Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Forty Seven
Forista
Forista
Mensagens: 131
Registrado em: 19 Dez 2017 21:11

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Forty Seven »

Então, eu discordo do TJ calado. Embora precise ser uma situação bem contextualizada, é possível abrir a mente de uma TJ.
No caso de eu e minha mãe, nós já vínhamos a um bom tempo conversando sobre filosofia e tal, porém qnd comecei a conversar com ela n disse q aquilo era filosofia. Qnd ela começou a se encantar pelo conceito doq é ser um pensador, daí eu disse: isso é filosofia. Então ela começou a ficar confortável com a ideia de raciocinar
Outro contexto foi uma TJ q estava passando por injustiças dentro do SR. Nos dois casos ambas as pessoas eram 100% cegados pela Torre e eu abri os olhos delas sutilmente e aos poucos 100%. Então sim, é possível, mesmo q MUITO difícil.
Estou pensando agora num manual prático, sem que a pessoa precise argumentar.
Então minha ideia q ainda estou montando um esqueleto vai ficar mais ou menos nessa linha de raciocínio:
1 - colocar uma citação da Torre na qual ela diz q devemos examinar a própria religião e não temer algum exame
2 - colocar alguma citação dela dizendo que uma nova luz recente não pode ser contraditória a uma luz anterior
3 - trazer publicações com as datas e mostrando ela fazendo essas contradições q acabou de dizer q n pode
4 - trazer condenações da Torre sobre falsos profetas
5 - trazer previsões fracassadas da Torre

Perceba que a pessoa só estará lendo oq a organização escreveu, portanto isso torna a alegação de apostasia algo IMPOSSÍVEL.
Já até vi algo nessa linha mas nunca mais achei. Alguém sabe onde está? Era um site que trazia várias sentinelas e só
Dr. Urubu
Forista
Forista
Mensagens: 413
Registrado em: 15 Mar 2009 11:19

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Dr. Urubu »

Creio que a grande dica é paciência muita paciência.
O processo de desconvesão se é assim posso dizer pode levar mais tempo que o processo de conversão finalizado pelo batismo evidentenente tendo como base o estudo bíblico.
Assim como muitas vezes o estudante não pode desconfiar que o objetivo do estudo é a conversão, batismo.
O objetivo da desconvesão nunca deve ser percebido pelo candidato, escolhido.
Se não me engano na Opus Dei uma conversão, doutrinação leva de 2 a 4 anos.
Resumo da ópera, creio que noventa por cento é paciência e cuidado para não ser identificado como apóstata.
A argumentação é muito importante,. mas paciência, tempo e SACO são fundamentais.
P. S. Me perdoem as mulheres pelo machismo mas nessa hora a mulher também vai precisar ter saco, claro no sentido figurado.
Ginadelicada
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 18 Mai 2018 20:34

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Ginadelicada »

TJCalado escreveu:Como já falei anteriormente aqui no fórum, não creio que qualquer tentativa de sabotar a confiança que a TJ tem no corpo governante funcione. Mesmo que tenha algum aparente resultado, no final das contas o TJ fica cheio de dúvidas, sentindo-se um traidor, geralmente voltando arrependido para as garras do corpo governante.
Do meu ponto de vista - e várias experiências mostram que - a única maneira de realmente se libertar das doutrinas da Torre de Vigia é de forma pessoal. A pessoa percebe algo estranho por si mesma e, a partir daí, começa a puxar o fio que desenrolará todo o novelo, descobrindo que outras pessoas também percorreram o mesmo caminho. Essa é a única forma de sair de lá sem achar que foi enganado por um apóstata.


Eu já desisti de falar algo pra alguém, meu marido pensa k to com demônio, pensa k to louca, perco a credibilidade na hora, e até mesmo deixo de ter valor pra ele, acredito k até o amor muda.
Forty Seven
Forista
Forista
Mensagens: 131
Registrado em: 19 Dez 2017 21:11

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Forty Seven »

Assim como muitas vezes o estudante não pode desconfiar que o objetivo do estudo é a conversão, batismo.
O objetivo da desconvesão nunca deve ser percebido pelo candidato, escolhido.
exatamente Dr. Urubu. Disse tudo.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Samurai Kazuo-San escreveu:Li o artigo completo e vi que dá pra usar argumentos interessantes a partir de trechos dos próprios raciocínios deles e textos mencionados.
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102009251
g 7/09 pp. 28-29

O Conceito da Bíblia
É errado mudar de religião?

Quando Avtar começou a estudar a Bíblia, sua família, que é da religião sique, ficou preocupada. “No meu país”, conta ela, “quem muda de religião é excluído da comunidade. Até nossos nomes têm significado religioso. É como se você rejeitasse sua identidade e desrespeitasse sua família”.

AVTAR por fim se tornou Testemunha de Jeová. Foi errado ela mudar de religião? Talvez você pense como a família dela. É possível que ache que a religião é parte integrante da história e cultura de sua família, e não deve ser mudada.

Honrar a família é importante. A Bíblia diz: “Escuta teu pai que causou o teu nascimento.” (Provérbios 23:22) No entanto, é mais importante buscar a verdade a respeito do nosso Criador e dos seus propósitos. (Isaías 55:6) Será que essa busca é possível? E se for, que valor você dá a ela?

Em busca da verdade religiosa

As religiões do mundo ensinam idéias conflitantes. É óbvio que nem todas podem ser verdadeiras. Por esse motivo, deve haver pessoas que, como diz a Bíblia, “têm zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento exato”. (Romanos 10:2) Contudo, conforme registrado em 1 Timóteo 2:4, o apóstolo Paulo diz que é da vontade de Deus que “toda sorte de homens . . . venham a ter um conhecimento exato da verdade”. Como podemos encontrar esse conhecimento exato?

Veja por que devemos examinar a Bíblia. Sob inspiração divina, Paulo também diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar.” (2 Timóteo 3:16) Como parte de sua busca pela verdade, examine as evidências de que essa afirmação da Bíblia é verdadeira. Faça uma pesquisa sobre a incomparável sabedoria encontrada nela, sua exatidão histórica e profecias que se cumpriram.

A Bíblia não diz que todas as religiões levam a Deus. Ela nos instrui a não acreditar em tudo que ouvimos, mas a ‘provar as expressões inspiradas para ver se elas se originam de Deus’. (1 João 4:1) Por exemplo, qualquer ensinamento que realmente se origina de Deus deve estar em harmonia com a personalidade dele, que inclui sua qualidade dominante: o amor. — 1 João 4:8.

A Bíblia nos garante que a vontade de Deus é que ‘realmente o achemos’. (Atos 17:26, 27) Visto que nosso Criador deseja que busquemos a verdade, não é errado agirmos de acordo com as evidências que encontramos — mesmo que isso signifique mudar de religião. Mas o que dizer dos problemas que essa mudança pode ocasionar?

Conceito equilibrado sobre lealdade

Quando alguém muda de religião, talvez decida não participar mais em certos rituais ou feriados. É compreensível que isso resulte num ambiente tenso na família. Jesus reconheceu esse fato. Ele disse a seus discípulos: “Vim causar divisão; o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a jovem esposa contra sua sogra.” (Mateus 10:35) Será que Jesus quis dizer que os ensinamentos bíblicos causariam conflitos inevitáveis? Não. Ele apenas previu o que poderia acontecer quando parentes se opusessem a alguém que aceita e defende crenças diferentes das deles.

Devem-se evitar conflitos na família a qualquer custo? A Bíblia ensina que os filhos devem ser obedientes aos pais e que as esposas devem se sujeitar aos maridos. (Efésios 5:22; 6:1) Mas ela instrui os que amam a Deus a ‘obedecê-lo como governante antes que aos homens’. (Atos 5:29) Assim, a lealdade a Deus pode fazer com que você tome uma decisão que não agrada alguns membros da família.

Embora a Bíblia faça uma clara distinção entre ensinamentos verdadeiros e falsos, Deus permite que cada pessoa escolha livremente quais deles seguir. (Deuteronômio 30:19, 20) Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família. Será que o estudo da Bíblia causa ruptura na família? Não. Na realidade, quando o marido e a mulher não são da mesma religião, a Bíblia os incentiva a permanecer juntos como família. — 1 Coríntios 7:12, 13.

Como superar medos

Você talvez tenha medo da reação que a comunidade terá ao saber do seu estudo da Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Mariamma diz: “Minha família ficou preocupada, pois achou que seria mais difícil eu encontrar um marido se mudasse de religião. Então, eles se opuseram ao meu estudo.” Mariamma confiou em Jeová Deus e continuou estudando. (Salmo 37:3, 4) Você pode fazer o mesmo. Em vez de temer as conseqüências, pense nos benefícios. A mensagem da Bíblia muda a vida e a personalidade das pessoas para melhor. Elas aprendem a mostrar amor altruísta pela família. Maus hábitos como violência física e verbal, abuso de álcool e uso de drogas podem ser superados. (2 Coríntios 7:1) A Bíblia nos incentiva a desenvolver qualidades benéficas como lealdade, honestidade e diligência. (Provérbios 31:10-31; Efésios 4:24, 28) Que tal estudar a Bíblia e ver os benefícios de colocar em prática os ensinamentos dela?

JÁ SE PERGUNTOU?

▪ Por que você deve examinar suas crenças religiosas? — Provérbios 23:23; 1 Timóteo 2:3, 4.
▪ Como você pode saber se um ensinamento é verdadeiro? — 2 Timóteo 3:16; 1 João 4:1.
▪ Você deve parar de estudar a Bíblia porque sua família é contra? — Atos 5:29.
É sério que essa seita maldita publicou isso? Desgraçados manipuladores miseráveis!
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Ginadelicada escreveu:Eu já desisti de falar algo pra alguém, meu marido pensa k to com demônio, pensa k to louca, perco a credibilidade na hora, e até mesmo deixo de ter valor pra ele, acredito k até o amor muda.
Pode ter certeza que muda, o da minha mulher mudou comigo. É um amor condicionado.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Ginadelicada
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 18 Mai 2018 20:34

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Ginadelicada »

T.I.T.J escreveu:
Ginadelicada escreveu:Eu já desisti de falar algo pra alguém, meu marido pensa k to com demônio, pensa k to louca, perco a credibilidade na hora, e até mesmo deixo de ter valor pra ele, acredito k até o amor muda.
Pode ter certeza que muda, o da minha mulher mudou comigo. É um amor condicionado.
Infelizmente a gente sente na pele isso... não sei se suportarei isso não .1
Avatar do usuário
Sued
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 513
Registrado em: 06 Abr 2018 16:10

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Sued »

Você acha que discorda...
Forty Seven escreveu:Então, eu discordo do TJ calado....
Mas concorda...
Forty Seven escreveu:Então sim, é possível, mesmo q MUITO difícil.
Eu não disse que era impossível. Apenas falei que era difícil a ponto de ser arriscado demais para tentar. E alguns comentários aqui mostram isso.

Obs.: Sued é o TJCalado com uma nova conta de usuário.
A bíblia é um livro de fantasias. Que a leva a sério é idiota ou doente mental.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Sued escreveu:Obs.: Sued é o TJCalado com uma nova conta de usuário.
Poderia colocar essa informação na sua apresentação? :4
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
SraCORLEONE
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 02 Mar 2015 08:31

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por SraCORLEONE »

É ótimo!! Mas, acredito que a pessoa em questão tem que ser realmente próxima e que você deva fazer uma análise se vale a pena correr o risco de perder a relação para sempre. Por aqui, eu consegui "libertar" 2 pessoas diretamente e essas 2 pessoas conseguiram "libertar" mais 3 pessoas. Mas, tem que achar a brecha, a oportunidade certa e pensar se vale a pena correr o risco de perder a relação.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 424 visitantes