Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por TJCalado »

Esse assunto mencionado pelo Jackasscaxias na abertura do tópico, por exemplo, foi abordado em 2009, em uma Despertai!, que é direcionada a não-TJs. Nunca veríamos um assunto desse ser abordado dessa forma em um estudo de A Sentinela naquela época.
Com a linguagem utilizada atualmente, no entanto, o corpo governante pode tranquilamente colocar esse assunto em um estudo na congregação, que todos irão "comentar" sem nenhum questionamento, nenhum clique... Quem perceber, não irá comentar com ninguém, e ficará com o questionamento para si mesmo ou, no máximo, mencionará em um fórum como esse aqui.
Eles têm tudo sob controle, pelo menos por enquanto.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

Ronildo Araujo escreveu:
Jackasscaxias escreveu:Obrigado pela dica Ronildo. Com certeza vou tentar de tudo.

Sobre o livro, já li o Crise de consciência, e agora estou lendo tempos dos Gentios reconsiderado, meu próximo será o citado por vc.

Só corrigindo, fui servo ministerial até semana passada. Entreguei uma carta abdicando de meus privilégios, o que não foi bem aceito, gerando até uma visitinha de pastoreio.

Voltando ao assunto do tópico, estou me preparando para poder ter argumentos suficientes quando chegar a hora de mostrar as verdades. É sobre o que vc disse, acho que ela está dividida em minha perturbação e o respeito que me deve.

Então você está numa excelente situação estratégica, já que ninguém desconfia que você não acredita mais na organização. Realmente, tem que ser super esperto para não destruir este trunfo. Todo cuidado é pouco, como se diz.

Acho que este tópico lhe será útil:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 99#p408599
Muito obrigado Ronildo, mais uma vez seu comentário foi de grande ajuda. Excelente relato dessa esposa, através dele já pude ter uma conversa mais civilizada com minha esposa ontem. Pedi para lermos juntos o relato tanto de Mateus 24 como Marcos 13 e comparamos juntos os pontos. Pela primeira vez ela não teve argumentos para me refutar, ao meu ver já foi grande passo.

Só tenho a agradecer a todos aqui no fórum, que possamos cada vez mais ajudar uns aos outros com a se fortalecer na busca de cada objetivo. Todo esforço é válido.
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Jackasscaxias escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:
Jackasscaxias escreveu:Obrigado pela dica Ronildo. Com certeza vou tentar de tudo.

Sobre o livro, já li o Crise de consciência, e agora estou lendo tempos dos Gentios reconsiderado, meu próximo será o citado por vc.

Só corrigindo, fui servo ministerial até semana passada. Entreguei uma carta abdicando de meus privilégios, o que não foi bem aceito, gerando até uma visitinha de pastoreio.

Voltando ao assunto do tópico, estou me preparando para poder ter argumentos suficientes quando chegar a hora de mostrar as verdades. É sobre o que vc disse, acho que ela está dividida em minha perturbação e o respeito que me deve.

Então você está numa excelente situação estratégica, já que ninguém desconfia que você não acredita mais na organização. Realmente, tem que ser super esperto para não destruir este trunfo. Todo cuidado é pouco, como se diz.

Acho que este tópico lhe será útil:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 99#p408599
Muito obrigado Ronildo, mais uma vez seu comentário foi de grande ajuda. Excelente relato dessa esposa, através dele já pude ter uma conversa mais civilizada com minha esposa ontem. Pedi para lermos juntos o relato tanto de Mateus 24 como Marcos 13 e comparamos juntos os pontos. Pela primeira vez ela não teve argumentos para me refutar, ao meu ver já foi grande passo.

Só tenho a agradecer a todos aqui no fórum, que possamos cada vez mais ajudar uns aos outros com a se fortalecer na busca de cada objetivo. Todo esforço é válido.

Méritos para o Lobo Guará que trouxe a matéria. Embora não o conheça pessoalmente Jackasscaxias, esta situação provoca uma certa ansiedade. Isto porque se ela procurar ajuda de fora, seja mãe TJ, irmã TJ ou ancião, a situação implodirá e explodirá (todo tipo de explosão) e você será taxado de apóstata, inimigo de Deus. E amigo do Diabo.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4043
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Mentalista »

Ronildo Araujo escreveu:Méritos para o Lobo Guará que trouxe a matéria. Embora não o conheça pessoalmente Jackasscaxias, esta situação provoca uma certa ansiedade. Isto porque se ela procurar ajuda de fora, seja mãe TJ, irmã TJ ou ancião, a situação implodirá e explodirá (todo tipo de explosão) e você será taxado de apóstata, inimigo de Deus. E amigo do Diabo.
Bem lembrado. Quanto a falar, isso acaba sendo decisão pessoal, mas é necessária essa cautela. Quantas vezes eu falei coisas que depois foram passadas pra frentwe. Por exemplo, incentivei um familiar, que sempre gostou de estudar, a fazer faculdade se achasse que era o que queria. Mesmo assim, ele queria ter certeza e ao falar com outro familiar ele mencionou meus argumentos. E essa foi uma de dezenas de outras situações, algumas menores e outras maiores.

Aliás, é bom tomar cuidado com meios de comunicação como Whatsapp, onde o que você diz fica registrado no celular da outra pessoa. O que mais tem por aí é gente dizendo que vai guardar a conversa em segredo e depois de 2 minutos já encaminha pra outras pessoas. Isso me lembra outro tipo de situação, naquela em que você diz o que pensa ou seus motivos de estar inativo etc. Teve uma vez que eu estava na faculdade e recebi uma mensagem de áudio com um desabafo sobre minha condição espiritual (leia-se inatividade). Ao responder sobre isso, imaginei que a minha resposta seria encaminhada, sem que eu autorizasse, a outro familiar ("mais maduro espiritualmente") e respondi levando isso em conta. Esperei alguns dias e joguei um verde que ele saberia somente se tivesse recebido minha resposta, mas que não era sobre o assunto principal, e confirmei o que tinha imaginado. Passado mais algum tempo, ao receber mais questionamentos, falei que não iria ficar respondendo sobre isso uma vez que minhas respostas eram passadas adiante. Agi como se eu tivesse me importado com isso mais do que realmente me importei, o que foi útil pra evitar esses questionamentos por muito mais tempo.
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

Mentalista escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:Méritos para o Lobo Guará que trouxe a matéria. Embora não o conheça pessoalmente Jackasscaxias, esta situação provoca uma certa ansiedade. Isto porque se ela procurar ajuda de fora, seja mãe TJ, irmã TJ ou ancião, a situação implodirá e explodirá (todo tipo de explosão) e você será taxado de apóstata, inimigo de Deus. E amigo do Diabo.
Bem lembrado. Quanto a falar, isso acaba sendo decisão pessoal, mas é necessária essa cautela. Quantas vezes eu falei coisas que depois foram passadas pra frentwe. Por exemplo, incentivei um familiar, que sempre gostou de estudar, a fazer faculdade se achasse que era o que queria. Mesmo assim, ele queria ter certeza e ao falar com outro familiar ele mencionou meus argumentos. E essa foi uma de dezenas de outras situações, algumas menores e outras maiores.
Verdade, todo cuidado é pouco para quem quer fazer isso de modo sútil. A vezes a pessoa para quem falamos algo, por acreditar na organização acaba falando de modo inocente à outros mais astutos, que vêem o perigo de perder a ovelha e fazem o necessário para protegê-lo, blindando a pessoa para qualquer conversa desse teor.
Fazendo isso da forma como a organização faz, parece que eles estão sempre um passo a frente, é como se o espírito santo de Deus já tivesse prevendo e o CG de forma bondosa já havia alertado suas ovelhas. No final, nós é que vamos sempre ser os vilões, os doentes mentais, os revoltados, os ingratos, os deleais. Seria cômico se não fosse trágico :sa8:
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4043
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Mentalista »

Jackasscaxias escreveu:Verdade, todo cuidado é pouco para quem quer fazer isso de modo sútil. A vezes a pessoa para quem falamos algo, por acreditar na organização acaba falando de modo inocente à outros mais astutos, que vêem o perigo de perder a ovelha e fazem o necessário para protegê-lo, blindando a pessoa para qualquer conversa desse teor.
Fazendo isso da forma como a organização faz, parece que eles estão sempre um passo a frente, é como se o espírito santo de Deus já tivesse prevendo e o CG de forma bondosa já havia alertado suas ovelhas. No final, nós é que vamos sempre ser os vilões, os doentes mentais, os revoltados, os ingratos, os deleais. Seria cômico se não fosse trágico :sa8:
É necessário ter cautela, uma vez que você não quer ser visto como "apóstata". Só que é bem possível você fazer isso sem maiores problemas. O jeito mais seguro e mais ético de fazer isso é motivar a pessoa a pensar, nunca querer que ela necessariamente tenha a mesma opinião que você. Outra coisa a se lembrar é que as pessoas têm diferentes razões e formas de se questionar. Há pessoas que se baseiam no que parece mais aceitável, outras no que é mais vantajoso para a família delas, outras pensam mais em como ter sua própria vida, outras querem apenas saber onde está a suposta verdade absoluta (e muitas vezes não encontram ao saírem), outras percebem que lá dentro estão sendo manipuladas e assim por diante. É tão diversificado que nem adianta pensar que o mesmo motivo que o motivo a buscar mais informações vai motivar também outras pessoas.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por olhoSingelo »

" É importante entender que, na maioria dos cultos baseados na Bíblia, embora o membro seja doutrinadamente ensinado doutrina, não é a doutrina que o mantém no grupo. É o sentido de que o grupo é o verdadeiro povo de Deus, um sentimento cultivado por técnicas de controle mental. Assim, envolver o membro do culto em um argumento ou discussão bíblica é muitas vezes inútil ".

Stephen Hassan, liberando as ligações p.145
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

olhoSingelo escreveu:" É importante entender que, na maioria dos cultos baseados na Bíblia, embora o membro seja doutrinadamente ensinado doutrina, não é a doutrina que o mantém no grupo. É o sentido de que o grupo é o verdadeiro povo de Deus, um sentimento cultivado por técnicas de controle mental. Assim, envolver o membro do culto em um argumento ou discussão bíblica é muitas vezes inútil ".

Stephen Hassan, liberando as ligações p.145

Isso é muito verdade, e noto isso nos olhos da minha esposa quando conversamos.
Perguntei pra ela dias atrás pq ela hesitava tanto em ouvir o que eu tinha a dizer, perguntei se era por medo de perder o contato com sua família, ou o medo de descobrir que o que eu descobri é verdade é que toda a vida é serviço que ela prestou foi em vão? Chorando ela me respondeu que são exatamente esses os medos que ela mais tem... Senti nessa resposta que as vezes preferimos enganar a nós mesmos, e em troca ter o conforto de não tomar nenhuma atitude!
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

Consegui entrar em um acordo em casa, pelo menos para conversamos.
Visto que minha esposa me evita quando ela percebe que quero falar sobre assuntos mais sérios, consegui fazer um acordo com ela. Uma noite por semana vamos sentar para estudar e conversar, sem fugir dos temas propostos.
Sugeri que podíamos começar hoje com o seguinte tema: "Como despertar seu senso crítico"
Hoje não quero ficar no assunto religião, quero fazer ela ver a importância de se questionar, e de não ir com a opinião da maioria. Espero que eu tenha sucesso...
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

Ah, se alguém tiver alguma matéria que eu possa usar nesse assunto e possa indicar, ficarei muitíssimo grato! d:7
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 382 visitantes