A Sentinela de Junho de 2022 Fala sobre Esperança se Baseando no Relato de Jó.

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

A Sentinela de Junho de 2022 Fala sobre Esperança se Baseando no Relato de Jó.

Mensagem não lida por Saran »

ESTUDO 27

“Espere em Jeová”


4 Neste estudo, vamos ver como Satanás tentou forçar Jó a parar de ser leal a Jeová. (Leia Jó 1:9-12.) Também vamos ver o que podemos aprender com o exemplo de Jó e por que é importante estarmos convencidos de que Jeová nos ama e vai cumprir suas promessas. - E eu vou basear minhas criticas ao texto biblico no livro O Problema com Deus - As Respostas que a Bíblia não dá ao sofrimento, escrito por Bart D. Ehrman.

Imagem

Segue o baile:

5 A vida de Jó era muito boa. Ele era amigo de Jeová, tinha uma família grande e unida e era muito rico. (Jó 1:1-5) Mas, num só dia, ele perdeu quase tudo o que tinha. Para começar, ele perdeu tudo em sentido material. (Jó 1:13-17) Depois, todos os filhos que ele amava tanto morreram. Pense um pouco em como essa tragédia foi horrível para Jó. Se os pais ficam completamente arrasados quando perdem um filho, imagine só o choque, a tristeza e o desespero que Jó e sua esposa sentiram quando ficaram sabendo que todos seus dez filhos tinham morrido. Dá para entender por que a reação de Jó foi rasgar suas roupas e se jogar no chão! — Jó 1:18-20. - Primariamente, o artigo não fala do dialogo entre Deus e o Diabo, dando a entender de primeira que Satanás atacou Jó gratuitamente.

Jeová gaba-se com Satanás da vida impecável de Jó, e Satanás desafia Deus: Jó é probo apenas porque em troca é altamente abençoado. Se Deus tirasse o que Jó tem, insiste Satanás, Jó “te lançará maldições em rosto” (Jó 1:11). Deus não concorda, e o autoriza a tirar tudo de Jó. Em outras palavras, este é um teste para a justeza de Jó: teria ele uma devoção desinteressada ou sua devoção a Deus depende inteiramente do que consegue ganhar com o acordo? Satanás ataca a casa de Jó. Em um dia os bois são roubados, as ovelhas são queimadas pelo fogo dos céus, os camelos são atacados e levados, todos os servos são mortos e até mesmo os filhos e filhas são desapiedadamente destruídos por uma tempestade que arrasa sua casa. A reação de Jó? Como Deus previra, ele não pragueja por seu azar; fica de luto.

7 Satanás queria que Jó pensasse que todo o seu sofrimento era um castigo de Jeová. Satanás usou um vento muito forte para derrubar a casa onde os dez filhos de Jó estavam tomando uma refeição. (Jó 1:18, 19) Ele também fez fogo cair do céu para destruir tanto os rebanhos de Jó como os homens que estavam cuidando deles. (Jó 1:16) Jó achou que Jeová tinha feito aquilo porque o vento e o fogo surgiram de uma forma sobrenatural e vieram do céu. Ele pensou que talvez tivesse feito alguma coisa que deixou Jeová magoado. Mesmo assim, ele se recusou a ficar com raiva e abandonar seu Deus. Jó pensou que, se ele aceitou as coisas boas que tinha recebido de Jeová, ele também deveria aceitar as coisas ruins. Por isso, ele disse: “Que o nome de Jeová continue a ser louvado.” (Jó 1:20, 21; 2:10) Mesmo depois de Jó ter perdido toda sua riqueza, seus filhos e sua saúde, ele continuou leal a Jeová. Mas Satanás ainda não tinha terminado de atacar Jó. - Lendo friamente, vemos que Satanas faz o mal a alguem de maneira direta APEAS com autorização divina. Enfin..

A visão do sofrimento nessa narrativa popular é bem nítida: algumas vezes o sofrimento se abate sobre o inocente de modo a revelar se sua devoção a Deus é genuína e desinteressada. As pessoas são fiéis apenas quando as coisas vão bem ou são fiéis independentemente das circunstâncias? Para o autor é óbvio: não importa como as coisas estejam ruins, Deus ainda merece devoção e louvor.

Mas é possível apresentar sérias objeções quanto a essa perspectiva, questões levantadas pela própria narrativa popular. Para começar, muitos leitores ao longo dos anos sentiram que Deus não está envolvido no sofrimento de Jó; afinal, é Satanás que o causa. Mas uma leitura mais atenta do texto mostra que não é assim tão simples. É exatamente Deus que autoriza Satanás a fazer o que faz; ele não poderia fazer nada sem a ordem de Deus. Além disso, em dois pontos o texto indica que Deus é, em última instância, o responsável. Após a primeira rodada de sofrimento para Jó, Deus diz a Satanás que Jó “persevera em sua integridade, e foi por nada que me instigaste contra ele para aniquilá-lo” (Jó 2:3). Nesse ponto, Deus é o responsável pelo sofrimento do inocente Jó, instigado por Satanás. Deus também destaca que não havia “nada” pelo que Jó tivesse de sofrer. Isso coincide com o que acontece no final da história, quando a família de Jó o consola depois que a provação termina, mostrando simpatia por ele “pela desgraça que o Senhor lhe tinha enviado” (Jó 43:11).

8 Satanás usou outra estratégia para atacar Jó. Ele usou três homens que fingiam ser amigos de Jó para acabar com a autoestima dele. Esses homens disseram que tudo aquilo que Jó estava passando era um castigo de Deus. (Jó 22:5-9) Eles também tentaram convencer Jó de que, apesar de ele ter feito muitas coisas boas, Deus não dava nenhum valor para isso. (Jó 4:18; 22:2, 3; 25:4) Na verdade, eles estavam tentando fazer Jó pensar que Jeová não o amava, não se importava com ele e que não valia a pena servir a Deus. Essas palavras podiam ter feito Jó achar que não havia mais esperança para ele. - Os diálogos poéticos são construídos como uma seqüência de afirmações e réplicas entre Jó e três “amigos”. Jó faz uma afirmação e um dos amigos responde; Jó reage e o segundo retruca; Jó responde novamente e então o terceiro amigo replica.
Essa seqüência acontece três vezes, de modo que há três ciclos de discursos. O terceiro ciclo, porém, ficou confuso, possivelmente em função das cópias do livro feitas ao longo das épocas: os comentários de um dos amigos (Baldad) são atipicamente curtos na terceira seqüência (apenas cinco versos); os comentários de outro amigo (Sofar) desaparecem; e a resposta de Jó em dado momento parece assumir a posição que seus amigos defendiam e a que ele se opôs no restante do livro (capítulo 27). Os estudiosos costumam achar que algo saiu errado na transmissão dos diálogos nesse ponto.

Mas no restante a estrutura é nítida. Após os amigos terem falado, surge um quarto personagem; é um jovem chamado Eliú, que estaria insatisfeito com a força da tese apresentada pelos outros três. Eliú tenta apresentar a tese de forma mais eficaz: Jó está sofrendo por causa de seus pecados. Essa reafirmação não parece ser mais convincente que nada que os outros tenham dito, mas antes que Jó possa retrucar, o próprio Deus aparece, submete Jó com sua presença poderosa e o informa que ele, Jó, não tem o direito de questionar as ações daquele que criou o universo e tudo que há nele. Jó se arrepende de seu desejo de compreender e se prostra na terra perante o desafio assombroso do Todo-poderoso. E assim terminam os diálogos poéticos.


15 Precisamos prestar atenção ao que Jeová diz, e não ao que nossos inimigos dizem. Jó prestou muita atenção quando Jeová falou com ele. Jeová raciocinou com Jó, como se estivesse dizendo: ‘Você viu quanto poder eu usei para criar tudo o que existe? Eu sei exatamente o que está acontecendo na sua vida. Você acha mesmo que eu não posso cuidar de você?’ Jó respondeu com humildade e com muita gratidão pela bondade de Jeová. Ele disse: “Ouvi falar a teu respeito, mas agora te vejo com os meus próprios olhos.” (Jó 42:5) Quando disse essas palavras, Jó provavelmente estava sentado entre as cinzas, com o corpo coberto de feridas e ainda sofrendo muito com a morte de seus filhos. Mas Jeová fez questão de dizer que amava muito a Jó e que ele tinha a sua aprovação. — Jó 42:7, 8. - Não se pode negligenciar o fato de que na reação divina do redemoinho ao apelo apaixonado e desesperado de Jó para compreender por que ele, um homem inocente, está sofrendo de forma tão horrenda, não é dada uma resposta. Deus não explica por que Jó sofre. Ele simplesmente afirma que é o Todo-poderoso e, como tal, não pode ser questionado. Ele não explica que Jó cometeu pecados dos quais simplesmente era ignorante. Ele não diz que o sofrimento não vem dele mas de outros humanos (ou seres demoníacos) que estão se comportando mal em relação a Jó. Ele não indica que tudo foi um teste para ver se Jó permanecería fiel. A única resposta é que ele é o Todo-poderoso que não pode ser questionado por meros mortais, e que a própria busca de uma resposta, a própria busca da verdade, o próprio impulso de compreender é uma afronta a seu Ser Poderoso. Deus não pode ser questionado e razões não devem ser buscadas. Qualquer um que ouse desafiar Deus será tornado seco imediatamente, esmagado na terra por sua presença superpoderosa. A resposta ao sofrimento é que não há resposta, e não devemos procurar uma. O problema com Jó é que ele espera que Deus lide de forma racional, dê a ele uma explicação razoável para o estado das coisas; mas Deus se recusa a fazê-lo. Ele, afinal, é Deus. Por que teria de responder a alguém? Quem somos nós, meros mortais, para questionar DEUS?

No final, não é sobre sofrimento. É sobre disputa de egos onde meros mortais são bolinhas de pingue-pongue.

Se esperar é a questão
Dias melhores não virão
É hora de nós mesmos
Recolhermos os brinquedos do chão

Terra Prometida - Capital Incial
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: A Sentinela de Junho de 2022 Fala sobre Esperança se Baseando no Relato de Jó.

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Sobre sua última frase, se fizermos uma análise friamente da criação da humanidade, sua derrocada e a futura salvação, não passa a ser exatamente isso o que você falou. O relato de Jó é apenas uma versão "micro" de tudo isso. Pelo menos é assim que comecei a interpretar o contexto bíblico.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: A Sentinela de Junho de 2022 Fala sobre Esperança se Baseando no Relato de Jó.

Mensagem não lida por Escrava »

Esse seu texto me fez lembrar o filme Mãe, vc já assistiu? Pra mim esse filme é uma incrível e perturbadora obra de arte! Deus é o Todo Poderoso e exige ser adorado, ele cria, recria, um Deus com um ego acima de tudo. A primeira vez que li o relato de Jó, eu fiquei muito revoltada! Aliás vários relatos da Bíblia me deixaram revoltada!! Realmente é uma briga de egos e somos bolinhas que são jogadas pra lá e pra cá.
:11
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: A Sentinela de Junho de 2022 Fala sobre Esperança se Baseando no Relato de Jó.

Mensagem não lida por Saran »

Escrava escreveu: 11 Jul 2022 23:13 Esse seu texto me fez lembrar o filme Mãe, vc já assistiu? Pra mim esse filme é uma incrível e perturbadora obra de arte! Deus é o Todo Poderoso e exige ser adorado, ele cria, recria, um Deus com um ego acima de tudo. A primeira vez que li o relato de Jó, eu fiquei muito revoltada! Aliás vários relatos da Bíblia me deixaram revoltada!! Realmente é uma briga de egos e somos bolinhas que são jogadas pra lá e pra cá.
Vi no cinema esse filme. Muito provocador.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 321 visitantes