ate o nazismo deve ter partes aproveitaveis.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por Kurisu »

Simplespublicador escreveu: 20 Ago 2022 13:57 Parece contraditório a temática geral do grupo, mas já tiraram proveito pra si em relação as publicações?
Confesso que gosto das despertai antigas, anos 90 e início dos anos 2000, tem assuntos realmente relevantes que possa agregar algum valor pro leitor, e vocês conseguem extrair algo positivo da torre?
A despertai era uma revista que servia pra criar uma imagem positiva das TJs pro público.

Pra mostrar que são pessoas bem cultas, que tem interesse em geografia e biologia junto com aquela pegada cristã que o Ocidente tem uma certa familiaridade. Sendo que por trás dos panos as TJs são anti-intelectuais, que não sabem seguir processos de pesquisa e criação de argumentos e demonizam ensino superior pq tem uma fé tão frágil que pode ter estranhada por alguém com noções de pensamento crítico.

Não é de se espantar que muitas revistas pro público tem frases bem desonestas e contraditórias, como uma de 2009 falando que uma pessoa não pode escolher a família ou a religião ou a sentinela desse ano falando que homofobia é uma forma de ódio como o racismo.

Mas se você sente falta desses assuntos educativos é só ir num canal do YouTube de um divulgador científico. Se eu pudesse assinaria as revistas Galileu e Super Interessante que tem um conteúdo muito bacana.

Afinal, se você quer consumir este tipo de conteúdo não precisa ser algo vindo da torre e por isso não há necessidade de sentir falta da torre publicar isso, na minha opinião.
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Dissidente Discreto
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 21 Set 2017 18:55

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por Dissidente Discreto »

Benefície-se com certeza, tirei muito proveito daquele livro.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por mayhra »

Olá,

Nos anos 80 e 90 a Despertai tinha assuntos interessantes, MAS não posso deixar de notar que eram enganosos pelas seguintes razões:

1) Eram artigos parciais, as fontes usadas eram escolhidas a dedo para reforçar este ou aquele ponto de vista doutrinal ou ideológico da JW. O que é parcial não é honesto e sim tendencioso.

2) As Testemunhas medianas, a maioria, acreditava piamente que a revistinha substituía um curso universitário ou uma faculdade. Costumavam repetir com orgulho o bordão: "Minha universidade é a Despertai" ou "Minha faculdade é a Despertai". Obviamente, uma grande falácia levada à sério e estimulada pela JW. Vou desenhar o óbvio: ninguém se torna engenheiro, economista, médico, biólogo ou programador, entre tantas graduações possíveis, lendo a Despertai. Nem de longe!!

3) Outro problema da revista é que a cada edição terminava dizendo que Jeová vai resolver tudo. Levando as TJ a não fazerem nada para ajudar a resolver os problemas da sociedade e do nosso planeta, pois Jeová vai resolver tudo. Quer dizer, é uma revista que sempre estimulou o comodismo, a inércia social. A única atitude validada pela revista é ser TJ e obedecer a JW.

Atualmente não acompanho a revista. Mas o que menciono acima é mais do que suficiente para eu ver a publicação como maléfica. Era isca atraente para semear ideologias ruins.
Avatar do usuário
Lira
Forista
Forista
Mensagens: 174
Registrado em: 13 Dez 2020 15:33

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por Lira »

O "Beneficie-se" foi o mais próximo que tive de uma fono quando eu era criança. (Não afirmando que foi uma substituição, claro.) Quando tinha uns sete anos, peguei aquele livro todo pra ler sozinha por um breve período e tentava replicar as orientações de como falar e ler melhor – algo que não era meu forte.

É só. As Despertai dos anos 2000 eram interessantes, mas já criança eu ficava querendo mais profundidade em certos assuntos. De resto, nada é aproveitável para mim: tanto pelo tom argumentativo da organização, quanto por ser a própria bíblia em si.
"C'è il mare eterno nella mia anima."
Avatar do usuário
SempreAtento
Forista
Forista
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Fev 2022 07:30

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por SempreAtento »

Caro Simples Publicador,

Algumas das publicações que mais me ajudaram antes de me tornar PIMO foram:
  • Despertai's com artigos científicos e culturais (da época da Bábara Henderson)
  • Comentário à Carta de Tiago (pensamento mais livre do que o(s) redator(es) escreveu(eram) dessa obra não achei entre as publicações das TJs)
  • Sentinelas da época de Ray Franz e outros que depois foram considerados dissidentes (entre 1970 e 1980)
Mas depois de diminuírem a frequência de publicações da Despertai, em 2006, e de começarem a publicar a Edição Fácil de Ler (leia-se Edição Fácil de Empurrar Goela Abaixo), a base de ensino das TJs caiu consideravelmente de qualidade.

Isso, é claro, levando-se em conta que a maoria das informações doutrinais publicadas nessa época é bem frágil e manipulada para se agarrar às crenças das TJs e, por isso, nem podem ser consideradas como úteis.
Avatar do usuário
SempreAtento
Forista
Forista
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Fev 2022 07:30

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por SempreAtento »

2) As Testemunhas medianas, a maioria, acreditava piamente que a revistinha substituía um curso universitário ou uma faculdade. Costumavam repetir com orgulho o bordão: "Minha universidade é a Despertai" ou "Minha faculdade é a Despertai". Obviamente, uma grande falácia levada à sério e estimulada pela JW. Vou desenhar o óbvio: ninguém se torna engenheiro, economista, médico, biólogo ou programador, entre tantas graduações possíveis, lendo a Despertai. Nem de longe!!
Ouvi isso zilhões de vezes Mayhra. Chegava a doer minhas orelhas... Por vezes isso me fazia sentir que minhas próprias orelhas estavam crescendo! hahaha

:sa8:
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Proveito em publicações da torre

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

mayhra escreveu: 21 Ago 2022 21:01
2) As Testemunhas medianas, a maioria, acreditava piamente que a revistinha substituía um curso universitário ou uma faculdade. Costumavam repetir com orgulho o bordão: "Minha universidade é a Despertai" ou "Minha faculdade é a Despertai". Obviamente, uma grande falácia levada à sério e estimulada pela JW. Vou desenhar o óbvio: ninguém se torna engenheiro, economista, médico, biólogo ou programador, entre tantas graduações possíveis, lendo a Despertai. Nem de longe!!
Que vergonhaaaaaaaa eu tenho de já ter tido esse tipo de pensamento.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin e 382 visitantes